Buscar

Planejamento da Carreira e Sucesso Profissional AV2

Prévia do material em texto

1 - Qual alternativa abaixo preenche adequadamente as lacunas no texto? Grande parte dos alunos brasileiros possuem ___________ nos conhecimentos considerados adequados para suas idades de acordo com os organismos internacionais. O percentual de alunos que concluem o ensino __________ com conhecimentos adequados em Matemática é menor que 20%.
R: defasagem / fundamental.
1.1 - No conteúdo apresentado na disciplina, ao se perguntar ao aluno se ele estava preparado para o ensino superior, sua resposta levou em conta mais seus sentimentos e opiniões e menos os dados estatísticos disponibilizados pelos órgãos de acompanhamento da Educação Brasileira. Porém, que informação foi apresentada aos alunos quanto ao estado atual do desempenho escolar brasileiro?
R: Ao final do Ensino Fundamental, o percentual de alunos com conhecimentos adequados de matemática é de 17% e de português 27%, com base no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), o que nos mostra que os jovens sabem menos do que deveriam.
1.2 - É percebido um exponencial aumento de ingressantes no ensino superior em nosso país. Cada vez mais a população tem se movimentado em busca de uma qualificação profissional e acadêmica. Em seu entendimento e percepção, este fato tem ocorrido em resposta as dinâmicas organizacionais. Com base na narrativa acima, assinale a única questão que NÃO atende ao enunciado:
R: A atualidade gera necessidade de atualização, mas não de profissionalização
1.3 - São exemplos de financiamentos:
R: Fies, casa própria, compra de carros.
2 – Um dos problemas mais comentados em termos de Educação no Brasil refere-se à carência de qualidade da Educação Básica, em especial do Ensino Médio.
I- 39 é a colocação do Brasil no ranking que avalia o nível da educação em 40 países, de acordo com pesquisa realizada pela Pearson Internacional em 2012.
PORQUE II
II- Ao final do Ensino Fundamental, o percentual de alunos com conhecimento considerado adequado é de apenas 17% no caso de Matemática e de 27% em Língua Portuguesa. 
R: As afirmativas I e II são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
2.2 - De acordo com o que estudamos na primeira aula, o Índice de Desenvolvimento na Educação Básica no Brasil, aponta para uma deficiência significativa no aprendizado dos alunos, ao final do ensino fundamental. Assinale a resposta que indica, corretamente, quais as duas disciplinas que aparecem como principais deficiências, complementando o enunciado desta questão:
R: Português e Matemática
2.3 - Os cursos stricto sensu são cursos voltados à formação científica e acadêmica e também ligados à pesquisa. Existem nos níveis de: ____________ e ____________. O primeiro dura entre dois a dois anos e meio, durante os quais o aluno desenvolve uma pesquisa e cursa as disciplinas relativas ao tema pesquisado. O segundo tem duração média de quatro anos, para o cumprimento das disciplinas, realização da pesquisa e para a elaboração de uma tese.
R: mestrado e doutorado.
3 - Em referência à carência de qualidade da educação básica, em especial do ensino médio assinale a resposta correta.
R: Segundo o IDEB, ao final do Ensino Fundamental, o percentual de alunos com conhecimento considerado adequado é de apenas 17% no caso de Matemática e de 27% em Língua Portuguesa.
3.1 - Podemos concluir que a Educação é
R: O principal desafio econômico do Brasil;
 4 - Aristóteles, filósofo grego, na obra "Ética a Nicômaco" ensina que a virtude decorre do hábito de ações virtuosas. Partindo desta premissa e do que aprendeu sobre o Modelo de Ensino Superior da Estácio, é possível afirmar que:
R: o estudo constante e reiterado leva ao hábito de estudo que forma um bom estudante.
4.1 - Quanto ao ambiente universitário, leia as assertivas a seguir e assinale a alternativas correta: 
I - As disciplinas eletivas são assim chamadas porque o estudante pode escolher qual(is) deseja cursar. 
II - Componente curricular é disciplina obrigatória determinada pelo MEC que deverá compor a matriz curricular. 
III - O Estágio Curricular Supervisionado visa a articulação entre a teoria e a prática, essencial para a formação profissional. A carga horária mínima do estágio varia de curso para curso.
R: Todas as assertivas estão corretas.
4.2 - Ao concluir um curso de pós graduação lato sensu, o aluno obterá o título de :
R: Especialista.
5 - As Instituições de Ensino Superior podem ser classificadas em Universidades, Centros Universitários e Faculdades. Das questões enumeradas abaixo, assinale a alternativa correta:
R: Somente as respostas I e II estão corretas.
5.2 - Na atualidade, o desenvolvimento de uma rede social se tornou quase que uma obrigatoriedade. Na Universidade encontramos a oportunidade de expandir nossa rede social mesmo que online. Das alternativas a seguir assinale a única alternativa que não constitui numa razão para se estabelecer essa rede:
R: A construção da rede criará uma série de oportunidade de lazer e diversão.
6 - Tendo como base a análise do ensino superior, assinale a afirmativa que NÃO corresponde a associação conceito versus definição.
R: Os cursos stricto sensu são cursos voltados à formação científica e acadêmica e também ligados à pesquisa. Existem nos níveis: Bacharelado e Licenciatura.
6.1 - A educação brasileira é regulamentada pelo Governo Federal, através do Ministério da Educação (MEC), que define os princípios orientadores da organização de programas educacionais e possui três níveis: Fundamental, Médio e Superior. Em relação ao Ensino Superior brasileiro, NÃO podemos afirmar que (assinale a única alternativa errada):
R: É obrigatório para todos os cursos ofertados pelo Ensino superior, sem nenhuma distinção, o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), Estágio curricular obrigatório e 100 horas de Atividades Acadêmicas Complementares, conforme solicita o Ministério da Educação.
7 - O estágio como método de ensino superior no Brasil tem por finalidade ser:
R: Uma forma do aluno aplicar o seu conhecimento teórico na prática.
7.1 - Rodrigo consegue estudar melhor por meio de recursos como vídeos, fluxos, mapas e diagramas. Sendo assim, ele consegue aprender, com base nestes recursos. Faz resumos, sublinha textos, destaca palavras, faz anotações, mostrando um estilo de aprendizagem relacionado ao tipo predominante de inteligência:
R: visual.
7.2 - No texto do material didático intitulado Palavras "mágicas", temos a narrativa:
Algumas pequenas palavras e expressões possuem uma força incrível. Dizer "bom-dia", "por favor", "obrigado(a)", "com licença" faz a diferença. Pratique esse hábito!
O texto chama atenção para a necessária educação que deve fazer parte de nosso cotidiano, viabilizando inclusive novas oportunidades em decorrência deste aspecto comportamental. 
 Diante desta afirmação, assinale a única questão que NÃO atende a proposta do enunciado:
R: A educação não gera nenhuma diferença, seja profissional ou pessoalmente
8 - Uma estudante do curso de Logística questiona se é possível aprender nas redes sociais. Dentro desta perspectiva, descobriu que a aprendizagem irá ocorrer:
I - por meio da construção coletiva do conhecimento, pela colaboração, compartilhamento e troca de experiências. 
II - com a criação de grupos e oportunidades de discussões.
III - com a utilização de links (vídeos, artigos, pesquisas) e ferramentas de comunicação.
IV - por um processo de apropriação de conteúdos produzidos por outras pessoas e disponibilizados na rede, e por esta razão, desobrigando a identificação das fontes de consulta. 
Analisando todos os itens, está correto o que se afirma em:
R: I, II e III, somente.
8.1 - Dentro do estudo das inteligências múltiplas, qual a inteligência que evidencia capacidade de reconhecer os próprios sentimentos e discriminar entre eles para orientar o comportamento, conhecer as próprias forças e fraquezas?
R: Intrapessoal.
8.2 - No estudo das inteligências múltiplas, se uma pessoa tem a necessidade de estudar fazendo resumos, anotações, sublinhando partes de um texto, entãoo tipo de inteligência dela é:
R: Visual.
9 - Alguns estudos que envolvem o comportamento das pessoas tentam construir um perfil de um profissional adequado. No caso da atividade acadêmica, a pergunta é: existe o estudante ideal? Das forças e fraquezas que cada estudante possui, marque o item que mais está relacionado as qualidades que um aluno universitário deve ter ao longo da sua caminhada acadêmica:
R: Gostar de desafios, ser organizado e interessado.
9.1 - A Universidade Estácio de Sá desenvolve um modelo de ensino superior que não pode ser interpretado apenas como um acúmulo de conteúdo teórico, pois há várias atividades acadêmicas que fazem parte do Projeto Pedagógico de cada curso e que também são determinadas nas diretrizes curriculares do MEC. Uma dessas atividades, pode ocorrer fora do ambiente acadêmico e incluem a prática de estudos, pesquisas, atividades independentes, transversais, opcionais, de interdisciplinaridade etc. Estamos nos referindo a que tipo de atividade?
R: Atividades Complementares.
10 - Podemos considerar receitas brutas:
 R: Entradas de recursos sem descontos. 
10.1 - Considere o seguinte orçamento simplificado: (O DA TABELA)
Buscando uma estratégia de benefícios a longo prazo, qual seria o grupo de despesa a ser reduzido para equilibrar o orçamento?
R: Lazer / reduzir os gastos com plano de saúde / Aplicação do saldo em investimento seguro e/ou a utilização em educação.
