Buscar

Farmadietista - Interação Farmacocinética CIMETIDINA X VARFARINA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Interação da Cimetidina X Varfarina
Cimetidina: é medicamento que reduz a acidez do estomago, sendo aplicado para tratar úlceras no estômago e no intestino. Cuja diminuição da acidez, alcance da remissão e prevenção de recidivas gerem benefícios relacionados ao alívio de sintomas. Este medicamento pode acarretar em aumento da atividade de certas drogas através da inibição de mecanismos enzimáticos do fígado,
Varfarina: é um fármaco anticoagulante, usado na prevenção primária e secundária do tromboembolismo venoso. Impendindo a ação da vitamina K (substancia indispensável para a síntese hepática de vários fatores de coagulação). Os anticoagulantes são utilizados na prevenção do embolismo sistêmico em pacientes com doença valvular cardíaca.
Interação da cimetidina x Varfarina
A cimetidina pode conduzir a um aumento do efeito anticoagulante de varfarina. O mecanismo da interação baseia-se na inibição de enzimas microssomais. A biotransformação dos anticoagulantes (varfarina) é inibida pela cimetidina, o que já NÃO acontece com a Ranitidina. A concentração de varfarina no plasma é aumentada.
A varfarina, assim como outros anticoagulantes cumarínicos, atuam bloqueando a redução do epóxido de vitamina K, impedindo o processo de reutilização da vitamina. 
Cimetidina + Varfarina: Apresentam interação farmacocinética. 
Referências
Medicinanet. <http://www.medicinanet.com.br/bula/1405/cimetidina.htm>

Outros materiais