Buscar

Desenvolvimento Físico e Cognitivo no Início da Vida Adulta e no Adulto Jovem

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Desenvolvimento Físico e Cognitivo no Início da Vida Adulta e no Adulto Jovem
Abordagem de Baltes
Sete princípios básicos na teoria do desenvolvimento do ciclo de vida.
1- Vitalício – período é afetado pelo que aconteceu e o que acontecerá.
2 – Multidimensional – biológica, psicológica e socialmente.
3- Multidirecional – ganham e alguma área e perdem em outra.
4- Influências culturais – mas o equilíbrio entre essas influências se altera.
5 – Envolve mudança na alocação de recursos – indivíduos escolhem como investir seus recursos energia, dinheiro, apoio social.
6 – Revela plasticidade – capacidades podem ser aperfeiçoadas com treinamentos e prática.
7 – Influenciado pelo contexto histórico e cultural. Humanos influenciam e são influenciados pelo contexto histórico cultural. 
Início da Vida Adulta: Três critérios que a maioria das pessoas usam para definir a idade adulta: Aceitar a responsibilidade por si mesmo, tomar decisões independentes, tornar-se financeiramente independente. Início da vida adulta—tempo de transição 
Condição de Saúde na Idade Adulta Jovem: A maioria dos adultos jovens são saudáveis (95%). No Brasil (2014) homicídios são a principal causa de morte. Entretanto, muitos: Estão acima do peso, exercitam-se muito pouco.
Influências Genéticas na Saúde: Obesidade , alguns tipos de câncer – pulmão, próstata e mama, colesterol alto.
Medidas Preventivas para a Saúde: Exames regulares : Papanicolau, autoexame dos seios,; boa postura (síndrome do túnel carpal); atividade física; sono.
Riscos para a Saúde na Idade Adulta Jovem: Obesidade/sobrepeso, atividade física infrequente, tabagismo, uso ou abuso de álcool, especialmente arriscado durante os anos de faculdade, uso ou abuso de outras substâncias. 
Raça e Etnia: Etnia são grupos de pessoas que são definidas pelas suas origens e por seus traços físicos e culturais. No Brasil existe uma diversidade de etnias já que as origens provêm da fusão de diferentes grupos étnicos. 
Relacionamentos: Integração social > envolvimento ativo em uma ampla faixa de relacionamentos, atividades e papéis sociais. Apoio social > recursos materiais, informativos psicológicos derivados da rede social, aos quais a pessoa pode recorrer em busca de ajuda para lidar com o estresse. 
Problemas de Saúde Mental: Alcoolismo, comportamento antissocial , depressão, transtornos alimentares (bulimia, anorexia, ortorexia, vigorexia)
Questões Sexuais e de Reprodução: Comportamento e atitudes > relações sexuais antes do casamento, variedade nas atividades sexuais, sexo casual.
TPM: TPM é diferente de dismenorréia. Dismenorréia = cólicas menstruais. TPM e Dismenorréia podem ser relacionadas com a depleção cíclica de neurotransmissores no cérebro que afetam o bem estar o relaxamento ou estimulam o sistema nervoso central. São considerados ainda fatores psicológicos e culturais. 
DST’S, infertilidade: 
Cognição na Idade Adulta: Pensamento Reflexivo: John Dewey: Consideração ativa, persistente e cuidadosa das informações ou crenças levando em conta as evidencias que as sustentam e a conclusões a que elas levam. Questionamento de fatos supostos. Surge entre 20 e 25 anos. Regiões corticais com mielinização enriquecida.
Pensamento Pós-Formal: Capacidade de lidar com: Incerteza e inconsistência, contradição, imperfeição e compromisso. Baseado em: Intuição, emoção, lógica Recorre a experiência subjetiva e intuição.
Componentes do Pensamento Pós-Formal: Definição do problema, pragmatismo - ter objetivos bem definidos, soluções múltiplas, consciência do paradox.
WARNER: Ciclo de vida ( 7 estágios). Metas motivadoras:
Aquisitivo: crianças e adolescentes - adquirem informações.
Relizador: início 20 anos – utilizam o que sabem para atingir metas.
Responsável: início 30 anos – resolver problemas práticos associados a responsabilidades com os outros.
Executivo: 30 a 40 anos – lidam com relacionamentos complexos. 
Reorganiativo: final de meia idade – reorganizam sua vida e energia intelectual em torno de propósitos que ocupem o lugar do trabalho.
Reintegrativo: vida adulta tardia – mais seletivos em relação às tarefas a que se dedicarão.
Criação de herança: contar histórias, escrever biografias.
Inteligência Emocional (IE), Peter Salovey e John Mayer: A capacidade de reconhecer e lidar com os próprios sentimentos e os sentimentos dos outros, autoconsciência, autogerência, consciência social, manejo do relacionamento.
Gênero e Raciocínio Moral: Gilligan considerava que os dilemas de Kohlberg continham viés de gênero> Favoreciam as visões de justiça masculinas acima da compaixão feminina, mulheres tem mais responsabilidade com com pessoas específicas do que com a justiça abstrata. Outras pesquisas não encontraram viés de gênero 
Diferença de gênero no raciocínio moral: Gilligan > Entrevista com mulheres grávidas – aborto- pensam mais como responsabilidade. Mulheres menos justas mais imparciais, responsabilidade com os outros.Diferença pequena entre universitários. Homens e mulheres tinham a mesma probabilidade de usar conhecimento construído e a resolução relativista do problema.
A Transição para a Universidade: As matrículas nas universidades registram altas. 38% de todos os jovens de 18 a 24 anos. Principalmente devido ao número crescente de mulheres. 
DESENVOLVIMENTO PSICOSSOCIAL NO JOVEM ADULTO
Desenvolvimento Psicossocial: Quatro Abordagens 
> Modelos de traços: Modelos teóricos que se concentram em traços ou atributos mentais, emocionais, temperamentais e comportamentais, como contentamento e irritabilidade. 
> Modelos tipológicos: Modelos teóricos que identificam amplos tipos ou estilos de personalidade.
> Modelos de crises normativas: Modelos teóricos que descrevem o desenvolvimento psicossocial em termos de uma sequência definida de mudanças relacionadas com a idade. 
> Modelo de momento de ocorrência de evento: Modelo teórico que descreve o desenvolvimento psicossocial adulto como uma resposta à esperada ou à inesperada ocorrência e ao momento de importantes eventos de vida. 
> Modelos de Traços: Os Cinco Fatores de Costa e McCrae: Modelo teórico, desenvolvido e testado por Costa e McCrae, baseado nos "Cinco Grandes" fatores subjacentes a conjuntos de traços de personalidade relacionados: neuroticismo, extroversão, abertura à experiência, escrupulosidade e nível de socialização. Personalidade estável entre 21 a 30 anos. Adaptações podem ocorrer em resposta a novas responsabilidades e demandas, a eventos traumáticos ou a transformações culturais importantes (como o movimento feminista), mas tendências básicas permanecem iguais e influenciam o modo como uma pessoa adapta-se a essas novas circunstâncias. Isso salienta a importância do "grau de harmonia" entre pessoa e ambiente e ajuda a explicar por que as pessoas tendem a encontrar "nichos" compatíveis com sua natureza. Críticas ao modelos de 5 fatores: Jack Block argumenta que análises de fatores na personalidade (como análises de fatores na inteligência, que constituem a base dos testes psicométricos de QI) apresentam problemas estatísticos e metodológicos. Uma vez que o modelo de cinco fatores baseia-se largamente em auto avaliações e avaliações de cônjuges e de amigos, ele pode não ser válido, a menos que suplementado por outras medidas.
MODELOS TIPOLÓGICOS: Block foi um pioneiro da abordagem tipológica. Examina a personalidade como um todo operante que afeta e que reflete atitudes, valores, comportamento e interações sociais. Procura complementar e expandir a teoria de traços. Utiliza diversas técnicas: entrevistas, avaliações clínicas, classificações do comportamento e autodescrições.Três tipos emergiram em diversos estudos: Ego-resiliente, Ego super controlado, Ego Subcontrolado. As pessoas desses três tipos diferem em termos de: Resiliência do ego (ou adaptabilidade sob estresse), Controle do ego (ou autocontrole). Resiliente: atenciosas,prestativas, bem adaptadas, autoconfiantes, independentes, articuladas, cooperativas, focalizadas na tarefa. Super controladas: quietas, ansiosas,confiáveis, tendem a guardar seus pensamentos para si mesmas, evitar conflitos, são as mais sujeitas à depressão. Subcontrolado: são ativas, energéticas, impulsivas, teimosas e facilmente distraídas.
