Buscar

AV 2 DIREITO EMPRESARIAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

� Fechar�
	Avaliação: CCJ0012_AV2_201401046142 » DIREITO AMBIENTAL
	Tipo de Avaliação: AV2
	Aluno: 201401046142 - PAULO ANTONIO ROSA DE MELLO CORREA
	Professor:
	TATIANA FERNANDES DIAS DA SILVA
	Turma: 9038/BL
	Nota da Prova: 5,5 de 10,0  Nota do Trab.: 0    Nota de Partic.: 0  Data: 06/06/2016 19:11:52
	�
	 1a Questão (Ref.: 201401209207)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Previsto no Art. 225, no § 1º, o inciso IV, da CF, dispõe: proteger a fauna e a flora, vedadas, na forma da lei, as práticas que coloquem em risco sua função ecológica, provoquem extinção de espécies ou submetam os animais a crueldades. No entanto, o Estado do Rio de Janeiro publicou a Lei 2.895/.98 autorizando e disciplinando a realização de competições entre "galos combatentes". Posteriormente, em 2011, o STF declarou a inconstitucionalidade da mesma. Inclusive, a Lei 9.605/98 dispõe, no Art. 32 que é crime praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos. Responda e justifique:o Estado do Rio teria competência legislativa e material para legislar sobre este assunto?
	
	
Resposta: O Rio tem competência,Porque o Sisnama é um sistema nacional ambiental do meio ambiente, que orienta o policiamento ambiental, tendo ela a permissão nos 3 entes: Federativo, Municipal e também Estadual.
	
Gabarito: Resposta. Não teria, pois não poderia legislar sobre a matéria, pois a mesma está expressamente proibida na CF, em conformidade com o estabelecido no Art. 225, § 1º, inciso IV, ""vedadas, na forma de lei"... A jurisprudência do Supremo mostra-se altamente positiva ao repudiar leis emanadas de estados-membros que, na verdade, culminam por viabilizar práticas cruéis contra animais em claro desafio ao que estabelece e proíbe a Constituição da República.
	
	�
	 2a Questão (Ref.: 201401290222)
	Pontos: 0,5  / 1,0
	RONALDO, CIDADÃO CONSCIENTE DA IMPORTÂNCIA DA PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE, VERIFICA QUE A INDÚSTRIA TÊXTIL LOCALIZADA NA SUA CIDADE ESTÁ DESPEJANDO DEJETOS QUÍMICOS, SEM QUALQUER TRATAMENTO, NO RIO PRÓXIMO A SUA RESIDÊNCIA. O CASO CONCRETO ENQUADRA-SE NA HIPÓTESE DE RESPONSABILIDADE CIVIL AMBIENTAL?
	
	
Resposta: OCORRE A RESPONSABILIDADE CIVIL SIM, RONALDO POSSUI CONHECIMENTO DA PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE,CABE A ELE A COMPARECER AO INSTITUDO MAIS PROXIMO A SUA CIDADE E DEFENDER OS DIREITOS AMBIENTAIS, TENDO ELE EM MÃOS PROVAS CONCRETAS DAS CONTAMINAÇÕES EXERCIDAS PELA INDUSTRIA,E DENUNCIA-LA.
	
Gabarito: SIM, É HIPÓTESE RESPONSABILIDADE CIVIL AMBIENTAL. ESTA RESPONSABILIDADE E OBJETIVA, ISTO E, NÃO HÁ QUE SE FALAR EM CULPA OU DOLO DAQUELE QUE CAUSOU O DANO AO MEIO AMBIENTE. EXISTINDO O DANO DEVERÁ A EMPRESA SER RESPONSABILIDAZADA INDEPENDENTEMENTE DE DOLO OU CULPA.
	
	�
	 3a Questão (Ref.: 201401763332)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	I - O Direito Ambiental requer uma postura ética e consciente dos governos, das sociedades, de cada um de nós, para defender e preservar o meio ambiente como direito. II - A questão ambiental está relacionada aos valores éticos, culturais, históricos, políticos, econômicos, fatores sociais e jurídicos. III - As questões ambientais envolvem numerosas e complexas dimensões entre diferentes atores, do ponto de vista social, ético, político, jurídico, financeiro, técnico constituindo verdadeiros dilemas, diante de realidades contraditórias, tendo em vista a natureza em seu equilíbrio. Cada um percebendo o direito a partir do seu prisma e do seu interesse. Escolha a opção adequada:
	
	
	Estão errados os comentários I e III.
	
	Estão errados os comentários II e III.
	
	Estão errados os comentários I, II e III.
	
	Estão errados os comentários I e II.
	 
	Todos os comentários estão certos.
	
	�
	 4a Questão (Ref.: 201401692306)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A competência legislativa em matéria ambiental atribui ao Poder Legislativo dos entes federados o ato de legislar. Contudo, a Constituição Federal estabeleceu parâmetros para o ato de legislar, são eles:
	
	
	Apenas a competência de natureza privativa.
	
	Competências de natureza concorrente e suplementar.
	 
	Competências de natureza privativa, exclusiva, concorrente e suplementar.
	
	Competências de natureza privativa e concorrente.
	
	Competências de natureza privativa, exclusiva e suplementar.
	
	�
	 5a Questão (Ref.: 201401226066)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O exercício do poder que autoriza a autoridade publica para proceder com a fiscalização, com o embargo e outras medidas que obstem ou que paralisem a degradação ambiental, assim como concede poder ao órgão de licenciamento ambiental para analisar os riscos ambientais envolvidos e conceder aprovação ou não à atividade pretendida pelo empreendedor, denomina-se:
	
	
	Poder de execução.
	 
	Poder de polícia
	
	Poder de legislar.
	
	Poder de arrecadação.
	
	Poder de julgamento.
	
	�
	 6a Questão (Ref.: 201401622863)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Sobre o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) é correto afirmar:
	
	
	O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) é uma autarquia brasileira que integra o Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA).
	 
	O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) é responsável pela administração das unidades de conservação (UCs) federais, além de fomentar e executar programas de pesquisa, proteção e conservação da biodiversidade em todo o Brasil.
	
	É o órgão responsável pelas áreas de preservação permanente do âmbito estadual e municipal.
	 
	Este instituto é uma empresa pública estadual que integra o Sistema Nacional do Meio Ambiente (SISNAMA).
	
	É a fundação federal responsável pela administração das unidades de conservação (UCs) e da Reserva Legal.
	
	�
	 7a Questão (Ref.: 201401235362)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Fonte adaptada FCC/2009 -MPE-SE. Marque a resposta CORRETA. O plano diretor, um dos instrumentos da política urbana do Estatuto da Cidade, faz parte
	
	
	dos planos nacionais, regionais e estaduais de ordenação do território.
	
	dos institutos tributários e financeiros.
	
	dos instrumentos periódicos e políticos.
	
	da função social da propriedade urbana
	 
	do planejamento municipal.
	
	�
	 8a Questão (Ref.: 201401290077)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A RESPONSABILIDADE AMBIENTAL PODE SER PENAL, ADMINISTRATIVA OU CIVIL. QUANTO A RESPONSABILIDADE CIVIL É CORRETO AFIRMAR QUE:
	
	 
	VIGORA A TEORIA DA RESPONSABILIDADE CIVIL SUBJETIVA, DESTA FORMA É NECESSÁRIA A COMPROVAÇÃO DO DOLO OU CULPA PARA CARACTERIZAÇÃO DA RESPONSABILIDADE CIVIL, BASTANDO A PROVA DO DANO E DO NEXO CAUSAL PARA IMPOR AO INFRATOR O DEVER DE INDENIZAR PELO DANO A QUE DEU CAUSA.
	
	TEM NATUREZA OBJETIVA E RESULTA DA INFRAÇÃO A NORMAS ADMINISTRATIVAS, SUJEITANDO O INFRATOR A UMA SANÇÃO DA MESMA NATUREZA.
	
	VIGORA A TEORIA DA RESPONSABILIDADE CIVIL SUBJETIVA CABENDO TAMBÉM SER APLICADA NA ESPERA ADMINISTRATIVA.
	
	TEM NATUREZA SUBJETIVA E RESULTA DA INFRAÇÃO A NORMAS ADMINISTRATIVAS, SUJEITANDO O INFRATOR A UMA SANÇÃO DE NATUREZA TAMBÉM ADMINISTRATIVA.
	 
	VIGORA A TEORIA DA RESPONSABILIDADE CIVIL OBJETIVA, DESTA FORMA É DESNECESSÁRIA A COMPROVAÇÃO DO DOLO OU CULPA PARA CARACTERIZAÇÃO DA RESPONSABILIDADE CIVIL, BASTANDO A PROVA DO DANO E DO NEXO CAUSAL PARA IMPOR AO INFRATOR O DEVER DE INDENIZAR PELO DANO A QUE DEU CAUSA.
	
	�
	 9a Questão (Ref.: 201401688600)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Cuidando-se da Lei nº 9.605/98 que dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente é correto afirmar que:
	
	
	Não constitui crime, perseguir, apanhar e utilizar espécime da fauna silvestre nativo, sem a devida permissão, licença ou autorizaçãoda autoridade competente, desde que o espécime não seja morto.
	
	Não constitui crime a destruição de ninho, abrigo ou criadouro natural.
	
	Não constitui crime adquirir e guardar ovos da fauna silvestre nativa.
	 
	No caso de guarda doméstica de espécie silvestre não considerada ameaçada de extinção, pode o juiz, considerando as circunstâncias, deixar de aplicar a pena.
	
	Não são espécimes da fauna silvestre as espécies migratórias e outras aquáticas ou terrestres, que apenas permaneçam parte de seu ciclo de vida dentro dos limites do território brasileiro, ou águas jurisdicionais brasileiras.
	
	�
	 10a Questão (Ref.: 201401678842)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Determinada Fundação propôs Ação em face de uma empresa poluidora. Distribuída a demanda, o processo foi autuado e após todos os trâmites processuais o magistrado proferiu sentença. Pergunta-se: Qual tutela processual ambiental foi distribuída pela associação?
	
	
	Ação Direta de Inconstitucionalidade.
	
	Mandado de Injunção.
	
	Mandado de Segurança Coletivo.
	 
	Ação Civil Pública.
	 
	Ação Popular.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes