Buscar

AV1 06 04 2016

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Avaliação: GST0206_AV1_ » POLÍTICA AMBIENTAL GLOBAL      
	Tipo de Avaliação: AV1
	
	Professor:
	KARINA LUCIA GARCIA
	Turma: 9002/AB
	Nota da Prova: 9,0 de 10,0    Nota do Trab.: 0   Nota de Partic.: 1     Data: 06/04/2016 
	
	 1a Questão (Ref.: 720673)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Qual alternativa completa a frase abaixo? Desde o final do século XIX, as questões ligadas à preservação do meio ambiente e os efeitos nocivos da rápida industrialização, principalmente entre os países economicamente mais desenvolvidos, acompanharam o próprio avanço do capitalismo global e as transformações nos meios de produção e consumo. Por um lado tivemos uma postura apreensiva dos governos, seja em prevenir a degradação ambiental ou priorizar a industrialização a qualquer custo, por outro:
		
	
	a agricultura
	
	as universidades
	
	as empresas nucleares
	
	o comércio de animais
	 
	a sociedade civil
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 720683)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A economia clássica e a visão bíblica são orientadas segundo a perspectiva ____________, ou seja, colocam o homem como centro e a Terra como fornecedora ilimitada de recursos. Qual alternativa abaixo completa a frase?
		
	
	neoliberal
	 
	antropocêntrica
	
	uniformitarista
	
	agrícola
	
	geocêntrica
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 625876)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Na década de 1980, a Assembléia Geral das Nações Unidas toma um importante passo rumo a estruturação de um escopo político e acadêmico para a compreensão da questão ambiental, o desenvolvimento e o papel do homem. Se valendo do apoio de grupos ambientalistas e ONGs ligadas ao tema, que prestaram ajuda na construção de um relatório o mais amplo possível e dentro das expectativas dos países dos hemisférios Norte e Sul, em 1988 é publicado um texto, cujas revelações não poderiam mais ser ignoradas pelos governos e que demandavam por uma nova postura política e legislativa. Marque a alternativa que representa este texto
		
	
	Carta da nações
	 
	Nosso futuro comum
	
	Clube de Roma
	
	Limites do crescimento
	
	Agenda 21
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 625848)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Segundo o relatório "Limites do Crescimento" o mundo passava de um processo de crescimento global para equilíbrio global devendo debater novas políticas que corrigissem a degradação provocada no período de rápido crescimento econômico. Nesse sentido, pode-se afirmar que:
		
	
	Para os autores envolvidos, a saída para essa questão não estava plenamente ao alcance dos homens, dependendo apenas de uma decisão política em assumir os custos de uma nova postura econômica frente ao meio ambiente.
	
	Embora lento e de custos altos, esse seria o único caminho rumo a uma mudança que de fato pudesse garantir um futuro harmônico entre o homem, o crescimento econômico e o meio ambiente.
	
	Embora lento e de custos baixos, esse seria o único caminho rumo a uma mudança que de fato pudesse garantir um futuro harmônico entre o homem, o desenvolvimento econômico e o meio ambiente.
	
	A cooperação entre as nações, a conscientização e o planejamento global em busca de um equilíbrio, não seriam os meios viáveis e eficientes na transformação da percepção individual e dos Estados.
	 
	Para os autores envolvidos, a saída para essa questão estava plenamente ao alcance dos homens, dependendo apenas de uma decisão política em assumir os custos de uma nova postura econômica frente ao meio ambiente.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 122193)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Um dos mais importantes nomes quando tratamos dos primeiros debates internacionais sobre o tema ambiental é o de Ignacy Sachs, acadêmico presente na Conferencia Preparatória para a I Conferencia Mundial do Meio Ambiente da ONU e responsável pela indicação da idéia do eco desenvolvimento, que significa:
		
	
	Uma radical abordagem sobre os riscos do desenvolvimento sobre o meio ambiente, apontando, portanto, o fim do capitalismo como única saída para o equilíbrio do planeta.
	
	Um conceito mais tarde compreendido como "desenvolvimento sustentável", e que busca usar dos avanços tecnológicos para a preservação do meio ambiente.
	
	Uma abordagem econômica sobre o meio ambiente, mostrando a relação existente entre democracia, subdesenvolvimento, ecologia e degradação dos recursos naturais.
	 
	Um modo de desenvolvimento compatível com a renovação dos recursos naturais a fim de garanti-los às gerações futuras.
	
	Uma visão resultante dos debates capitalistas sobre desenvolvimento sustentável e a necessidade de frear o consumo predatório das populações de países ricos.
		
	
	
	 6a Questão (Ref.: 234341)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A expansão desenfreada do capitalismo promovendo o crescimento econômico mundial ao longo das décadas de 1950 e 1960 trouxeram à tona uma principal preocupação. Assinale a alternativa que representa esta preocupação:
		
	 
	a sustentabilidade dos recursos naturais e as condições ambientais de vida na Terra num futuro próximo.
	
	a piora no índice de desenvolvimento humano
	
	a melhora da economia mundial para desenvolvimento tecnológico
	
	a disponibilidade de mão de obra qualificada
	
	os investimentos na ciência sem retorno real e imediato
		
	
	
	 7a Questão (Ref.: 122225)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A ideia de desenvolvimento sustentável tem sido cada vez mais discutida junto às questões que se referem ao crescimento econômico, sobretudo por parte dos países pobres cujas populações ainda vivem às margens das condições de consumo dos países ricos. Dessa forma, é CORRETO dizer que:
		
	
	Há uma forte resistência por parte dos países pobres em relação à aplicação do conceito de desenvolvimento sustentável, para eles a medida pode se tornar a legitimação de um obstáculo ao desenvolvimento das nações subdesenvolvidas.
	
	Os países subdesenvolvidos são os únicos que praticam esta ideia de desenvolvimento sustentável, pois, por sua baixa industrialização, preservam melhor o seu meio ambiente do que os países ricos.
	
	Ocorre uma oposição entre desenvolvimento e proteção ao meio ambiente, e, portanto, é inevitável que os riscos ambientais sustentem o crescimento econômico dos povos.
	
	Como colocam os preservacionistas, o meio ambiente é fundamental para a vida humana e, portanto, deve ser intocável.
	 
	Se deve buscar uma forma de progresso socioeconômico que não comprometa o meio ambiente sem que, com isso, deixemos de utilizar os recursos nele disponíveis para a satisfação das necessidades essenciais das gerações atuais e garanta as necessidades futuras.
		
	
	
	 8a Questão (Ref.: 122221)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Através do texto "Nosso Futuro Comum", o conceito de desenvolvimento sustentável é finalmente formalizado e levado ao âmbito global como "saída" para a degradação ambiental, diferente da proposta feita anteriormente pelo Clube de Roma, onde o crescimento zero foi colocado como opção única para interromper a destruição do meio ambiente. Assim sendo, é CORRETO dizer:
		
	 
	Há uma forte influência do pensamento conservacionista na construção conceitual de desenvolvimento sustentável, isso porque aceita-se a necessidade de satisfação das gerações atuais, mas respeitando as demandas das gerações futuras.
	
	Não podemos pensar em desenvolvimento sustentável sem o crescimento econômico dos países pobres, isso porque o requisito básico para o respeito ao meio ambiente é atingir os mesmos níveis de consumo e conforto dos países ricos e desenvolvidos.
	
	Buscando isentar os países pobres de qualquer responsabilidade sobre a degradação ambiental, o conceito de desenvolvimento sustentável se tornou possível apenas aos países degrande desenvolvimento econômico e industrial, cujas tecnologias estão aptas a atuar com menor impacto ambiental.
	
	Segundo o relatório, o conceito de desenvolvimento sustentável é compatível apenas com a realidade econômica e social dos países ricos, pois aos pobres poderia significar um entrave ao desenvolvimento nacional.
	
	Há uma ampla convergência entre o pensamento desenvolvimentista e a formação conceitual de desenvolvimento sustentável, o que pode ser verificado pela continuidade dos antigos processos industriais e de extração de recursos naturais.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 122349)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A dinâmica ambiental e a interação entre o que se entende por "mundo" e "planeta" se expressa pelo comportamento dos elementos da natureza, bem como pelos aspectos sócioeconômicos da sociedade. Sobre esse tema, considere as seguintes afirmações:
I. A relação entre a sociedade e a natureza representa um conjunto fundamental para a compreensão das análises sócioambientais do espaço geográfico;
II. O processo de desmatamento pode ocasionar o rompimento do ciclo biológico natural, por outro lado, tais transformação não recebem influências das atividades humanas;
III. Como agente de transformação nas relações entre os homens e destes com a natureza, a industrialização implicou na urbanização baseada na degradação ambiental, adotando medidas de alto impacto ambiental;
IV. Nos países desenvolvidos o processo de urbanização e industrialização foi acompanhado de uma legislação voltada para a proteção dos recursos naturais, por isso, mesmo nos dias atuais, a emissão de poluentes nessas regiões mais ricas do globo é amplamente menor.
Estão CORRETAS as opções:
		
	
	II e IV
	
	I, III e IV
	
	I e IV
	
	I e II
	 
	I e III
		
	
	
	 10a Questão (Ref.: 122358)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Os debates teóricos sobre a questão ambiental serviram de base importante para a construção de relatórios e para dar respaldo a trabalhos acadêmicos ao longo da segunda parte do séc. XX. A respeito da conservação e da preservação do meio ambiente, foram apresentadas as proposições seguintes:
I. Conservar, ou conservação dos recursos naturais, significa não aproveitar, isto é, guardar ou preservar;
II. A idéia de preservar normalmente implica tombar ou estabelecer um patrimônio cultural-ecológico;
III. A questão ambiental era mais importante, em nível internacional, durante a ordem bipolar, de 1945 a 1991;
IV. A biodiversidade é um assunto que ganhou crescente destaque nas discussões ambientais, a partir da Terceira Revolução Industrial.
Estão CORRETAS as proposições:
		
	
	I, II e IV
	
	II e III
	
	I e III
	 
	II e IV
	 
	I e IV