11 - Planejamento Financeiro ______________________, bem como manter controle sobre o seu destino financeiro. Com base no seu planejamento, você terá condições de realizar investimentos e captar recursos dentro de uma necessidade de construção de riquezas, e não um endividamento sem saúde financeira. Qual das afirmativa abaixo pode complementar este enunciado?
R: é preparar-se para o futuro.
11.1 - Podemos afirmar que a grande maioria dos agentes econômicos (pessoas físicas e jurídicas) pratica a administração financeira. Os recursos obtidos através de instituições financeiras com destino definido é o conceito de :
R: Financiamento
11.2 - Identifique o item que não condiz com uma carreira profissional bem-sucedida:
R: Inabilidade para trabalhar em equipe
12 - Com o incentivo governamental ao crédito, pode-se afirmar que ocorreu um grande endividamento na sociedade brasileira. Defina endividamento:
R: Capacidade de contrair dívidas. o que nem sempre é negativo.
12.1 - Recursos obtidos em instituições financeiras com destino definido, como compra de imóvel ou automóvel são chamados de:
R: Financiamentos
12.2 - O dia deveria ter 30 horas." "Somos prisioneiros do tempo." "Tenho que matar um leão por dia." As frases acima expressam a nossa preocupação com o tempo. Em relação à administração do tempo, podemos afirmar que:
I- Administrar o tempo requer a capacidade de estabelecer prioridades. 
PORQUE
II- Administrar o tempo é uma forma racional e sistemática de uso do tempo, aumentando a eficiência e eficácia na vida pessoal e profissional. 
R: As afirmativas I e II são verdadeiras e a segunda NÃO justifica a primeira
13 - Quando um investidor disponibiliza seus recursos financeiros em troca de taxa de juros, espera que haja retorno do investimento. Isso implica que:
R: a taxa de retorno supere a inflação e ainda sobre dinheiro;
13.1 - Existem vários tipos de investidores, aquele que arrisca um pouco mais, mas também considera fortemente o risco e não costuma ousar. Costuma diversificar sua carteira de investimento, geralmente aplicando em fundos mistos, ações conservadoras, fundos de renda fixa e poupança.
R: Investidor Moderado.
13.2 - A Gestão financeira pessoal é a metodologia pelo qual o indivíduo administra recursos, buscando a otimização destes através da maximização das receitas e minimização dos gastos.
Tendo como base a definição acima, como podemos definir financiamento?
R: São recursos obtidos em instituições financeiras, com destino definido, como compra de imóvel, veículo, etc.
14 - Chama-se a administração de recursos de terceiros para aquisição de um bem específico, sem cobrança de juros, mas, com a cobrança uma taxa de administração:
R: Consórcio.
14.1 - Na posição de tomador de recursos, podemos afirmar que o indivíduo está com:
R: Escassez de recursos.
14.2 - Através do orçamento temos como perceber qual(is) gasto(s) está(ão) consumindo a maior parte da receita, ou seja, diminuindo a sobra de recursos financeiros. Com o orçamento pronto, você estará com a transparência necessária da sua vida financeira para decidir melhor sofre o seu futuro. - No planejamento financeiro é preciso analisar o saldo entre receita líquida e gastos para saber em que condições se encontra o fluxo de caixa. Sobre este tema analise as alternativas relacionadas abaixo e assinale a EQUIVOCADA:
R: INVESTIDOR - saldo negativo - Dificuldade para honrar compromissos - Aumento de receita (trabalhar mais) - Sacrifícios presentes para benefícios futuros.
15 - O CDI (Certificado de Deposito Interbancário) é o custo do financiamento:
R: Das instituições financeiras.
15.1 - Considerando que o investidor típico é aquele cuja renda é maior que seu consumo/gastos, sobrando recursos para serem aplicados. Assinale a resposta correta em relação à classificação do perfil de investidor.
R: O investidor agressivo ou arrojado não tem medo de investir em papeis de alto risco, buscando a maior rentabilidade no menor espaço de tempo.).
15.2 - O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa do Ministério da Educação (MEC) destinado à concessão de financiamento a estudantes apenas na seguinte condição:
R: Matriculados em cursos superiores presenciais não gratuitos e com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC.
16 - A exigência do mercado contemporâneo é cada vez maior e a necessidade no aprimoramento é crucial para o sucesso na carreira profissional. O relacionamento interpessoal no trabalho, a capacidade na resolução de problemas e o domínio das ferramentas tecnológicas são fatores decisivos para a permanência em qualquer emprego. Assinale a alternativa que expresse respectivamente estes três fatores.
R: Competência relacional, competência intelectual e competência técnica.
16.1 - A qualidade da comunicação afeta diretamente os resultados de uma organização, pois é através dela que a estratégia corporativa é disseminada. Quando não há uma comunicação eficiente e eficaz temos como consequência, EXCETO:
R: Alta produtividade e motivação de empregados.
17 - A palavra COMPETÊNCIA denota a capacidade de realizar algo de modo satisfatório ou o mesmo que comumente chamamos de?
R: Aptidão.
17.1 - Considerando a "habilidade"um fator importante para seu crescimento profissional, podemos afirmar que ela é:
R: Um indicativo de capacidade, particularmente na produção de soluções para um problema específico.
17.2 - De forma geral, podemos classificar o perfil de um investidor segundo determinadas características como:
R: conservador, moderado e agressivo
18 - O marketing pessoal pode ser entendido como sendo uma forma do profissional demonstrar publicamente suas qualidades. Um bom começo para se ter um bom marketing pessoal é construir uma autoimagem positiva e otimista. As pessoas esquivam-se daqueles que estão sempre mal-humorados ou torcendo para tudo dar errado. I- Demonstre iniciativa, persistência de motivação em tudo que faz. II- Trate bem todas as pessoas, responda rápido aos chamados, e-mails e ligações. III - Demonstre atenção e simpatia com os níveis de profissional que lidar, pois certamente estará cativando as pessoas. IV - Um simples ¿Bom dia¿ pode ser um ótimo começo! V - Criticar seu colega por ter chegado atrasado. É correto afirmar que:
R: I, II, III e IV.
18.1 - De acordo com a teoria presente na área de finanças pessoais, qual o perfil do investidor que é totalmente avesso ao risco
R: Perfil Conservador.
19 - Ser empreendedor representa, acima de tudo, uma atitude. A capacidade de tentar, apesar dos fracassos, de aprender com os erros e de superaros diversos obstáculos, pode ser definida como:
R: Persistência.
19.1 - Marcos estava empregado, tinha muitas habilidades, mas lhe faltava algo muito importante para se manter no emprego e com isso fora demitido. Afinal, os valores e as crenças ditam quem você é. Pode-se assinalar que essa atitude fora tomada por ele ter falta de:
R: Ética.
19.2 - A capacidade de relacionar-se com as pessoas, de conviver em grupo é chamada de?
R: Competência relacional.
20 - Pode-se definir flexibilidade como sendo a aptidão para variadas coisas ou aplicações, e até mesmo como sendo nossa disponibilidade de espírito, nossa compreensão, complacência para entender e, porque não dizer, capacidade de aceitar e adaptar-se ao contexto, mas NÃO se aplica à:
R: Pessoas que acham natural serem promovidas pelo tempo de casa.
20.1 - Podemos definir flexibilidade como sendo a aptidão para variadas coisas ou aplicações, e até mesmo como sendo nossa disponibilidade de espírito. Nas empresas, a flexibilidade diz respeito:
R: A postura que se espera do profissional, de se adaptar rapidamente às mudanças impostas, novas funções, novas estruturas organizacionais e mobilidade para aceitar desafios.
20.2 - A crescente demanda no mundo de negócios, exige rápida adequação das empresas. Em face disto, elas precisam, cada vez mais de _______________ .Complete a frase, assinalando a alternativa correta:
R: Profissionais flexíveis.
21 - Sobre as mudanças que ocorreram no mundo do trabalho, analise as afirmativas a seguir e assinale a opção correta: 
I- A atualização profissional deixou de ser uma opção para ser também uma condição e uma necessidade dentro do exercício da profissão, seja para aperfeiçoamento do currículo, seja por exigência natural do mercado. 
PORQUE 
II - A velocidade das mudanças, a globalização e o desenvolvimento tecnológico transformam incessantemente o ambiente de trabalho. 
R: As afirmativas I e II são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
21.1 - É a aptidão para variadas coisas ou aplicações, e até mesmo como sendo nossa disponibilidade de espírito; compreensão, complacência para entender e, porque não dizer, aceitar e adaptar-se ao contexto.
R: Flexibilidade.
22 - Dentre os instrumentos de que dispõem os administradores, um deles é o que melhor demonstra a possibilidade de desenvolver carreira na organização. Estamos nos referindo ao:
R: organograma.
22.1 - É entendido como sendo o posicionamento do profissional só será coerente quando sua imagem, identidade, proposta de valor e estratégias estiverem compatibilizados com suas ações. De que conceito falamos?
R: Coerência.
22.2 - Domínio de determinados conhecimentos técnicos relacionado a uma área de conhecimento ou profissão. Essa expressão define bem que tipo de competência?
R: Competência técnica.
23 - Administração pública é o conjunto de órgãos, serviços e agentes do Estado que procuram satisfazer as necessidades da sociedade, tais como educação, cultura, segurança, saúde, etc. Em outras palavras, administração pública é a gestão dos interesses públicos por meio da prestação de serviços públicos, sendo dividida em:
R: administração direta e administração indireta.
23.1 - São as ações empreendidas pelas pessoas para desenvolver habilidades e buscar conhecimentos favoráveis, com vistas a conseguir uma colocação no mercado de trabalho, seja ele formal ou informal. Este é o conceito de?
R: Empregabilidade.
24 - Estamos vivendo a passagem do "mundo do emprego" para o "mundo da empregabilidade". Isto implica as seguintes consequências, EXCETO:
R: Previsibilidade e estabilidade de organizações e empresas.
24.1 - Um bom planejamento de carreira requer do profissional de hoje alguns esforços adicionais em comparação ao passado, visto que o mercado está cada vez mais competitivo e as diferenças de competências dos profissionais estão cada vez menores. Dessa forma, ganha vantagem o profissional que souber:
R: Ser o próprio gestor de sua carreira, pois esta é um caminho em permanente construção.
24.2 - Segundo Dal Colletto (2005), há algumas décadas, um profissional graduado em curso superior considerava que a fase de estudos estava concluída e que, daí em diante, teria início à fase do trabalho e da experiência. Hoje as pessoas terão a certeza da empregabilidade se:
R: Quando entrar em uma faculdade terá que fazer seu plano de carreira e buscar cada dia mais cursos de aperfeiçoamento.
25 - Dilon, diretor do Hospital Vida é Saúde, reúne pessoas de setores distintos do hospital, a fim de explorar diferentes pensamentos e ideias em busca da solução de um problema ou para alcançar um determinado objetivo. Assinale a opção que se refere a técnica que está sendo utilizada pelo diretor do hospital.
R: Brainstorming.
25.1 - Geralmente quando somos desligados da empresa costumamos colocar a culpa na empresa, e nos sentimos prejudicados, podemos afirmar que nos sentimos:
R: Traídos.
25.2 - Existem pessoas mais criativas que outras. No meio profissional, a criatividade precisa estar inserida coletivamente para gerar inovação ou solução. Inclusive, uma das técnicas mais eficazes para solucionar problemas ou gerar inovação é ________________.
R: O Brainstorming. 
26 - Em relação a capacidade de inovação podemos observar algumas características relevantes que definem esse conceito. Assinale qual a afirmativa encontra-se INCORRETA:
R: Pessoas para serem inovadoras precisam estar inseridas em um ambiente que facilite esse desenvolvimento.
26.1 - Durante muito tempo se consolidou no senso comum dos brasileiros que uma série de concepções e idéias, que são verdadeiros "mitos", no que diz respeito ao mercado de trabalho. Uma frase emblemática desta realidade é:
R: Trabalhe direitinho e você será promovido.
27 - Henry Ford no início do século XX, inaugura a linha de montagem para a produção em massa do Ford T, diminuindo os custos para popularizar a venda de veículos. As empresas precisam estar se reinventando para estar no mercado. O que a empresa é capaz de gerar com a inovação?
R: Riqueza contínua, aumentar a produtividade e ser competitiva no mercado.
27.1 - _________ é a capacidade de criar, de pensar diferente diante de uma realidade qualquer. A ___________ é consequência da criatividade, aliada a outros fatores. Complete as lacunas com uma das opções a seguir:
R: criatividade e inovação
28 - Com a quantidade de informações que somos bombardeados no nosso dia a dia, a tendência natural é sermos seletivos com as informações que são essenciais. Pensando na posição do selecionador, ao receber centenas de currículos para análise, de que forma um currículo deve ser elaborado?
R: de forma verdadeira e objetiva
28.1 - A inovação representa um diferencial que a empesa oferece ao mercado. Qual tipo de inovação foi conquistado, através da instalação, em 1958, dos cintos de segurança nos carros?
R: Inovação no produto.
28.2 – Muito tem-se discutido sobre as tendências de carreira no mercado de trabalho, observando a relação entre empregado e empregador e os pontos de impacto referentes a essas novas tendências. Dentro desse contexto, assinale a única alternativa incorreta:
R: A capacidade de obter satisfação, qualificação e prazer com o que se realiza passa a ser de responsabilidade somente do profissional e não da organização.
29 - Para entrar no mercado de trabalho é preciso de muito mais do que um currículo. Porém, ele é o seu cartão de visitas e, sendo assim, precisa ser um retrato fiel. Assinale a alternativa correta:
R: Na síntese de qualificações deve tentar sempre adaptar seu currículo para a função desejada.
29.1 - Uma das técnicas mais eficazes para solucionar problemas ou gerar inovação é o brainstorming. Podemos definir esta técnica como:
R: Reunião de pessoas, preferencialmente de setores distintos, para explorarem diferentes pensamentos e ideias em busca da solução de um problema ou para alcançar um determinado objetivo.
30 - O currículo é um instrumento construído pelo profissional que busca uma vaga ou uma funçãodentro de uma empresa. É um documento que tem por proposta...
R: Apresentar e demonstrar seus objetivos, qualificações e histórico profissional.
30.1 - Com a quantidade de informações que somos bombardeados no nosso dia a dia, a tendência natural é sermos seletivos com as informações que são essenciais. Pensando na posição do selecionador, ao receber centenas de currículos para análise, de que forma um currículo deve ser elaborado?
R: de forma verdadeira e objetiva.
31 - Como é calculado o IDEB?
R: É calculado com base na taxa de rendimento escolar (aprovação e evasão) e no desempenho dos alunos no SAEB e na Prova Brasil.
31.1 - Quanto mais específico e detalhado, maior a oportunidade de se ter um retrato fiel do candidato em relação à vaga/função desejada. Por isso, o currículo deve ser:
R: Verdadeiro e objetivo.
32 - O IDEB-Índice de Desenvolvimento da Educação Básica denuncia um dos principais problemas da educação em nosso país e que se refere a:
R: uma formação escolar deficiente, principalmente no nível médio, que dificulta o acesso ou o aprendizado no nível superior.
32.1 - Um mito é aquilo que, na realidade, não se comprova. Tendo em vista o que se espera de um profissional, assinale a alternativa que SE DIFERENCIA das outras por NÃO poder ser caracterizada como um mito:
R: A segurança está cada vez mais ligada a fatores de qualificação profissional.
33 - Podemos segmentar os investidores em três características predominantes:
R: Conservador, Moderado e Agressivo (ou arrojado).
33.1 - O currículo representa um documento que sintetiza as qualificações, competências e objetivos, entre outras informações do profissional. Sabemos que em algumas situações ele pode ser substituído por outro documento. Assinale a opção que corresponde ao documento que pode substituir o currículo.
R: Portfólio.
34 - _____________________________é o financiamento da educação pelo governo federal, no qual, possui taxas de juros subsidiadas pelo governo federal, tornando-se uma das formas mais baratas para financiar os cursos de nível superior.
R: FIES. (Financiamento Estudantil)
34.1 – As empresas, para ganharem espaço ou sobreviverem no mercado, estão constantemente se reinventando. Com ela uma empresa se torna capaz de gerar riqueza contínua, aumentar a produtividade e ser competitiva.A inovação é essencial: Com base nesta afirmação, assinale a resposta que NÃO IRÁ SE ADEQUAR ao contexto;
R: A inovação no emprego. 
35 – A escolha de um curso para formação de um profissional é sempre motivada por um sonho ou projeto de construir uma carreira de sucesso. Para isto acontecer de fato, o aluno escolhe uma Instituição de Ensino Superior (IES) e da início a um processo de formação. Admitindo que esta disciplina trata do Planejamento de Carreira e Sucesso Profissional, avalie as opções abaixo e escolha a que explica e demonstra como é este processo de formação.
R: Escolher um profissão; Identificar o curso que oferece esta formação; Realizar o ENEM ou Vestibular de uma IES; Assistir todas as aulas; Estudar com disciplina; Buscar obter a notas altas nas provas; Entrar no mercado de trabalho; Terminar o curso e Buscar Empregabilidade.
36 - Estudos sobre inteligências múltiplas revelam que a inteligência que desenvolve a capacidade de reconhecer os próprios sentimentos e discriminar entre eles para orientar o comportamento e conhecer as próprias forças e fraquezas é a inteligência.
R: Intrapessoal.
36.1 - As empresas, para ganharem espaço ou sobreviverem no mercado, estão constantemente se reinventando. A inovação é essencial para que elas mantenham a competitividade. Em suma, as empresas são o centro da inovação. É por meio delas que as tecnologias, invenções, produtos, enfim, ideias, chegam ao mercado. Assim, elas podem - e devem - investir em alguns aspectos. Assinale a única alternativa que está incoerente (ou seja, NÃO CORRESPONDE) com o apresentado em aula:
R: Inovação super-radical - Considera apenas mudanças no modelo de negócio. Ou seja, na forma como o produto ou serviço é oferecido ao mercado. Não implica necessariamente em mudanças no produto ou mesmo no processo de produção, mas na forma como que ele é levado ao mercado.
37 - No estudo das inteligências múltiplas, qual é a inteligência que evidencia a sensibilidade a sons, ritmos e significados das palavras e sensibilidade às funções da linguagem?
R: Linguística.
38 - É fácil saber o que a gente quer. O problema é saber como realizar, por isso precisamos de planejamento. Baseado nesta afirmativa, assinale a resposta dentre as opções disponibilizadas a seguir que indica, corretamente, qual a primeira ação deste planejamento, segundo o que estudamos:
R: Definir objetivos
39 - A aplicação que tem regras estabelecidas pelo Banco Central , que pode ser feita em pequenas somas de dinheiro e obter liquidez a 30 dias corridos, com isenção de Imposto de Renda é _____________________. Complete a lacuna:
R: caderneta de poupança
40 - O plano de carreira é um instrumento que se elabora para definir a sequência de ações que um indivíduo deva realizar para atingir seus objetivos. Escolha uma das alternativas abaixo que descreva no que consiste o plano de carreira.
R: O plano de carreira auxilia a construção objetiva do currículo e também na descrição da trajetória acadêmica.
41 - O currículo, normalmente, é a porta de entrada em uma empresa. É um documento que sintetiza qualificações, competências e objetivos. A construção do currículo também é um poderoso instrumento de planejamento de carreira. As decisões e escolhas no curto prazo definirão a trajetória de sucesso do profissional. Dentre as questões abaixo selecione a que NÃO representa os elementos necessários para o retrato do candidato:
R: Objetivos, para atender os critérios do cargo não respeitando necessariamente a realidade.
42 - Diversas são as aplicações disponíveis aos poupadores, entre as quais os títulos de capitalização. Do valor aplicado pelo investidor, a instituição financeira separa um percentual para poupança, outro para o sorteio e um terceiro para cobrir suas despesas (taxa de administração). Nesse caso é possível depreender que
R: Os títulos de capitalização não são investimentos com características de um jogo onde se pode recuperar parte do valor gasto na aposta. Sem a ajuda da sorte, o rendimento será inferior ao de um fundo ou uma caderneta de poupança;
43 - Em função da necessidade de aperfeiçoamento contínuo e atualização, como dever ser considerado o processo de educação na perspectiva do aluno
R: Como um investimento.
44 - O Planejamento é uma das virtudes dos profissionais que possuem uma carreira profissional bem sucedida. Um dos fatores que o ajudam a atingir as suas metas, é a Administração do Tempo. Analise as opções abaixo e assinale a alternativa que oferece a melhor forma de você gerenciar sua rotina com eficiência.
R: Classificando suas atividades como Importantes, Urgentes ou Circunstanciais.
45 - A relação entre pessoas e dinheiro não pode ser_________, mas sim, ___________, ou seja, agregando valor a vida das pessoas e não destruindo vidas.
R: Conflituosa e Virtuosa
46 – "São recursos obtidos em instituições financeiras com destino definido". Qual a alternativa que representa o conceito em destaque?
R: Financiamento.
47 - Dentre os diversos tipos de Inteligências Múltiplas de Howard Gardner (1994), uma delas é bastante valorizada por empresas em processos seletivos, quando candidatos apresentam a capacidade de interação com grupos de pessoas, sabendo respeitar as diferenças individuais, entendendo suas motivações e desejos. O tipo inteligência que correspondente é
R: Interpessoal.
48 - Investimentos são atividades que remuneram os recursos neles aplicados, sendo assim, marque o exemplo de investimento.
R: Poupança.
49 - A capacidade de reconfigurar a mente para adquirir novos conhecimentos com rapidez e eficiência, mesmo não havendo um programa formal de aprendizagem é chamada de:
R: competência cognitiva
50 - Lara participou deum processo seletivo e conquistou a tão almejada vaga no mercado de trabalho. Ao ser selecionada, a psicóloga da empresa comentou que a competência relacional de Lara foi o seu diferencial. A competência relacional é:
R: a capacidade de conviver em grupo.
51 - É o domínio de determinados conhecimentos relacionado a uma área de conhecimento ou profissão. Alonso (2010) afirma que esta competência está relacionada ao QI, ou seja, a quantidade de conhecimento formal e acadêmico que o indivíduo conseguiu adquirir.
Observando a definição acima, concluímos que ela se refere a:
R: Competência Técnica
52 – O resiliente sabe administrar emoções, controlar seus impulsos e, acima de tudo, é um ...
R: Otimista.
53 - Coerência - Postura de equilíbrio entre as crenças indivíduos, estratégias e comportamento pessoais frente às crenças de uma empresa/organização. Coerência é o que se espera entre os colaboradores de uma empresa e ela própria. É a base para a existência da confiança na empresa. Portanto, pode se dizer que não é coerente a frase:
R: Nunca trate bem nossos colaboradores.
54 - Empreendedorismo é o estudo voltado para o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas à criação de um projeto (técnico, científico, empresarial). Tem origem no termo empreender que significa realizar, fazer ou executar¿. Qual das alternativas abaixo NÃO faz parte das características do empreendedor?
R: Ter medo de investir
55 - Todo Funcionário Público é um Servidor?
R: Não. O funcionário público pode ser um servidor público ou um empregado público, dependendo da área do Estado em que ele atue. 
56 - O caminho para minimizar riscos na hora de mudar de área ou profissão passa obrigatoriamente pelo planejamento de carreira. O plano também é fundamental para quem sente que já está no rumo certo, mas busca ascensão profissional. De acordo com Ricardo Barbosa, diretor executivo da Innovia Training & Consulting, muitas vezes a insatisfação está relacionada mais ao desenvolvimento de carreira do que à escolha da atividade propriamente dita. - Exame.com (2013). A carreira deve ser construída levando-se em consideração alguns fatores dentre os quais NÃO PODEMOS CONSIDERAR QUE:
R: O mercado de trabalho é uma variável que apresenta pouca mobilidade e que é comum permanecer na mesma empresa.
57 - O networking NÃO pode ser considerado:
R: uma fonte de favores pessoais.
58 - Sabemos que órgãos de administração direta são aqueles que executam funções típicas do Estado. Sendo assim, assinale abaixo um exemplo deste tipo de órgão.
R: HOSPITAIS PÚBLICOS
58 - A palavra de ordem na nova economia é criatividade e inovação. Cada vez mais as empresas, para garantirem uma fatia de mercado e a sustentabilidade, estão constantemente se reinventando. Assim sendo, a criatividade passa a ser essencial como instrumento diferencial no aumento da produtividade e na manutenção da competitividade. Face ao apresentado, assinale a opção que melhor define criatividade, conforme estudos anteriores.
R: qualquer, de abstrair uma realidade e apresentar soluções novas para problemas antigos.
59 - O processo criativo compreende cinco etapas:
R: identificação de uma necessidade, reconhecimento da realidade, análise das possibilidades, experimentação e implementação.
60 - Qual a relação entre tendências e inovação?
R: A inovação é gerada por uma oportunidade encontrada a partir das tendências do momento.
61 - Quanto ao currículo, sabemos que quanto mais específico e detalhado, maior a oportunidade de se ter um retrato fiel do candidato em relação à vaga/função desejada. O currículo também deve conter seções que sigam uma certa lógica na sua sequência. Neste caso, a sequência mais adequada das seções internas é:
R: Informações pessoais, objetivos, síntese das qualificações, trajetória profissional, trajetória acadêmica, aprimoramento, salário e disponibilidade.
62 - O mercado de trabalho além de um conjunto de oportunidades de trabalho oferecido pelas empresas, é processo com efeitos no nosso dia a dia. Portanto pode-se dizer que...
R: O mercado de trabalho é determinado pelas leis de procura e oferta.
63 - O currículo é um instrumento que auxilia o recrutador de uma empresa na elaboração do roteiro da entrevista. É importante que o instrumento contenha informações verídicas sobre o avaliado. Qual o tipo de clima que deve ter entre o avaliado e o avaliador na entrevista?
R: Profissional, para que o avaliador ao testar as competências do avaliado possa validar as informações pessoais com discernimento.
64 - Um estudante de Marketing, para obter e reter informações, consegue estudar melhor lendo em voz alta, gravando a aula do professor ou conversando com seus colegas sobre o tema da aula, provocando discussões e debates, por exemplo. Agindo desta forma, consegue aprender e demonstra um estilo de aprendizagem relacionado ao tipo predominante da inteligência
R: Auditiva.
65 - O plano de carreira é um instrumento que se elabora para definir a sequencia de ações que um indivíduo deva realizar para atingir seus objetivos. Escolha uma das alternativas abaixo que descreva no que consiste o plano de carreira.
R: O plano de carreira auxilia a construção objetiva do currículo e também na descrição da trajetória acadêmica.
66 - As receitas são entradas de recursos. Para pessoas físicas podemos considerar receita:
R: Serviços Prestados a Receber.
67 - O resiliente busca aprender com as adversidades para poder adaptar-se à nova realidade. Não é tarefa fácil, pois precisa administrar suas emoções, controlar impulsos, manter o otimismo, etc. A situação de excessão é:
R: Pessoas resilientes tem bastante dificuldade com mudanças de vida.
68 - O Brasil continua tendo uma taxa de escolarização superior baixíssima e elitizada. Somente 14% dos jovens de 18 a 24 anos estão no ensino superior. Mas o problema começa muito antes, isto porque 45% dos brasileiros não completaram o ensino fundamental e dos 55% que concluíram tal etapa formal, cerca de 50% são analfabetos funcionais.
O texto acima indica:	
R: que o Índice de Desenvolvimento Humano - IDH, no Brasil, é muito inferior aos índices econômicos.
69 - O que leva uma organização rumo à excelência e ao sucesso não são apenas produtos, serviços, competências e recursos. Neste contexto, é correto afirmar que:
R: O modo como ela (a empresa) arranja tudo isso e é administrada são fatores que contribuem para tal.
70 - O Marketing Pessoal é a capacidade de relacionamento, de comunicação, de apresentação, conjugadas à imagem. É a expressão das competências, habilidades, atitudes e comportamentos, com o objetivo de criar, manter ou melhorar sua imagem. Diante do exposto, pode-se afirmar que não se aplica ao conceito:
R: Habilidade de inventar novos produtos.
71 - Domínio de determinados conhecimentos técnicos relacionado a uma área de conhecimento ou profissão. Essa expressão define bem que tipo de competência?
R: Competência Técnica.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes