Buscar

ATIVIDADE de pedologia

Prévia do material em texto

ATIVIDADE 
ALUNA:_TAYNARA MICHELLE DA SILVA COSTA 
_____________________________________________________________________
1) Avalie a importância dos agentes cimentantes na estruturação do solo?
R: Os agentes cimentantes interligam partículas primárias do solo que se juntam através da atuação de micro-organismos do solo, exsudatos de raízes de plantas e pela própria matéria orgânica do solo (chamados agentes agregantes do solo), formando, dessa forma, pequenas estruturas responsáveis pela proteção do carbono do solo e manutenção de uma estrutura ideal para o desenvolvimento das plantas. Os agentes Cimentantes podem ser argila, matéria orgânica, sesquióxidos de ferro e alumínio, micélios de fungos e actimicetos, polissacáridos e dejetos de minhocas, os agregados de solos com alto teor de MO são muito mais estáveis, pois eles mantêm sua estabilidade e os com baixo teor de MO, se desfazem quando umedecidos.
dois) Qual a importância da estabilidade dos agregados do solo?
R: A agregação indica a condição do solo ou sua habilidade em relação à entrada e saída de ar, infiltração da agua, retenção de água e de nutrientes, e o desenvolvimento de raízes. A estabilidade dos agregados é o que indica a resistência do solo, faz com que o solo seja resistente a pressão mecânica ao trafego de maquinas e a erosão.
3) Quais são as partículas que constituem os agregados? Caracterize cada uma delas?
R: As partículas que constituem o agregado são areia, silte e argila. A textura ou granulometria refere-se à proporção de argila, silte e areia do solo. Dessas frações, a argila é a que possui maior superfície específica e é de natureza coloidal com alta retenção de cátions e adsorção de fósforo, ela tem o tamanho menor que 0,002 mm, este tamanho de partícula faz com que o mineral seja responsável pela pegajosidade que é a propriedade que o solo tem de aderir a outros objetos, quando molhado e homogeneizado. A fração argila representa a maior parte da fase sólida do solo e é constituída de uma gama variada de minerais (minerais de argila) que apresentam cargas elétricas negativas responsáveis pela capacidade de troca de cátions. O silte geralmente não é elevado exceto para a maioria dos Cambissolos. Os solos arenosos apresentam menor disponibilidade de água ao longo do perfil, mas não significa que os solos argilosos ou muito argilosos possuem a maior disponibilidade hídrica. Pois, os Latossolos ácricos possuem elevado teor de argila e é muito ressecado por causa da forte microagregação da argila, que é consequência do elevado grau de floculação dessa fração, seu tamanho varia de 0,005 a 0,002 mm e não são visíveis a olho nu. A areia é a mais conhecida por sua exposição à massa do solo, e possível ver a olho nu, seu tamanho varia de 2,0 a 5,0 mm e é responsável pelo aspecto áspero do solo.
4) O que pode provocar o fendilhamento da superfície do topo do solo? Considere as constituintes partículas?
R: fendilhamento são rachaduras que ocorrem quando o solo perde umidade, muito comum nos vertissolos e cambissolos. Que pode ser causado através do soerguimento ou por erosão, que provoca expansão e consequente fendilhamento

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes