Buscar

Desenvolvimento Físico e Cognitivo na Vida Adulta Tardia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Desenvolvimento Físico e Cognitivo na Vida Adulta Tardia
O envelhecimento é visto como indesejável, há muitos estereótipos sobre o envelhecimento.
- Idadismo: Preconceito ou discriminação baseados na idade 
> Envelhecimento Primário (65 a 74 anos)
Processo de envelhecimento gradual e inevitável 
Ocorre ao longo dos anos, apesar dos esforços para retardá-lo
> Envelhecimento Secundário (75 a 84 anos)
Resulta de doença, abuso e maus hábitos 
Fatores que a pessoa pode controlar 
> Idade Funcional (acima de 85 anos) 
Como a pessoa funciona fisicamente e socialmente 
> Gerontologia: estudo do envelhecimento e seus processos. Geriatria: area da medicina que trata o envelhecimento
> Expectativa de Vida: Probabilidade estatística de duração da vida, baseada na idade e condição de saúde 
> Longevidade: Duração real da vida 
> Ciclo de Vida: As mulheres costumam viver mais que os homens, elas tendem a cuidar melhor de si próprias, estão mais propensas a procurar assistência médica.
Uma possibilidade é a presença de genes excepcionais, que podem oferecer proteção contra doenças graves da velhice, como o câncer e o mal de Alzheimer. Essa hipótese é apoiada pela descoberta, no estudo de Massachusetts, de que muitos centenários tendem a ocorrer nas mesmas famílias.
> Senescência: período marcado por declínios no funcionamento físico associado ao envelhecimento.
Teorias sobre o envelhecimento biológico
Quem vive até os 70?
6 em cada 10 pessoas em países desenvolvidos 
3 em cada 10 em países em desenvolvimento 
> Curvas de sobrevivência: Até recentemente, sustentava um tempo de vida limitado.
> Limite de Hayflick: Estimava o limite biológico dos humanos em 110 anos.
Metabolismo: Consumo calórico limitado pode estender o tempo de vida .
> Centenários: O segmento que mais cresce na população 
> O envelhecimento do cérebro: O cérebro perde peso com o tempo. 10% até os 90 anos. Causas: Neurônios do córtex cerebral diminuem de tamanho, perda de axônios, dendrito e sinapses e não redução de neurônios. O córtex cerebral encolhe mais rapidamente nos homens. A atrofia cortical é mais provável em: Mulheres com sobrepeso, pessoas sem instrução, pessoas que não fazem exercício, aquelas com dietas pobres em frutas e vegetais. Juntamente com a perda de substância cerebral pode ocorrer um retardamento gradual de resposta, a partir de meia-idade. Muitos adultos com mais de 70 anos não apresentam mais o reflexo patelar; aos 90, todos esses reflexos costumam ter desaparecido (Spence, 1989). O retardamento do sistema nervoso central pode afetar não apenas a coordenação física, como também a cognição.
> Funções sensoriais e psicomotoras: 80% dos idosos têm dificuldade para enxergar, olhos mais velhos, precisam de mais luz para ver, são mais sensíveis ao brilho, têm dificuldade em ver sinais de trânsito, têm mais dificuldade para dirigir.
Alguns problemas de visão: Catarata: Algumas regiões dos olhos são turvas ou opacas. 
Degeneração macular relacionada à idade: A retina perde a capacidade de distinguir detalhes. 
Glaucoma: Dano irreversível ao nervo óptico causado por pressão crescent.
Deficiência auditiva: Quem tem dificuldade para ouvir? 31% das pessoas de 65-74 anos. 58% das quem têm 85 ou mais. Mais homens do que mulheres. Mais causasianos que afro-americanos.
Perdas Físicas da Velhice: Força, resistência, equilíbrio, tempo de reação, sono.
Diferenças entre os Sexos nas Funções Sexuais: Homens: Leva mais tempo para ter uma ereção e ejacular, precisa de mais estímulos manuais, intervalos maiores entre as ereções. Mulheres: Seios menos entumescidos, vagina pode estar menos flexível.
> A maioria dos idosos tem uma boa saúde geral para sua idade: 65 anos ou mais - 73% têm uma saúde entre boa e excelente. Mais de 85 - Brancos não hispânicos têm melhor saúde que hispânicos e negros.
> Principais causas de morte: Doença cardiaca, cancer, derrame, doenças do trato respiratório inferior, diabetes, influenza/pneumonia.
Capacidade para atividades: 
	Atividades do Cotidiano 
	 Vestir-se
 Tomar banho 
 Andar pela casa
	Atividades Instrumentais do Cotidiano
	 Fazer compras sozinho 
 Ir ao médico sozinho 
	Atividades Funcionais
	 Caminhar, subir escada 
 Estender o braço 
 Erguer e carregar objetos 
Influências do Estilo de Vida na Qualidade da Saúde: Atividade e exercício físico, dieta saudável (geralmente não ingere frutas e vegetais o suficiente), exames médicos e odontológicos regulares. 
Problemas Mentais: Para a maioria, a saúde mental melhora com a idade. Alguns problemas na velhice incluem: Depressão, demência, declínio cognitivo e comportamental de causa fisiológica. 
Causas das demências: Mal de Alzheimer (MA), Mal de Parkinson, Demência por múltiplos infartos (DM): Causada por uma série de pequenos derrames.
> Doença de Parkinson : Doença degenerativa do sistema nervoso central, lentamente progressiva, idiopática (sem causa conhecida), geralmente acontece antes dos 50 anos, comprometendo ambos os sexos igualmente, se caracterizando por: rigidez muscular, tremor de repouso, hipocinesia (diminuição da mobilidade), instabilidade postural. A anomalia principal consiste na perda de neurônios de uma área específica do cérebro que produzirá uma diminuição de uma substância chamada dopamina alterando os movimentos chamados extrapiramidais (não voluntários). Marcha difícil (arrastando os pés), braços encolhidos, tronco inclinado, movimentos caracterizam-se por pelos três “R” – Regular rítmico e de repouso, déficit nos movimentos automáticos. Tratamento: consiste no uso de medicamentos, fisioterapia, psicoterapia e em alguns casos cirurgia. Pacientes com Parkinson tendem a ter problemas mentais como depressão.
> Sintomas do Mal de Alzheimer: Deficiência de memória, deterioração da linguagem, déficits no processamento visual e especial, repete perguntas, tarefas do cotidiano não concluídas ou esquecidas, mudança de personalidade (rigidez, egocentrismo), irritabilidade ou ansiedade, falta de concentração. Causas: Emaranhados neurofibrilares (Massas retorcidas de neurônios mortos), placa amiloide (aumento gradativo de tecido não funcional), fortemente herdável, fatores relacionados ao estilo de vida.
Critérios de classificação segundo DSM- IV: Comprometimento da memória (capacidade prejudicada de aprender novas informações ou recordar informações anteriormente aprendidas). Uma (ou mais) das seguintes perturbações cognitivas:
a)Afasia (perturbação da linguagem);
b)Apraxia (capacidade prejudicada de executar atividades motoras, apesar de um funcionamento motor intacto); 
c)Agnosia (incapacidade de reconhecer ou identificar objetos, apesar de um funcionamento sensorial intacto);
d)Perturbação do funcionamento executivo (isto é, planejamento, organização, seqüenciamento, abstração). Prejuízo significativo no funcionamento social e ocupacional.
Tratamento: destina-se a controlar os sintomas e proteger a pessoa doente dos efeitos produzidos pela deteriorização trazida pela sua condição. A doença de Alzheimer não afeta apenas o paciente mas também as pessoas que lhe são próximas
O que acontece no cérebro: O córtex cerebral encolhe, danificando as áreas das memórias, pensamento e planeamento. O encolhimento do córtex cerebral é especialmente grave na zona do hipocampo, uma área que desempenha um papel fundamental na formação de novas memórias. Os ventrículos (espaços cheios de líquido no interior do cérebro) têm tendência a aumentar.
Diagnóstico definitivo só após a morte. Em vida: Exames neurocognitivos, testes prospectivos de memória 
Tratamento e prevenção: Imunoterapia, terapias comportamentais, nutrição apropriada e ingestão de fluidos, exercício e terapia física.
> Medindo a Inteligência de Idosos : Escala Wechsler de Inteligência Adulta (WAIS) e o Estudo Longitudinal de Seattle, que indica grandes variações, desempenho cognivo pode ser melhorado, deterioração cognitiva pode estar relacionada a desuso 
> A eficácia permanece estável até a velhice, depois declina. Fatoresimportantes incluem: Pertinência emocional do problema (O problema é pessoal ou instrumetal?)
Mudanças na Capacidade de Processamento de Informações 
Codificação, Armazenamento e Recuperação: Codificar novas informações: Idosos são menos eficientes, requer a criação de novas associações. Armazenamento: com a idade, aumentam as “falhas de armazenamento”.Recuperação: Idosos têm dificuldade, reconhecem melhor do que recordam.
Perda de Memória e Funcionamento do Cérebro: Áreas onde ocorre deterioração cerebral – Hipocampo: Memória episódica. Lobos frontais: Codificação e recuperação. Córtex pré-frontal: Memória de trabalho.
Idosos e Metamemória: Idosos, mais do que jovens adultos, reportam: Mais alterações na memória, menos capacidade de memória, menos controle sobre a memória.
Abordagens ao Estudo da Sabedoria: Juízos Sociais: Explorando concepções de “pessoa sábia”. Experiência cognitive: abrangência e profundidade do conhecimento. Transcendência: distanciamento do próprio eu.

Outros materiais