Buscar

Anatomia Patológica Especial Doenças do Sistema Nervoso

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Anatomia Patológica Especial – Doenças do Sistema Nervoso
8. OUTRAS INTOXICAÇÕES
Poliomielomalácia simétrica focal em suínos – Intoxicação por Selênio.
Animais apresentam paresia do posterior e, mais tarde, paralisia do posterior. Os cornos principalmente ventrais são prejudicados.
Aspergillus clavatus – levedo + cevada.
Animais que são alimentados com levedo de cerveja. Esse fungo proliferaria na cevada mal armazenada e causaria a intoxicação. Esse fungo produz toxina similar a [...] que leva lesões no sistema nervoso. O animal então não seria intoxicada pelo álcool e sim pelo fungo da cevada. Tem prejuízos em nervos periféricos, medula, e ocorre paresia e paralisia. A cevada fica com características de bolor. 
Closantel (Edema Mielínico e Nervo Óptico).
Anti helmíntico que, quando usado corretamente, tem seus efeitos benéficos. Comum quando usa-se para vermifugar os animais com desagem aproximada e não exata de acordo com o peso de cada um. Os animais apresentam midríase que fica sem reflexo quando coloca-se um feixe de luz sobre a pupila. 
9. PRINCIPAIS DOENÇAS INFECCIOSAS DE RUMINANTES
Raiva
Existe forma furiosa (carnívoros, pequenos animais) e forma paralítica (bovinas). O vírus rábico faz migração centrípeta, ganha a massa muscular, pega terminações nervosas, migra através da medula até o SNC e, após, migra até a glândula salivar, onde dá continuação ao ciclo. É transmitida principalmente por mordedura de morcegos, mordedura de carnívoros. Migração intraxonal centrípeta e depois centrífuga. O bovino é mais sensível que os humanos ao vírus rábico. Nem sempre se encontra a mordedura no local da picada. 
Os sintomas principais são parada da mastigação e deglutição, midríase, depressão (mais comum) ou agressividade, vocalização, relaxamento do esfíncter qnql, ataxia do posterior, tetraplegia e decúbito na fase final. Na necropsia geralmente não observam-se lesões características para raiva. Na histopatologia sim observam-se lesões significativas como corpúsculos de Negri em grandes neurônios piramidais do hipocampo, bulbo, células de Purkinje e córtex cerebral. É mais facilmente visível nas células de Purkinje e nos neurônios piramidais do hipocampo. Observa-se também encefalite não purulenta na histopatologia que é sugestiva de raiva.
O diagnóstico laboratorial pode ser: Histopatológico, imunoflorescência, virológico (isolamento, inoculação em camundongos). 
Encefalite Por Herpesvírus Bovino Tipo 5
A lesão tanto na microscopia quanto na macroscopia será diagnóstico diferencial para poliencéfalomalacia. Pode afetar animais de todas as idades, porém é mais frequente em animais mais jovens.
Para diferenciar na macroscopi a

Outros materiais