É possível prever a personalidade? Embora traços ou tipos de personalidade estabelecidos na infância possam prever trajetórias ou padrões de comportamento de longo prazo, alguns eventos podem mudar o curso da vida. 
Modelos de crises normativas: Sustentam que todas as pessoas seguem a mesma sequência básica de mudanças sociais e emocionais relacionadas com a idade. São comuns.
Erikson: Intimidade versus Isolamento: A sexta crise de desenvolvimento psicossocial é a principal questão do princípio da idade adulta. Se jovens adultos não puderem ter um envolvimento pessoal profundo com outras pessoas, disse Erikson, podem ficar isolados e absortos em si mesmos. 
Erikson distinguia as intimidades sexuais, que podem ocorrer em encontros casuais, da intimidade com I maiúsculo, madura, que vai além da mera sexualidade. Somente depois de uma pessoa estar pronta para esse tipo de intimidade é que a "verdadeira genitalidade" pode ocorrer - o que ele definiu como orgasmo mútuo em um relacionamento heterossexual carinhoso. A decisão de não realizar o anseio natural de procriação tem sérias consequências para o desenvolvimento, segundo Erikson.
 Os Herdeiros de Erikson: Vaillant e Levinson
> Vaillant 
 18 anos – saudáveis, muita energia 
20 a 30 anos – dominados pelos pais 
30 a 40 anos – consolidação da carreira, perde a energia e o vigor ...ficam sem brilho.
> Vaillant: quatro mecanismos de adaptação (1) maduro - utilizar humor ou ajudar os outros (2) imaturo - desenvolver queixas e dores sem base física (3) psicótico - distorcer ou negar a realidade (4) neurótico - reprimir a ansiedade ou desenvolver medos irracionais. 
> Levinson: No centro da teoria de Levinson encontra-se uma estrutura de vida em desenvolvimento: "o padrão ou o projeto subjacente à vida de uma pessoa em um determinado momento". Essa estrutura constrói-se em torno de tudo que uma pessoa considera mais importante, geralmente o trabalho e a família. As pessoas passam quase a metade de sua vida adulta em transições, as quais podem envolver crises. 
Críticas Modelos de Crises Normativas: A medida que os jovens ingressam no mundo adulto, escolhem estilos de vida diferentes e vivem experiências diferentes; as circunstâncias ambientais e os eventos de vida tornam-se mais importantes, e esses não são iguais para todas as pessoas.
Modelo de Sequência de Eventos: sustentado por Bernice Neugarten e outros , afirma que o curso do desenvolvimento depende de quando alguns eventos ocorrem na vida das pessoas. Casar-se aos 14 anos ou, pela primeira vez, aos 41 seria um evento não-normativo. As crises resultam não por chegar a uma determinada idade (como nos modelos crises normativas), mas pela inesperada ocorrência e pelo momento dos eventos de vida. O típico momento de ocorrência dos eventos varia de cultura para cultura e de uma geração para outra. O modelo de momento de ocorrência de eventos fez uma importante contribuição para nossa compreensão da personalidade adulta ao enfatizar o curso individual de vida e ao questionar a ideia de mudanças universais relacionadas com a idade. 
Crises normativas e sequências de eventos são PROCESSOS DINÂMICOS.
Tendências básicas e adaptações características, por sua vez, ajudam a formar o autoconceito, o qual se assemelha apenas parcialmente à biografia objetiva, os eventos reais da vida de uma pessoa. 
Processos dinâmicos unem os outros cinco elementos; um desses processos é a aprendizagem, que permite que as pessoas se adaptem às influências externas (por exemplo, tornar-se um exímio instrumentista musical). 
Os modelos de traços focalizam tendências básicas, que são as menos inclinadas a mudar, embora possam manifestar-se de maneira diferente em épocas diferentes. 
Os modelos de crises normativas e o modelo de momento de ocorrência de eventos destacam processos dinâmicos que refletem aspectos universais ou particulares da biografia objetiva.

Outros materiais