Buscar

Av1 Av2 e Av3 - Comportamento do Consumidor

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Av2/Comportamento do Consumidor - (5) - AV2 - 2012.3.docx
						Avaliação On-Line
		Avaliação:
		AV2.2012.3EAD -COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR-ADM0911
		Disciplina:
		ADM0911 - COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
		Tipo de Avaliação:
		AV2
		Aluno:
		
		Nota da Prova:
		5
		Nota do Trabalho:     
		Nota da Participação:      2
		Total: 
		7
		Prova On-Line
		
Questão: 1 (213416) 
Os grupos de referência exercem influências no comportamento do consumidor. 
Neste sentido, indique a única opção que apresenta os dois benefícios principais resultantes dos apelos do grupo de referência na comunicação de um produto ou serviço: 
  Pontos da Questão: 0,5
		 Aumento da consciência de marca e risco percebido reduzido 
		 Comprometimento da marca e satisfação do consumidor
		 Influência expressiva de valor e influência informativa
		 Garantia de melhor qualidade e menor preço
		
Questão: 2 (213607) 
Considerando os conteúdos estudados, leia com atenção as sentenças a seguir: 
I) A teoria clássica da aprendizagem foi desenvolvida a partir dos trabalhos de Pavlov, que treinou cães a produzirem saliva quando determinado estímulo (toque de uma campainha) lhes era oferecido, acompanhado por alimento. 
II) A maior parte do comportamento humano é aprendida. Os teóricos da aprendizagem acreditam que ela é produzida por meio da interação de impulsos, estímulos, sinais, respostas e reforços. Com relação ao comportamento de compra, os estímulos podem ser anúncios, produtos, embalagens, preços, dentre outros. 
III) As teorias behavioristas focalizam os conceitos abstratos, enfatizando a importância dos processos mentais internos. 
IV) As atitudes são predisposições, para responder a um objeto ou uma classe de objetos, de uma maneira consistentemente favorável ou desfavorável. 
Assinale a única opção correta, que corresponde as alternativas apresentadas: 
  Pontos da Questão: 0,5
		 Apenas I, II e IV 
		 Apenas I e III
		 Apenas II, III e IV
		 Apenas II e III
		
Questão: 3 (213449) 
O comportamento do indivíduo é orientado para objetivos. Os objetivos são resultados do comportamento motivado.
Indique as sentenças que apresentam corretamente a teoria dos objetivos : 
I) Os objetivos selecionados pelos indivíduos dependem, entre outros aspectos, de suas experiências pessoais, normas culturais e valores dominantes.
II) As necessidades e os objetivos são independentes, um existe sem o outro.
III) À medida que os indivíduos alcançam seus objetivos, eles desenvolvem outros.
IV) As necessidades e os objetivos estão crescendo e mudando constantemente.
Assinale a única opção correta: 
  Pontos da Questão: 0,5
		 Apenas I e II 
		 Apenas III e IV 
		 Apenas I, III e IV 
		 Apenas II e III 
		
Questão: 4 (213625) 
De acordo com os conhecimentos adquiridos na disciplina Comportamento do Consumidor, leia com atenção as sentenças que seguem: 
I) O centro de compras de uma organização inclui todos os membros da empresa que exercem papéis no processo de decisão de compra. Cada um desses papéis pode ser representado por um ou mais indivíduos e cada indivíduo pode desempenhar mais de um papel. 
II) O mercado organizacional é composto por uma variedade de compradores, em função da diversidade apresentada e pelo grande número de negócios provenientes deste mercado fica praticamente impossível agrupar em categorias diferentes o universo do consumidor organizacional. 
III) O centro de compras de uma organização inclui todos os membros da empresa que exercem os seguintes papéis no processo de decisão de compra: Iniciadores; Usuários; Influenciadores; Decisores; Aprovadores; Compradores; Barreiras Internas. 
IV) A cultura organizacional reflete e molda as necessidades e os desejos da organização, que, por sua vez, influenciam o modo como as organizações tomam decisões. 
Marque a única opção correta, que corresponde as alternativas apresentadas: 
  Pontos da Questão: 1
		 Apenas II e IV
		 Apenas I, III e IV 
		 Apenas I, II e III
		 Apenas I e III
		
Questão: AV2-2011.4S-CCA0561 (213628)
5 - A comunicação pode evocar emoções que ponham os consumidores num estado mental mais receptivo. Em geral, as comunicações de marketing de uma empresa estão direcionadas para induzir à compra, criar uma atitude positiva em relação ao produto, dar um significado simbólico ao produto ou mostrar que ele pode resolver o problema do consumidor melhor do que faria o produto ou o serviço concorrente. Fazendo a análise comparativa por tipos de compradores, através da estratégia de mensagens I, descreva sobre duas formas comparativas. 
  Pontos da Questão: 1,5
		Resposta do Aluno:
O comprador individual realiza a compra para uso pessoal. Ele vai em busca de satisfazer uma necessidade do dia-a dia, de pouco envolvimento, de rápida decisão(funcional) ou de realizar um desejo(emocional), que é uma expressão de como ele se vê ou quer ser visto. Ele vai pesquisar sobre o produto, obter informações sobre este produto, avaliar o risco da compra, marca confiável, melhor custo e benefício, condições de pagamento e entrega. Hoje o comprador não se restringe ao local, por por meio da internet ele tem acesso a produtos nacionais e estrangeiros na ponta dos dedos. O comprador está cada vez mais consciente, exigente não só de preço e produto/serviço, mas do papel que a empresa deve desempenhar na sociedade; e para isso o marketing da empresa deve fazer um esforço para atender a esse público e ofertar o que ele pede. O comprador organizacional avalia as necessidades da empresa e adquire produtos e serviços de acordo com as diretrizes internas. A avaliação é mais criteriosa e demorada. Analisa-se o fornecedor, prazo de entrega, custo e benefício, qualidade do produto/serviço.
Gabarito:
Análise Comparativa - Tipos Compradores Estratégias de Mensagens - I JUSTO SOCIAL PRAGMÁTICO Apelo do texto publicitário Descreve qualidade. Percebe o progresso, prêmios, assuntos comunitários e do meio ambiente. Oferece aumento da qualidade de vida. Exclusividade. Guiado pelo benefício. Foco no lucro. Extensão do texto Quer informação. Texto detalhado facilita decisões. Fornecer texto curto, intenso. Repetir benefícios e preço. Manter a objetividade. Orientação para o lucro. Endossos Altamente importante quando vindo de uma fonte independente. Impressionar com o aval de celebridades que tenham credibilidade. Não é importante. Visuais Mostrar o produto por inteiro. Usar detalhes na comparação por gráficos. Mostrar pessoas se divertindo. Incluir gráficos comparativos. Mostrar uso prático do produto. Preço Enfatizar preço justo. Valor. Preço máximo de varejo facilmente aceito. Oferecer um desconto ou uma oferta especial. 
Fundamentação do Professor:
Pontos do Aluno:   
		
Questão: AV2-2011.4S-CCA0561-0093 (213635)
6 - Cabe destacar que os consumidores quando avaliam as alternativas potenciais, tendem a realizar uma “lista” de marcas de onde eles planejam fazer sua escolha. Fazer uma seleção a partir de uma amostra de todas as marcas possíveis é uma característica humana que ajuda a simplificar o processo de tomada de decisão. 
Baseado no contexto do processo de tomada de decisão do consumidor, informe os tipos de listas: 
  Pontos da Questão: 1,5
		Resposta do Aluno:
onde está isso na apostila?
Gabarito:
Lista Evocada, Lista Inepta e Lista Inerte.
Fundamentação do Professor:
Pontos do Aluno:   
		
Questão: 7 (213463) 
O estudo do comportamento do consumidor tornou-se uma das atividades mais complexas e desafiantes para o marketing, pois as mudanças têm sido radicais com a globalização, com os avanços tecnológicos e com a desregulamentação de alguns setores da economia. Diante deste cenário, analise as seguintes sentenças: 
I) Os consumidores a cada dia estão exigindo cada vez mais qualidade e serviços superiores, dos produtos e serviços oferecidos. 
II) Os consumidores costumam obter informações por meio da internet e de outras fontes, o que lhes permite comprar de maneira mais racional.
III)Os clientes estão mostrando maior sensibilidade em relação ao preço em sua busca por valor. 
IV) As empresas estão cientes da concorrência de marcas (locais e estrangeiras), porém elas acreditam que um produto bem desenvolvido conquistará o mercado. 
Indique a única alternativa que apresenta aspectos comportamentais da empresa e do cliente e que estão de acordo com o cenário apresentado 
  Pontos da Questão: 0,5
		 Apenas I, II e IV
		 Apenas I e IV 
		 Apenas II, III e IV
		 Apenas I, II e III 
		
Questão: 8 (213615) 
Considerando os conteúdos estudados, leia as sentenças abaixo: 
I) A teoria freudiana ou psicanalítica propôs que a personalidade humana consiste em três sistemas integrantes: id, superego e ego. 
II) As influências experienciais-hedônicas atuam sobre o comportamento de consumo e está ligado aos aspectos experienciais e de prazer do ato de consumir produtos. 
III) A personalidade é normalmente descrita em termos de características como autoconfiança, domínio, autonomia, submissão, sociabilidade, resistência e adaptabilidade. 
IV) A teoria da Gestalt estuda o padrão de vida de um indivíduo, expresso por suas atividades, interesses e opiniões. 
Assinale a única opção correta, que corresponde as alternativas apresentadas: 
  Pontos da Questão: 0,5
		 Apenas II e III
		 Apenas I, III e IV
		 Apenas I e IV
		 Apenas I, II e III 
		
Questão: 9 (213437) 
O consumidor desempenha diferentes papéis durante o processo de decisão de compra de um produto ou serviço. 
I) Influenciador é a pessoa cuja opinião, conselho ou ponto de vista tem forte peso na decisão final. 
II) Iniciador é a pessoa que julga se o produto e/ou serviço é realmente adequado ao uso. 
III) Consumidor é a pessoa que sugere a ideia de comprar um determinado produto ou serviço. 
IV) Decisor é a pessoa que determina a decisão de compra. Comprar, o que comprar, onde comprar ou como comprar.
Indique a única opção correta, que corresponde às alternativas apresentadas: 
  Pontos da Questão: 0,5
		 Todas estão corretas
		 Apenas I, III e IV 
		 Apenas III e IV
		 Apenas I e IV 
		
Questão: 10 (213455) 
O supermercado “Barateiro” preconiza em sua comunicação que a sua rede tem o menor preço, melhor atendimento e variedade de produtos. Para que a sua atuação seja crível perante aos consumidores e compatível com o seu discurso é necessário que algumas medidas tenham que ser tomadas para que a participação de mercado seja mantida no maior patamar desta categoria. Para isso será necessário: 
I) Realizar uma pesquisa de campo frequente para verificar se os custos dos seus produtos estão na média ou inferiores do que a média do mercado. 
II) Conferir se a variedade de produtos atende ao seu público-alvo, de forma que os consumidores não tenham que se deslocar para outro ponto-de-venda. 
III) Realizar com frequência, pesquisa de satisfação para medir se há algum ponto que deva ser aprimorado ou alterado. 
IV) Monitorar no dia-a-dia a atuação da concorrência, para que o marketing possa tomar atitudes combativas diante de algum fato novo. 
Dentre as alternativas abaixo, assinale a única alternativa correta: 
  Pontos da Questão: 1
		 Apenas I, II e III
		 Apenas II, III e IV
		 Todas estão corretas 
		 Apenas I, II e IV
		
1
0
Av2/Comportamento do Consumidor - AV2.docx
				
		Parte superior do formulário
						Avaliação: ADM0911_AV2 » COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
		Tipo de Avaliação: AV2 
		Professor:
		UBIRATAN DOS SANTOS SILVA
		Turma: 
		Nota da Prova: Nota do Trabalho: Nota de Participação: Data: 12/03/2013 16:08:13
		
		1a Questão (Cód.: 162354)
		4a sem.: As influências dos fatores socioculturas
		Pontos: 0,5 / 0,5 
		As influências socioculturais são forças que moldam o comportamento do consumidor. Neste sentido, indique a única opção que apresenta a mais importante organização de compra de produtos de consumo na sociedade. Constitui o grupo de referência primário mais influente e oferece a oportunidade de exposição e da experimentação de produtos. Transmite valores de consumo aos seus membros e têm sido exaustivamente estudado.
				
		
		Escola
		
		Psicológicas.
		
		Cultura
		
		Subculturas
		
		Família
		
		
		2a Questão (Cód.: 103951)
		8a sem.: Fatores sociais
		Pontos: 0,5 / 0,5 
		(Kotler, 2006)
______________________ exercem alguma influência direta (face a face) ou indireta sobre as atitudes ou o comportamento de uma pessoa.
				
		
		Os grupos de referência
		
		As segmentações de mercado 
		
		As culturas 
		
		As faixas demográficas 
		
		As subculturas 
		
		
		3a Questão (Cód.: 107449)
		9a sem.: FATORES PSICOLÓGICOS
		Pontos: 0,0 / 0,5 
		Os consumidores quando pensam numa compra, diversos fatores modelam o tipo de decisão. 
Indique os fatores psicológicos que afetam integralmente o comportamento humano. 
1 ) Estilo de Vida e Autoconceito 
2) Influências Experiencial-Hedônicas 
3) Personalidade 
4) Auto-realização 
5) Aprendizado 
Assinale a única opção correta: 
				
		
		Apenas 1, 2, 3 e 5 estão corretas
		
		Apenas 3 e 5 estão corretas 
		
		Todas as assertivas estão corretas
		
		Apenas 1, 2, 3 e 4 estão corretas
		
		Apenas 1 e 4 estão corretas
		
		
		4a Questão (Cód.: 109943)
		3a sem.: COMPORTAMENTO DE COMPRA / ENVOLVIMENTO
		Pontos: 0,0 / 1,0 
		A decisão do indivíduo de comprar ou não um produto ou serviço é um momento muito valioso para os profissionais de marketing e de comunicação. Por isso, a grande importância de estudar as teorias e os processos da tomada de decisão do consumidor. Considerando este contexto leia atentamente as assertivas a seguir:
1) Uma decisão de compra, em termos gerais, é a escolha de uma opção entre duas ou mais alternativas. 
2) A busca de informação é o grau de preocupação e cuidado que o consumidor emprega na decisão de compra. 
3) Os indivíduos representam diferentes papéis durante o processo de decisão de compra de um produto ou serviço. 
4) A decisão de compra de produtos que exigem pesquisa de compra têm alto valor simbólico e tendem a despertar um alto envolvimento do consumidor. 
5) O envolvimento refere-se ao nível em que uma determinada compra está voltada ao ego ou ao valor. 
Assinale a única opção correta: 
				
		
		Apenas 2, 3 e 5 estão corretas
		
		Apenas 2 e 5 estão corretas
		
		Apenas 1, 3, 4 e 5 estão corretas
		
		Apenas 1 e 4 estão corretas
		
		Todas as assertivas estão corretas
		
		
		5a Questão (Cód.: 108765)
		8a sem.: FATORES SOCIOCULTURAIS / GRUPO DE REFERÊNCIA
		Pontos: 0,0 / 1,5 
		Frequentemente, os consumidores respondem a um conjunto de influências externas e interpessoais. Os grupos de referência influenciam significativamente o comportamento do consumidor. Explore o conceito dos grupos de referência e apresente a importância da aplicação da teoria do grupo de referência nas ações de marketing e comunicação. 
				
		
Resposta: 
		
Gabarito: Grupos de referência são aqueles que exercem alguma influência direta ¿ face a face, ou indireta sobre as atitudes ou o comportamento de uma pessoa. 
Os grupos que exercem influência direta sobre um indivíduo são chamados grupos de afinidade. Alguns grupos de afinidade são primários, como família, amigos, vizinhos e colegas de trabalho, com os quais a pessoa interage contínua e informalmente. As pessoas também pertencem a grupos secundários, como grupos religiosos e profissionais e associações de classe, que normalmente são formais e exigem menor interação contínua. 
As pessoas são significativamente influenciadas por seus grupos de referencia de pelo menos três maneiras distintas. Os grupos de referência expõem um indivíduo a novos comportamentos e estilos de vida. Eles influenciam as atitudes e a auto-imagem. E, além
disso, fazem pressão em relação à conformidade que podem afetar as escolhas reais de produto, serviço e marca. 
A teoria do grupo de referência é uma abordagem útil e importante para os profissionais de comunicação e marketing. Como exemplo, a utilização de artistas da TV, esportistas, top models em campanhas publicitárias. 
		
		
		6a Questão (Cód.: 162918)
		5a sem.: As influências Psicológicas
		Pontos: 0,5 / 0,5 
		Os consumidores não tomam decisões no isolamento, muito pelo contrário, eles funcionam num contexto social. Neste sentido, pode-se entender que: I) A cultura é a principal determinante do comportamento e dos desejos do indivíduo. II) Cada cultura é constituída por subculturas, que fornecem identificação e socialização mais específicas para seus membros. III) Muitas subculturas criam importantes segmentos de mercado. IV) As classes sociais são divisões heterogêneas de uma sociedade e refletem somente a renda do indivíduo. Dentre as alternativas abaixo, assinale a única correta:
				
		
		Apenas I, II e III
		
		Apenas I e IV
		
		Apenas II, III e IV
		
		Apenas I, III e IV
		
		Todas estão corretas
		
		
		7a Questão (Cód.: 68920)
		7a sem.: Perfil do consumidor
		Pontos: 0,0 / 0,5 
		Ao definir o perfil sociocultural do consumidor considera-se:
				
		
		Classe social a que pertence, grupos profissionais, artísticos, esportivos, tradições, folclore etc 
		
		Procedimento usuais, diferenças de comportamento entre os diversos públicos 
		
		Relativos a atitudes, opiniões, reações e motivações de cada grupo 
		
		Sexo, idade, grau de instrução, estado civil, grupo étnico, local de residência etc 
		
		Classe econômica a que pertence, renda etc 
		
		
		8a Questão (Cód.: 107454)
		10a sem.: MASLOW
		Pontos: 0,5 / 0,5 
		
Maslow, pioneiro no estudo da motivação humana, afirma que as necessidades e os desejos humanos são organizados em hierarquia. As necessidades de nível mais elevado permanecem adormecidas até que as necessidades de nível mais baixo sejam satisfeitas. 
Indique a única opção correta que apresenta as necessidades estudas pelo Dr. Abraham Maslow: 
				
		
		Fisiológicas - Segurança e Proteção - Sociais - Ego - Auto-Realização 
		
		Atitude - Personalidade - Estilo de Vida - Percepção - Aprendizagem 
		
		Culturais - Econômicas - Legais - Políticas - Comportamentais 
		
		Desejos - Prestígio - Afeto - Satisfação - Consumo 
		
		Impulso - Estimulo - Id - Ego - Superego 
		
		
		9a Questão (Cód.: 103952)
		7a sem.: Fatores culturais
		Pontos: 1,0 / 1,0 
		(Kotler, 2006)
___________________ são divisões relativamente homogêneas e duradouras de uma sociedade, que são hierarquicamente ordenadas e cujos integrantes possuem valores, interesses e comportamentos semelhantes. 
				
		
		As culturas 
		
		As famílias 
		
		As classes sociais
		
		As subculturas 
		
		Os grupos 
		
		
		10a Questão (Cód.: 115312)
		8a sem.: FATORES SOCIOCULTURAIS /GRUPO DE REFERÊNCIA
		Pontos: 0,0 / 1,5 
		A teoria do grupo de referência é uma perspectiva valiosa para o entendimento do impacto de outras pessoas ou grupos sobre o comportamento do indivíduo. Apresente e comente sobre os dois principais benefícios resultantes dos apelos do grupo de referência na comunicação de um produto ou serviço. 
				
		
Resposta: 
		
Gabarito: 
Os dois principais benefícios resultantes dos apelos do grupo de referência na comunicação são: Aumento da consciência de marca e risco percebido reduzido. 
a) Aumento da Consciência de Marca: Os apelos do grupo de referência dão ao anunciante oportunidade de conquistar e reter a atenção de consumidores potenciais com mais facilidade e mais eficiência do que seria possível com muitos outros tipos de campanha promocional. 
b) Risco Percebido Reduzido: O uso do apelo de um grupo de referência também pode servir para reduzir o risco percebido na compra de um produto específico. Um argumento fornecido por alguém que endosse ou dê seu testemunho pode mostrar ao consumidor que suas dúvidas em relação à compra do produto são infundadas. 
		
		
		Período de não visualização da prova: desde 09/03/2013 até 21/03/2013.
Parte inferior do formulário
10
Av2/comportamento do consumidor Av2.docx
		Avaliação: ADM0911_AV2  » COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
		Tipo de Avaliação: AV2
		
		Professor:
		UBIRATAN DOS SANTOS SILVA
		Turma: 
		Nota da Prova: 5,0 de 8,0        Nota do Trabalho:        Nota de Participação: 2        Data: 16/03/2013 16:20:13
		
		 1a Questão (Cód.: 162352)
		Pontos: 0,5  / 0,5
		Os grupos de referência exercem influências no comportamento do consumidor. Neste sentido, indique a única opção que apresenta os dois benefícios principais resultantes dos apelos do grupo de referência na comunicação de um produto ou serviço:
				
		
		Influência expressiva de valor e influência informativa
		
		Garantia de melhor qualidade e menor preço
		
		Garantia de melhor qualidade e insatisfação do consumidor
		 
		Aumento da consciência de marca e risco percebido reduzido
		
		Comprometimento da marca e satisfação do consumidor
		
		
		 2a Questão (Cód.: 162919)
		Pontos: 0,5  / 0,5
		As influências socioculturais fornecem para as organizações uma visão mais abrangente da diversidade do indivíduo. De acordo com as influências socioculturais analise as sentenças a seguir:I) Os indivíduos podem ser influenciados por grupos de referência dos quais não pertencem.II) Os grupos de aspiração que são aqueles aos quais os indivíduos esperam pertencer.III) A utilização de artistas da TV, esportistas e top models em campanhas publicitárias aplica a teoria do grupo de representação.IV) Os grupos de referência expõem o indivíduo a novos comportamentos e estilos de vida.Indique a única opção correta:
				
		
		Apenas II e III
		
		Apenas III e IV
		
		Apenas II e IV
		 
		Apenas I, II e IV
		
		Apenas I, II e III
		
		
		 3a Questão (Cód.: 103951)
		Pontos: 0,0  / 0,5
		(Kotler, 2006)
______________________ exercem alguma influência direta (face a face) ou indireta sobre as atitudes ou o comportamento de uma pessoa.
				
		 
		Os grupos de referência
		
		As faixas demográficas
		
		As segmentações de mercado
		 
		As culturas
		
		As subculturas
		
		
		 4a Questão (Cód.: 109340)
		Pontos: 0,0  / 0,5
		Os fatores psicológicos influenciam a maneira como os consumidores percebem e interagem com o ambiente, bem como suas decisões de compra. Um ato de compra não surge do nada. Assinale a única opção que indica o fator psicológico que representa a força motriz interna dos indivíduos que os impele a ação para satisfazer as suas necessidades.
				
		
		Percepção
		 
		Estímulo
		 
		Motivação
		
		Personalidade
		
		Impulso
		
		
		 5a Questão (Cód.: 107325)
		Pontos: 1,0  / 1,0
		Maria Adelaide é uma bela e simpática jovem estudante do Ensino Médio, desde criança ela sofre influências da sua família e de seus amigos, como:  o hábito da leitura, almoçar fora aos domingos, o estilo das suas roupas, entre outras. Essas influências determinam o que Maria Adelaide vai comer, vestir, agir, comprar e consumir. 
Neste contexto, assinale a única opção correta que indica o tipo de influência exercida no dia a dia de Maria Adelaide:
 
				
		
		Influências emocionais
		
		Influências educacionais
		
		Influências comerciais
		 
		Influências socioculturais
		
		Influências situacionais
		
		
		 6a Questão (Cód.: 108763)
		Pontos: 1,5  / 1,5
		
Os consumidores não tomam decisões no isolamento. Quando consomem
bens e serviços, eles agem num contexto social. Cite as influências socioculturais que exercem o mais amplo e profundo impacto no comportamento do consumidor. 
				
		
Resposta: Os consumidores podem receber a influência sociocultural do ambiente em que vive, recebe influências no seu dia-a-dia da mídia, da propaganda, dos grupos sociais ao qual está inserido. Acaba recebendo influências em sua decisão, pois recebe muitas informações do meio em que vive influênciando seu comportamento na hora da escolha.
		
Gabarito: Cultura, subcultura, classe social, grupos de referência, família, papéis desempenhados pelo homem ou pela mulher.
		
		
		 7a Questão (Cód.: 108765)
		Pontos: 1,5  / 1,5
		Frequentemente, os consumidores respondem a um conjunto de influências externas e interpessoais. Os grupos de referência influenciam significativamente o comportamento do consumidor. Explore o conceito dos grupos de referência e apresente a importância da aplicação da teoria do grupo de referência nas ações de marketing e comunicação.
				
		
Resposta: Os grupos de referência leva o individuo a novos comportamentos e estilos de vida, podem ter a influência de grupos a qual ele não pertence. É necessário que as ações de marketing desenvolva um planejamento eficaz para se adequar as necessidades desses grupos.
		
Gabarito: Grupos de referência são aqueles que exercem alguma influência direta ¿ face a face, ou indireta sobre as atitudes ou o comportamento de uma pessoa. 
Os grupos que exercem influência direta sobre um indivíduo são chamados grupos de afinidade. Alguns grupos de afinidade são primários, como família, amigos, vizinhos e colegas de trabalho, com os quais a pessoa interage contínua e informalmente. As pessoas também pertencem a grupos secundários, como grupos religiosos e profissionais e associações de classe, que normalmente são formais e exigem menor interação contínua. 
As pessoas são significativamente influenciadas por seus grupos de referencia de pelo menos três maneiras distintas. Os grupos de referência expõem um indivíduo a novos comportamentos e estilos de vida. Eles influenciam as atitudes e a auto-imagem. E, além disso, fazem pressão em relação à conformidade que podem afetar as escolhas reais de produto, serviço e marca. 
A teoria do grupo de referência é uma abordagem útil e importante para os profissionais de comunicação e marketing. Como exemplo, a utilização de artistas da TV, esportistas, top models em campanhas publicitárias.
		
		
		 8a Questão (Cód.: 68920)
		Pontos: 0,0  / 0,5
		Ao definir o perfil sociocultural do consumidor considera-se:
				
		
		Relativos a atitudes, opiniões, reações e motivações de cada grupo
		
		Classe econômica a que pertence, renda etc
		
		Procedimento usuais, diferenças de comportamento entre os diversos públicos
		 
		Classe social a que pertence, grupos profissionais, artísticos, esportivos, tradições, folclore etc
		 
		Sexo, idade, grau de instrução, estado civil, grupo étnico, local de residência etc
		
		
		 9a Questão (Cód.: 107454)
		Pontos: 0,0  / 0,5
		
Maslow, pioneiro no estudo da motivação humana, afirma que as necessidades e os desejos humanos são organizados em hierarquia. As necessidades de nível mais elevado permanecem adormecidas até que as necessidades de nível mais baixo sejam satisfeitas. 
Indique a única opção correta que apresenta as necessidades estudas pelo Dr. Abraham Maslow:
				
		
		Desejos - Prestígio - Afeto  -  Satisfação  - Consumo
		 
		Fisiológicas -  Segurança e Proteção  -  Sociais  -  Ego  -  Auto-Realização
		
		Atitude  -  Personalidade  -  Estilo de Vida -  Percepção - Aprendizagem
		
		Culturais -  Econômicas - Legais  -  Políticas -  Comportamentais
		 
		Impulso -  Estimulo  -  Id  -  Ego  - Superego
		
		
		 10a Questão (Cód.: 162310)
		Pontos: 0,0  / 1,0
		A dinâmica do processo de decisão de compra de um produto conta com diferentes tipos de reconhecimento de necessidade. Leia as sentenças e verifique as que estão de acordo com estes diferentes tipos de reconhecimento de necessidade: I) A compra de sabão em pó pode ser classificada como uma necessidade funcional. II) A compra de roupas de grifes caras que denotem status pode ser classificada como uma necessidade emocional. III) A compra de arroz, feijão e açúcar pode ser classificada como uma necessidade de reposição. IV) A compra de uma casa pode ser classificada como uma necessidade de proteção. Porém, se este novo bem está associado ao benefício de maior conforto para a família e representa uma ascensão social, a compra desta casa poderá ser classificada também como uma necessidade psicológica. Assinale a única opção correta:
				
		 
		Apenas I e III.
		 
		Apenas II e III.
		
		Apenas I, II e III.
		
		Apenas I, III e IV.
		
		Apenas II, e IV.
Av3/Comportamento do Consumidor - (1) - AV3 - 2012.3.doc
		Estrutura Curricular
		
		
Parte superior do formulário
Parte superior do formulário
		
		Avaliação On-Line 
Avaliação:
AV3-2012.3EAD-COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR-ADM0911 
Disciplina:
ADM0911 - COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR 
Tipo de Avaliação:
AV3 
Aluno:
Nota da Prova: 
7
Nota do Trabalho: 
Nota da Participação: 
Total: 
7
Prova On-Line 
Questão: 1 (213573) 
De acordo com os conhecimentos adquiridos na disciplina Comportamento do Consumidor, leia com atenção as sentenças a seguir: 
I) O papel do comprador organizacional é de extrema importância para a empresa. É sua responsabilidade buscar as fontes de suprimentos e obter a entrega em tempo hábil dos produtos e serviços, a uma qualidade aceitável e ao melhor preço. 
II) O comportamento do consumidor organizacional apresenta grande complexidade, em virtude dos três principais fatores a seguir: a estrutura do mercado e as inter-relações entre as empresas, o número de setores da empresa envolvidos na decisão de compra e os papéis representados pelos profissionais envolvidos no processo decisório de compras. 
III) O consumidor organizacional é a categoria que estuda a relação entre as organizações e os consumidores individuais. É uma categoria que identifica a razão real em que se fundamenta o comportamento do consumidor. 
IV) O consumidor organizacional é considerado pelo marketing como uma área de negócios busines-to-busines – B2B, isto é, empresas que fazem negócios com outras empresas. 
Indique a única opção correta, que corresponde as alternativas apresentadas: 
Pontos da Questão: 1 
Apenas II, III e IV 
Apenas II e IV 
Apenas I e III 
Apenas I, II e IV 
Questão: 2 (213472) 
Durante o processo decisório o consumidor poderá buscar diferentes tipos de fontes de informação para selecionar um produto ou serviço que melhor atenda as suas necessidades. 
Indique as sentenças que representam as diferentes formas de fontes de informações que poderão ser aplicadas pelo consumidor: 
I) As informações públicas, como as organizações de classificação de consumo são consideradas como fonte externa. O Inmetro – Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial - é um exemplo . 
II) A memória é considerada uma fonte de informação interna. Inclui lembranças de comunicações pessoais ou exposições a esforços de marketing persuasivos. 
III ) A embalagem é considerada como uma fonte de informação mista , pois, deve apresentar todas as características do produto . Como exemplo, uma embalagem de um creme de leite deverá, obrigatoriamente, reunir informações nutricionais, os ingredientes, o fabricante, o peso, a data de validade etc. 
IV) As influências das fontes de informação durante ao processo de decisão de compra do consumidor varia de acordo com a categoria de produtos e serviços e as características do consumidor. 
Dentre as opções assinale a única correta: 
Pontos da Questão: 1 
Apenas I, II e III 
Apenas II ,
III e IV 
Apenas I e IV 
Apenas I, II, e IV 
Questão: 3 (213467) 
Um comercial de TV, exibido em um programa de grande audiência, apresenta um novo refrigerador dando ênfase à tecnologia utilizada, o preço, a garantia, as características exclusivas e a economia de luz. Esta peça publicitária está promovendo um dos três critérios gerais que poderão ser aplicados pelo consumidor durante o processo de avaliação das alternativas de produto. 
Indique a única opção correta que corresponde a esse critério. 
Pontos da Questão: 1 
Características Funcionais do Produto. 
Identificação da Alternativa Preferida. 
Eficiência do Produto. 
Desempenho do Produto. 
Questão: 4 (213546) 
Considerando os conteúdos estudados sobre o comportamento do consumidor, leia com atenção as sentenças a seguir: 
I) O fator tempo, no mundo contemporâneo, passou a exercer forte influência no processo de compra. De acordo com a maior ou menor disponibilidade de tempo o consumidor poderá buscar informações sobre o produto ou serviço almejado. 
II) O fator tempo pode ser considerado como um recurso valioso na vida dos consumidores. A maneira que cada um o utiliza está ligada ao seu estilo de vida, aos seus valores e à sua personalidade. 
III) O fator tempo tem contribuído bastante para a tomada de consciência dos consumidores, mas no caso dos profissionais de comunicação e marketing, este fator não tem influência no desenvolvimento de estratégias focadas no comportamento do consumidor. 
IV) O fator tempo, ou a falta de tempo, tem contribuído para a vida agitada dos grandes centros. O consumidor, cada vez mais, está buscando produtos e serviços ajustados a esta nova realidade e, por essa razão, as vendas por internet têm crescido no país. 
Assinale a única opção correta, que corresponde as alternativas apresentadas: 
Pontos da Questão: 1 
Apenas I, II e IV 
Apenas I, III e IV 
Apenas I, II e III 
Apenas II, III e IV 
Questão: 5 (213445) 
Participando ativamente desse processo conflitivo entre as motivações e os obstáculos, a personalidade de cada indivíduo fará com que algumas pessoas se deixem dominar mais facilmente do que outras. Leia atentamente as sentenças abaixo que apontam corretamente o dinâmico universo da teoria da motivação: 
I ) As inibições podem ser classificadas como forças que reprimem uma motivação de comprar em função do desconforto potencial ante os outros. 
II) Os freios podem ser eliminados. À medida que são atenuados, a força das motivações sobressai-se e vice-versa. 
III) Os medos podem ser classificados como forças ligadas a pensamentos internos. 
IV) O estímulo provoca no consumidor a energia para agir. O objetivo fornece a direção para que o consumidor canalize esta energia buscando a satisfação de suas necessidades. 
Dentre as opções assinale a única opção correta: 
Pontos da Questão: 1 
Apenas I e IV 
Apenas I, III e IV 
Apenas I e III 
Apenas I, II e IV 
Questão: 6 (213563) 
“Quando examinam uma sociedade específica, os antropólogos freqüentemente imergem no ambiente em estudo. Como pesquisadores treinados, eles têm a possibilidade de selecionar uma pequena amostra de pessoas de uma sociedade em particular e cuidadosamente observar o comportamento delas. Baseados em suas observações, os pesquisadores esboçam conclusões sobre valores, crenças e costumes da sociedade que estão investigando”. Leon G. Schiffman e Leslie Lazar Kanuk 
De acordo com os conteúdos estudados na disciplina “Comportamento do Consumidor” indique as assertivas corretas:
A) O conceito de grupos de referência do consumidor vem sendo ampliado de modo a incluir grupos com os quais o consumidor não tem contato pessoal. A credibilidade, a capacidade de atração e a forma de um grupo de referência afetam o seu nível de influência. 
B) Os indivíduos participam de diferentes grupos de referência. A posição de uma pessoa em cada grupo pode ser definida em termos de papéis e status. A impressionante reestruturação pela qual estão passando os papéis tradicionais do homem e da mulher na família contemporânea vem impingindo a necessidade e o desejo de novos produtos e serviços produzindo efeitos inevitáveis sobre o comportamento de consumo. 
C) Os indivíduos são significativamente influenciados por seus grupos de referência pelo menos em quatro níveis distintos. Os grupos de referência expõem um indivíduo a novos comportamentos e estilos de vida. Eles influenciam diretamente a criação de necessidades, e desejos. E, além disso, determinam as escolhas de produtos e serviços e marcas.
D ) Os grupos de referência que exercem influência direta sobre um indivíduo são chamados grupos de afinidade. Alguns grupos de afinidade são primários com os quais a pessoa interage contínua e informalmente. Outros são classificados como secundários que normalmente são formais e exigem menor interação contínua. 
Pontos da Questão: 1 
As assertivas B e D estão corretas 
As assertivas A e B estão corretas 
As assertivas A, B e D estão corretas 
As assertivas B, C e D estão corretas 
Questão: 7 (213408) 
Um comercial de lançamento de uma margarina apresenta cenas de um café da manhã saudável e divertido de uma família de classe média alta, composta de pai, mãe e dois filhos. As cenas de produto são permeadas com imagens de sorrisos e brincadeiras onde os pais ensinam aos seus filhos a importância do convívio familiar. 
Neste contexto, assinale a única opção correta que indica a influência explorada neste comercial de TV. 
Pontos da Questão: 1 
Influências normativas 
Influências utilitárias 
Influências situacionais 
Influências socioculturais 
Questão: 8 (213608) 
Considerando os conteúdos estudados, leia atentamente as sentenças a seguir: 
I) Os estudos sobre o Comportamento do Consumidor, indicam que a maior parte do comportamento humano é aprendida. 
II) As principais teorias que buscam explicar como se desenvolve a aprendizagem são as teorias behavioristas e motivacionais. 
III) As atitudes possuem três componentes inter-relacionados: o cognitivo, o afetivo e o conativo. 
IV) As atitudes são predisposições, para responder a um objeto ou uma classe de objetos, de uma maneira consistentemente favorável ou desfavorável. 
Assinale a única opção correta, que corresponde as alternativas apresentadas: 
Pontos da Questão: 1 
Apenas I, III e IV 
Apenas I e IV 
Apenas III e IV 
Apenas II, III e IV 
Questão: 9 (213511) 
“A construção de uma base de clientes altamente fiéis não pode ser feita como um complemento. Ela tem que ser parte integrante da estratégia básica de negócios da empresa”. Frederick F. Reichheld 
Após a leitura atenta do enunciado, indique quais são as respostas corretas baseadas no conhecimento adquirido na disciplina comportamento do consumidor: 
A) A luta inevitável do mercado obriga a empresa ultrapassar a concorrência para vencer a corrida em busca do consumidor. Para tanto, é obrigatório conhecer a evolução dos mercados, as modificações da preferência do consumidor, a variação da capacidade de consumo do público entre outros aspectos. 
B) A luta inevitável do mercado obriga a empresa ultrapassar a concorrência para vencer a corrida em busca do consumidor. Uma das principais questões que as empresas precisam levar em conta, é desenvolver ofertas que não só atraiam, mas também mantenham os clientes satisfeitos e em contato com a empresa. 
C) A luta inevitável do mercado obriga a empresa ultrapassar a concorrência para vencer a corrida em busca do consumidor. A empresa poderá se basear na sua experiência para agilizar a entrada de um novo produto ou serviço no mercado. Assim, criando barreiras para a concorrência. 
D) A luta inevitável do mercado obriga a empresa ultrapassar a concorrência para vencer a corrida em busca do consumidor. As preferências dos consumidores são diferentes, e isso abre uma oportunidade para os desafiantes e especialistas procurarem segmentos do mercado. Em resposta, as grandes empresas começaram a diferenciar suas ofertas de produtos para
diferentes mercado. 
Pontos da Questão: 1 
As assertivas A , B e C estão corretas 
As assertivas A , B e D estão corretas 
As assertivas A e D estão corretas 
As assertivas B, C estão corretas 
Questão: 10 (213455) 
O supermercado “Barateiro” preconiza em sua comunicação que a sua rede tem o menor preço, melhor atendimento e variedade de produtos. Para que a sua atuação seja crível perante aos consumidores e compatível com o seu discurso é necessário que algumas medidas tenham que ser tomadas para que a participação de mercado seja mantida no maior patamar desta categoria. Para isso será necessário: 
I) Realizar uma pesquisa de campo frequente para verificar se os custos dos seus produtos estão na média ou inferiores do que a média do mercado. 
II) Conferir se a variedade de produtos atende ao seu público-alvo, de forma que os consumidores não tenham que se deslocar para outro ponto-de-venda. 
III) Realizar com frequência, pesquisa de satisfação para medir se há algum ponto que deva ser aprimorado ou alterado. 
IV) Monitorar no dia-a-dia a atuação da concorrência, para que o marketing possa tomar atitudes combativas diante de algum fato novo. 
Dentre as alternativas abaixo, assinale a única alternativa correta: 
Pontos da Questão: 1 
Apenas I, II e IV 
Todas estão corretas 
Apenas I, II e III 
Apenas II, III e IV 
		
4623265
 HTMLCONTROL Forms.HTML:Hidden.1 
13786
 HTMLCONTROL Forms.HTML:Hidden.1 
0
 HTMLCONTROL Forms.HTML:Hidden.1 
7
 HTMLCONTROL Forms.HTML:Hidden.1 
1023855
 HTMLCONTROL Forms.HTML:Hidden.1 
ADM0911
 HTMLCONTROL Forms.HTML:Hidden.1 
AV3
 HTMLCONTROL Forms.HTML:Hidden.1 
 HTMLCONTROL Forms.HTML:Hidden.1 
 HTMLCONTROL Forms.HTML:Hidden.1 
alu0001c.asp
		
		Server IP : 192.168.10.137 Client IP: 187.126.231.232 Tempo de execução da página : 1,5
Parte inferior do formulário
_1417120589.unknown
_1417120597.unknown
_1417120601.unknown
_1417120604.unknown
_1417120605.unknown
_1417120603.unknown
_1417120599.unknown
_1417120600.unknown
_1417120598.unknown
_1417120593.unknown
_1417120595.unknown
_1417120596.unknown
_1417120594.unknown
_1417120591.unknown
_1417120592.unknown
_1417120590.unknown
_1417120571.unknown
_1417120580.unknown
_1417120584.unknown
_1417120586.unknown
_1417120587.unknown
_1417120585.unknown
_1417120582.unknown
_1417120583.unknown
_1417120581.unknown
_1417120576.unknown
_1417120578.unknown
_1417120579.unknown
_1417120577.unknown
_1417120573.unknown
_1417120575.unknown
_1417120572.unknown
_1417120563.unknown
_1417120567.unknown
_1417120569.unknown
_1417120570.unknown
_1417120568.unknown
_1417120565.unknown
_1417120566.unknown
_1417120564.unknown
_1417120559.unknown
_1417120561.unknown
_1417120562.unknown
_1417120560.unknown
_1417120556.unknown
_1417120558.unknown
_1417120554.unknown
_1417120555.unknown
_1417120552.unknown
_1417120553.unknown
_1417120550.unknown
Av1/Comportamento do Consumidor - (2) - AV1 - 2012.3.docx
				
				Avaliação On-Line
		Avaliação:
		AV1.2012.3EAD-COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR-ADM0911
		Disciplina:
		ADM0911 - COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
		Tipo de Avaliação:
		AV1
		Aluno:
		
		Nota da Prova:
		5.5
		Nota do Trabalho:     
		Nota da Participação:      2
		Total: 
		7,5
		Prova On-Line
		
Questão: 1 (213417) 
Qual a influência sociocultural descrita abaixo que NÃO exerce o mais amplo e profundo impacto no comportamento do consumidor? 
  Pontos da Questão: 0,5
		 Família 
		 Cultura 
		 Amigos 
		 Publicidade 
		
Questão: 2 (213442) 
O consumidor na escolha do produto busca um conjunto de atributos com capacidades variadas de entrega de benefícios para resolver um problema ou satisfazer uma necessidade. 
Indique a única opção correta, que corresponde aos três critérios gerais que poderão ser aplicados pelo consumidor durante o processo de avaliação das alternativas de produto: 
I) Identificação da Necessidade; Implementação da Compra; Satisfação Pós-Compra. 
II) Características Funcionais do Produto; Satisfação Emocional; Benefícios de Uso e Posse. 
III) Reconhecimento do Problema; Identificação da Alternativa Preferida; Desempenho do Produto . 
IV) Intenção de Compra; Custo de Aquisição do Produto; Benefícios do Produto. 
  Pontos da Questão: 0,5
		 Apenas II está correta 
		 Apenas IV está correta
		 Apenas I está correta
		 Apenas III está correta
		
Questão: 3 (213416) 
Os grupos de referência exercem influências no comportamento do consumidor. 
Neste sentido, indique a única opção que apresenta os dois benefícios principais resultantes dos apelos do grupo de referência na comunicação de um produto ou serviço: 
  Pontos da Questão: 0,5
		 Garantia de melhor qualidade e menor preço
		 Comprometimento da marca e satisfação do consumidor
		 Aumento da consciência de marca e risco percebido reduzido 
		 Influência expressiva de valor e influência informativa
		
Questão: 4 (213460) 
O comercial da marca Pantene, protagonizado pela modelo Gisele Bündchen, avalizando o shampoo, com todos os seus benefícios e atributos 
pode ser entendido como: 
I) Um estímulo para a experimentação do produto, para que os cabelos dos consumidores possam se assemelhar ao da modelo. 
II) Uma comunicação persuasiva que motive os consumidores a usarem o produto, a fim de que tenham uma beleza tal qual apresentada no comercial. 
III) Um apelo comercial que não será suficiente para iludir o consumidor - mesmo com o aval de uma celebridade. O consumidor só comprará o produto se tiver a comprovação/relato de amigos, de pessoas da família. 
IV) Uma peça publicitária que se apropria do carisma da protagonista que empresta valor ao produto, fazendo com que os consumidores sintam o desejo de adquiri-lo. 
Dentre as alternativas apresentadas, assinale a única opção que corresponde a realidade do comportamento do consumidor: 
  Pontos da Questão: 1
		 Apenas I e IV
		 Apenas I, II e III
		 Apenas I, III e IV
		 Apenas I, II e IV 
		
Questão: 5 (213408) 
Um comercial de lançamento de uma margarina apresenta cenas de um café da manhã saudável e divertido de uma família de classe média alta, composta de pai, mãe e dois filhos. As cenas de produto são permeadas com imagens de sorrisos e brincadeiras onde os pais ensinam aos seus filhos a importância do convívio familiar. 
Neste contexto, assinale a única opção correta que indica a influência explorada neste comercial de TV. 
  Pontos da Questão: 1
		 Influências normativas
		 Influências situacionais
		 Influências utilitárias
		 Influências socioculturais 
		
Questão: 6 (213472) 
Durante o processo decisório o consumidor poderá buscar diferentes tipos de fontes de informação para selecionar um produto ou serviço que melhor atenda as suas necessidades.
Indique as sentenças que representam as diferentes formas de fontes de informações que poderão ser aplicadas pelo consumidor:
I) As informações públicas, como as organizações de classificação de consumo são consideradas como fonte externa. O Inmetro – Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial - é um exemplo .
II) A memória é considerada uma fonte de informação interna. Inclui lembranças de comunicações pessoais ou exposições a esforços de marketing persuasivos.
III ) A embalagem é considerada como uma fonte de informação mista , pois, deve apresentar todas as características do produto . Como exemplo, uma embalagem de um creme de leite deverá, obrigatoriamente, reunir informações nutricionais, os ingredientes, o fabricante, o peso, a data de validade etc.
IV) As influências das fontes de informação durante ao processo de decisão de compra do consumidor varia de acordo com a categoria de produtos e serviços e as características do consumidor.
Dentre
as opções assinale a única correta: 
  Pontos da Questão: 1
		 Apenas I e IV 
		 Apenas I, II, e IV 
		 Apenas II , III e IV 
		 Apenas I, II e III 
		
Questão: 7 (213462) 
Um dos primeiros estudos sobre o comportamento do consumidor foi realizado:  Pontos da Questão: 0,5
		 No início do século XX, quando Philip Kotler desenvolveu estudos sobre o método de pesquisa motivacional. 
		 No final do século XIX, quando Peter Drucker revelou os distúrbios comportamentalistas oriundos do crescimento da produção industrial.
		 No início do século XX, quando Michael Czinkota iniciou experiências com consumidores, através de metodologias qualitativas.
		 No final do século XIX, quando Thorstein Veblen avaliou os exageros do consumo no auge da Revolução Industrial. 
		
Questão: 8 (213452) 
Segundo a escritora e acadêmica Beatriz Karsaklian, “o consumidor tem suas preferências, que não são as mesmas para todos, pois cada um prefere aquilo com que se identifica mais, ou aquele produto que parece representar mais precisamente o que se quer aparentar”. 
Analise as questões a seguir e assinale a única que está em DESACORDO: 
  Pontos da Questão: 1
		 Há indivíduos que têm necessidade de consumir produtos de marcas renomadas, para que ele se sinta confiante diante da sociedade.
		 Alguns indivíduos compram produtos de grife, ou até mesmo os genéricos, para que sejam reconhecidos como uma pessoa que tem bens. 
		 Os indivíduos têm vontades e desejos próprios, independentemente da avaliação da família, de amigos, da sociedade. 
		 Até mesmo a localidade onde os indivíduos procuram a sua moradia pode refletir o que ele deseja aparentar, diante da sociedade.
		
Questão: 9 (213507) 
“O Marketing é a ciência e a arte de conquistar e manter clientes e desenvolver relacionamentos lucrativos com eles”. Philip Kotler 
Após a leitura atenta do enunciado, indique qual a resposta correta baseada no conhecimento adquirido na disciplina comportamento do consumidor: 
A) Os estudos de Marketing apresentam o seu desenvolvimento histórico e filosófico em termos de eras. Estas fases são dividas em: ERA DO PRODUTO; ERA DAS VENDAS; ERA DO CONSUMO E ERA DO MARKETING 
B) Os estudos de Marketing apresentam o seu desenvolvimento histórico e filosófico em termos de eras. Estas fases são dividas em: ERA DA PRODUÇÃO; ERA DAS VENDAS; ERA DO MARKETING; ERA DO MARKETING DE RELACIONAMENTO E ERA DO MARKETING SOCIETAL. 
C) Os estudos de Marketing apresentam o seu desenvolvimento histórico e filosófico em termos de eras. Estas fases são dividas em: ERA INDUSTRIAL; ERA DAS VENDAS; ERA DA PROPAGANDA; ERA DO MARKETING 
D) Os estudos de Marketing apresentam o seu desenvolvimento histórico e filosófico em termos de eras. Estas fases são dividas em: ERA DO DESENVOLVIMENTO; ERA DA PRODUÇÃO; ERA DA PROPAGANDA; ERA DO CONSUMO E ERA DO MARKETING.
  Pontos da Questão: 1
		 ASSERTIVA B 
		 ASSERTIVA D
		 ASSERTIVA A
		 ASSERTIVA C 
		
Questão: 10 (213409) 
Os pesquisadores e os profissionais de marketing investigam o impacto das influências no comportamento de compra do consumidor. 
Leia atentamente as sentenças a seguir: 
I) As influências culturais e sociais estão presentes no ambiente que o consumidor está inserido. 
II) As influências socioculturais afetam o comportamento do consumidor, independentemente, das suas características pessoais e psicológicas. 
III) Os valores das classes sociais podem ser alterados rapidamente. 
IV) A renda é o fator determinante para delimitação das classes sociais. 
Indique a única opção correta, que corresponde as alternativas apresentadas: 
  Pontos da Questão: 1
		 Apenas I, e II 
		 Apenas I, II e III  
		 Todas estão corretas 
		 Apenas I, III e IV 
Av1/Comportamento do Consumidor - (3) - AV1 - 2012.3.docx
		Avaliação:
		AV1.2012.3EAD-COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR-ADM0911 
		Disciplina:
		ADM0911 - COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR 
		Tipo de Avaliação:
		AV1 
		
		
		Nota da Prova: 
		3.5
		Nota do Trabalho: 
		Nota da Participação: 2 
		Total: 
		5,5
		Prova On-Line 
		
Questão: 1 (213433) 
Leia atentamente as sentenças a seguir: 
I) As organizações também devem monitorar o comportamento pós-compra do consumidor. Verifica-se que as comunicações pós-compra têm resultado em menor número de reclamações, devoluções e cancelamento de pedidos. 
II) Após comprar um produto o consumidor experimenta algum nível de satisfação ou insatisfação. A satisfação do cliente é derivada da proximidade entre as expectativas do consumidor e o desempenho percebido do produto. 
III) O ato de compra abrange as seguintes etapas: a identificação da alternativa preferida, o preço, o local para a efetivação da compra e a avaliação do desempenho do produto pós-compra. 
IV) Como parte das análises pós-compras, o consumidor tenta se certificar de que a sua escolha foi a mais sábia. O desconforto pós-compra varia de acordo com o valor financeiro do produto ou serviço adquirido. 
Indique a única opção correta, que corresponde as alternativas apresentadas: 
Pontos da Questão: 0,5 
		Todas estão corretas 
		Apenas II e IV 
		Apenas I, II e III 
		Apenas I, II e IV 
		
Questão: 2 (213459) 
O estudo do comportamento do consumidor tornou-se uma das atividades mais complexas e desafiantes para o marketing, pois as mudanças têm sido radicais com a globalização, com os avanços tecnológicos e com a desregulamentação de alguns setores da economia. Diante deste cenário, analise as seguintes sentenças: 
I) Os consumidores a cada dia estão exigindo cada vez mais qualidade e serviços superiores, dos produtos e serviços oferecidos. 
II) Os consumidores costumam obter informações por meio da internet e de outras fontes, o que lhes permite comprar de maneira mais racional. 
III)Os clientes estão mostrando maior sensibilidade em relação ao preço em sua busca por valor. 
IV) As empresas estão cientes da concorrência de marcas (locais e estrangeiras), porém elas acreditam que um produto bem desenvolvido conquistará o mercado. 
Indique a única alternativa que apresenta aspectos comportamentais da empresa e do cliente e que estão de acordo com o cenário apresentado: 
Pontos da Questão: 1 
		Apenas II, III e IV 
		Apenas I e IV 
		Apenas I, II e IV 
		Apenas I, II e III 
		
Questão: 3 (213410) 
Na década de 80 - com uma repercussão mundial - os jovens estudantes brasileiros foram às ruas, em um movimento uníssono pedindo por eleições para presidente – as “Diretas Já”. 
Assinale a única opção que identifica a influência exercida neste gesto: 
Pontos da Questão: 1 
		Situacional 
		Geodemográfica 
		Sociocultural 
		Psicológica 
		
Questão: 4 (213509) 
Indique qual a resposta correta baseada no conhecimento adquirido na disciplina comportamento do consumidor: 
A) Segmentação consiste em dividir o mercado em grupos de consumidores, cujas reações aos esforços de marketing da empresa sejam similares para os que pertencem ao mesmo grupo e distinta dos demais grupos. 
B) Segmentação é o processo de diferenciar uma empresa, um negócio, uma marca, um produto ou um serviço de seus concorrentes. Assim, mesmo que a empresa não tenha buscado uma segmentação, ela terá uma imagem no mercado. 
C) Segmentação é o ato de desenvolver a oferta e a imagem da empresa para ocupar um lugar destacado na mente do consumidor. 
D) Segmentação é um programa de bens tangíveis, serviços, idéias e soluções que um profissional de marketing de negócio oferece para antecipar as metas de desempenho da organização. 
Pontos da Questão: 1 
		Assertiva D 
		Assertiva A 
		Assertiva B 
		Assertiva C 
		
Questão: 5 (213463) 
O estudo do comportamento do consumidor tornou-se uma das atividades mais complexas e desafiantes para o marketing, pois as mudanças têm sido radicais com a globalização, com os avanços tecnológicos e com a desregulamentação de alguns setores da economia.
Diante deste cenário, analise as seguintes sentenças: 
I) Os consumidores a cada dia estão exigindo cada vez mais qualidade e serviços superiores, dos produtos e serviços oferecidos. 
II) Os consumidores costumam obter informações por meio da internet e de outras fontes, o que lhes permite comprar de maneira mais racional. 
III)Os clientes estão mostrando maior sensibilidade em relação ao preço em sua busca por valor. 
IV) As empresas estão cientes da concorrência de marcas (locais e estrangeiras), porém elas acreditam que um produto bem desenvolvido conquistará o mercado. 
Indique a única alternativa que apresenta aspectos comportamentais da empresa e do cliente e que estão de acordo com o cenário apresentado 
Pontos da Questão: 0,5 
		Apenas II, III e IV 
		Apenas I e IV 
		Apenas I, II e III 
		Apenas I, II e IV 
		
Questão: 6 (213418) 
As influências socioculturais são forças que moldam o comportamento do consumidor. 
Neste sentido, indique a única opção que apresenta a mais importante organização de compra de produtos de consumo na sociedade. Constitui o grupo de referência primário mais influente e oferece a oportunidade de exposição e da experimentação de produtos. Transmite valores de consumo aos seus membros e têm sido exaustivamente estudado. 
Pontos da Questão: 0,5 
		Subculturas 
		Escola 
		Cultura 
		Família 
		
Questão: 7 (213421) 
As influências socioculturais fornecem para as organizações uma visão mais abrangente da diversidade do indivíduo. 
De acordo com as influências socioculturais analise as sentenças a seguir: 
I) Os indivíduos podem ser influenciados por grupos de referência dos quais não pertencem. 
II) Os grupos de aspiração que são aqueles aos quais os indivíduos esperam pertencer. 
III) A utilização de artistas da TV, esportistas e top models em campanhas publicitárias aplica a teoria do grupo de representação. 
IV) Os grupos de referência expõem o indivíduo a novos comportamentos e estilos de vida. 
Indique a única opção correta: 
Pontos da Questão: 0,5 
		Apenas III e IV 
		Apenas I, II e IV 
		Apenas I, II e III 
		Apenas II e IV 
		
Questão: 8 (213456) 
Atualmente, com a longevidade saudável da população brasileira a “Terceira Idade” ou “Melhor Idade” ganham status na sociedade. A cada dia empresas de entretenimento, turismo, editorial etc. trabalham em prol de oferecer a este público novos produtos e serviços que atendam as suas necessidades específicas. 
Neste contexto assinale a única opção que indica o critério aplicado por essas empresas: Pontos da Questão: 1 
		Satisfação 
		Fidelização 
		Posicionamento 
		Segmentação 
		
Questão: 9 (213408) 
Um comercial de lançamento de uma margarina apresenta cenas de um café da manhã saudável e divertido de uma família de classe média alta, composta de pai, mãe e dois filhos. As cenas de produto são permeadas com imagens de sorrisos e brincadeiras onde os pais ensinam aos seus filhos a importância do convívio familiar. 
Neste contexto, assinale a única opção correta que indica a influência explorada neste comercial de TV. 
Pontos da Questão: 1 
		Influências normativas 
		Influências utilitárias 
		Influências situacionais 
		Influências socioculturais 
		
Questão: 10 (213467) 
Um comercial de TV, exibido em um programa de grande audiência, apresenta um novo refrigerador dando ênfase à tecnologia utilizada, o preço, a garantia, as características exclusivas e a economia de luz. Esta peça publicitária está promovendo um dos três critérios gerais que poderão ser aplicados pelo consumidor durante o processo de avaliação das alternativas de produto. 
Indique a única opção correta que corresponde a esse critério. 
Pontos da Questão: 1 
		Características Funcionais do Produto. 
		Identificação da Alternativa Preferida. 
		Eficiência do Produto. 
		Desempenho do Produto. 
Av1/Comportamento do Consumidor - (4) - AV1.docx
		Avaliação On-Line 
		Avaliação:
		
		Disciplina:
		COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR 
		Tipo de Avaliação:
		AV1 
		Aluno:
		
		Nota da Prova: 
		7
		Nota do Trabalho:      
		Nota da Participação:      2 
		Total:  
		9
		Prova On-Line 
		
Questão: 1 (213513) 
“Não se pode ser todas as coisas para todas as pessoas, e por isso é preciso decidir o que se vai ser, e para quem”. Karl Albrecht 
Após a leitura atenta do enunciado, indique quais são as respostas corretas baseadas no conhecimento adquirido na disciplina comportamento do consumidor: 
A) As organizações competem pela conquista e preferência do consumidor, compreender as motivações dos consumidores e se adaptar a elas não é uma alternativa, mas uma necessidade absoluta para sobrevivência de qualquer negócio. Podemos afirmar que consumidor é toda entidade compradora potencial – empresa ou indivíduo que tem uma necessidade ou um desejo a satisfazer. 
B) Os estudos de marketing apresentam o seu desenvolvimento histórico e filosófico em termos de eras. Podemos afirmar que estas eras foram divididas em: era do produto, era da propaganda, era do consumo; era do marketing. 
C) Os consumidores são diferentes, e gostam de expressar suas características diferenciadas. Gostam de produtos ou serviços que atendam as suas necessidades particulares. Segmentação de mercado é um esforço para aumentar a precisão do marketing da empresa. 
D) As empresas devem obrigatoriamente conhecer e monitorar o comportamento dos consumidores e as tendências do mercado, através de pesquisas. Estudar o cliente fornece informações para o desenvolvimento de novos produtos e serviços. A perspectiva do marketing se modificou por meio de um processo de mútua influência e sincronicidade com a evolução do consumidor. 
  Pontos da Questão: 1 
		As assertivas B e D estão corretas 
		As assertivas A e C estão corretas 
		As assertivas A, B e D estão corretas 
		As assertivas A , C e D estão corretas 
		
Questão: 2 (213408) 
Um comercial de lançamento de uma margarina apresenta cenas de um café da manhã saudável e divertido de uma família de classe média alta, composta de pai, mãe e dois filhos. As cenas de produto são permeadas com imagens de sorrisos e brincadeiras onde os pais ensinam aos seus filhos a importância do convívio familiar. 
Neste contexto, assinale a única opção correta que indica a influência explorada neste comercial de TV. 
  Pontos da Questão: 1 
		Influências utilitárias 
		Influências socioculturais 
		Influências situacionais 
		Influências normativas 
		
Questão: 3 (213419) 
As influências socioculturais que exercem o mais amplo e profundo impacto no comportamento do consumidor podem ser segmentadas em: 
I) cultura, subcultura, classe social, grupos de referência, família e papéis desempenhados pelo homem e pela mulher. 
II) valores, crenças, costumes, rituais, normas-leis, objetos e artefatos. 
III) valores culturais, valores da sociedade, valores individuais, valores econômicos e valores políticos. 
IV) nacionalidade, grupos raciais, religião, localização geográfica, idade e sexo. 
Indique a única alternativa correta: 
  Pontos da Questão: 0,5 
		Apenas II 
		Apenas IV 
		Apenas III 
		Apenas I 
		
Questão: 4 (213466) 
Os teóricos Semenik e Bamossy (1996) identificaram diferentes tipos de reconhecimento de necessidade despertados durante os estágios do processo de decisão de compra do consumidor. 
Assinale a única opção correta que indica o tipo de necessidade atendida quando uma dona de casa compra produtos de higiene pessoal, como: creme dental e sabonete. 
  Pontos da Questão: 1 
		Necessidade emocional 
		 Necessidade funcional 
		Necessidade psicológica 
		Necessidade de reposição 
		
Questão: 5 (213416) 
Os grupos de referência exercem influências no comportamento do consumidor. 
Neste sentido, indique a única opção que apresenta os dois benefícios principais resultantes dos apelos do grupo de referência na comunicação de um produto ou serviço: 
  Pontos da Questão:
0,5 
		Comprometimento da marca e satisfação do consumidor 
		Influência expressiva de valor e influência informativa 
		Aumento da consciência de marca e risco percebido reduzido 
		Garantia de melhor qualidade e menor preço 
		
Questão: 6 (213464) 
Na sua forma mais básica, o marketing busca trabalhar na seguinte direção:
 
I) Desenvolver produtos que satisfaçam o consumidor. 
II) Identificar as necessidades do consumidor. 
III) Criar novos produtos e reposicionar os existentes. 
IV) Desenvolver produtos, independente do valor final. 
Assinale a única opção correta, que corresponde as alternativas apresentadas: 
  Pontos da Questão: 0,5 
		Apenas I, II e IV 
		Todas estão corretas 
		Apenas II, III e IV 
		Apenas I, II e III 
		
Questão: 7 (213437) 
O consumidor desempenha diferentes papéis durante o processo de decisão de compra de um produto ou serviço. 
I) Influenciador é a pessoa cuja opinião, conselho ou ponto de vista tem forte peso na decisão final. 
II) Iniciador é a pessoa que julga se o produto e/ou serviço é realmente adequado ao uso. 
III) Consumidor é a pessoa que sugere a ideia de comprar um determinado produto ou serviço. 
IV) Decisor é a pessoa que determina a decisão de compra. Comprar, o que comprar, onde comprar ou como comprar. 
Indique a única opção correta, que corresponde às alternativas apresentadas: 
  Pontos da Questão: 0,5 
		Todas estão corretas 
		Apenas III e IV 
		Apenas I, III e IV 
		Apenas I e IV 
		
Questão: 8 (213456) 
Atualmente, com a longevidade saudável da população brasileira a “Terceira Idade” ou “Melhor Idade” ganham status na sociedade. A cada dia empresas de entretenimento, turismo, editorial etc. trabalham em prol de oferecer a este público novos produtos e serviços que atendam as suas necessidades específicas. 
Neste contexto assinale a única opção que indica o critério aplicado por essas empresas:   Pontos da Questão: 1 
		Satisfação 
		Fidelização 
		Segmentação 
		Posicionamento 
		
Questão: 9 (213412) 
O cartão de crédito Mastercard por ocasião da data comemorativa do Brasil – 500 Anos - produziu um comercial mostrando a diversidade cultural brasileira, apresentando cenas de várias regiões do país e as suas especificidades (dança, potes de barros, tear, berimbau, caxixi). 
Dentro desse contexto, podemos entender que foram valorizados aspectos de: 
I) Costumes, de rituais, de crenças/superstições 
II) Normas e de valores 
III) Raças e de folclore 
IV) Localização geográfica e valorização nacional 
Indique a única alternativa correta: 
  Pontos da Questão: 1 
		Apenas II 
		Apenas I 
		Apenas IV 
		Apenas III 
		
Questão: 10 (213459) 
O estudo do comportamento do consumidor tornou-se uma das atividades mais complexas e desafiantes para o marketing, pois as mudanças têm sido radicais com a globalização, com os avanços tecnológicos e com a desregulamentação de alguns setores da economia. Diante deste cenário, analise as seguintes sentenças: 
I) Os consumidores a cada dia estão exigindo cada vez mais qualidade e serviços superiores, dos produtos e serviços oferecidos. 
II) Os consumidores costumam obter informações por meio da internet e de outras fontes, o que lhes permite comprar de maneira mais racional. 
III)Os clientes estão mostrando maior sensibilidade em relação ao preço em sua busca por valor. 
IV) As empresas estão cientes da concorrência de marcas (locais e estrangeiras), porém elas acreditam que um produto bem desenvolvido conquistará o mercado. 
Indique a única alternativa que apresenta aspectos comportamentais da empresa e do cliente e que estão de acordo com o cenário apresentado: 
  Pontos da Questão: 1 
		Apenas I, II e IV 
		Apenas I, II e III 
		Apenas II, III e IV 
		Apenas I e IV
Av1/Comportamento do Consumidor - (6) - AV1 - 2012.3.docx
						Avaliação:
		AV1.2012.3EAD-COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR-ADM0911
		Disciplina:
		ADM0911 - COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
		Tipo de Avaliação:
		AV1
		Aluno:
		
		Nota da Prova:
		6
		Nota do Trabalho:     
		Nota da Participação:      2
		Total: 
		8
		Prova On-Line
		
Questão: 1 (213410) 
Na década de 80 - com uma repercussão mundial - os jovens estudantes brasileiros foram às ruas, em um movimento uníssono pedindo por eleições para presidente – as “Diretas Já”. 
Assinale a única opção que identifica a influência exercida neste gesto: 
  Pontos da Questão: 1
		 Geodemográfica
		 Sociocultural 
		 Situacional 
		 Psicológica
		
Questão: 2 (213454) 
O comportamento do consumidor inclui todos os aspectos que influenciam o consumidor antes, durante e após a compra. Este comportamento pode ser caracterizado como um processo denominado:  Pontos da Questão: 1
		 Perceptivo.
		 Seletivo.
		 Contínuo. 
		 Motivacional.
		
Questão: 3 (213411) 
Um anúncio de página dupla, publicado em uma importante revista mensal de distribuição nacional promove um pacote turístico para Salvador . Esta peça conta com belas fotografias que exploram as peculiaridades da capital da Bahia, como: a capoeira, o acarajé, as vestimentas das baianas – batas, colares, turbantes, entre outras. 
Neste contexto, indique a única opção correta que apresenta a influência exercida neste anúncio. 
  Pontos da Questão: 1
		 Influências emocionais 
		 Influências informativas 
		 Influências situacionais 
		 Influências socioculturais 
		
Questão: 4 (213461) 
O profissional de marketing deve entender o processo entre a identificação do estímulo externo e a decisão de compra do consumidor. Os estímulos de marketing podem ser identificados como: 
I) preço, produto, praça e promoção. 
II) econômico, político, ambiental, legal. 
III) psicológico, emocional, sociocultural e situacionais. 
IV) tecnológico, cultural, social e global. 
Dentre as alternativas abaixo, assinale a única opção correta: 
  Pontos da Questão: 0,5
		 Apenas I 
		 Apenas IV
		 Apenas III
		 Apenas II
		
Questão: 5 (213417) 
Qual a influência sociocultural descrita abaixo que NÃO exerce o mais amplo e profundo impacto no comportamento do consumidor? 
  Pontos da Questão: 0,5
		 Amigos 
		 Família 
		 Publicidade 
		 Cultura 
		
Questão: 6 (213505) 
“Se não somos dirigidos pelo cliente, nossos carros tampouco o serão”. Declaração de um executivo da Ford. 
Após a leitura atenta do enunciado, indique quais são as respostas corretas baseadas no conhecimento adquirido na disciplina comportamento do consumidor: 
A) A segmentação de mercado é uma técnica aplicada pelos profissionais de marketing principalmente para identificar os principais caminhos a serem aplicados na comunicação de massa. 
B) A segmentação de mercado é um esforço para aumentar a precisão do marketing da empresa. 
C) A segmentação de mercado do público apropriado é um componente essencial das estratégias das empresas. É importante ressaltar que um público é composto de indivíduos. 
D) A segmentação de mercado é essencial para a organização entender o que acontece no consciente do consumidor entre a chegada do estímulo externo e a decisão de compra. 
  Pontos da Questão: 1
		 As assertivas C e D estão corretas
		 As assertivas B e D estão corretas 
		 As assertivas B e C estão corretas 
		 As assertivas A e C estão corretas
		
Questão: 7 (213474) 
A decisão do consumidor de comprar ou não um produto é um momento muito valioso para as organizações. Um comercial de TV veiculado pela Danone apresentando os benefícios do iogurte ACTIVIA pode ser considerado como uma fonte de informação.
Assinale a única opção correta que indica o tipo de fonte de informação aplicada na estratégia da Danone na divulgação do seu produto – iogurte Activia: 
  Pontos da Questão: 1
		 Fonte interna de informação 
		 Fonte externa de informação 
		 Fonte funcional de informação 
		 Fonte motivacional de informação 
		
Questão: 8 (213418) 
As influências socioculturais são forças que moldam
o comportamento do consumidor. 
Neste sentido, indique a única opção que apresenta a mais importante organização de compra de produtos de consumo na sociedade. Constitui o grupo de referência primário mais influente e oferece a oportunidade de exposição e da experimentação de produtos. Transmite valores de consumo aos seus membros e têm sido exaustivamente estudado. 
  Pontos da Questão: 0,5
		 Subculturas
		 Cultura
		 Família 
		 Escola
		
Questão: 9 (213455) 
O supermercado “Barateiro” preconiza em sua comunicação que a sua rede tem o menor preço, melhor atendimento e variedade de produtos. Para que a sua atuação seja crível perante aos consumidores e compatível com o seu discurso é necessário que algumas medidas tenham que ser tomadas para que a participação de mercado seja mantida no maior patamar desta categoria. Para isso será necessário: 
I) Realizar uma pesquisa de campo frequente para verificar se os custos dos seus produtos estão na média ou inferiores do que a média do mercado. 
II) Conferir se a variedade de produtos atende ao seu público-alvo, de forma que os consumidores não tenham que se deslocar para outro ponto-de-venda. 
III) Realizar com frequência, pesquisa de satisfação para medir se há algum ponto que deva ser aprimorado ou alterado. 
IV) Monitorar no dia-a-dia a atuação da concorrência, para que o marketing possa tomar atitudes combativas diante de algum fato novo. 
Dentre as alternativas abaixo, assinale a única alternativa correta: 
  Pontos da Questão: 1
		 Apenas I, II e III
		 Apenas II, III e IV
		 Todas estão corretas 
		 Apenas I, II e IV
		
Questão: 10 (213440) 
Ao compreender o comportamento de decisão de compra do consumidor e que influências determinam suas ações, as empresas podem, com mais efetividade, desenvolver e comercializar seus produtos e serviços visando à satisfação dos clientes.
A partir dessa compreensão, assinale a única opção que apresenta os fatores que influenciam o comportamento do consumidor em tempo ao processo de decisão de compra: 
  Pontos da Questão: 0,5
		 Psicológicos; situacionais; socioculturais. 
		 Motivacionais; econômicos; ambientais. 
		 Emocionais; sociais; econômicos. 
		 Comportamentais; socioculturais; políticos. 
Av1/Comportamento do consumidor - AV1.docx
Parte superior do formulário
						Avaliação: ADM0911_AV1 » COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
		Tipo de Avaliação: AV1
		Aluno
		Professor:
		UBIRATAN DOS SANTOS SILVA
		Turma: 
		Nota da Prova: 6,0 de 8,0        Nota do Trabalho:        Nota de Participação: 2        Data: 14/12/2012
		
		 1a Questão (Cód.: 111758)
		Pontos: 0,0  / 1,0
		A desenvolvedora de tecnologia Apple, tornou-se conhecida no mundo todo como uma empresa inovadora, uma marca que reflete sofisticação. Para isso, no início de suas atividades, ela segmentou seu nicho de atuação entre profissionais de artes, designers, e publicitários. Ao posicionar-se como uma marca premium a Apple esperava desenvolver um comportamento de consumo determinado pelas/pelos ______________ de seus clientes:
				
		
		situação
		 
		necessidades
		
		custos baixos
		
		oportunidades
		 
		desejos
		
		
		 2a Questão (Cód.: 87799)
		Pontos: 1,0  / 1,0
		
Um anúncio de página dupla, publicado em uma importante revista de Turismo, de distribuição nacional, promove um pacote turístico exclusivo para grupos de jovens universitários com destino a Bonito / Mato Grosso do Sul. Esta peça conta com belas fotografias que exploram as peculiaridades dessa região, como: cachoeiras, mergulhos, esportes radicais, caminhadas ecológicas, grutas, entre outras.
Neste contexto, indique a única opção correta que apresenta o conceito explorado neste anúncio.
				
		
		Posicionamento
		
		Aventura
		
		Fidelização
		
		Comunicação
		 
		Segmentação
		
		
		 3a Questão (Cód.: 107431)
		Pontos: 1,0  / 1,0
		Leia atentamente as assertivas a seguir: 
1) O comportamento e a tomada de decisão do consumidor variam muito de acordo com o produto ou serviço a ser comprado.O processo de decisão de compra passa por seis etapas sequenciais, mas isso nem sempre acontece. Os consumidores podem pular ou voltar algumas etapas. 
2) A busca de informação começa quando o consumidor identifica uma oportunidade de realizar um bom negócio. Neste estágio de busca de informação do processo decisão de compra o indivíduo, frequentemente, recorre apenas às fontes internas.
3. O envolvimento é o grau de preocupação e cuidado que o consumidor emprega na decisão de compra. Refere-se ao nível em que uma determinada compra está voltada ao ego ou ao valor. Quanto mais a compra está ligada à auto-imagem da pessoa, mais envolvida ela estará no processo de decisão.
4) O consumidor encara cada produto ou serviço como um conjunto de atributos com capacidades variadas de entrega de benefícios para resolver um problema ou satisfazer uma necessidade.
5. As fontes de informações desempenham funções diferentes durante o processo de decisão de compra do consumidor. As fontes comerciais, públicas e experimentais desempenham uma função informativa, enquanto as fontes pessoais desempenham uma função de avaliação e legitimação.
Assinale a única opção correta:
				
		
		Apenas 1 e 5 estão corretas
		 
		Apenas 1, 3, 4 e 5 estão corretas
		
		Apenas 1, 2, e 4 estão corretas
		
		Apenas 2, 3 e 4 estão corretas
		
		Todas as assertivas estão corretas
		
		
		 4a Questão (Cód.: 162349)
		Pontos: 1,0  / 1,0
		Qual a influência sociocultural descrita abaixo que NÃO exerce o mais amplo e profundo impacto no comportamento do consumidor?
				
		
		Família
		 
		Publicidade
		
		sociocultural
		
		Amigos
		
		Cultura
		
		
		 5a Questão (Cód.: 162914)
		Pontos: 1,0  / 1,0
		O cartão de crédito Mastercard por ocasião da data comemorativa do Brasil ¿ 500 Anos - produziu um comercial mostrando a diversidade cultural brasileira, apresentando cenas de várias regiões do país e as suas especificidades (dança, potes de barros, tear, berimbau, caxixi). Dentro desse contexto, podemos entender que foram valorizados aspectos de: I) Costumes, de rituais, de crenças/superstições II) Normas e de valores III) Raças e de folclore IV) Localização geográfica e valorização nacional Indique a única alternativa correta:
				
		
		Apenas III
		
		Apenas IV
		 
		Apenas I
		
		Apenas III e IV
		
		Apenas II
		
		
		 6a Questão (Cód.: 107393)
		Pontos: 1,0  / 1,0
		
Assinale a única opção que apresenta o ponto de partida para compreender o modelo do comportamento do consumidor. 
				
		 
		Estímulo e resposta
		
		Aprendizagem e conhecimento
		
		Motivação e percepção
		
		Individual e organizacional
		
		Satisfação e atitude
		
		
		 7a Questão (Cód.: 111762)
		Pontos: 0,0  / 0,5
		Selecionar um mercado a partir da localização do consumidor e/ou pontos de venda é uma forma de segmentação?
				
		
		Pscicográfica
		
		Comportamental
		 
		Geográfica
		 
		Demográfica
		
		Socioeconômica
		
		
		 8a Questão (Cód.: 162295)
		Pontos: 0,0  / 0,5
		A decisão do consumidor de comprar ou não um produto ou serviço é um momento muito valioso para os profissionais de marketing e de comunicação. Considerando este contexto analise as sentenças a seguir: I) Uma decisão de compra é a escolha de uma opção entre duas ou mais alternativas. II) A busca de informação é o grau de preocupação e cuidado que o consumidor emprega na decisão de compra. III) Os indivíduos representam diferentes papéis durante o processo de decisão de compra de um produto ou serviço. IV) A decisão de compra de produtos que exigem pesquisa de compra, têm alto valor simbólico e tendem a despertar

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais