Buscar

Estudo Dirigido - Sistema Urinário

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ESTUDO DIRIGIDO
Sistema urinário e patologias associadas
Cite os órgãos do sistema urinário e suas funções.
Os órgãos urinários compreendem os rins (2), que produzem a urina, os ureteres (2) ou ductos, que transportam a urina para a bexiga (1), onde fica retida por algum tempo, e a uretra (1), através da qual é expelida do corpo.
Descreva a posição correta dos rins no corpo humano.
Estão situados de cada lado da coluna vertebral, na região lombar, ocupando o direito uma posição inferior em relação ao esquerdo
Qual a diferença entre o rim direito e o esquerdo?
O esquerdo é um pouco mais comprido e mais estreito do que o direito, o rim direito normalmente situa-se ligeiramente abaixo do rim esquerdo devido ao grande tamanho do lobo direito do fígado.
Quais estruturas encontramos no hilo renal?
Artéria renal, veia renal, pelve renal, nervos renais, seio renal e vasos linfáticos.
Descreva a anatomia interna dos rins.
Em um corte frontal através do rim, são reveladas duas regiões distintas: uma área avermelhada de textura lisa, chamada córtex renal e uma área marron-avermelhada profunda, denominada medula renal.
Faça um desenho do néfron mostrando e nomeando todos os seus constituintes tubulares.
Quais as funções dos rins?
Regulação da composição iônica do sangue, manutenção da osmolaridade do sangue, regulação do volume sangüíneo, regulação da pressão arterial, regulação do pH do sangue, liberação de hormônios, regulação do nível de glicose no sangue e excreção de resíduos e substâncias estranhas.
Qual a principal função da bexiga?
Funciona como um reservatório temporário para urina.
Quais estruturas formam o trígono da bexiga?
Óstio uretrais esquerdo e direito e óstio da uretra.
Quais as diferenças entre a uretra masculina e a feminina?
Uretra Masculina A uretra masculina estende-se do orifício uretral interno na bexiga urinária até o orifício uretral externa na extremidade do pênis. Apresenta dupla curvatura no estado comum de relaxamento do pênis. É dividida em três porções: a prostática, a membranácea e a esponjosa, cujas as estruturas e relações são essencialmente diferentes. Na uretra masculina existe uma abertura diminuta em forma de fenda, um ducto ejaculatório.
Uretra Feminina É um canal membranoso estreito estendendo-se da bexiga ao orifício externa no vestíbulo. Está colocada dorsalmente à sínfise púbica, incluída na parede anterior da vagina, e de direção oblíqua para baixo e para frente; é levemente curva, com a concavidade dirigida para frente. Seu diâmetro, quando não dilatada, é de cerca de 6mm. Seu orifício externo fica imediatamente na frente da abertura vaginal e cerca de 2,5cm dorsalmente à glande do clitóris. Muitas e pequenas glândulas uretrais abrem-se na uretra. As maiores destas são as glândulas parauretrais, cujos ductos desembocam exatamente dentro do óstio uretral.
Dê um exemplo de patologia associada ao sistema urinário e discorra sobre as causas, mecanismos e sintomas.
Cistite - Acomete, principalmente mulheres, que, por terem a uretra muito curta (quatro centímetros de comprimento), estão mais sujeitas do que o homem a infecções trazidas do exterior. É a inflamação da parte interna da bexiga, cuja mucosa fica irritada e inflamada, provocando dor e necessidade de urinar com frequência. A infecção pode-se espalhar, atingindo os rins através dos ureteres, mas, se tratada a tempo, cura-se facilmente.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes