Buscar

PROVA DISCURSIVA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

NOTA 92
Questão 1/5
Discutir a organização escolar compreende uma profunda análise da função da escola nos dias de hoje. Perceber o papel dessa instituição nos contextos da sociedade pressupõem o entendimento do que queremos da educação e aonde queremos chegar como sociedade. GROCHOSKA, Marcia Andreia. Organização Escolar: perspectivas e enfoques. Curitiba: Ibpex, 2011 p 20.
 
Com base no texto apresentado acima, nos conteúdos abordados nas teleaulas e no livro da disciplina, aponte pelo menos cinco atribuições competentes ao pedagogo na escola.
Nota: 16.0
	O pedagogo da escola deve responsabilizar-se pelas atividades pedagógicas, didáticas e curriculares da instituição de ensino, priorizando a qualidade do processo ensino-aprendizagem; propor estratégias de diagnóstico e debate para elaboração de projetos, planos e do PPP com toda a comunidade escolar; subsidiar os professores na execução da proposta curricular, planos de aula, metodologias, práticas de avaliação e de gestão escolar, assim como orientação dos processos de ensino-aprendizagem e demais dificuldades, adotando também medidas pedagógicas preventivas; coordenar reuniões de pais, professores e outras instâncias colegiadas; criar turmas, encaminhar professores, propor os horários das aulas, coordenar o conselho de classe; promover a formação continuada dos profissionais da instituição; propor atividades de diferentes cunhos para os pais e comunidade externa e interna; acompanhar o processo de avaliação da aprendizagem; acompanhar e propor estratégias de avaliação institucional, prevendo a melhoria da instituição de ensino (p. 35).
 
Resposta:Auxiliar a coordenação da escola no que se refere aos alunos. Auxiliar na elaboração do PPP e atua como articulador do mesmo. Fazer o "meio de campo" entre professor e aluno quando de divergências entre eles. Acompanhe e auxiliar pedagogicamente o professor. Estar em contato com os pais através de reuniões ou mesmo individualmente para auxiliar os alunos para uma melhor aprendizagem. 
Questão 2/5
Examinando todo contexto já estudado em relação a surdez, explique por que motivo a aprendizagem da língua portuguesa (escrita) também é importante mesmo que o surdo já possua o domínio da língua de sinais.
Nota: 20.0
	Espera-se que o aluno faça a inerência sobre todo o contexto social no qual esta inserido o surdo (nesse caso no Brasil) e que precisa então aprender o português escrito. Ele será necessário no contexto do mundo do trabalho, na compra de uma casa, na compreensão de um contrato de aluguel, etc.
 
Texto 1: As Primeiras Aprendizagens da Criança Surda
Páginas 38 e 39.
Resposta:É importante porque além de o mesmo estar inserido em sua comunidade de "surdos" ele também estará inserido na comunidade dos ditos "normais". Na sociedade atual infelizmente não é comum encontrar pessoas que se comuniquem com os surdos através da linguagem de sinais (LIBRAS) e para que esta comunicação flua dentro do razoável a escrita em muitos casos torna-se a forma mais importante de interação entre surdos e não-surdos.
Questão 3/5
Leia o texto a seguir:
 
“A língua de sinais e a língua falada exibem também diferenças interessantes em relação à maneira como são produzidas e percebidas. Enquanto os articuladores manuais movem-se em um espaço tridimensional transparente, os articuladores da fala são invisíveis[...] A articulação diferenciada e as características perceptuais das modalidades gesto-visual e oral-auditiva levantam a possibilidade de que as duas modalidades de língua podem apresentar restrições diferentes a aprendizes, e podem oferecer estratégias diferentes para os mesmos.”
QUADROS, Ronice Muller de; VASCONCELLOS, Maria Lúcia Barbosa de; (Org.). Questões Teóricas das Pesquisas em Línguas de Sinais. Rio de Janeiro; Editora Arara Azul, 2008. Pg. 219.
 
Os textos estudados nos mostram que não há diferença em relação a parte cognitiva do aprendizado da língua por crianças surdas ou ouvintes, mas devido a serem de modalidades distintas o input linguístico ocorre também por vias diferentes. Descreva as diferenças nas interações emocionais da criança/bebê que ouve e da criança/bebê surdo destacando a importância desta relação no desenvolvimento destes.
Nota: 20.0
	Espera-se que o aluno descreva as relações e destaque que sem estes ocorre uma defasagem tanto na parte da aprendizagem quanto na interação e socialização destes.
Texto 1: As primeiras aprendizagens da criança surda
Páginas 54.
Acredita-se, assim, que as primeiras interações da criança surda com o adulto conduzem às mesmas aprendizagens desde que ocorram em outras modalidades que não a auditiva, apenas. Ao fazer um paralelo entre a criança ouvinte e a criança surda, Couto (s.d., p. 14) diz que não ouvir os sons, principalmente os da voz humana “demonstra as principais limitações a que a última está sujeita”. Segundo ela, as crianças ouvintes compreendem “situações e sinais que antecedem a compreensão da linguagem.”; “ouvem a voz da mãe” e mesmo não a vendo “ouve-lhe a voz, os passos e ruídos que marcam sua presença pela casa”, (idem, p. 15). Todavia, essa autora diz que a criança surda “compreende os mesmos sinais, exceto os sonoros”; “não ouve a voz materna, percebendo, apenas, sua expressão fisionômica”; “não vendo a mãe, sente-se só, pois também não a ouve” (ibidem, p. 16).
Resposta:A criança/bebê surdo desenvolve sua capacidade de interação através da visão, ele é uma criança bem mais observadora quanto a forma, cores, luz, movimentos. A criança/bebê que ouve desenvolve em conjunto com a visão a audição porém não de uma forma tão aguçada quanto a criança surda.
Questão 4/5
A ação do pedagogo na escola se justifica na medida em que ele atua não apenas no ato de acompanhar e controlar o trabalho dos professores, mas acima de tudo, como o articulador no projeto político pedagógico. Nesse último processo, ele organiza o trabalho no espaço mais amplo da escola e contribui, desta forma, para a construção de um trabalho coletivo com significação para o processo ensino-aprendizagem.
 BARTNIK, Helena Leomir de Souza. Gestão Educacional. Curitiba:Intersaberes, 2012 (p.54) 
 
Com base no texto apresentado acima, nos conteúdos abordados nas teleaulas e no livro da disciplina, descreva a função do pedagogo na instituição de ensino.
 
Nota: 16.0
	O papel do pedagogo consiste em: coordenar reuniões de pais, professores e outras instâncias. Criar turmas, encaminhar professores, propor horários das aulas, coordenar o conselho de classe. O pedagogo deverá planejar, gerir, avaliar, coordenar e acompanhar o trabalho pedagógico, porém não fará o trabalho do docente, ministrando aulas (p. 35-36)
Resposta:Além dele ser um dos grandes responsáveis pela implantação do PPP é ele o grande responsável pela "harmonização" da escola, ele atua como agente facilitador entre educandos, educadores e direção. Ele é um observador dos acontecimentos que no momento necessário entra como mediador de situações adversas. Ele é a pessoa disponível a escutar e agir nas dificuldades quanto ao funcionamento de toda a escola. 
Questão 5/5
A gestão escolar é uma prática eminentemente política e, como tal, envolve poder. Segundo a concepção de Marx Weber, ter poder é uma capacidade que um grupo tem de fazer prevalecer suas ideias frente aos demais grupos. Numa concepção mais humanista, a política é a capacidade humana de agir em conjunto para construir uma vontade comum. Na escola ambas concepções  convivem e delimitam o fazer da gestão escolar, levando-a para um rumo autoritário ou democrático, ao mesmo tempo em que, a partir do conhecimento dessas concepções, podemos avaliar o caráter da gestão de determinada escola.
MELLO, Alessandro de. Relação escola comunidade. Curitiba: Intersaberes, 2012 (p.151)  
 
Com base no texto apresentado acima, nos conteúdos abordados nas teleaulas e no livro da disciplina, descreva os conceitos e definições de gestão escolar.
Nota: 20.0
	Gestão significa, portanto, produzir, ou ações, ou contextos,ou encaminhamentos, não de forma isolada, sem interações. Gestão é administração, é tomada de decisão, é organização, é direção. Relaciona-se com a atividade de impulsionar uma organização a atingir seus objetivos, cumprir sua função, desempenhar o seu papel. (p.88)

Outros materiais