Buscar

av2 ÉTICA DA SAÚDE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201502888228)
	Pontos: 0,5  / 1,0
	A partir da IIª Guerra Mundial, com a observação de abusos praticados pelos nazistas, observou-se a necessidade de criação de balizadores para as práticas médicas e científicas. Para isso, criou-se a bioética que se baseia numa tríplice atuação: descritiva, normativa e protetora. Escolha uma dessas atuações e descreva-a:
		
	
Resposta: A tríplice protetora tem como ação e visão agir pelos oq que possuem menos recursos e sem proteção e danado assim um suporte de segurança a tanto abusos praticados pelos nazistas .
	
Gabarito: Descritiva - Voltada para a descrição e análise dos conflitos produzidos pela interação entre o ser humano e as práticas científicas. Normativa - Direcionada para a prescrição de procedimentos médicos e científicos corretos e pela proibição de procedimentos reprováveis eticamente. Protetora - Atua de modo a proteger os envolvidos em algum tipo de disputa de interesses e valores, priorizando a defesa da parte mais fraca.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): Descritiva - Voltada para a descrição e análise dos conflitos produzidos pela interação entre o ser humano e as práticas científicas. Normativa - Direcionada para a prescrição de procedimentos médicos e científicos corretos e pela proibição de procedimentos reprováveis eticamente. Protetora - Atua de modo a proteger os envolvidos em algum tipo de disputa de interesses e valores, priorizando a defesa da parte mais fraca.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201502872981)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	¿ Recursos de saúde são caracterizados como divisíveis ou indivisíveis, e, heterogêneos ou homogêneos. Essas distinções são de extrema importância para a alocação e distribuição desses recursos em casos extremos como os de epidemia. Explique porque leitos hospitalares são considerados recursos indivisíveis e homogêneos
		
	
Resposta: Em casos extremos de epidemias que que entender ter Que muitas decisoes podem acarretar maiores danos a saúde por isso um deles é o leito pois ele náo pode ser dividido porem podem usufruir no mesmo remédio .(homogêneo)
	
Gabarito: R.: Leitos hospitalares são considerados recursos indivisíveis e homogêneos porque apenas um paciente poderá usufruir do mesmo recurso de que todos necessitam por igual.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201502101274)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A felicidade humana faz parte do trabalho de pesquisa de Pedro. Ele já observou que para o homem ser feliz é necessário que ele sinta prazer nas coisas à sua volta e isso tem a ver com as características da busca pelo bem e pela perfeição, pois ninguém gosta de ser criticado ou ficar triste. Aristóteles, assim como Pedro também estudou a felicidade, só que no campo da ética dentro da Filosofia Moral. De acordo com este pensador:
		
	
	O campo ético deveria investigar as características do bem, da perfeição e da felicidade que são atribuídas ao homem, com o fim de extinguir a conduta humana.
	
	O campo ético por ser um conjunto de normas e regras, deve ser utilizado somente quando for estritamente necessário.
	
	O campo ético deveria impor a conduta humana o conceito de felicidade
	
	O campo ético deveria preparar para a felicidade.
	 
	O campo ético deveria investigar as características do bem, da perfeição e da felicidade que são atribuídas ao homem, com o fim de ajustá-los à orientação prática da conduta humana.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201502226976)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Maria decidiu doar um rim para seu filho, que é seu parente de primeiro grau. Ela já fez todos os exames e não há nada que impeça a doação. Ela está exercendo o seu direito à liberdade de consciência e ao poder de dispor do próprio corpo, que consistem nos:
		
	
	Direitos fitoterápicos
	
	Direitos cidadãos
	
	Direitos de tecidos
	
	Direitos honorários
	 
	Direitos fundamentais
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201502139676)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	José foi a uma um banco de espermas para doação. Ele tem uma fantasia de que terá muitos filhos espalhados pelo o país e um dia irá conhecer todos, mas isso não é possível porque:
		
	
	Existe uma normativa que afirma que as mulheres receptoras podem ter acesso aos doadores, mas sem evidenciá-los aos filhos.
	
	José provavelmente não saberá quantas mulheres foram fecundadas, mesmo podendo ter acesso a elas.
	
	A lei prevê que os filhos de doadores de sêmen não devem ter acesso aos pais.
	 
	Existe uma resolução que institui que a doação deve preservar o anonimato entre receptores e doadores.
	
	José apresentará dificuldades em saber a idade e endereço dos filhos, mesmo com acesso ao banco.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201502745838)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A americana Terri Schiavo, 41, que vivia em estado vegetativo havia 15 anos, morreu nesta quinta-feira no hospital Pinellas Park (Flórida) após longa batalha judicial entre seu marido, Michael Schiavo, e sua família. O tubo que alimentava Terri foi retirado no último dia 18. Ela era mantida viva artificialmente, e recebia alimentação por meio de um tubo inserido em seu estômago. A informação da morte foi divulgada pelo porta-voz dos pais de Terri, o frei católico Paul O'Donnell, e por George Felos, advogado de Michael Schiavo, marido da paciente e seu guardião legal. Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u82109.shtml Analisando o caso acima, ocorrido em 2005, em qual dos tipos de eutanásia podemos caracterizar o que ocorreu:
		
	 
	Eutanásia Ativa
	
	Ortotanásia
	
	Distanásia
	
	Eutanásia Passiva
	
	Eutanásia de Duplo Efeito
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201502747461)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Em situações epidêmicas uma questão a ser avaliada é a alocação de recursos. Alguns itens precisam ter seus critérios de distribuição e priorização claramente definidos. Analise os itens a seguir e marque a resposta correta de acordo com a sequência de V (verdadeiro) ou F (falso) Instalações sanitárias não fazem parte desses critérios. Equipamentos fazem parte desses critérios. Medicamentos fazem parte desses critérios. Recursos humanos especializados não fazem parte desses critérios.
		
	 
	F, V, V, F
	
	V, F, F, F
	
	F, V, V, V
	
	V, V, F, V
	
	V, F, F, V
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201502104221)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Natália é psicóloga e trabalha em uma clínica com um neurologista, um terapeuta ocupacional, uma fonoaudióloga, uma enfermeira, uma assistente social e um dentista. Ela domina a arte de trabalhar em equipe com todos tendo visões bem diferentes. A base e o principal fundamento de uma atuação em equipe estão:
		
	 
	na colaboração de diferentes especialidades que apresentam conhecimentos e qualificações distintas.
	
	na competição de diferentes especialidades que apresentam conhecimentos e qualificações distintas.
	
	na competição de especialidades idênticas que apresentam conhecimentos e qualificações semelhantes.
	
	na restrição do atendimento de diferentes especialidades que apresentam conhecimentos e qualificações distintas em um mesmo local.
	
	na colaboração de especialidades idênticas que apresentam conhecimentos e qualificações semelhantes.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201502233843)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Bruna é uma criança que depende de uma cânula de traqueostomia para respirar. Ela se encaixa em um dos padrões para caracterização de:
		
	 
	CRIANES
	
	Maus tratos
	
	Risco ético
	
	Risco materno
	
	Abuso infantil
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201502233852)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A valorização da ciência, a partir essencialmente do século XVIII, produziu muitas mudanças na vida e na rotina das pessoas, independente destas serem ou não diretamente interessadas em ciência. Antes do apogeu positivista da ciência,os hospitais eram locais de:
		
	
	Humanização
	
	Inserção Cultural
	 
	Exclusão social
	
	Inclusão Social
	
	Benefícios sociais variados

Outros materiais