Buscar

Prointer I Final 2016

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CEAD – CENTRO EDUCACIONAL À DISTÂNCIA
TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
ACADÊMICOS:
Amanda Maria de Oliveira		RA: 399639
Clarisse Ferreira do Nascimento	RA: 9910175575
Élica de Melo Generoso			RA: 441252
Fernanda Rodrigues Pereira 		RA: 9508349934
Joseane Ferreira dos Santos Silva 	RA: 9650539378
Maria Clara de Oliveira Scotini		RA: 9526340112
 Samara Pires Treva			RA: 9910149876
Projeto Interdisciplinar Aplicado aos Cursos
Superiores de Tecnologia I (PROINTER I)
 Relatório Final
TUTOR EaD: Dayane C. Lucas
TUTOR Presencial: Mauro Ribeiro Garcia
ANGRA DOS REIS / RJ
2016
ACADÊMICOS:
Amanda Maria de Oliveira 	 RA: 399639
Clarisse Ferreira do Nascimento 	RA: 9910175575
Élica de Melo Generoso 	RA: 441252
Fernanda Rodrigues Pereira 	RA: 9508349934
Joseane Ferreira dos Santos Silva 	RA: 9650539378
Maria Clara de Oliveira Scotini 	RA: 9526340112
Thales Magno Deslandes Costa 	 RA: 9513359415
PROJETO PARA DESENVOLVER UM PLANO DE NEGOCIO , PARA VIABILIZAR O POTENCIAL EMPREENDEDOR E AMPLIAR OS CONHECIMENTOS.
Projeto Interdisciplinar aplicado à Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos ( Prointer) apresentando como requisito do curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da Universidade Anhanguera Uniderp, Cead – Centro Educacional à Distancia, sob a orientação do tutor EaD Dayane C. Lucas.
ANGRA DOS REIS / RJ
2016
SUMÁRIO
RESUMO
O mundo empresarial e dos negócios pertence cada vez mais aos empreendedores, ou seja, àqueles que identificam as melhores oportunidades e sabem como aproveitá-las. Esses empreendedores são convidados a pensar bem sobre os vários fatores que envolvem seu negócio e realizar um planejamento bem detalhado, antes de iniciar suas atividades. Neste mundo de negócios, não se pensa mais em abrir ou manter uma empresa sem fazer antes um bom Plano de Negócios. 
Como o próprio nome diz, um plano de negócios nada mais é que fazer um planejamento sobre os objetivos que se pretende atingir, colocando as suas ideias no papel. Ele surgiu para que as pessoas tenham um caminho para seguir de acordo com Santana (1994). É um instrumento de vital importância para o empreendedor, pois além de ser uma forma de buscar recursos, possibilita um planejamento mais eficaz do negócio, indicando de forma realista o empreendimento.
	
Introdução
O empreendedor é alguém que acredita que pode colocar a sorte a seu favor, por entender que ela é produto de trabalho duro. Entre os atributos fundamentais de um empreendedor está a capacidade de identificar, agarrar e buscar recursos para aproveitar uma oportunidade. Ter coragem de assumir riscos, não ter medo de transformar seus sonhos em realidade. Que seja autossuficiente,identifique e aproveite oportunidades. O empreendedor percebe o mercado de forma diferenciada, vê o que os outros não percebem, têm a motivação, e deve estar preparado e conhecer formas de análises do negócio, do mercado e de si mesmo para perseguir o sucesso com passos firmes e saber colocar a sorte a seu favor.	
Vários são os fatores que levam os indivíduos a se tornarem- empreendedores, lançando-se no mundo dos negócios, o desemprego, o desejo de sair da rotina, o fascínio de ser dono de seu próprio nariz, porém o principal fator que leva à abertura e criação de novos negócios é a busca pela lucratividade. Porém, para que se consiga alcançar o sucesso no mundo dos negócios é fundamental que se faça um planejamento de todas as variáveis que influenciam um novo negócio. 
Presume-se que 50% dos negócios abertos no Brasil não passem do primeiro ano, que depois de cinco anos, apenas 20% sobrevivem. Pesquisas mostram que o insucesso, muitas vezes, é resultado da falta de habilidade no campo administrativo, financeiro, mercadológico e tecnológico ou da não utilização desses instrumentos (SANTANA, 1994, p.12).
É neste contexto que surge a necessidade de elaborar um plano de negócio, antes da abertura de um novo empreendimento.
Um plano de negócio pode ser entendido como um conjunto de fatores a serem analisados que definem um produto ou serviço que será oferecido, como o tipo de negócio, a escolha do local, os produtos ou serviços que mais se enquadram o conhecimento, as habilidades e atitudes que os responsáveis pelo negócio devem possuir e desenvolver. Ele apresenta a empresa aos fornecedores, parceiros, clientes, empregados e principalmente para os investidores, mostrando a viabilidade do negócio. 
Algumas diretrizes para que o Plano de Negócios alcance o objetivo almejado são enfatizadas por Degen (1989). Segundo o autor, o plano deverá ser sucinto e objetivo, não usar jargões técnicos, projetar vendas com base no mercado e não na produção, evitar afirmações vagas, apresentar e discutir os possíveis riscos, não chutaraspectos técnicos, e tentar vender a sua imagem como empreendedor.
Relatório e Conclusão
Podemos observar, que a empreendedora entrevistada possui muita força de vontade, perseverança e tem bastante autoconfiança. Arriscou-se em abrir a empresa sem um bom plano de negócio, e mesmo assim conseguiu investir e trabalhar para que seu objetivo fosse alcançado, e o negócio expandisse no ramo. Hoje em dia o ramo de papelaria personalizada é bem apreciado e possui fortes concorrências, e a empreendedora demonstra ter muito conhecimento e muito foco para fazer seu negócio crescer cada vez mais. Ela deixa bem nítido que adora o que faz, e isso já é um passo muito importante para quem quer investir em um novo empreendimento.
Empreendimento é o ato de entrar no mercado, ser empreendedor, ser uma pessoa com muita criatividade, ser um farejador de oportunidades fazendo aquilo que gosta de fazer, é ser um criador de negócios e fazer da empresa a sua própria pessoa.
A análise SWOT é uma forma muito difundida de fazer o diagnóstico estratégico da empresa. O que se pretende é definir as relações existentes entre os pontos fortes e fracos da empresa com as tendências mais importantes que se verificam na envolvente global da empresa, seja ao nível do mercado global, do mercado específico, da conjuntura econômica, das imposições legais, etc. 
A análise SWOT ajuda a ter clareza do negócio, possibilitando que se identifiquem quais pontos fortes explorar e quais pontos a trabalhar no âmbito de toda a gestão empresarial. Essa ferramenta ajuda a determinar a posição atual da empresa e antecipar o futuro, visando as oportunidades e precavendo as ameaças.
Abaixo temos a análise SWOT da empresa entrevistada.
	Forças:
Qualidade do produto
Conhecimento do ramo
Foco no trabalho
Atualização de novas técnicas
	Fraquezas:
Negociação ao Cliente
Capital de giro
Atender à pedidos em tempo curto
	Oportunidades:
Proposta inovadora
Diferencial do produto
Capacitação de pessoal
	Ameaças:
Concorrência no mercado
Alterações Culturais
Crise Econômica 
Diante do exposto, presumimos três características básicas identificam o espírito empreendedor:
Necessidade de realizar algo novo – Existe diferenças individuais de pessoa para pessoa quanto a necessidades de realização.
Disposição para correr riscos – Sabe-se que ao ingressar em um novo empreendimento existem riscos financeiros quando se tem uma estabilidade adquirida de uma renda fixa ou abandono de carreira; riscos envolvendo família, quando se abre negócios familiares; riscos psicológicos pela possibilidade de o empreendimento não dar certo.
Autoconfiança – Quando há autoconfiança é mais fácil enfrentar os desafios e ter domínio sobre os problemas que podem surgir.
A decisão de tocar seu próprio negócio deve ser muito clara. De início, é a sua decisão principal. Você deve estar profundamente comprometido com ela, para ir em frente, enfrentar todas as dificuldades que normalmente aparecem e derrubar os obstáculos que certamente não faltarão. Se onegócio falhar — e esse é um risco que realmente existe, isso não deve derrubar seu orgulho pessoal nem sacrificar seus bens pessoais. Tudo deve ser bem pensado e ponderado para garantir o máximo de sucesso e o mínimo de dores de cabeça.
As causas mais comuns de falha nos negócios:
Fatores econômicos - Incompetência do empreendedor, falta de experiência no gerenciamento administrativo e financeiro.
Inexperiência - lucros insuficientes, precificação e gerenciamento de estoque incorretos.
Vendas insuficientes - fraca competitividade, recessão econômica, vendas insuficientes.
Despesas excessivas = dividas e cargas demasiadas; despesas operacionais elevadas...
Outras causas - capital insuficiente, clientes insatisfeitos, fraudes.
O que torna um negócio bem sucedido:
Saber evitar ou neutralizar as ameaças e saber navegar pelas oportunidades que ocorrem nesse ambiente. Em outras palavras, saber escolher o negócio mais oportuno e maissuscetível de êxito.
As principais características que um empreendedor bem-sucedido deve possuir ou desenvolver são as seguintes:
Iniciativa e busca de oportunidades
Perseverança
Comprometimento
Busca de qualidade e eficiência
Coragem para assumir riscos, mas calculados
Fixação de metas objetivas
Busca de informações
Planejamento e monitoração sistemáticos, isto é, detalhamento de planos e controles
Capacidade de persuasão e de estabelecer redes de contatos pessoais
Independência, autonomia e autocontrole
Ter vontade de trabalhar duro
Ter habilidade de comunicação
Conhecer maneiras de organizar o trabalho
Ter orgulho daquilo que faz
Manter boas relações interpessoais
Ser um self-starter, um autopropulsionado
Assumir responsabilidades e desafios
Tomar decisões.
A ética empresarial é o ramo da ética diretamente ligado às empresas, que é referente à conduta ética das empresas, ou seja, à forma moralmente correta com que as empresas interagem com o seu meio envolvente. A ética em si é referente à teoria da ação justa e moral, tendo frequentemente um significado equivalente ao da filosofia moral. A ética também tem como função descobrir as concepções dominantes da moralidade e a origem desta. O núcleo fundamental da ética descritiva é a análise da experiência moral (consciência moral, dever, responsabilidade, decisão, etc) e dos tipos de ação que correspondem aos diversos valores particulares (ética do trabalho, da intenção, da responsabilidade, do êxito, etc.) Da mesma forma que a ética estabelece as leis que determinam a conduta moral da vida pessoal e coletiva, a ética empresarial determina a conduta moral de uma empresa, seja ela pública ou privada. A ética empresarial fortalece uma empresa, melhorando a sua reputação e tendo também um impacto positivo nos seus resultados. Uma empresa que cumpra determinados padrões éticos vai crescer e vai favorecer a sociedade, os seus fornecedores, clientes, funcionários, sócios e até mesmo o governo.
A ética empresarial é uma prática essencial de uma empresa, assim como a responsabilidade social e responsabilidade sócio-ambiental. Um dos grandes benefícios da ética empresarial é que ela é reconhecida e valorizada pelo cliente, sendo estabelecida uma relação de confiança. Essa relação, baseada na satisfação do cliente, vai originar lucro para a empresa, ajudando a que ela cumpra os seus objetivos. No entanto, a confiança com o cliente é uma coisa que demora algum tempo a conseguir, e pode ser perdida com algum erro cometido a nível empresarial. A ética empresarial é a razão de ser de uma empresa, e as empresas que não funcionam de forma ética, por exemplo, tentando ganhar dinheiro fácil enganando os clientes, estão condenadas ao fracasso. As empresas de sucesso e em crescimento são empresas que têm uma forte noção de responsabilidade social, criando muitas vezes programas para essa área. A responsabilidade social é um fruto do comportamento ético, e demonstra que a empresa se importa, que é solidária e que não tem medo de se comprometer com causas sociais. Assim, ética e responsabilidade social muitas vezes andam de mãos dadas, e são uma estratégia de expansão de negócios.
Citamos alguns exemplos, atitudes que podem prejudicar crucialmente o crescimento empresarial:
Ser individualista:  pensar só em si e não saber trabalhar em grupo;
Não ter disciplina: isso inclui chegar atrasado, não entregar o que foi pedido e não ter comprometimento e foco com o trabalho;
Competitividade doentia: ultrapassa a competitividade saudável. O profissional faz de tudo para ser o melhor e isso pode incluir até “puxar o tapete” do colega;
Acomodação: permanecer na zona de conforto e não investir na carreira são consideradas atitudes muito prejudiciais;
Ser sempre insubordinado “rebelde”: ser contra todas as iniciativas e idéias da empresa é considerado uma característica negativa do profissional;
Alimentar fofoca: fofoqueiros de plantão acabam com o clima da empresa e com as relações de trabalho.
Sobre empregabilidade no cenário atual, embora o termo empregabilidade pareça com outras definições, significa dentro do vocabulário da área de Recursos Humanos, uma qualidade de quem é empregável. Em outras palavras, é o conjunto de conhecimentos, habilidades e comportamentos que tornam um trabalhador mais apto às necessidades do mercado de trabalho. O cenário brasileiro atual aponta a importância de aprimorar a empregabilidade. Conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no trimestre encerrado em fevereiro de 2015, a taxa de desemprego no Brasil subiu para 7,4%. Isso significa 7,4 milhões de pessoas desocupadas no período de dezembro a fevereiro, o que representa 1 milhão a mais de desempregados em comparação ao trimestre anterior. Frente a este quadro, cresce a preocupação dos trabalhadores em manter a empregabilidade.
Para manter o nível de empregabilidade alto, é importante fazer uma espécie de upgrade em suas capacidades. O primeiro quesito é a capacitação técnica. Afinal, para ser necessário em uma empresa deve-se ter domínio da área em que trabalha. A informação é outro pré-requisito da empregabilidade. Com a agilidade da divulgação de notícias, impulsionada pela tecnologia, não se pode correr o risco de ser o último a saber das novidades. Ainda mais com as informações ao alcance, na tela do smartphone. Isso, aliás, pode ser uma vantagem competitiva grande. A facilidade em lidar com tecnologias é, cada vez mais, vista com bons olhos pelos empregadores. Esse pode ser um diferencial, dependendo da área em que se atua. Em breve, porém, a tendência é que esta habilidade se torna essencial. Assim como a tecnologia, o conhecimento também evolui. A qualificação em idiomas, antes exigida somente para cargos executivos, hoje é quase indispensável até mesmo para a indústria. Mesmo em trabalhos braçais, muitas vezes é preciso lidar com equipamentos importados e manuais em outros idiomas. No quesito empregabilidade, algo imprescindível é manter o currículo atualizado. Seja por meio físico ou nas redes sociais de emprego.
Desenvolver empregabilidade e construir um planejamento de carreira é fundamental para aqueles que almejam satisfação e sucesso. Nesse sentido, sugere-se que a empresa conclua seus projetos relacionados com a formalização do Plano de Carreira organizacional e continue incentivando seus colaboradores no desenvolvimento de suas competências.
O profissional da atualidade se depara com o crescimento da complexidade organizacional das empresas. O sucesso na carreira profissional passa por atender as necessidades de um mercado globalizado e competitivo, onde as habilidades pessoais e qualificações profissionais tornarão um pré-requisito para os profissionais que aspiram sucesso em suas carreiras. Porém, com o cenário de constante expansão técnica, crescimento de mercado e com maiores ofertas de trabalho, o profissional da atualidade obteve maiores estímulos de crescimento profissional. No meio corporativo, o conceito de “Carreira” refere-se ao percurso profissional em direção a umaespecialização almejada, que deverá atender a objetivos pessoais e profissionais, trazendo satisfação e realização proporcionando qualquer indivíduo a obter ganhos financeiros e materiais, acumular bens e realizar seus sonhos. Carreira é um caminho para mostrar suas competências, seu real valor e profissionalismo, é algo que temos para trocar as nossas percepções e talentos intangíveis por valores tangíveis. Ao observar os profissionais de muitas áreas, presume-se que a carreira envolve trabalhar em uma determinada organização na qual o indivíduo tem a tendência de subir de cargo/posição adquirindo mais influência e maiores salários até chegar ao ápice dela cujo objetivo final será o de comandar, gerenciar ou até mesmo presidir a organização. Tudo isso de uma forma bem definida e cronológica. Nas carreiras, as perspectivas estão ligadas ao modo como as capacidades, os interesses e os desejos dos indivíduos influenciam os padrões de suas escolhas. A carreira trata dos caminhos profissionais que uma pessoa percorre em sua vida. Desta forma, o planejamento de carreira não deve ser feito de maneira isolada. 
Pela observação dos aspectos apresentados, ressaltamos que para tornar-se bem-sucedido em um negócio é necessária a conjunção de dois fatores importantes: um negócio oportuno e o espírito empreendedor que o leva adiante. O segredo não é ser forte em uma ou outra característica, mas saber dosá-las e integrá-las em um conjunto harmonioso de comportamento empreendedor. O Plano de Negócios sobretudo, é uma ferramenta essencial para o empreendedor ter uma trajetória de sucesso.
Anexamos o Plano de negócio da Empresa Personalize Angra – Lembranças e Convites levando em conta 
ANEXO 1 – Plano de Negócio
PLANO DE NEGÓCIOS
PERSONALIZE ANGRA – LEMBRANÇAS E CONVITES 
Morro do Santo Antonio, 690 – Centro
Angra dos Reis / RJ
CEP 23902-600
Amanda Maria de Oliveira
Proprietário/Diretor geral
(24) 99248-1663
Junho/2016
Amanda Maria de Oliveira / Clarisse Ferreira do Nascimento / Élica de Melo Generoso / Fernanda Rodrigues Pereira / Joseane Ferreira dos Santos Silva / Maria Clara de Oliveira Scotini / Samara Pires Treva	
SUMÁRIO
Descrição da Empresa ............................................................................................................. 02
Produtos e Serviços ................................................................................................................. 04
Mercado e Competidores .........................................................................................................05
Marketing e Vendas ................................................................................................................ 06
Análise Estratégica .................................................................................................................. 07
Plano Financeiro...................................................................................................................... 08
DESCRIÇÃO DA EMPRESA
A Personalize Angra – Lembranças e Convites nasceu da necessidade de produtos diversificados e personalizados para o aniversário de um aninho de sua filha em 2014. À época não haviam empresas especializadas nessa área na cidade e produzindo por conta própria os produtos para festa viu nos elogios e incentivo a oportunidade de iniciar o empreendimento.
A empresa está localizada no Morro do Santo Antonio, 690, na cidade de Angra dos Reis/RJ. Apesar de não ser loja física o Ateliê é localizado em ponto estratégico, pois está no centro da cidade o que facilita as entregas e negociações com clientes da região.
A empresa é formada por:
Amanda Maria de Oliveira: Proprietária / Criação e designer
Fernando Gomes de Azevedo: Operacional/Entregas
Com previsão de crescimento de 10% ao ano e faturamento de R$45.000,00/ano, são dispensados mensalmente 23% de seu faturamento em impostos (MEI).
ORGANOGRAMA 
VISÃO:
“Ser referência em lembranças e convites personalizados”
MISSÃO:
“Personalizar seus sonhos e eternizar seus momentos”
VALORES:
Comprometimento com cliente
Ética
Respeito ao Meio Ambiente
PRODUTOS E SERVIÇOS
A Personalize Angra – Lembranças e Convites oferece todo tipo de papelaria personalizada para festas e embalagens com personalização em técnicas de scrapbooking ou adesivadas, tais como: tubetes, latinhas, caixas acrílicas em diversos tamanhos, garrafinhas em vidro ou plástico, maletas acrílicas, cofrinhos, bloquinhos, kit pinturas, baldes de pipoca, baldes de praia, diferentes tamanhos de adesivos para rotular embalagens, banners, convites, caixinhas em papel, etc. Trabalhamos também com kits digitais para impressão e recorte em casa e envio de artes digitais. Os serviços são oferecidos no site elo7, marketplace que reúne diversos vendedores e é o maior site de venda de artesanato e produtos criativos no Brasil.
	O diferencial da Personalize Angra – Lembranças e Convites é a personalização exclusiva dos itens em qualquer tema e com as preferências de cor que o cliente solicita. O recorte da maioria do material é feito através de equipamento eletrônico que promove infinitas possibilidades de variação em tamanhos e formas, além da divulgação constante de produtos/embalagens novas para diversas finalidades. A Personalize Angra – Lembranças e Convites busca desenvolver projetos novos, voltados para festas, e reconfigurar cada personalização para algo novo, a fim de se destacar do óbvio, buscando assim a excelência em personalizados para festas.
MERCADO E COMPETIDORES
A decoração, lembrancinhas, enfeites e tudo mais que se possa imaginar para ornamentação da festa pode ser produzida e personalizada em papel. Essa é a proposta do 'scrap festa', uma das vertentes criadas a partir da arte do scrapbook, técnica para personalizar álbuns de fotografias ou agendas com recortes de tudo que se possa imaginar, como fotos até embalagens de bombons. Em todo Brasil, mais e mais pessoas tem optado por esse tipo de material para realizar o sonho de ter uma festa temática com direito a tudo aquilo que imaginam. Nos próximos anos a tendência é de crescimento, pois a cada dia pais, noivos, debutantes e aniversariantes buscam uma festa exatamente do seu jeitinho, com a sua “cara” e inesquecível em todos os detalhes, desde o guardanapo até a sacolinha em que vão as lembranças da festa. É levado em consideração alguns riscos assumidos principalmente relacionados a queda de pedidos em determinados períodos do ano, como julho e dezembro e também a preferência por produtos mais econômicos devido ao fácil acesso as embalagens que levam a personalização, disponíveis na internet em em mercados da capital. Nesses casos o diferencial está em agregar valor ao material que o cliente vai utilizar para essa personalização.
A maior parte dos clientes são mães que buscam um kit para festa com itens variados, porém personalizados com o tema preferido e com diferencial na personalização. Geralmente os canais mais utilizados para busca desses itens são os grupos de compra e venda do facebook e whatsapp, geralmente por indicação e direcionada a página da Empresa, onde o interessado conhece os produtos e os itens já entregues que são postados semanalmente. Uma vez que o cliente tenha gostado do atendimento, qualidade e material adquirido, este cliente passa a ser fidelizado e retorna para solicitar os serviços da empresa no evento de outro parente ou no ano seguinte.
Atualmente a Personalize Angra – Lembranças e Convites tem como concorrentes em Angra dos Reis algumas empresas que estão no mesmo seguimento, porém cada uma tem seu diferencial e não interferem diretamente no desenvolvimento comercial uma das outras. A Personalize tem atendimento online através da fanpage própria, além do perfil. As demais empresas possuem somente perfil e não trabalham com ampla divulgação em outros canais de venda como elo7 e app devenda do facebook.
MARKETING E VENDAS
	Os itens vendidos possuem o que há de melhor em matéria prima, com ótimo acabamento e qualidade. A Personalize Angra – Lembranças e Convites busca os melhores fornecedores e o melhor custo/benefício a fim de sermos excelência no mercado de Angra dos Reis e região.
O preço do produto final é determinado de acordo com o material gasto e leva em consideração energia, tinta de impressão e materiais de reposição além dos insumos. O prazo de postagem/entrega é feito através de agendamento, o que permite ao cliente saber antes de realizar o pagamento qual a previsão de postagem/entrega de seu pedido. Quando tratamos de itens específicos ou quando a agenda para o mês em questão está lotada, realizamos o contato com o cliente antes do pagamento para informar o prazo de produção e a previsão e postagem/entrega.
	Para entregas fora do município de Angra dos Reis, contamos com os correios. Para compradores do elo7 contamos ainda com descontos atraentes para envio via PAC ou E-sedex.
Projeção de Vendas Mensais x Comportamento da Sazonalidade 
ANÁLISE ESTRATÉGICA
O termo estratégia pode ser definido como a arte de aplicar os meios disponíveis com vistas à consecução de objetivos específicos. Arte de explorar condições favoráveis com o fim de alcançar objetivos determinados (FERREIRA, 1986).
Diante dessa definição, a aplicação da análise SWOT nos permite traçar estratégias para garantir a viabilidade do negócio, além de projetar crescimento estrutural e financeiro. A função primordial da análise SWOT é possibilitar a escolha de uma estratégia adequada a partir de uma avaliação crítica dos ambientes interno e externo da empresa (SERRA; TORRES; TORRES, 2003). 
	Força
Qualidade do produto
Conhecimento do ramo
Foco no trabalho
Atualização de novas técnicas
	Fraqueza
Negociação ao Cliente
Capital de giro
Atender à pedidos em tempo curto 
	Oportunidade
Proposta inovadora
Diferencial do produto
Capacitação de pessoal
	Ameaça
Concorrência no mercado
Alterações Culturais
Crise Econômica
Com base na Análise SWOT, foi traçado um plano estratégico levando em consideração cada um dos apontamentos.
Forças: especializa-se cada vez mais nos serviços oferecidos; Participação em cursos de aprimoramento profissional e busca por novas técnicas e inovação. 
Fraquezas: Separar o Capital de Giro em conta e manter a movimentação com plano de gerenciamento financeiro mais eficaz; Contratação de assistentes operacionais a fim de atender aos pedidos em menor tempo 
Oportunidades: Explorar os canais de divulgação para expor os produtos; Investir na capacitação.
Ameaças: manter-se atualizada e oferecer serviços diferenciados para se destacar frente aos concorrentes; Oferecer promoções em determinados períodos do mês a fim de vencer a crise e ao mesmo tempo não deixar de faturar.
PLANO FINANCEIRO
Para iniciar suas atividades a Personalize Angra – Lembranças e Convites contara com investimento inicial de R$ 600.000, obtido através de recursos particulares do proprietário. Com base nos dados mensais de receitas e despesas, realizamos a projeção do fluxo de caixa para o primeiro ano de atuação da empresa divididos em trimestres.
Investimento Inicial
	
Compra de máquina de corte
	R$ 2.200,00
	Encadernadora e plastificadora
	R$ 1.800,00
	Montagem do Ateliê
	R$ 5.000,00
	
Capital de Giro
	R$ 3.000,00
	Total
	R$ 12.000,00
Receita/mês
	ANO
	1° TRIMESTRE
	2° TRIMESTRE
	3° TRIMESTRE
	4° TRIMESTRE
	TOTAL
	2° ANO
	R$ 9.200,00
	R$ 9.400,00
	R$ 9.200,00
	R$ 9.900,00
	R$ 37.700,00
	3° ANO
	R$ 7.200
	
	
	
	
Custos/mês
	PROLABORE
	R$ 1.200,00
	MEI
	R$ 42,00
	Luz
	R$ 150,00
	Telefone/internet
	R$ 80,00
	Reinvestimento*
	R$ 800,00
	Total
	R$ 2.272,00
*Valor aplicado para garantir investimentos futuros (compra de novos acessórios/insumos/materiais)
Fluxo de caixa anual
	
	1° Trimestre
	2° Trimestre
	3° Trimestre
	4° Trimestre
	Total/ano
	Receitas
	9.200,00
	9.400,00
	9.200,00
	9.900,00
	37.700,00
	Custos 
	6.816,00
	6.816,00
	6.816,00
	6.816,00
	27.264,00
	Total 
	2.384,00
	2.584,00
	2.384,00
	3.084,00
	10.436,00
Diante da projeção do fluxo de caixa anual, a empresa terá um lucro líquido médio de R$ 10.436,00 ao final do primeiro ano de atividade, com uma previsão de recuperação do investimento inicial em 12 meses. 
ANEXO 2 - Questionário
Entrevista com um Empreendedor
Nome da Empresa: Personalize Angra – Lembranças e Convites
Endereço: Rua São Bernardino de Sena, s/n
Cidade: Angra dos Reis/RJ
Estado: Angra dos Reis	
Ramo de Atividades: Papelaria personalizada	
Produtos e/ou serviços: Insumos para festas de aniversário, casamento, batizados
Data de Início das atividades: Junho/2014
Entrevistado: Amanda Maria de Oliveira
Que fatores o influenciaram a se tornar um empreendedor?
O incentivo de pessoas próximas e que admiravam o que eu fazia para os amigos, comohobby.
Existem outros empreendedores em sua família?
Sim, em outras áreas.
Sua ideia empreendedora nasceu durante seu período de estudos nocolégio ou faculdade?
Não
Qual foi a sua educação formal? Foi relevante para o negócio?
Fiz Formação Geral e um curso Técnico em Administração. Acredito que o conhecimento obtido a época do curso ajudou em alguns aspectos, pois neste curso é abordado temas como empreendedorismo, gestão financeira entre outros.
Porque muitos Profissionais têm medo de se arriscar em umempreendimento?
Acredito que por receio de não dar certo e acabar perdendo o capital investido.
Como este futuro projeto poderá trazer independência ao profissional,impulsionando sua carreira e possibilitando o alcance de seus objetivosprofissionais e pessoais?
Desde a compra do material até o pós-venda de um item ou pedido, é importante acompanhar todos os detalhes e gerir de forma ética o negócio. Você precisa entender o que faz, ter conhecimento sobre o negócio, quem são seus concorrentes, onde estão os melhores fornecedores, ter planejamento e ser apaixonado pelo seu trabalho!
De que forma na teoria e na pratica a ética e as relações humanas notrabalho irão contribuir para o sucesso de um empreendimento?
Ser claro e objetivo na negociação com os clientes, ter bom relacionamento com concorrentes, ser educado e cordial com fornecedores e clientes.
Como você encontrou a oportunidade de empreender?
Sempre fiz alguns itens de festas para família e amigos. Quando minha filha nasceu, vi nesse dom a oportunidade de trabalhar com algo que gosto e ao mesmo tempo estar mais próxima da minha filha, uma vez que não possuo loja física, somente virtual e podendo trabalhar em casa.
Como você avaliou esta oportunidade?
No momento pensei somente a parte positiva que é ser dona do meu próprio negócio, fazer meu horário e estar perto da minha filha.
Você já tinha um plano de negócios? Se não, fez algum tipo deplanejamento? Explique.
Não fiz Plano de Negócios, porém planejei com antecedência os gastos iniciais e o tempo necessário antes de sair da empresa que trabalhava e me dedicar somente ao empreendimento.
Que experiência de trabalho anterior você teve antes de abrir umnegócio?
As duas últimas experiências foram em uma loja de fotografias, onde tive o primeiro contato com personalizados, os foto-produtos na época e fiquei por 4 anos e a última em uma faculdade, onde trabalhei com Assistente Administrativo por 5 anos.
Quais são suas forças e fraquezas?
Forças – Foco no trabalho, me mantenho sempre atualizada com os temas e novas técnicas, tento fazer sempre algo diferente quando recebo pedidos no mesmo tema, assim torno as peças exclusivas. Utilizo material de boa qualidade e impressão, o que garante maior visibilidade e satisfação dos clientes. Exploro as redes sociais focando a divulgação da loja online.
Fraquezas – Não conseguir atender pedidos emmenos de 10 dias úteis.
Não consigo manter um Capital de giro, pois hoje a principal fonte de renda é a empresa. Dificuldade em negociar com alguns clientes, devido a concorrência desleal. 
Você teve ou tem Sócio? Os seus sócios complementaram suashabilidades para tocar o negócio?
Não tive um sócio.
O que significa ter ética nos negócios para você?
Ter ética nos negócios é saber respeitar não só o cliente como também seus fornecedores, e as pessoas envolvidas no seu cotidiano de trabalho. Tem que haver comprometimento e honestidade no cumprimento das obrigações e de seus deveres.
Quais os recursos econômicos/financeiros você precisou para iniciar o Negócio?
A princípio investi R$2.000,00 para o básico.
Onde e quando obteve estes recursos?
Em maio de 2014, quando decidi por abrir o negócio. O restante dos recursos veio 1 ano depois, na rescisão de trabalho.
