Buscar

av2 psicofisiologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201502604297)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Jorge sofreu uma lesão em uma determinada parte do cérebro. Desde esse evento não consegue mais armazenar novas experiências. Ele não consegue se lembrar de quando vai ao parque, quando passeia de carro ou vê um filme na TV. Mas Jorge não é intelectualmente debilitado. Mas depois disso todos o tratam como um incapaz. Conceitue o tipo de amnésia que Jorge tem.
		
	
Resposta: Anterógrada é um tipo de amnésia que faz com que um indivíduo não se recorde de eventos futuros.
	
Gabarito: Jorge tem Amnésia anterógrada que são lesões no hipocampo que impedem o armazenamento de novos dados. Essas lesões de hipocampo não tornam o indivíduo debilitado intelectualmente ele somente não consegue armazenar novas experiências. Curiosamente parecem não interferir no armazenamento de informações auditivas, que ficam descontextualizadas.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201503393418)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O sono é estudado pelo registro polissonográfico, que representa o conjunto de dados obtidos pela análise de eletroencefalograma (EEG), eletrocardiograma (ECG), eletromiograma (atividade muscular) e eletrooculograma (atividade do globo ocular). O que o registro polissonográfico permite conhecer em relação ao organismo humano?
		
	
Resposta: O registro polissonográfico permite conhecer a qualidade do sono de um indivíduo.
	
Gabarito: Permite conhecer aspectos comportamentais, autônomos e da atividade cerebral.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201502608308)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Sabemos que os mecanismos de curto prazo de nosso comportamento alimentar estão diretamente relacionados ao que foi comido na última refeição e a quantidade que ingerimos deste alimento. Com mastigação e ingestão dos alimentos verificamos um progressivo preenchimento do estômago, o que determina uma intensificação das respostas. Essa etapa é conhecida como fase _____________.
		
	
	Pós-absortiva
	
	Cefálica
	
	De distensão
	 
	Gástrica
	
	De substrato
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201503280343)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Sabemos que a maior parte dos contraceptivos orais atua inibindo a secreção de hormônios hipotalâmicos-hipofisários, o que impede a ocitação (ovulação) e, desta forma, evita a gravidez indesejada. Entre as opções abaixo assinale aquela que indica um destes hormônios:
		
	 
	FSH.
	
	Testosterona.
	
	Progesterona.
	
	Relaxina.
	
	Estrogênio.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201502614399)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	As emoções representam uma das funções mais complexas de nosso organismo, sendo processadas por nosso sistema nervoso. Segundo diversos autores elas possuem três componentes principais: os sentimentos, os comportamentos e os ajustes fisiológicos específicos. Considerando esses componentes, avalie as três afirmações a seguir: I. Os sentimentos podem ser positivos ou negativos. II. Os comportamentos são representados atos motores específicos de cada emoção. III. Os principais ajustes fisiológicos são a secreção de hormônio e neurormônios. Assinale a opção adequada:
		
	
	I e II estão incorretas
	
	Apenas I e III estão corretas
	 
	I, II e III estão corretas
	
	Apenas II e III estão corretas
	
	I, II e III estão incorretas
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201503316005)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Sabemos que a apatia, a diminuição do afeto, o isolamento social, as alucinações e os delírios estão entre os principais sintomas da esquizofrenia, um dos mais importantes transtorno do pensamento. Os sintomas de delírios e alucinações revelam comprometimento principalmente de quais vias neurais?
		
	
	Vias espinotalâmicas.
	
	Vias corticopontinas.
	 
	Vias mesolímbicas.
	 
	Vias mesocorticais.
	
	Vias nigroestriatais.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201503316023)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Leia a definição a seguir com atenção: "Nesta afasia a fala é fluente, no entanto, a compreensão é precária. Neste caso, como a região lesionada é responsável por transformar sons em palavras, o entendimento do que é dito fica significativamente prejudicado." É correto afirmar que esse trecho aborda a afasia:
		
	
	Anômica.
	
	Sensorial.
	
	de Broca.
	 
	de Wernickie.
	
	em surdos.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201502802856)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	É interessante notar que os estímulos do ambiente externo desencadeiam reações primárias, que são traduzidas como nosso registro sensorial de um estímulo. Esse evento levará a reações secundárias, quando identificado (análise perceptual) e, posteriormente, reações terciárias revelarão o seu significado para nós, de acordo com a experiência de cada um (codificação e análise do significado). O registro e identificação determinam a seleção precoce de nossa atenção. A identificação e significado levarão a uma seleção tardia. Com base na discussão da questão é correto destacar que:
		
	
	Da integração das seleções precoce e tardia construiremos nosso comportamento adequado a cada situação, desconsiderando nossas experiências particulares, considerando nossa habilidade cognitiva e envolvimento emocional.
	 
	Da integração das seleções precoce e tardia construiremos nosso comportamento adequado a cada situação, considerando nossas experiências particulares, nossa habilidade cognitiva e envolvimento emocional.
	
	Da não integração das seleções precoce e tardia construiremos nosso comportamento adequado a cada situação, considerando nossas experiências particulares, nossa habilidade cognitiva e envolvimento emocional.
	
	Da não integração das seleções precoce e tardia construiremos nosso comportamento adequado e generalizado para cada situação, considerando nossas experiências particulares, nossa habilidade cognitiva e desconsiderando o nosso envolvimento emocional.
	
	Da integração das seleções precoce e tardia construiremos nosso comportamento adequado a cada situação, considerando nossas experiências particulares, nossa habilidade cognitiva e desconsiderando o nosso envolvimento emocional.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201503140308)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Um importante conceito abordado ao estudar os mecanismos da dor é o de nociceptor. Eles são aquelas fibras nervosas diretamente relacionadas com a percepção e a transmissão de quaisquer estímulos dolorosos. Suas terminações nervosas são livres, ramificadas e desprovidas de bainha de mielina. Sendo responsáveis pela sinalização de que o corpo está sendo lesionado ou corre eminente risco de lesão. Analise as opções abaixo e assinale aquela que apresenta apenas eventos que podem ativar um nociceptor.
		
	
	Falta de oxigênio no tecido e odores químicos fortes.
	
	Ventos fortes e exposição solar.
	
	Uso de medicamentos e oxigenação dos tecidos.
	
	Exposição a produtos químicos e estímulos sonoros vigorosos.
	 
	Estimulação mecânica intensa e temperaturas extremas.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201503296545)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	É um aumento das horas absolutas de sono, aproximadamente em 25 % mais do que padrão normal de sono. A sentença refere-se a um distúrbio do sono denominado de:
		
	
	Sonambulismo
	
	Insônia
	
	Narcolepsia
	
	Terror noturno
	 
	Hipersônia

Outros materiais