Buscar

OBJETIVA SOCIOLOGIA ORGANIZACIONAL (FOSS)

Prévia do material em texto

FOSS FOSS FOSS FOSS FOSS FOSS FOSS FOSS FOSS FOSS FOSS FOSS FOSS FOSS FOSS FOSS FOSS FOSS FOSS 
OBJETIVA - CÁTIA LUCIANA FOSS 
Disciplina: Sociologia Organizacional – 2016
Livro: Sociologia Geral – Alessandro Ezequiel Paixão
Questão 1/10
Para a sociologia, as instituições sociais são formas de organização estáveis, baseadas em regras e regulamentos padronizados, que não precisam ser escritos em forma de leis, mas que são socialmente reconhecidos e aceitos. Existem cinco características fundamentais das instituições sociais: exterioridade, objetividade, coercitividade, autoridade moral e historicidade.
Relacione as características das instituições sociais com as suas respectivas definições, reproduzidas na sequência. Em seguida, assinale a alternativa correta:
 
Exterioridade
Coercitividade
Objetividade
Autoridade moral
Historicidade
 
( ) As instituições sociais exercem um poder de coerção sobre os indivíduos, que muitas vezes só se manifesta quando eles vão contra as regras e as normas estabelecidas pela instituição.
( ) Ao longo do tempo, consolidam suas regras, regulamentos e valores, que permanecem mesmo depois de os indivíduos que colaboram na sua elaboração desaparecem.
( ) As instituições sociais possuem uma realidade exterior, encontram-se fora dos indivíduos.
( ) Essa característica refere-se à legitimidade que as instituições sociais têm para aplicar sanções aos indivíduos que infringem suas normas.
( ) As instituições sociais existem de fato na realidade e de determinada maneira, o que informa a maneira “correta” de proceder, segundo a instituição.
	
	A
	3, 4, 1, 5, 2
	
	B
	2, 5, 1, 4, 3
Você acertou!
a sequência correta é 2, 5, 1, 4 e 3. Conforme páginas. (p. 162-163)
	
	C
	5, 1, 2, 4, 3
	
	D
	2, 5, 4, 1, 3
Questão 2/10
Durante a Idade Média europeia, que durou aproximadamente mil anos (do século V ao século XV), os homens utilizavam principalmente a religião e a tradição para explicar e organizar seu mundo.
 
 Como esse período é conhecido?
	
	A
	Idade das Trevas
Você acertou!
Esse período é também conhecido como Idade das Trevas (p. 19)
	
	B
	Idade da Luz
	
	C
	Idade Divina
	
	D
	Idade Tradicionalista
Questão 3/10
O surgimento do sistema de fábricas trouxe toda uma nova organização do trabalho e, consequentemente, da vida social.
 
Analise as alternativas abaixo e assinale a que aponta corretamente uma das consequências do trabalho nas fábricas:
I. Sair de sua casa e de sua oficina e trabalhar quatorze horas numa fábrica sob as ordens e a disciplina fabris representou um novo quadro para o trabalhador.
II. A separação entre a casa e o local de trabalho foi fator de grande importância no processo de racionalização do trabalho.
III. A fábrica tornou-se além de um espaço de acumulação de capital, um local de apropriação do saber e de dominação social.
IV. O trabalho continuou sendo executado do começo ao fim por um só artesão.
 
Marque a alternativa correta:
	
	A
	Apenas as afirmações I, II e III estão corretas.
Você acertou!
apenas as afirmações I, II e III estão corretas. O trabalho, que antes era executado do começo ao fim por um só artesão, foi dividido na fábrica (p. 177).
	
	B
	Apenas as afirmações I e II estão corretas.
	
	C
	Apenas as afirmações I, III e IV estão corretas.
	
	D
	Apenas alternativas I e III estão corretas.
Questão 4/10
Na tentativa de compreender os fenômenos sociais, Weber estabelece uma tipologia das ações sociais. A construção de uma tipologia faz parte de sua metodologia.
 
A respeito da metodologia de Weber é correto afirmar:
	
	A
	Desenvolve uma tipologia das ações sociais que aparece como uma construção teórica para abordar aspectos da realidade.
Você acertou!
A alternativa correta é a que descreve que a metodologia de Weber desenvolve uma tipologia das ações sociais que aparece como uma construção teórica para abordar aspectos da realidade. (p. 120)
	
	B
	A sociologia compreensiva busca apenas o estabelecimento das tipologias, os chamados tipos ideais.
	
	C
	O indivíduo tem pouca importância na metodologia weberiana, já que o objetivo é desenvolver uma sociologia que explique o todo e não as partes.
	
	D
	Os sentidos atribuídos à ação, segundo Weber, são infinitos e, por isso, impossíveis de serem estudados.
Questão 5/10
Um fator de grande importância para a globalização é o desenvolvimento das telecomunicações. Através dos meios de comunicação o mundo fica cada vez mais integrado.
 
 
Analise as opções abaixo e, em seguida, assinale a alternativa relacionada ao conceito de globalização:
	
	A
	Significa que o mundo está se tornando um “mundo complexo”, em que as pessoas, os países e os grupos se tornam cada vez mais dependentes de informações, cada vez mais desconectados
 
	
	B
	Significa que o mundo está se tornando um “mundo sistêmico”, em que as pessoas, os países e os grupos se tornam cada vez mais dependentes da tecnologia, cada vez mais desconectados.
 
	
	C
	Significa que o mundo está se tornando um “mundo fechado”, em que as pessoas, os países e os grupos se tornam cada vez mais egoísta, cada vez mais desconectados.
 
 
	
	D
	Significa que o mundo está se tornando um “mundo único”, em que as pessoas, os países e os grupos se tornam cada vez mais interdependentes, cada vez mais conectados.
Você acertou!
Conforme Giddens (1997), a globalização significa que o mundo está se tornando um “mundo único”, em que as pessoas, os países e os grupos se tornam cada vez mais interdependentes, cada vez mais conectados (p. 191).
Questão 6/10
A obra “A ética protestante e o espírito do capitalismo” relaciona aspectos da religião com o comportamento humano, com o objetivo de compreender o capitalismo.
 
 Quem foi o autor dessa obra?
	
	A
	Max Weber
Você acertou!
Em “A ética protestante e o espírito do capitalismo”, Weber procura relacionar aspectos da religião com o comportamento humano, com o objetivo de compreender o capitalismo. (p. 132)
	
	B
	Auguste Comte
	
	C
	Nicolau Maquiavel
	
	D
	Karl Marx
Questão 7/10
Outro conceito importante de Émile Durkheim é o da consciência coletiva, que constitui num sistema de representações coletivas independente dos indivíduos. Ela é formada pelo conjunto de normas, leis gostos, hábitos, modos de agir, pensar e de sentir, que são coletivos.
A respeito da consciência coletiva é correto afirmar:
	
	A
	A consciência coletiva se refere apenas à reunião das consciências individuais num todo.
	
	B
	A consciência coletiva tem como substrato o indivíduo.
	
	C
	A consciência coletiva determinará o que pode e é aceitável em sociedade, as condutas que devem adotar, o que é permitido; o que é proibido e o que é tido como estranho ou imoral.
Você acertou!
A alternativa correta é a que descreve que a consciência coletiva determinará o que pode e é aceitável em sociedade, as condutas que devem adotar, o que é permitido; o que é proibido e o que é tido como estranho ou imoral. (p. 60)
	
	D
	A consciência coletiva é dada pelas consciências individuais que, por sua vez, determinam um dado meio moral, ou seja, o indivíduo prevalece sobre a sociedade.
Questão 8/10
Émile Durkheim vê a sociedade em um estado de desorganização.  Por isso, a coesão da sociedade é um dos elementos que merecem sua preocupação teórica. Durkheim faz uma distinção entre sociedades tradicionais e sociedades modernas.
A respeito das características das sociedades modernas é correto afirmar:
	
	A
	Há pouca divisão do trabalho e especialização.
	
	B
	A consciência coletiva é forte.
	
	C
	Existe baixa densidade populacional.
	
	D
	Os indivíduos são mais diferenciados.
Você acertou!
A alternativa correta é a que descreve que os indivíduos são mais diferenciados, pois nas sociedades em que existe uma grande divisão do trabalho, prevalece a solidariedade orgânica, baseada na diferenciação dos indivíduos. (p. 64)Questão 9/10
Uma das preocupações de centrais de Émile Durkheim está em delimitar o campo da sociologia de maneira clara. Ele começou pela definição de seu objeto - o fato social. A respeito dos fatos sociais na percepção de Durkheim é correto afirmar:
 
I. Os fatos sociais são o objeto de estudo da sociologia. São maneiras de agir, de sentir, de pensar, de compreender, de interpretar, impostas aos indivíduos pela sociedade.
II. Os fatos sociais são idênticos aos fatos estudados em outras ciências por terem origem na natureza.
III. A sociedade aparece como um conjunto de leis, normas, ações, pensamentos e sentimentos que tem a sua existência determinada não pelas consciências individuais, mas fora delas, no meio social.
IV. A sociedade é um meio interior e dependente dos indivíduos e é nesse meio que se encontram os fatos sociais.
V. Os fatos sociais têm três características básicas que permitem sua identificação na realidade: a exterioridade, a coercitividade e a generalidade/coletividade.
 
ANALISE AS ALTERNATIVAS ABAIXO E ASSINALE A CORRETA:
	
	A
	I, II e III
	
	B
	I, III e V
Você acertou!
as afirmações I, III e V estão corretas. A afirmação II é falsa porque os fatos sociais são diferentes dos fatos estudados em outras ciências  por terem origem na sociedade. (p. 57) A afirmação IV também é falsa porque s sociedade é um meio exterior e independente. (p. 57)
	
	C
	II, IV e V
	
	D
	II, III e V
Questão 10/10
As transformações ocasionadas pela Revolução Industrial - industrializações, crescimento das cidades, êxodo rural - propiciaram o surgimento de uma nova classe social, urbana e intimamente ligada à industrialização. Essa classe era constituída por um enorme número de trabalhadores assalariados das novas indústrias nas cidades.
Como se chamou essa nova classe?
	
	A
	Burguesia
	
	B
	Proletariado
Você acertou!
Segundo Paixão (2010, p. 30) essa classe chamava-se proletariado.
	
	C
	Nobreza
	
	D
	Empresários
FOSS FOSS FOSS FOSS FOSS FOSS FOSS FOSS FOSS FOSS FOSS FOSS FOSS FOSS FOSS FOSS FOSS FOSS FOSS

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes