Buscar

Anatomia Patológica – Doenças do Fígado

Prévia do material em texto

Anatomia Patológica – Doenças do Fígado
Importância do fígado: Metabolismo de proteínas, carboidratos, etc.
Distribuição das Lesões
Zona centro-lobular, zona peri-portal ou zona (????).
Evidenciação no padrão lobular do fígado: Área de lesão no fígado demarcada. 
Centro lobular – Condições de hipóxia. Geralmente em caso de falta de oxigênio a zona centro lobular é mais afetada porque é onde o sangue chega por último. Insuficiência grave do coração direito, anemia grave, congestão passiva crônica, adeno vírus canino. Cestrum Laevigatum causa necrose degeneração predominantemente da região centro lobular fazendo com que o fígado fique com aspecto de nós moscada. Por que lesão no coração direito, insuficiência, faz com que o fígado fique com o aspecto de nós moscada? Devido à congestão.
 
Paracentral – Anemia em que o quadro de hipóxia já começou mas encontra-se incipiente.
Midzonal – Região não tão próxima ao espaço porta e não tão próxima a veia porta, pode ocorrer em suínos intoxicados por aflatoxina de forma aguda. 
Periportal – Ao redor dos espaços porta. Pode ocorrer por agentes químicos e biológicos que provocam alterações principalmente ao redor do espaço periportal, seja por lesão direta ou...
Focal (Aleatória) – Distribuída em vários pontos. Salmonelose, Herpes vírus equino tipo 1, migração parasitária, manhemiose (pasteurelose), listeriose.
Difusa – Espalhada por todo o órgão. Leptosprose. Observa-se na macroscopia icterícia, hemorragia, necrose hepática, o fígado pode estar com aspecto friável como se estivesse desmanchando. Por que isso acontece? Porque microscopicamente ocorre dissociação dos cordões de hepatócitos (importante – patognomônica). Os hepatócitos formam cordões e entre esses cordões tem sinusóides hepáticos e quando há essa dissociação os hepatócitos ficam soltos.
Resposta Do Fígado à Agressão
Regeneração – Esforço regenerativo prolongado resulta frequentemente em proliferações nodulares do parênquima que distorcem a arquitetura do órgão.
Fibrose – A fibrose pode limitar-se a lóbulos individuais, mas nas lesões mais graves as áreas de fibrose podem ser mais extensas. Dependendo do grau da lesão essa fibrose pode ser mais extensa, mais marcada.
Resposta a Injúria
De que forma o fígado pode responder a agressão? 
Hiperplasia Lobular
Hiperplasia dos Ductos Biliares – Aumento na quantidade de ductos biliares. 
Fígado de bovino com espessamento e fibrose dos ductos biliares. O que poderia causar essa aparência macroscópica no fígado de bovino? Fascíola hepática.
Fibrose Portal ou Biliar
Hiperplasia dos ductos biliares, muitos ductos biliares proliferados. Existe intensa fibrose com deposição de colágeno em volta do espaço porta.
Na macroscopia o fígado mostra-se cheio de nódulos sobre o parênquima, firmes ao corte, de coloração amarronzada a amarelada.
Na microscopia encontra-se fibrose com muita deposição de fibrose e proliferação dos ductos biliares próxima ao espaço porta.
Fibrose Periacinar ou Perivenular – Em volta dos ácinos.
Fibrose Capsular – Migração parasitária pode levar a formação de franjas com fibrose capsular no fígado.
A Fibrose pode ser difusa, onde praticamente todo o órgão encontra-se acometido.
Cicatriz pós-necrótica – Traumas podem causar essas cicatrizes. 
Alteração pós mortal pode ser confundida com áreas de necrose mas não são. 
Hematopoiese Extra-Medular
Por que ocorre? Procurar.
Atrofia
Suprimento de nutrientes e oxigênio é diminuído cronicamente. Nestes casos os cordões se tornam escassos e os lóbulos ficam menores. Podem ocorrer em decorrência da diminuição da nutrientes, oxigênio, fibrose, congestão e anemias severas e persistentes. Os lobus diminuem de tamanho consideravelmente. 
Rupturas
Rompimento do fígado pode ser causado por traumas e como consequência ter hemorragia interna e o animal morre por choque hipovolêmico. 
Telangiectasia (Importante)
Dilatação dos capilares sinusóides e macroscopicamente essas áreas ficam avermelhadas, deprimidas, cheias de sangue, como se fossem cavitações cheias de sangue. Qual a importância? É uma condição que não é uma doença propriamente dita mas macroscopicamente o órgão fica comprometida, levando à condenação do órgão no abatedouro, prejudicando a comercialização. Não leva o animal a óbito.
Shunt Portossistêmico
Condição congênita por conta do não fechamento do ducto venoso na vida fetal. O que acontece? Ocorre uma anastomose venosa da veia porta direta pra veia cava. Qual o problema? O sangue passa diretamente da porta para a cava antes de passar pelo fígado, e os compostos do sangue não são metabolizados, em especial, a amônia. O aumento da amônia pode levar o animal a desenvolver encefalopatia hepática e excretar amônia na urina em formas de cristais de biurato. O fígado pode aparecer atrofiado e microscopicamente teremos colabamento de veias no espaço porta e proliferação de arteríolas. 
Alterações vasculares e hemodinâmica: Fibrose extensa leva ao aumento da existência para o sangue fluir através do fígado e isso eleva a pressão no interior da veia porta, que é hipertensão portal. Com o tempo abre-se canais vasculares colaterais para que o sangue na veia porta desvie do fígado anormal (anastomose vascular portossistêmica adquirida, que conecta a veia porta e seus afluentes à circulação venosa sistêmica).
A ascite é comum em animais com Shunt Portossistêmico devido à hipertensão portal. Porque Shunt Portossistêmico pode levar a ascite?
Pigmentações
Hemosiderose – Hemosiderina é derivada da hemoglobina, contém ferro. Pigmento de coloração amarronzada no fígado de um equino e tá com dúvida se é hemosiderina, faz-se coloração de azul da Prúsia que identifica o ferro, liga-se ao ferro. A hemosiderina contém ferro e fica com aspecto azulado. Em que situações observa-se hemosiderose? Anemia infecciosa equina (muito frequente) em baços, fígado, linfonodos. Babesiose, anaplasmose. Hemosiderina são pigmentos de coloração amarronzada que pode estar dentro do citoplasma de hepatócitos ou fora.
Melanose – Pigmento derivado de melanina. Manchas enegrecidas distribuídas por todo o órgão. Não é importante no ponto de vista de doença, porém faz com que o órgão seja condenado no abatedouro.
Icterícia – Pigmento biliar. Pode ser pré hepática (babesia, anaplasma, anemia hemolítica), hepática (leptospirose, adenovírus, neoplasia, agentes tóxicos) ou pós hepática (obstrução, neoplasia, inflamação, parasitos nos ductos biliares, fascíola, colangite).
Alterações Degenerativas
Degeneração Hidrópica – Acúmulo de líquido no meio intra celular, dentro do hepatócito. Que situações podem levar a esse quadro? Plantas tóxicas como cestrum laevigatum. 
Degeneração Glicogênica – Acúmulo de glicogênio no citoplasma dos hepatócitos que pode ocorrer por insuficiência enzimática. Deficiência da glicose-6-fosfatase pode levar a acúmulo de glicogênio no citoplasma dos hepatócitos. 
Degeneração Gordura – Acúmulo de gordura dentro do citoplasma. Pode ocorrer em quadros de obesidade por ingestão excessiva de gordura. Casos de anemia, hipóxia, cetose. Macroscopicamente o fígado fica aumentado, amarelado, aspecto gorduroso ao corte. Pode ser chamado de lipidose hepática. O fígado é o mais importante no metabolismo da gordura e por isso essa importância. Na microscopia observa-se vacúolos em forma de círculos bem definidos no citoplasma dos hepatócitos.
	Síndrome do Gato Gordo.
Por que a cetose pode levar a degeneração gordurosa? Por que a diabetes no cão pode levar a degeneração gordurosa? 
Degeneração gordurosa focal ou periligamentar – Ocorre pressão naquela região do fígado, dificultando a chegada de oxigênio. Não é muito importantem, encontra-se em abatedouros como achado acidental. 
Congestão Passiva Crônica - Importante
 Insuficiência cardíaca congestiva direta pode levar a estase venosa em veia cava e isso pode levar a acúmulo de sangue nos capilares sinusoides, tendoum processo congestivo hepático instalado. 
No lado esquerdo teríamos congestão e edema pulmonar.
Problema no coração direito pode levar a congestão hepática, no baço e rins porque o sangue fica parado na veia cava.
Uma insuficiência cardíaca do coração esquerdo levaria a congestão e edemia pulmonar. 
Na macroscopia temos um fígado pesado, bordos mais arredondados, aumentado de volume, evidenciação do padrão lobular.
Na microscopia observa-se acúmulo de sangue que caracteriza a congestão. Pode-se observar afastamento de cordões de hepatócitos e pigmentos de hemosiderina. 
Alterações Inflamatórias no Fígado
Hepatite Infecciosa Canina
Adenovirus tipo 1, pode cursar com edema da vesícula biliar, hemorragia, necrose hepática. Não é vista com muita frequência até por conta das campanhas de vacinação. Pode observar hemorragia em diversos órgãos além do fígado.
Na microscopia observa-se corpúsculo de inclusão dentro do núcleo dos hepatócitos – Patognomônico – IMPORTANTE. Esses corpúsculos não podem ser confundidos com os corpúsculo tijolinho que são encontrados dentro do núcleo de hepatócitos de animais velhos. Outra doença que leva a corpúsculo intranuclear é o herpesvirus. 
Herpesvirus
Realmente afeta fetos e neonatos de 2 a 3 semanas de idad. Diversos focos necróticos distribuídos pelos órgãos. Causa hemorragia na forma de petéquias em diversos órgãos.
Necrobacilose
Fusubacterium. Principalmente em bovinos com acidose lactica ruminal por conta da destruição do epitélio ruminal onde as bactérias não conseguem ser mantidas ali dentro e atingem a circulação e podem causar focos necróticos no fígado.
Salmonelose
Diversos focos difusos de necrose no fígado, nódulos paratifoides com macrófagos e células mononucleares. Pontos esbranquiçados por todo o órgão.
Linfadenite Caseosa
Pequenos ruminantes. Observa-se abcessos. Fígado afetado e microscopicamente observa-se várias células inflamatórias, macrófagos, polimorfonucleares. 
Síndrome da Veia Cava
Animal com acidose lática ruminal em caso de ingestão excessiva de grão de carboidrato pode levar a pneumonia embólica por conta da síndrome da veia cava. 
Hemoglobinuria Bacilar
Clostridium. Produz toxina que pode causar hemólise intravascular.
Tyzzer
Clostridium piliforme. Coelhos, camundongos, cobaias. Muita diarreia, vômito.
Histoplasmose
Inflamação granulomatosa. Granulomas no fígado. Muitos macrófagos no citoplasma das células com a presença do agente.
Leptospirose
Pode causar icterícia muito intensa, animal totalmente ictérico, hemorragia, necrose hepática.
Traumática
Ruptura do fígado, lesões traumáticas.
Cestrum Laevigatum
Planta tóxica, hepatotóxica, muito importante na região sudeste, chamada de coerama? Causa necrose hepática centrolobular, hemorragia e congestão com necrose hepática além de degeneração gordurosa.
Esporodesmina
Toxina produzida pelo Phytomyces que tem grande potência para produção de fibrose. Fotossenbilização.
Fotossensibilização Hepatógena
Relacionada a ingestão da brachyaria. Animais jovens na época de chuva. Saponina são responsáveis pelas lesões hepáticas que impedem metabolização do derivado da clorofila. Acumulo da clororipina é fotodinâmico. Quando o animal é exposto a radiação solar, apresenta diversas lesões na pele. Pode cair a pele. Credo. 
Professora tá falando muito rápido, loucamente rápido.
Tetracloreto de Carbono
Necrose de hepatócitos com congestão centrolobular. 
Aflatoxicose
Aflatoxina presente na ração pode causar intoxicação aguda com necrose de hepatócitos quanto crônica com cirrose hepática.
Parasitos
Nas parasitoses há migração eosinofílica. Formação de túneis ou galerias pela migração larval, abscessos ou piogranuloma, calcificação. 
Ascaridiase
Fígado manchado de leite
Fasciolose
Destruição do tecido, fibrose do ducto biliar. Fibrose periportal, inflamação do ducto biliar, o animal pode as vezes tr fotossensibilização.
Platinossomiase
Fígado de gato. Intensa fibrose periportal.
Coccidiose
Epitelio dos ductos biliare.s Macroscopicamente pontos esbranquiçados distribuídos por todo o parênquima hepático.
Toxoplasmose
Area de necrose de hepatócitos 
Obstrução e Ruptura Biliar
Presença de excesso de cálculos biliares, colangite.
Neoplasias
Adenoma – são neoplasias benignas que formam nódulos. Tem coloração muito semelhante a do parênquima hepático. 
Carcinoma hepatocelular – Neoplasia maligna que tem origem nos hepatócitos. Geralmente a neoplasia afeta somente um lobo do fígado. Observa na microscopia a proliferação de diversos hepatócitos neoplásicos. Um lobo com áreas que são parecidas com fígados e áreas de necrose branco amareladas.
Colangiocarnicoma – Neoplasia das vias biliares. Muitas vias biliares proliferadas. Qual a característica macroscópica? O colangiocarcinoma tem aspecto que não afeta lobo do fígado como o anterior mas o que chama atenção são nódulos com aspecto umbilicado (forma de umbigo) – Importante!!
Colelitíase (Pedra na Vesícula) – Cálculos facetados, friáveis, verde amarelados e escuros. Podem ser assintomáticos e compostos de colesterol, sais e ácidos biliares, pigmentos, cálcio e matriz protética. 
Obstrução Biliar – Pode ser causada por massas de detritos celulares. Distensão da vesócula e icterícia. Parasitos. Estenose cicatricial dos ductos. 
Glória a Deus acabou!!

Outros materiais