Buscar

APOL Gerencia de Serviços 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Disciplina(s):
Gerência de Produtos
Gerência de Serviços
	Data de início:
	19/04/2016 20:01
	Prazo máximo entrega:
	- 
	Data de entrega:
	21/04/2016 21:46
Questão 1/5
Serviço é uma atividade ou o conjunto de atividades através da qual pretendemos que um produto, ou conjunto de produtos, satisfaça as necessidades, desejos e/ou expectativas do cliente/consumidor. Para que esse serviço tenha êxito, ele necessita do suporte de alguns itens fundamentais como: valores da marca; imagem da organização; parcerias e/ou alianças que a organização constrói; rapidez de resposta; flexibilidade; fornecedores de baixo custo e operação com base de ativos reduzida. Com base nesse contexto, assinale a alternativa que descreve, corretamente, o item fundamental para o êxito dos serviços: operação com base de ativos reduzida.
	
	A
	Quando a organização consegue reagir rapidamente às mudanças nas demandas dos clientes.
	
	B
	Quando a organização consegue adaptar-se às mudanças comportamentais dos seus clientes/consumidores.
	
	C
	Para que a organização consiga repassar os benefícios decorrentes dos baixos custos para os preços praticados aos clientes/consumidores.
	
	D
	Se a organização consegue operar com poucos ativos, sua possibilidade de se diferenciar no quesito preço é bastante elevada.
Operação com base de ativos reduzida – se a organização consegue operar com poucos ativos, sua possibilidade de se diferenciar no quesito preço é bastante elevada. Razzolini Filho, Edelvino. Gerência de serviços para a gestão comercial: um enfoque prático. Curitiba: Ibpex, 2010. p. 25.
Questão 2/5
Antes de qualquer outro tema, é importante destacarmos que as organizações devem oferecer aos seus clientes/consumidores o mais alto nível de serviço possível, operando, ao mesmo tempo, com os menores custos totais possíveis. É importante frisarmos tal informação, uma vez que é praticamente impossível aumentarmos o nível de serviços sem incorrermos em aumento de custos. Com base nesse contexto, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, o conceito de serviço.
	
	A
	É a parte do processo da cadeia de suprimentos que planeja, implementa e controla o fluxo e armazenamento, a jusante e reverso, eficientes e eficazes dos bens e serviços, bem como as informações relacionadas, desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o propósito de atender às exigências dos clientes.
	
	B
	É a integração dos diversos processos de negócios e organizações, desde o usuário final até os fornecedores originais, que proporcionam os produtos, serviços e informações que agregam valor para o cliente.
	
	C
	Uma série de atividades de natureza mais ou menos intangível que normalmente, mas não necessariamente, ocorrem em interações que acontecem entre consumidores e empregados de serviços e/ou recursos físicos ou bens e/ou sistemas do fornecedor do serviço, que são oferecidos como soluções para os problemas do consumidor.
Gronroos (1990, p. 27) entende serviços como uma série de atividades de natureza mais ou menos intangível que normalmente, mas não necessariamente, ocorrem em interações que acontecem entre consumidores e empregados de serviços e/ou recursos físicos ou bens e/ou sistemas do fornecedor do serviço, que são oferecidos como soluções para os problemas do consumidor. Razzolini Filho, Edelvino. Gerência de serviços para a gestão comercial: um enfoque prático. Curitiba: Ibpex, 2010. p. 29.
	
	D
	É um conjunto de atributos que lhe caracterizam e definem sua configuração sob a ótica do consumidor ou usuário. Ou seja, um produto apresenta tantos componentes tangíveis (palpáveis) quanto componentes intangíveis.
Questão 3/5
São muitas as atividades inerentes a um cargo de gerência. Assim, ele precisa manter contato com as demais áreas funcionais da organização, uma vez que a área de pesquisa de marketing oferece os resultados de pesquisa e estudos de mercado com os quais o gerente de produtos poderá aprofundar a acurácia dos seus conhecimentos sobre o cliente. A área de vendas, por sua vez, fornece-lhe informações sobre as vendas por áreas geográficas, pontos de vendas e tipos de clientes. As áreas de comunicação e de promoção de vendas reforçam as informações com dados sobre as mídias utilizadas e os impactos ambientais. Ou seja, no contato com as diferentes áreas funcionais, o gerente de produtos desenvolve atividades específicas inerentes ao cargo. Com base nessas informações, assinale a alternativa que apresenta uma das principais atribuições do gerente de produtos nas organizações.
	
	A
	O planejamento de produtos.
Você acertou!
As principais responsabilidades do gerente de produtos se relacionam com a elaboração de planos para o produto, sua execução e acompanhamento. Cap.1 (p. 28)
	
	B
	A venda de produtos.
	
	C
	A troca de produtos.
	
	D
	O planejamento de marketing.
Questão 4/5
Para compreendermos o que são serviços, precisamos entender que um serviço é algo que somente pode ser avaliado com a participação de quem o recebe. Em outras palavras, o serviço exige a participação do cliente/consumidor. Com base nesse contexto, assinale a alternativa que descreve, corretamente, o item fundamental para o êxito dos serviços: valores da marca.
	
	A
	São todos os atributos que o cliente confere à marca (sua experiência pessoal em relação à marca).
Valores da marca – são todos os atributos que o cliente confere à marca (sua experiência pessoal em relação à marca). Imagem da organização - é construída ao longo do tempo pela relação que a organização consegue estabelecer com o cliente. Parcerias e/ou alianças que a organização constrói - são criadas ao longo da sua cadeia de suprimentos e dos canais de distribuição, com os quais os clientes/consumidores mantêm contato. Rapidez de resposta - ocorre quando a organização consegue reagir rapidamente às mudanças nas demandas dos clientes. Razzolini Filho, Edelvino. Gerência de serviços para a gestão comercial: um enfoque prático. Curitiba: Ibpex, 2010. p. 25.
	
	B
	É construída ao longo do tempo pela relação que a organização consegue estabelecer com o cliente.
	
	C
	São criadas ao longo da sua cadeia de suprimentos e dos canais de distribuição, com os quais os clientes/consumidores mantêm contato.
	
	D
	Ocorre quando a organização consegue reagir rapidamente às mudanças nas demandas dos clientes.
Questão 5/5
Para esclarecermos as questões inerentes ao produto, faz-se necessário compreender, ainda, o que é gerência de produtos e as atividades do profissional responsável por cuidar do produto ao longo de sua existência. Com base nos conceitos estudados sobre Produto e Gerência de Produto, assinale a alternativa que apresenta outra forma de chamarmos o Gerente de Produtos em algumas organizações.
	
	A
	Gerente de recursos humanos.
	
	B
	Gerente de produção.
	
	C
	Gerente de mercado.

Outros materiais