Buscar

Desafio Profissional: Gestão de Pessoas

Prévia do material em texto

2 
 
 
UNIVERSIDADE ANHANGUERA- UNIDERP – POLO MOSSORÓ 
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO
EM RECURSOS HUMANOS
 
 
 
 
 
 
GESTÃO DE PESSOAS, TÉCNICAS DE ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAL, 
TÉCNICAS DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO, SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO, RELAÇÕES SINDICAIS E NEGOCIAÇÕES TRABALHISTAS. 
DESAFIO PROFISSIONAL 
 
 
 
TUTOR PRESENCIAL 
RAIMUNDO OLIVEIRA SOUSA NETO 
 
 
ALUNO - RA 
CLAUDERLANDIA BRASÃO VIANA 2870925558 
JOSENILDO CAVALCANTE FELIPE 1900217401 
RITA FERNANDES DA SILVA 2870925527 
 
 
 
 
MOSSORÓ, 
JUNHO /2016
 
CLAUDERLANDIA BRASÃO VIANA
JOSENILDO CAVALCANTE FELIPE
RITA FERNANDES DA SILVA
DESAFIO PROFISSIONAL 
Trabalho apresentado como exigência das disciplinas Gestão de pessoas, Técnicas de administração de pessoal, Técnicas de recrutamentos e seleção, Saúde e segurança do trabalho e Relações Sindicais e Negociações Trabalhistas no3º semestre do período letivo de 2016.
Tutor presencial: Raimundo Oliveira Sousa Neto 
 
MOSSORÓ, 
JUNHO /2016
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO...................................................................................................................... 03
PROCEDIMENTOS.............................................................................................................. 04
RESULTADOS....................................................................................................................... 05 
CONCLUSÃO........................................................................................................................ 06 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS ................................................................................ 07
 
INTRODUÇÃO
Atualmente na empresa Brasfrig, alguns funcionários relatam dificuldades para a exerce a função na qual foram empregados. A falta de treinamento especifico dos colaboradores acarreta diretamente em constantes problemas, estes, não tem uma base correta para desempenhar com segurança o seu trabalho. Algo que implica em problemas é a não existência de um equipamento para o auxílio do empregado em realizar seus deveres diários e a não capacidade desse funcionário para utilizar os recursos gerando assim acidentes. O meio onde os colaboradores se veem trabalhando em uma escassez de segurança deve-se muita atenção. Os acidentes são mais propícios em locais mal iluminados, sem sinalização o que ocorre na Brasfrig, seus empregados trabalhando nessas situações de risco ainda passam por constantes constrangimentos sobre o pagamento. Outro problema que o funcionário relato foi a folha de pagamento, ainda redigita a mão acarretando assim, mais dificuldade para o fechamento (Pagamento) dos empregados. A empresa agindo dessa forma tende a ir contra CLT, cuja, visa proteger os seus colaboradores e não expor ao risco eminente. Propostas foram impostas como veremos abaixo para a diluição dos problemas apresentados. 
PROCEDIMENTOS 
A empresa logo após o levantamento dos problemas internos e emergenciais, no qual está passando, visa agora a correção destes para ficar de acordos com as leis trabalhistas. Os gestores de Rh para corrigir o problema com a folha de pagamento, solicitaram a adição de um ponto eletrônico digital, este, será utilizado da seguinte maneira: 
 
 
Descanso 
 
Retorno 
do 
Descanso
 
Saida
 
Chegada
 
Com a adição desse ponto, o cálculo da folha se dá automaticamente não gerando conflito de acréscimo ou de diminuição salarial dos funcionários. Antes do acréscimo do ponto, os funcionários iram passar por treinamento para utilizar esse recurso de maneira correta, diminuindo assim os problemas com o ponto. Um outro problema ressaltado foi em relação a Insalubridade, alguns funcionários que por lei tem direito a este auxilio não estavam recebendo conforme a CLT, que diz: 
“Art. 192 - O exercício de trabalho em condições insalubres, acima dos limites de tolerância estabelecidos pelo Ministério do Trabalho, assegura a percepção de adicional respectivamente de 40% (quarenta por cento), 20% (vinte por cento) e 10% (dez por cento) do salário-mínimo da região, segundo se classifiquem nos graus máximo, médio e mínimo.” 
Funcionários que recebiam somente 20% de insalubridade em níveis máximos, foram informados que irão passar a receber conforme a lei os 40%, isso será calculado no ponto eletrônico para a facilidade e a redução de erros da conclusão salarial. O tempo no qual estes passaram recebendo somente o mínimo serão ressarcidos conforme o tempo. 
Em relação ao local onde os trabalhadores exercem sua função com insalubridade, este faltando sinalização, limpeza, organização e iluminação passara por reformas emergenciais. 
Priorizando a limpeza e iluminação por serem primordiais para o trabalhador exercer de maneira segura o seu trabalho. Visando a segurança dos colaboradores para não haver mais acidentes neste local. 
A falta de capacidade e treinamento especifico para realizar as funções em alguns setores é preocupante, gestores juntamente com os colaboradores do Rh decidiram com urgência administrar cursos preparatórios online para que seus colaboradores possam aprender mais sobre formas corretas de exercer sua função. 
RESULTADOS 
Com o começo da solução dos problemas a empresa já vem sentindo um pouco a diferença, em um curto período de tempo foi diluído todos os problemas em relação ao ponto trabalhista. Outro problema que começa a ser desaparecer é em relação a forma como os trabalhadores exerciam suas funções com os cursos repassados para os empregados estes, aprendem a manusear objetos que auxiliam o trabalho, assim com a preparação dos colaboradores para exercer suas funções diminuiu drasticamente acidentes que ocorriam constantemente por falta de preparação dos mesmos. A insalubridade vivenciada por alguns funcionários entrou em pauta, para resolver os problemas vigentes os gestores concordaram em modificar os EPI’s dos trabalhadores. Os novos uniformes serão preparados para atender os níveis altíssimos de insalubridade protegendo assim os funcionários de problemas futuros causados pela a exerçam do trabalho. 
 
 
CONCLUSÃO 
 
 A empresa precisou se adequar aos novos métodos coorporativos, um deles na área tecnológica onde aprimorou e adaptou à atual realidade e necessidade dos seus funcionários. Concluímos que a atualização constante dos profissionais é fundamental, seja para o entendimento das reivindicações ou mesmo para um funcionamento melhor da empresa e um melhor dia a dia de trabalho para os profissionais. 
Diante disso, é necessária que o gestor esteja atento aos aspectos do ambiente macro organizacional e micro organizacional, e esteja atento ao perfil dos seus colaboradores e saiba gerir conflitos, e mitigar problemas. 
Portanto, para que as ações estratégicas sejam eficientes é necessário que haja comprometimento e envolvimento total por parte dos proprietários da empresa, para que dessa maneira a empresa e as pessoas que compõem a estrutura organizacional da mesma estejam em sintonia, trabalhando em prol do desempenho eficaz da Brasfrig, e melhoria contínua. 
Os gestores para manter a empresa gerando lucros, devem investir primeiramente em seus empregados, pois, a base da empresa consiste nesse pessoal. A empresa Brasfrig, não estava fluindo em relação a satisfação dos seus funcionários com a empresa. O investimento dos gestores alterou essa realidade, de insatisfação para uma totalmente diferente seus colaboradores a partir das mudanças visaram um novo caminho dentro da empresa. Agora a empresa começara a dar lucro verdadeiro, capacitando seus funcionários, mantendo-os em perfeita sintonianas suas funções. Concluímos que, problemas grandes ou pequenos no final das contas só são problemas, que podemos solucionar com dialogo e ação mais, sempre mantendo a acalma no agir. Está empresa logo após a diluição dos problemas, conseguiu a satisfação dos colaboradores em vestir a camisa, ou seja, realizarão com perfeição seus trabalhos diários. 
 
 
 
 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 
http://thiagoloures.jusbrasil.com.br/artigos/111824478/a-base-de-calculo-do-adicional-deinsalubridade http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/Del5452.htm http://www.areaseg.com/seg/ http://www.portaldaindustria.com.br/sesi/iniciativas/programas/sst/2012/08/1,5251/sobreo-sst.html

Continue navegando