Quando e como obteve o primeiro cliente?
No mesmo mês de divulgação, via rede social, foi um pedido grande e o que deu ponta pé inicial para empresa.
Qual foi o momento mais crítico do negócio? Como foi superado?
Final de 2015, após início da crise econômica do país. As vendas despencaram em novembro/dezembro. Iniciamos em dezembro uma campanha de descontos para baratear alguns itens que estavam “encalhados” e investimos no marketing virtual. Em janeiro conseguimos superar as metas e cobrir o prejuízo de dezembro/15.
Qual é o lado positivo e o negativo de se tornar um empreendedor?
Lados positivos – Você é dono do seu negócio, você é o patrão, você faz o seu horário, planeja metas e desenvolve campanhas de acordo com seus objetivos.
Lado Negativos – Por alguns períodos você trabalha mais de 8h diárias, não tem férias, 13° salário e benefícios de celetistas. Assistência técnica de alguns fornecedores não são favoráveis. Concorrência com valores que desvalorizam o meu produto. Apesar de ter o MEI não há incentivo para investimentos por parte dos bancos públicos/federais.
A carreira como empreendedor afetou sua família de alguma forma?
Sim, diversas vezes deixo de ir em eventos sociais com a família para terminar ou atender aos pedidos de clientes de última hora.
Você faria tudo isso novamente? Porque?
Sim. Em primeiro lugar, trabalho com algo que gosto e é muito gratificante receber depoimentos e avaliações positivas sobre o meu trabalho. Em segundo por que trabalhar em casa me faz estar mais próximo da minha família.
Que conselhos você deixa para uma pessoa que deseja se tornar um empreendedor de sucesso?
Antes de iniciar seu projeto, avaliar se essa é a atividade que lhe dá satisfação pessoal. Pesquisar se o mercado está propício a aceitação do seu produto/serviço. Planeje a abertura da sua empresa contando com altos e baixos e prepare-se para se arriscar. Seja inovador e esteja sempre atualizado.
REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS
http://www.portal-administracao.com/2014/01/analise-swot-conceito-e-aplicacao.html - ACESSADO EM 28/04/2016
BARROS, Aidil J. P. de & LEHFELD, Neide A de Souza. Fundamentos de Metodologia: Um guia para a iniciação científica. São Paulo: Makron Books, 1986.
 DORNELAS, José Carlos Assis, Empreendedorismo, Transformando ideias em negócios, 5ª edição – Rio de Janeiro: Empreende/ LTC 2015
Chiavenato, Idalberto Empreendedorismo : dando asas ao espírito empreendedor : empreendedorismo e viabilidade de novas empresas : um guia efi ciente para iniciar e tocar seu próprio negócio / 2.ed. rev. e atualizada. - São Paulo : Saraiva, 2007
DORNELAS, José Carlos Assis. Empreendedorismo. Rio de Janeiro: Campus, 2001.
SEBRAE. A pequena empresa e o novo código civil. São Paulo: Sebrae, 2002.
SEBRAE. Como abrir seu próprio negócio. Brasília: Sebrae, 1992.
LONGENECKER, Justin G.; MOORE, Carlos W.; PETTY; J. William. Administração de pequenas empresas.
São Paulo: Makron Books, 1998. p. 3.
GARTNER, William B. What are we talking when we talk about entrepreneurship? Journal of Business
Venturing, v. 5, n. 1, Jan. 1990. p. 15-28.
CHIAVENATO, Idalberto. Recursos humanos. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2004a.
CARVALHO, Pedro Carlos de. Empregabilidade. 6. ed. São Paulo: Alínea, 2009.
MINARELLI, José Augusto. Empregabilidade: como ter trabalho e remuneração sempre. São Paulo: Gente, 1995.
WOLFF, Patricia. O papel das competências em seu crescimento profissional. 2010. Disponível em: <http://www.efetividade.net/2010/02/04/o-papel-das-competencias-em-seu-crescimento-profissional/>. Acesso em: 07/06/2016.
SOVIENSKI, Fernanda; STIGAR, Robson. Recursos Humanos X Gestão De Pessoas. 2008, Disponível em: <http://www.opet.com.br/comum/paginas/ arquivos/artigos/Gestao_de_pessoas_e_RH. df> Acesso em: 07/06/2016. 
FILION, Luis J. ; DOLABELA, Fernando. Boa Idéia! E Agora? São Paulo: Cultura, Editores Associados, 2000.
DOLABELA, Fernando. O Segredo de Luísa. São Paulo: Cultura, Editores Associados, 1999.
FILION, Louis J. Oportunidades de negócios. São Paulo: Cultura Editores Associados, 2002.
www.sebrae.com.br

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes