Buscar

Av1, Av2 e Av3 - Introdução à Administração

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Av1/Intr. Adm.docx
						
Questão: 1 (176481) 
Cada tipo de estrutura organizacional apresenta características próprias, com vantagens e desvantagens. O tipo de estrutura que exige chefes excepcionais é denominado: Pontos da Questão: 0,5 
		linear 
		funcional 
		matricial 
		linha e assessoria 
		
Questão: 2 (160240) 
O fluxo direcional das mensagens e informações dentro de uma estrutura organizacional pode ser classificado em comunicações descendentes (aquelas que fluem de cima para baixo), ascendentes (aquelas que fluem de baixo para cima), e laterais (as que fluem no sentido horizontal). Qual dos exemplos listados abaixo corresponde a uma comunicação ascendente?
Pontos da Questão: 1 
		Relatórios de trabalho.
		Regulamentos e manuais.
		Reclamações e sugestões.
		Políticas e procedimentos. 
		
Questão: 3 (160272) 
O Balanced Scorecard (BSC) é um importante instrumento que auxilia na definição do planejamento estratégico, e organiza-se em torno de quatro perspectivas. Assinale qual alternativa apresenta estas perspectivas:
Pontos da Questão: 0,5 
		Financeiro, cliente, dos processos internos e do aprendizado e crescimento.
		Novos entrantes, compradores, fornecedores e produtos substitutos.
		Pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças.
		Pontos fortes, clientes, fornecedores, financeiro. 
		
Questão: 4 (160199) 
Na atualidade os gestores administram as organizações em um contexto de instabilidade e incerteza onde a única certeza é a constante e veloz mudança. Assim, para que as organizações e os empregados atinjam os objetivos pretendidos é necessário: Pontos da Questão: 0,5 
		Trabalho individual e cooperação de todos. 
		Trabalho individual e cooperação somente dos gestores. 
		Trabalho em equipe e cooperação de todos. 
		Trabalho em equipe e cooperação somente dos empregados. 
		
Questão: 5 (160259) 
A função administrativa que se relaciona diretamente com a maneira pela qual os objetivos devem ser alcançados por meio de atividades das pessoas que compõe a organização é a: Pontos da Questão: 1 
		Controle 
		Planejamento 
		Organização 
		Direção 
		
Questão: 6 (160249) 
Para elaboração do Planejamento é necessário que os dirigentes levem em conta os valores organizacionais. Os valores organizacionais correspondem a:
Pontos da Questão: 0,5 
		O que a organização considera como importante e deseja preservar.
		O que é importante somente para a alta administração da empresa e para os acionistas.
		O que é importante para a área financeira. 
		O que os funcionários da área de vendas informam para os clientes.
		
Questão: 7 (160255) 
Clara Diniz é Supervisora no Setor de Diplomas de uma Universidade. Encerrou-se o semestre letivo, foram realizadas as cerimônias de colação de grau e agora há um grande volume de Diplomas a serem confeccionados. O Planejamento Estratégico da Universidade tem como meta a entrega dos diplomas aos formandos num prazo bastante curto. Clara terá que fazer um Planejamento para que sua área cumpra esta meta da organização. No nível Operacional o planejamento:
Pontos da Questão: 1 
		Tem caráter abrangente por atender a alunos de muitos cursos e se caracteriza pelas análises ambientais que serão necessárias antes de decidir como fazer o trabalho.
		Tem caráter de longo prazo pois o número de funcionários é reduzido e caracteriza-se pelo volume de documentos que deverão ser analisados antes de se fazer o trabalho.
		Tem caráter de médio prazo, já que deverão ser consideradas variáveis do ambiente de tarefa antes da tomada de decisão quanto à execução do trabalho. 
		Tem caráter imediatista, abrangência estritamente local e se caracteriza pelo detalhamento com que estabelece as tarefas e operações. Seu problema básico é a eficiência.
		
Questão: 8 (160301) 
Clara Junqueira trabalhava há alguns anos na empresa BSB. Com muito estudo e comprometimento com o trabalho, fez uma brilhante carreira e foi recentemente promovida a Presidente da empresa. Podemos afirmar que agora:
Pontos da Questão: 1 
		Clara ocupa um cargo no nível intermediário, participa das decisões de longo prazo e aplica em maior dose, para realização do seu trabalho, as suas habilidades técnicas.
		Clara ocupa um cargo no nível estratégico, participa das decisões de longo prazo e aplica em maior dose, para realização do seu trabalho, as suas habilidades conceituais.
		Clara ocupa um cargo no nível estratégico, participa das decisões de curto prazo e aplica em maior dose, para realização do seu trabalho, as suas habilidades humanas. 
		Clara ocupa um cargo no nível operacional, participa das decisões de médio prazo e aplica em maior dose, para realização do seu trabalho, as suas habilidades conceituais.
		
Questão: 9 (160253) 
Como Diretor de Recursos Humanos, Victor Hugo Soares está participando da elaboração do Planejamento Estratégico de sua empresa. Há algumas decisões a serem tomadas em relação ao quadro de pessoal. Neste processo de decisão, Pedro escolherá uma alternativa satisfatória, porque:
Pontos da Questão: 1 
		Em geral os planejamentos são mudados com tanta freqüência que os gestores acham desnecessário procurar as alternativas ótimas, contentando-se com as alternativas satisfatórias.
		Em geral as empresas trabalham com prazos muito curtos, devido às constantes mudanças no ambiente externo, não sendo necessário que o decisor escolha a alternativa ótima.
		Em geral os gestores trabalham debaixo de forte pressão e, para ganhar tempo, abandonam as alternativas ótimas, já que as alternativas satisfatórias são suficientes.
		Em geral o tomador de decisões não procura as alternativas ótimas, ficando com as alternativas satisfatórias, já que as alternativas ótimas exigem tempo e recursos que nem sempre estão disponíveis.
		
Questão: 10 (160290) 
Pedro Junqueira, juntamente com sua equipe, está elaborando o planejamento de sua unidade, subordinado ao planejamento de longo prazo da empresa e para cobrir um tempo de médio prazo. Podemos afirmar que o planejamento de Pedro e sua equipe é um planejamento:
Pontos da Questão: 1 
		Estratégico, no nível institucional.
		Tático, no nível institucional. 
		Tático, no nível gerencial.
		Operacional, no nível intermediário.
 
Av1/Introd a ADM-1periodo-AV1.docx
		
		
		Fechar
		Avaliação: GST0251_AV1 » INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO
		Tipo de Avaliação: AV1 
		Aluno: 
		Professor:
		PAULO RODRIGUES FERNANDES PEREIRA
		
		Nota da Prova: 4,5 de 8,0        Nota do Trabalho:        Nota de Participação: 2        Data: 17/12/2012 11:32:48
		
		 1a Questão (Cód.: 45109)
		Pontos: 0,5  / 0,5 
		Existem três níveis de poder e decisão em que as organizações trabalham. Estes três níveis são chamados de:
				
		
		cúpula, intermediáro e Operacional 
		
		Estratégico, Técnico e Operacional 
		
		Estratégico, Tático e Chão de fábrica 
		
		Cúpula, Técnico e Operacional 
		
		Estratégico, Tático e Operacional
		
		
		 2a Questão (Cód.: 17825)
		Pontos: 0,0  / 0,5 
		Sabe-se que toda empresa existe dentro de ambientes, geral e de tarefa. Analisando os itens abaixo, identifique qual o item que compõe
o ambiente de tarefa.
				
		
		Clientes; Fornecedores; Legais; Sociais; Demográficas.
		
		Tecnológicas; Políticas; Decisões Governamentais; Econômicas. 
		
		Clientes; Fornecedores; Concorrentes; Entidades Reguladoras.
		
		Ecológicas; Fornecedores; Legais; Sociais; Demográficas
		
		Legais; Sociais; Demográficas; Ecológicas; Culturais. 
		
		
		 3a Questão (Cód.: 13400)
		Pontos: 0,0  / 0,5 
		O planejamento é uma das funções básicas da administração e estabelece a base para todas as outras funções, sendo importante por:
				
		
		proporcionar uma direção que permita a coordenação dos esforços; 
		
		estabelecer objetivos e padrões variáveis que podem ser usados no controle do desempenho organizacional;
		
		não aumentar o impacto da incerteza ambiental e preparar a mudança; 
		
		não permitir a identificação de oportunidades e antecipação de potenciais problemas. 
		
		maximizar a redundância e o desperdício;
		
		
		 4a Questão (Cód.: 27530)
		Pontos: 0,0  / 1,0 
		De acordo com a Hierarquia das necessidades de Maslow, apresentada na função administrativa Direção, assinale a alternativa que apresenta as necessidades fisiológicas:
				
		
		integração, aceitação, amizade, amor, afeto e participação.
		
		desenvolvimento máximo do potencial e das capacidades individuais.
		
		alimentação, água, oxigênio e descanso.
		
		independência, realização, liberdade, status e reconhecimento.
		
		estabilidade e proteção da integridade física e mental.
		
		
		 5a Questão (Cód.: 36141)
		Pontos: 1,0  / 1,0 
		O Gerente de Produção da empresa Arco Ltda. diz: "não tenho tempo para planejar, organizar, coordenar ou controlar. Passa todo o seu tempo em negociações, contatos telefônicos, reuniões, visitas, encontro com subordinados e contatos externos. Só posso reagir às pressões da função." Você responde a ele que: 
				
		
		E) Ele deveria pedir demissão daquela empresa e procurar outra onde possa exercer adequadamente as funções gerenciais.
		
		B) A empresa deveria contratar uma empresa de consultoria externa para fazer um diagnóstico da situação e propor alternativas à forma de trabalho;
		
		C) Quando ele está exercendo aquelas atividades, está planejando, organizando, coordenando e controlando;
		
		D) Nos dias atuais é assim mesmo, mas, se for necessário, deve-se levar algum trabalho para casa a fim de permitir o exercício adequado das funções gerenciais;
		
		A) Ele tem razão, pois em algumas empresas esta é a realidade e não dá mesmo para fazer outra coisa que não seja "apagar incêndio";
		
		
		 6a Questão (Cód.: 45247)
		Pontos: 1,0  / 1,0 
		João Lobato foi contratado pela LCBL a cerca de 10 anos. Com muito esforço, dedicação e estudo, ele acumulou várias promoções. Pelo comprometimento com o trabalho, fez uma brilhante carreira. Recentemente o conselho diretor se reuniu e resolveu promover João Presidente da empresa. Podemos afirmar que agora João Lobato:
				
		
		Passou a ocupar um cargo no nível estratégico, participando das decisões de longo prazo, assim passando a aplicar suas habilidades humanas. 
		
		Passou a ocupar um cargo no nível estratégico, participando das decisões de longo prazo, assim passando a aplicar suas habilidades conceituais. 
		
		Passou a ocupar um cargo no nível intermediário, participando das decisões de médio prazo assim passando a aplicar as suas habilidades humanas 
		
		Passou a ocupar um cargo no nível operacional, participando das decisões de médio prazo, assim passando a aplicar as suas habilidades conceituais. 
		
		Passou a ocupar um cargo no nível estratégico, participando das decisões de curto prazo, assim passando a aplicar suas habilidades conceituais. 
		
		
		 7a Questão (Cód.: 36093)
		Pontos: 1,0  / 1,0 
		Em uma instituição pública ou privada inúmeras são as decisões tomadas para se atingir o objetivo traçado. Seguindo SOBRAL, o processo de planejamento está categorizado em: 
				
		
		c) de investimentos, tático e funcional
		
		e) estratégico, operacional e logístico.
		
		a) estratégico, de controles e organizacional. 
		
		d) organizacional, de recursos e financeiro. 
		
		b) estratégico, tático e operacional
		
		
		 8a Questão (Cód.: 45558)
		Pontos: 1,0  / 1,0 
		........................ é a representação gráfica que apresenta a organização formal. As empresas normalmente exibem sua organização formal para que fique bem clara a forma como foram estruturadas. 
				
		
		Funcionograma.
		
		Fluxograma.
		
		Organograma.
		
		Processograma.
		
		Hiperograma
		
		
		 9a Questão (Cód.: 18555)
		Pontos: 0,0  / 0,5 
		Abraham Maslow desenvolveu a Teoria Motivacional, com base nas necessidades humanas criadas como uma pirâmide, ou escada, onde cada degrau se sobrepõe ao seu anterior, ou seja, somente quando um nível inferior de necessidades está satisfeito é que o nível imediatamente mais elevado surge no comportamento da pessoa, estas necessidades seriam respectivamente:
				
		
		Fisiológicas, estima, segurança e estabilidade, sociais, e autorrealização.
		
		segurança e estabilidade, fisiológicas, estima, sociais, e autorrealização
		
		Fisiológicas, segurança e estabilidade, sociais, estima e autorrealização
		
		Fisiológicas, segurança e estabilidade, estima, sociais, e autorrealização.
		
		Estima, sociais, fisiológicas, segurança e estabilidade e autorrealização.
		
		
		 10a Questão (Cód.: 13408)
		Pontos: 0,0  / 1,0 
		A tomada de decisões é o núcleo da responsabilidade administrativa. Quanto à forma, existem dois tipos de decisão: as decisões programáveis (de acordo com métodos e técnicas estabelecidos) e as decisões não programáveis (que constituem novidades e tendem a ser tomadas dentro de regras improvisadas). Com base nesta classificação, assinale o único exemplo INCORRETO de um dos tipos de decisão.
				
		
		Programável: Contratação de mão de obra extra para vendas natalinas.
		
		Não programável: Respostas às queixas dos consumidores sobre os produtos/serviços da empresa.
		
		Programável: Elaboração de calendário escolar dos cursos de graduação de uma universidade.
		
		Não programável: demissão de empregado devido a problemas recentes de maus desempenhos.
		
		Não programável: Financiamento de linha vital de pesquisa que acabe introduzindo um produto novo e importante.
Av1/INTRODU�AO A ADMIN.docx
						Prova On-Line 
		
Questão: 1 (165950) 
Decisões de investimento constituem um dos pontos mais importantes para um administrador financeiro por estar relacionada ao investimento de capital e por ser uma das principais maneiras para a alavancagem da expansão dos negócios. Pergunta-se: O que pode ser entendido aqui por investimento de capital?
Pontos da Questão: 1 
		
Investimento em matéria prima
		
Investimento em máquinas e equipamentos
		
Aquisição de ativos permanentes para obtenção de benefícios econômicos futuros 
		
Investimento em pessoas na organização
		
Questão: AV220103GST02510158 (166007)
2 - Há
uma função administrativa que consiste em verificar se os procedimentos estão sendo feitos de acordo com o plano adotado, com as instruções transmitidas e com os princípios estabelecidos. Apresente o nome desta função administrativa. Apresente, na sequência em que devem acontecer, as fases desta função administrativa.
Pontos da Questão: 1,5 
		Resposta do Aluno:
função controle 
Gabarito:
O Controle é a administrativa que consiste em verificar se os procedimentos estão sendo feitos de acordo com o plano adotado, com as instruções transmitidas e com os princípios estabelecidos. (1,0 ponto) FASES DO CONTROLE: Nos níveis institucional, intermediário e operacional, o processo de controle apresenta quatro fases distintas: o estabelecimento de padrões que deverão nortear o processo, a mensuração do desempenho a ser controlado, a comparação do desempenho atual com o desempenho esperado e a tomada de ação corretiva para ajustar o desempenho atual ao desempenho desejado. (1,5 ponto) 
Fundamentação do Professor:
Pontos do Aluno: 
		
Questão: 3 (176434) 
O Planejamento Tático destina-se a um determinado tipo de aplicação. Assinale a resposta correta:
Pontos da Questão: 0,5 
		É projetado para o futuro distante ou as atividades futuras da empresa em nível de gerência. 
		É projetado para o futuro próximo ou as atividades atuais da empresa em nível de diretoria. 
		É projetado para o futuro próximo ou as atividades atuais da empresa em nível de departamentos. 
		É projetado para o futuro distante ou as atividades atuais da empresa em nível de supervisão. 
		
Questão: 4 (165989) 
A administração de operações divide as organizações em produtoras de manufatura e produtoras de serviços. Dentre as características das organizações produtoras de manufatura, podemos citar:
Pontos da Questão: 0,5 
		
o resultado é padronizado; e o emprego intensivo de trabalho.
		
emprego intensivo de trabalho; e a quantidade e a qualidade dos bens produzidos são facilmente mensuráveis.
		
produzem bens intangíveis; e o resultado é padronizado.
		
emprego intensivo de capital; e o resultado é padronizado.
		
Questão: 5 (160222) 
A direção depende dos sistemas de administração existentes na empresa e varia em um continuum de quatro sistemas. São eles: Pontos da Questão: 0,5 
		Sistema autoritário, o consultivo-benevolente, consultivo e participativo. 
		Sistema autoritário, o autoritário-benevolente, consultivo e participativo. 
		Sistema benevolente, o autoritário, consultivo e participativo. 
		Sistema autoritário, o consultivo, benevolente e participativo. 
		
Questão: 6 (160210) 
As principais características do Desenho Organizacional são: Diferenciação, Formalização, Centralização e Integração. Diferenciação é entendida como: Pontos da Questão: 0,5 
		pode ser horizontal, vertical ou por meio de tarefas especializadas 
		pode ser por meio de hierarquia administrativa, autoridade formal, objetivos e planos, departamentalização etc. 
		pode ser por meio do cargo, do fluxo de trabalho ou de regras 
		pode ser pela distribuição do poder formal, do poder de tomar decisões ou pela distribuição física 
		
Questão: 7 (166035) 
Aprendemos em nossas aulas que o Marketing tem como objetivo principal levar ao mercado o produto fornecido pela empresa. As principais ferramentas e veículos promocionais que ajudam a levar o produto ao mercado-alvo são: Pontos da Questão: 0,5 
		Publicidade, preço, promoção de vendas, relações públicas. 
		Preço, praça, promoção de vendas, relações públicas. 
		Preço, publicidade, venda direta, relações públicas. 
		Publicidade, promoção de vendas, venda direta, relações públicas. 
		
Questão: 8 (160304) 
Paula é supervisora de operações na empresa Praia Brava. A supervisora desempenha diversas funções na empresa dentre elas destaca-se sua responsabilidade pela execução e realização das tarefas e atividades cotidianas. Além disso, orienta e dirige os funcionários que realizam as tarefas. Diante disso, pode-se concluir que Paula está presente em qual nível organizacional? Pontos da Questão: 1 
		Intermediário 
		Operacional 
		Institucional 
		Tático 
		
Questão: AV220103GST02510154 (166014)
9 - Estudamos vários tipos de Departamentalização que podem ser os mais adequados para uma empresa se estruturar de maneira objetiva. Cite três desses tipos de Departamentalização. Escolha um deles e explique em que casos melhor se aplica à empresa o modelo de departamentalização escolhido.
Pontos da Questão: 1,5 
		Resposta do Aluno:
Gabarito:
DEPARTAMENTALIZAÇÃO POR PRODUTOS; POR CLIENTES; POR PROJETO, POR PROCESSO; POR REGIÃO; POR PROJETOS; MATRICIAL. (1,0 ponto) A explicação vale 1,5 ponto
Fundamentação do Professor:
Pontos do Aluno: 
		
Questão: 10 (166018) 
O processo de Administração de Recursos Humanos-ARH é composto por nove atividades que buscam atrair as melhores pessoas e gerenciar suas atividades na empresa da melhor forma possível. Esses processos são: Pontos da Questão: 0,5 
		Planejar, recrutar, selecionar, orientar, treinar, avaliar, remunerar, promover e demitir. 
		Planejar, entrevistar, selecionar, orientar, transferir, avaliar, remunerar, promover e motivar.
		Planejar, recrutar, selecionar, orientar, treinar, punir, premiar, promover e elogiar.
		Planejar, recrutar, selecionar, orientar, treinar, transferir, remunerar, punir e monitorar.
		
Av1/Introdu��o � Administra��o - (15) - AV1 - 2012.3.doc
		Avaliação On-Line
		Avaliação:
		AV1.2012.3EAD-INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO-GST0580
		Disciplina:
		GST0580 - INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO
		Tipo de Avaliação:
		AV1
		Aluno:
		
		Nota da Prova:
		5
		Nota do Trabalho:     
		Nota da Participação:      1
		Total: 
		6
		
Prova On-Line
Questão: 1 (160235) 
A empresa Lírio , que comercializa flores e arranjos, teve uma grande expansão nos últimos três anos, percebeu que não comporta mais a centralização original. Quais os tipos de departamentalização devem ser privilegiados para melhor atender à expansão territorial verificada e à maximização dos resultados nas novas lojas implementadas?  Pontos da Questão: 1
 geográfica e por produtos.
 funcional e por produtos.
 geográfica e por custos. 
 funcional e por especialização.
Questão: 2 (160257) 
A liderança é a influência interpessoal exercida em uma situação e dirigida por meio do processo de comunicação humana para o alcance de objetivos específicos. Assinale a opção abaixo que NÃO explica esta influência.  Pontos da Questão: 1
 Por um modelo contingencial que considera o poder da posição do líder, a estrutura da tarefa a ser executada pelos membros e as relações líder-membros.
 Pelo aprendizado através de cursos específicos na área. 
 Pelos traços de personalidade do líder ou por estilos de liderança (autoritária, liberal e democrática ou liderança centrada na tarefa versus liderança centrada nas pessoas).
 Por teorias situacionais (ou contingenciais) que consideram o líder, os subordinados e a situação como três forças interagentes.
Questão: 3 (176434) 
O Planejamento Tático destina-se a um determinado tipo de aplicação. Assinale a resposta correta:
   Pontos da Questão: 0,5
 É projetado para o futuro distante ou as atividades atuais da empresa em nível de supervisão.  
 É projetado para o futuro próximo ou as atividades atuais da empresa em nível de departamentos. 
 É projetado para o futuro próximo ou as atividades atuais da empresa em nível de diretoria.
 É projetado para o futuro distante ou as atividades futuras da empresa em nível de
gerência.
Questão: 4 (160282) 
“A revolução tecnológica, o processo de globalização, os novos métodos de conhecimento, os novos meios de comunicação e seus sistemas de informações [...] são alguns dos fatores que contribuem para o aquecimento de mercado e no acirramento das concorrências mercadológicas”. (YAMAGUTI, 2006, p.294) 
Relacionando-se tal afirmativa ao conceito de Planejamento Estratégico , pode-se dizer que estas abordagens utilizadas pelo autor referem-se ao (a): 
  Pontos da Questão: 1
 Ambiente de Tarefa 
 Análise da Empresa
 Ambiente Interno
  Análise Ambiental 
Questão: 5 (160302) 
Ronaldo ocupa o cargo de Diretor Geral do hospital Força e Saúde. Ele está sempre preocupado e atento com o que pode acontecer com o hospital no futuro. Em função da posição que ocupa na hierarquia o Diretor Geral está distante da execução. Pode-se afirmar que Ronaldo está presente em qual nível organizacional?  Pontos da Questão: 1
 Tático
 Estratégico 
 Intermediário
 Técnico
Questão: 6 (160253) 
 Como Diretor de Recursos Humanos, Victor Hugo Soares está participando da elaboração do Planejamento Estratégico de sua empresa.  Há algumas decisões a serem tomadas em relação ao quadro de pessoal. Neste processo de decisão, Pedro escolherá uma alternativa satisfatória, porque:
  Pontos da Questão: 1
 Em geral o tomador de decisões não procura as alternativas ótimas, ficando com as alternativas satisfatórias, já que as alternativas ótimas exigem tempo e recursos que nem sempre estão disponíveis.
 Em geral as empresas trabalham com prazos muito curtos, devido às constantes mudanças no ambiente externo, não sendo necessário que o decisor  escolha a alternativa ótima.
 Em geral os gestores trabalham debaixo de forte pressão e, para ganhar tempo, abandonam as alternativas ótimas, já que as alternativas satisfatórias são suficientes.
 Em geral os planejamentos são mudados com tanta freqüência que os gestores acham desnecessário procurar as alternativas ótimas, contentando-se com as alternativas satisfatórias.
Questão: 7 (176459) 
Segundo a literatura,  coexistem nas empresas uma organização formal e uma organização informal. A organização formal é aquela que:  Pontos da Questão: 0,5
 Caracteriza-se pelos relacionamentos formais entre pessoas e áreas. 
 Destaca-se pelo tratamento dispensado às pessoas.
 Formaliza por e-mail toda e qualquer transação com os clientes.
 Desenvolve os seus produtos de forma padronizada. 
Questão: 8 (160198) 
Toda organização deve ter missão, visão e valores. Esses elementos irão nortear os rumos do negócio, de forma muito clara para todos os interessados. Assinale a sentença que corresponde a missão da organização.  Pontos da Questão: 0,5
 Imagem definida pela organização do que ela pretende vir a ser no futuro.
 Crenças e atitudes básicas que ajudam a definir o comportamento individual.
 Razão de ser do próprio negócio, por que ele foi criado e para que ele existe. 
 Indica quais são os objetivos a serem alcançados nos próximos anos. 
Questão: 9 (160251) 
 Victor Hugo Soares, como Gerente Financeiro, vai desenvolver o Planejamento Tático a fim de realizar as ações referentes à área financeira, para alcance dos objetivos estabelecidos no Planejamento Estratégico.  Deste Planejamento Tático de Finanças resultará:
  Pontos da Questão: 1
 Um Relatório Financeiro com o movimento do exercício anterior, já projetados os custos da inflação, de modo a permitir aos decisores da Direção uma análise segura quanto à solidez financeira da empresa. 
 Um Plano Financeiro que abrange captação e aplicação do dinheiro necessário para suportar as várias operações da organização.
 Uma Planilha Financeira com entradas e saídas de valores, lançadas de modo detalhado, para análise do Caixa da organização.
 Um Orçamento Financeiro com o detalhamento dos lançamentos contábeis de modo a permitir aos decisores da Direção uma análise segura quanto à liquidez da empresa.
Questão: 10 (160271) 
 O planejamento não se restringe ao nível estratégico da organização, mas se desdobra por toda empresa passando pelo nível tático e chegando até o nível operacional. 
I -Planejamento estratégico ou institucional - É o planejamento mais amplo. Envolve e abrange toda a organização como um sistema único e aberto. 
II-Planejamento tático - É o planejamento elaborado em cada departamento no nível intermediário da organização. Cada unidade da empresa deve elaborar seu planejamento tático subordinado ao planejamento estratégico 
III-Planejamento operacional- É o planejamento que se refere a cada tarefa ou atividade em particular 
Estão corretas as seguintes afirmativas:
  Pontos da Questão: 0,5
 I e III
 I, IIe III 
 I e II
 II e III
		
_1415175223.unknown
_1415175232.unknown
_1415175236.unknown
_1415175238.unknown
_1415175239.unknown
_1415175237.unknown
_1415175234.unknown
_1415175235.unknown
_1415175233.unknown
_1415175227.unknown
_1415175230.unknown
_1415175231.unknown
_1415175229.unknown
_1415175225.unknown
_1415175226.unknown
_1415175224.unknown
_1415175215.unknown
_1415175219.unknown
_1415175221.unknown
_1415175222.unknown
_1415175220.unknown
_1415175217.unknown
_1415175218.unknown
_1415175216.unknown
_1415175211.unknown
_1415175213.unknown
_1415175214.unknown
_1415175212.unknown
_1415175207.unknown
_1415175209.unknown
_1415175210.unknown
_1415175208.unknown
_1415175202.unknown
_1415175204.unknown
_1415175205.unknown
_1415175203.unknown
_1415175200.unknown
_1415175201.unknown
_1415175199.unknown
_1415175198.unknown
Av1/Introdu��o � Administra��o - (17) - AV1 - 2011.1.doc
		Avaliação:
		AV1-2011.1EAD - INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO - GST0251 
		Disciplina:
		GST0251 - INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO 
		Tipo de Avaliação:
		AV1 
		Nota da Prova: 
		7
		Nota do Trabalho:      
		Nota da Participação:      
		Total:  
		7
		
Prova On-Line 
Questão: AV1200111EADGST02511016 (128777)
1 - 
“Apesar do ambiente de hostilidade no campo da concorrência, a sustentabilidade de uma empresa continua sendo a entrega de valores reais à sociedade e a base formada por uma equipe de profissionais comprometidos com a missão e objetivos da corporação “. (YAMAGUTI, 2006, p.294) 
Em relação ao Planejamento Estratégico, os itens sinalizados neste trecho pelo autor têm como cenário adequado de ocorrência o (s): 
  Pontos da Questão: 1 
Ambiente Interno 
Aspectos Cooperativos 
Ambiente Externo 
Aspectos Competitivos 
Questão: AV220103GST02510126 (109827)
2 - Um grupo financeiro recém adquiriu uma empresa de software que detinha 25% do mercado de programas de segurança bancária. Após uma análise organizacional, percebeu-se que a expansão desejada não vinha ocorrendo devido à falta de agressividade da empresa adquirida, em função de sua estrutura extremamente pesada, inflexível e de pouca interação com o mercado. O grupo decidiu implementar uma transformação radical na nova empresa, redesenhando-a como uma organização adaptativa. Você foi convidado a opinar sobre as ações necessárias à consolidação de uma organização adaptativa e identificou ações imediatas a serem implementadas.  Você propôs:
  Pontos da Questão: 1 
Implementar um programa de vendas arrojado para atender aos antigos consumidores e alavancar o faturamento, apoiado por ações de marketing. 
  
Estabelecer uma estrutura organizacional rígida com desenho
mecanístico e clara unidade de comando, para que a comunicação com o ambiente externo seja acelerada.
Promover um downsizing, redefinindo a estrutura de organização, capaz de aprender e de adaptar-se às mudanças e valorizando a inovação e criatividade.
Rever a política de cargos e salários, estabelecendo melhores salários e maior número de órgãos de staff a fim de fornecer suporte aos gerentes de linha na condução das áreas funcionais.
Questão: AV120111EADGST02511029 (128841)
3 - Segundo diversos autores, coexistem nas empresas uma organização formal e uma organização informal. A organização informal é aquela que:  Pontos da Questão: 1 
Apresenta relacionamentos espontâneos entre os funcionários, independentemente de trabalharem ou não na mesma área. 
As pessoas circulam livremente pela empresa, sendo dispensado o uso de crachás ou de qualquer forma de identificação nas áreas. 
As pessoas trabalham com roupas informais e casuais, não havendo nenhuma restrição ao comportamento organizacional. 
Os gestores exercem uma liderança participativa, delegando poderes informalmente aos seus subordinados para que a informação circule mais rapidamente. 
Questão: AV220103GST02510104 (109654)
4 - O Balanced Scorecard (BSC) é um importante instrumento que auxilia na definição do planejamento estratégico, e organiza-se em torno de quatro perspectivas. Assinale qual alternativa apresenta estas perspectivas:
  Pontos da Questão: 1 
Financeiro, cliente, dos processos internos e do aprendizado e crescimento.
Novos entrantes, compradores, fornecedores e produtos substitutos.
Pontos fortes, clientes, fornecedores, financeiro. 
Pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças.
Questão: AV1200111EADGST02511018 (128779)
5 - “Enfrentar o mundo dos negócios é como entrar no tabuleiro com suas peças ( recursos) , pensar em como movimentá-las (estratégias e ações táticas) e , enfim , chegar a um resultado: a vitória ou a derrota “. (YAMAGUTI, 2006, p.297) 
Para evitar que tanto recursos quanto estratégias e ações táticas deixem de alcançar o sucesso pretendido e necessário à sobrevivência de uma empresa, deve ser executado um planejamento do tipo: 
  Pontos da Questão: 1 
Tático 
 Financeiro 
Estratégico 
Operacional 
Questão: AV220103GST02510122 (109823)
6 -  Sabemos que a velocidade e a intensidade da mudança tem sido uma realidade no ambiente de negócios em que operam as empresas. Diante da instabilidade gerada pelo ambiente, que posição deve adotar uma organização?
  Pontos da Questão: 1 
Aceitar os mecanismos criados para assegurar a auto-preservação das ilhas de eficiência.
Aceitar o determinismo ambiental como inevitável e se curvar às suas conseqüências.
Aceitar a inevitabilidade da necessidade de constante mudança e de adaptação aos novos cenários.
Manter as zonas de conforto imanentes e inerentes de acordo com os propósitos da cultura organizacional.
Questão: AV220103GST02510116 (109817)
7 - As empresas que adotam um modelo responsável de gestão estabelecem para os seus públicos os seus valores. A identificação dos valores organizacionais se dá através de:
  Pontos da Questão: 1 
Comunicados internos emitidos pela área de Recursos Humanos.
Resultados financeiros obtidos com o alto volume de vendas.
Por determinação da alta administração por meio de anúncios na mídia. 
Ações e exemplos que a organização demonstra aos seus públicos interno e externo.
Questão: AV220103GST02510106 (109807)
8 -  Como Diretora de Recursos Humanos, Letícia Diniz está participando da elaboração do Planejamento Estratégico de sua empresa.  Há algumas decisões a serem tomadas em relação ao quadro de pessoal. Neste processo de decisão, Letícia deverá:
  Pontos da Questão: 1 
Contratar uma Consultoria especializada para entrevistar os funcionários e fazer o levantamento das necessidades salariais da força de trabalho.
Determinar que a área de RH realize uma pesquisa interna de clima organizacional, a fim de que cada funcionário expresse qual a melhor solução para o problema que envolve as pessoas no Planejamento Estratégico. 
Diagnosticar cada problema, procurar soluções e alternativas para estes problemas, analisar e comparar essas alternativas para então selecionar e escolher a melhor delas. 
Convocar uma reunião com todos os supervisores para que cada um aponte os problemas de seus funcionários a fim de que Letícia posteriormente os analise e decida sobre a melhor ação a ser tomada.
Questão: AV220103GST02510087 (109636)
9 - Podemos identificar como características da Visão das organizações:
  Pontos da Questão: 1 
É uma meta desafiadora, descreve o que a organização quer ser no futuro e estabelece uma identidade comum quanto aos propósitos da organização.
É a razão da existência da organização. É a finalidade ou o motivo pelo qual a organização existe, funciona como um propósito orientador para aglutinar esforços de seus membros para atingir os seus objetivos.
É a finalidade ou o motivo pelo qual a organização existe e serve de guia para o comportamento dos empregados e da organização junto aos clientes, fornecedores e sociedade.
Está colocada fora das fronteiras da organização e centrada na sociedade, refletindo os valores e prioridades da organização.
Questão: AV220103GST02510077 (109626)
10 -  Ao assumir a Presidência da empresa BSB, Letícia Diniz, juntamente com a equipe de diretores, buscou nortear os rumos do negócio, para que posteriormente fosse feito o planejamento estratégico da empresa.  Depois de muitas análises e discussões, fizeram uma declaração na qual ficavam definidos: a razão de ser do negócio, por que ele foi criado e para que ele existe. Podemos afirmar que esta declaração da BSB contém:
  Pontos da Questão: 1 
A Missão da empresa
A Visão da Empresa
Os Valores da empresa 
Os Objetivos da empresa
		
Av1/Introdu��o � Administra��o - (19) - AV1 - 2011.1.doc
		Avaliação:
		AV1-2011.1EAD - INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO - GST0251 
		Disciplina:
		GST0251 - INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO 
		Tipo de Avaliação:
		AV1 
		Nota da Prova: 
		7
		Nota do Trabalho:      
		Nota da Participação:      
		Total:  
		7
		
Prova On-Line 
Questão: AV1200111EADGST02511016 (128777)
1 - 
“Apesar do ambiente de hostilidade no campo da concorrência, a sustentabilidade de uma empresa continua sendo a entrega de valores reais à sociedade e a base formada por uma equipe de profissionais comprometidos com a missão e objetivos da corporação “. (YAMAGUTI, 2006, p.294) 
Em relação ao Planejamento Estratégico, os itens sinalizados neste trecho pelo autor têm como cenário adequado de ocorrência o (s): 
  Pontos da Questão: 1 
Ambiente Interno 
Aspectos Cooperativos 
Ambiente Externo 
Aspectos Competitivos 
Questão: AV220103GST02510126 (109827)
2 - Um grupo financeiro recém adquiriu uma empresa de software que detinha 25% do mercado de programas de segurança bancária. Após uma análise organizacional, percebeu-se que a expansão desejada não vinha ocorrendo devido à falta de agressividade da empresa adquirida, em função de sua estrutura extremamente pesada, inflexível e de pouca interação com o mercado. O grupo decidiu implementar uma transformação radical na nova empresa, redesenhando-a como uma organização adaptativa. Você foi convidado a opinar sobre as ações necessárias à consolidação de uma organização adaptativa e identificou ações imediatas a serem implementadas.  Você propôs:
  Pontos da Questão: 1 
Implementar um programa de vendas arrojado para atender aos antigos consumidores e alavancar o faturamento,
apoiado por ações de marketing. 
  
Estabelecer uma estrutura organizacional rígida com desenho mecanístico e clara unidade de comando, para que a comunicação com o ambiente externo seja acelerada.
Promover um downsizing, redefinindo a estrutura de organização, capaz de aprender e de adaptar-se às mudanças e valorizando a inovação e criatividade.
Rever a política de cargos e salários, estabelecendo melhores salários e maior número de órgãos de staff a fim de fornecer suporte aos gerentes de linha na condução das áreas funcionais.
Questão: AV120111EADGST02511029 (128841)
3 - Segundo diversos autores, coexistem nas empresas uma organização formal e uma organização informal. A organização informal é aquela que:  Pontos da Questão: 1 
Apresenta relacionamentos espontâneos entre os funcionários, independentemente de trabalharem ou não na mesma área. 
As pessoas circulam livremente pela empresa, sendo dispensado o uso de crachás ou de qualquer forma de identificação nas áreas. 
As pessoas trabalham com roupas informais e casuais, não havendo nenhuma restrição ao comportamento organizacional. 
Os gestores exercem uma liderança participativa, delegando poderes informalmente aos seus subordinados para que a informação circule mais rapidamente. 
Questão: AV220103GST02510104 (109654)
4 - O Balanced Scorecard (BSC) é um importante instrumento que auxilia na definição do planejamento estratégico, e organiza-se em torno de quatro perspectivas. Assinale qual alternativa apresenta estas perspectivas:
  Pontos da Questão: 1 
Financeiro, cliente, dos processos internos e do aprendizado e crescimento.
Novos entrantes, compradores, fornecedores e produtos substitutos.
Pontos fortes, clientes, fornecedores, financeiro. 
Pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças.
Questão: AV1200111EADGST02511018 (128779)
5 - “Enfrentar o mundo dos negócios é como entrar no tabuleiro com suas peças ( recursos) , pensar em como movimentá-las (estratégias e ações táticas) e , enfim , chegar a um resultado: a vitória ou a derrota “. (YAMAGUTI, 2006, p.297) 
Para evitar que tanto recursos quanto estratégias e ações táticas deixem de alcançar o sucesso pretendido e necessário à sobrevivência de uma empresa, deve ser executado um planejamento do tipo: 
  Pontos da Questão: 1 
Tático 
 Financeiro 
Estratégico 
Operacional 
Questão: AV220103GST02510122 (109823)
6 -  Sabemos que a velocidade e a intensidade da mudança tem sido uma realidade no ambiente de negócios em que operam as empresas. Diante da instabilidade gerada pelo ambiente, que posição deve adotar uma organização?
  Pontos da Questão: 1 
Aceitar os mecanismos criados para assegurar a auto-preservação das ilhas de eficiência.
Aceitar o determinismo ambiental como inevitável e se curvar às suas conseqüências.
Aceitar a inevitabilidade da necessidade de constante mudança e de adaptação aos novos cenários.
Manter as zonas de conforto imanentes e inerentes de acordo com os propósitos da cultura organizacional.
Questão: AV220103GST02510116 (109817)
7 - As empresas que adotam um modelo responsável de gestão estabelecem para os seus públicos os seus valores. A identificação dos valores organizacionais se dá através de:
  Pontos da Questão: 1 
Comunicados internos emitidos pela área de Recursos Humanos.
Resultados financeiros obtidos com o alto volume de vendas.
Por determinação da alta administração por meio de anúncios na mídia. 
Ações e exemplos que a organização demonstra aos seus públicos interno e externo.
Questão: AV220103GST02510106 (109807)
8 -  Como Diretora de Recursos Humanos, Letícia Diniz está participando da elaboração do Planejamento Estratégico de sua empresa.  Há algumas decisões a serem tomadas em relação ao quadro de pessoal. Neste processo de decisão, Letícia deverá:
  Pontos da Questão: 1 
Contratar uma Consultoria especializada para entrevistar os funcionários e fazer o levantamento das necessidades salariais da força de trabalho.
Determinar que a área de RH realize uma pesquisa interna de clima organizacional, a fim de que cada funcionário expresse qual a melhor solução para o problema que envolve as pessoas no Planejamento Estratégico. 
Diagnosticar cada problema, procurar soluções e alternativas para estes problemas, analisar e comparar essas alternativas para então selecionar e escolher a melhor delas. 
Convocar uma reunião com todos os supervisores para que cada um aponte os problemas de seus funcionários a fim de que Letícia posteriormente os analise e decida sobre a melhor ação a ser tomada.
Questão: AV220103GST02510087 (109636)
9 - Podemos identificar como características da Visão das organizações:
  Pontos da Questão: 1 
É uma meta desafiadora, descreve o que a organização quer ser no futuro e estabelece uma identidade comum quanto aos propósitos da organização.
É a razão da existência da organização. É a finalidade ou o motivo pelo qual a organização existe, funciona como um propósito orientador para aglutinar esforços de seus membros para atingir os seus objetivos.
É a finalidade ou o motivo pelo qual a organização existe e serve de guia para o comportamento dos empregados e da organização junto aos clientes, fornecedores e sociedade.
Está colocada fora das fronteiras da organização e centrada na sociedade, refletindo os valores e prioridades da organização.
Questão: AV220103GST02510077 (109626)
10 -  Ao assumir a Presidência da empresa BSB, Letícia Diniz, juntamente com a equipe de diretores, buscou nortear os rumos do negócio, para que posteriormente fosse feito o planejamento estratégico da empresa.  Depois de muitas análises e discussões, fizeram uma declaração na qual ficavam definidos: a razão de ser do negócio, por que ele foi criado e para que ele existe. Podemos afirmar que esta declaração da BSB contém:
  Pontos da Questão: 1 
A Missão da empresa
A Visão da Empresa
Os Valores da empresa 
Os Objetivos da empresa
		
Av1/Introdu��o � Administra��o - (2) - AV1 - 2011.2.docx
		Avaliação On-Line 
		Avaliação:
		AV1-2011.2S.EAD - INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO - GST0580 
		Disciplina:
		GST0580 - INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO 
		Tipo de Avaliação:
		AV1 
		Aluno:
		
		Nota da Prova: 
		4.5
		Nota do Trabalho:      0 
		Nota da Participação:      2 
		Total:  
		6,5
		Prova On-Line 
		
Questão: AV120111EADGST02511025 (160233)
1 - As razões que levam as empresas a proceder à departamentalização das atividades e funções é: 
I – volume de trabalho. 
II – agrupamento de funções dispares. 
III – separação de funções para evitar conflitos de interesse. 
Em relação a essas afirmativas, é CORRETO afirmar que: 
  Pontos da Questão: 1 
		estão corretas somente as afirmativas I e III. 
		estão corretas somente as afirmativas II e III. 
		estão corretas somente as afirmativas I e II. 
		nenhuma afirmativa está correta. 
		
Questão: AV1200111EADGST02511023 (160281)
2 - A etapa que se segue ao Planejamento Estratégico de qualquer empresa corresponde ao processo de controle, composto de medição dos resultados em comparação àqueles inicialmente previstos. 
Ocorrendo possíveis desvios, que ultrapassem os padrões toleráveis da empresa, é recomendável que sejam adotados (as) : 
  Pontos da Questão: 1 
		Medidas corretivas 
		Medidas Coercitivas 
		Alterações no cronograma estabelecido 
		Diagnósticos de desempenho 
		
Questão: AV220103GST02510112 (160255)
3 -  Clara Diniz é Supervisora no Setor de Diplomas de uma Universidade.  Encerrou-se o semestre letivo, foram realizadas as cerimônias
de colação de grau e agora há um grande volume de Diplomas a serem confeccionados. O Planejamento Estratégico da Universidade tem como meta a entrega dos diplomas aos formandos num prazo bastante curto.  Clara terá que fazer um Planejamento para que sua área cumpra esta meta da organização.  No nível Operacional o planejamento:
  Pontos da Questão: 1 
		Tem caráter imediatista, abrangência estritamente local e se caracteriza pelo detalhamento com que estabelece as tarefas e operações. Seu problema básico é a eficiência.
		Tem caráter abrangente por atender a alunos de muitos cursos e se caracteriza pelas análises ambientais que serão necessárias antes de decidir como fazer o trabalho.
		Tem caráter de longo prazo pois o número de funcionários é reduzido e caracteriza-se pelo volume de documentos que deverão ser analisados antes de se fazer o trabalho.
		Tem caráter de médio prazo, já que deverão ser consideradas variáveis do ambiente de tarefa antes da tomada de decisão quanto à execução do trabalho. 
		
Questão: AV220103GST02510090 (160193)
4 -  Cabe ao nível institucional da organização:
  Pontos da Questão: 0,5 
		Verificar e analisar as alternativas de implantação do planejamento estratégico da organização, analisar os resultados da produção, decidindo no nível departamental alternativas para alcançar os melhores resultados.
		Estabelecer objetivos operacionais, tomar decisões departamentais, elaborar e implementar o planejamento tático, verificar e analisar os resultados da produção do produto.
		Estabelecer objetivos empresariais, verificar e analisar alternativas estratégicas, tomar decisões globais, elaborar o planejamento estratégico e políticas, bem como avaliar resultados globais.
		Observar os índices de produtividade, adequando a operação da mão-de-obra aos conceitos de eficácia e eficiência para uma efetividade desejada. 
		
Questão: AV120111EADGST02511200 (160307)
5 - I - Chiavenato (2010) afirma que a Administração está em todos os lugares e em todos os cantos do planeta. Sem ela as organizações em geral e as empresas e empreendimentos em particular não alcançariam suficiente competitividade e sustentabilidade no dinâmico, competitivo e complexo mundo dos negócios de hoje. 
II - Chiavenato acredita que todas as organizações independentemente do tamanho, ramo de negócio, características ou propósitos necessitam de administração para chegar a níveis de excelência naquilo que pretendem fazer. E o papel do Administrador requer uma perfeita adequação a todos esses aspectos. 
III - Para Chiavenato (2004) administrar significa criar condições ideais de solidariedade para que as pessoas possam se ajudar mutuamente e gerar valor e riqueza de modo eficiente e eficaz. 
  Pontos da Questão: 1 
		I e II 
		 II e III 
		I, II e III 
		I e III 
		
Questão: AV220103GST02510091 (160291)
6 - Letícia Diniz, recentemente contratada como Presidente de uma grande empresa nacional, deseja estabelecer um conjunto de objetivos e de políticas principais capazes de guiar e orientar o comportamento global da empresa no longo prazo, em relação ao seu ambiente externo.  Quando realizar  esta intenção, Letícia terá definido:
  Pontos da Questão: 1 
		A Visão empresarial.
		A Missão empresarial.
		A estratégia empresarial.
		A Política empresarial. 
		
Questão: AV1 20111EADGST02511005 (160295)
7 - 
“.... acredita que todas as organizações independentemente do tamanho, ramo de negócio, características ou propósitos necessitam de administração para chegar a níveis de excelência naquilo que pretendem fazer. E o papel do Administrador requer uma perfeita adequação a todos esses aspectos. Por isso, saber compatibilizar com equilíbrio todos esses aspectos com sua conduta pessoal e profissional é o mais importante desafio do Administrador moderno.” Esta afirmação refere-se a que autor renomado:  Pontos da Questão: 1 
		Taylor 
		Fayol 
		Chiavenato 
		Ford 
		
Questão: AV120111EADGST02511030 (160209)
8 - A departamentalização por funções consiste no agrupamento das atividades e tarefas de acordo com as funções principais desenvolvidas dentro de uma empresa. Podemos identificar como sendo uma DESVANTAGEM da departamentalização por funções:  Pontos da Questão: 0,5 
		reduzir a cooperação interdepartamental 
		orientar as pessoas para uma única atividade específica 
		garantir o máximo de utilização das habilidades técnicas das pessoas 
		agrupar especialistas sob uma única chefia 
		
Questão: AV220103GST02510102 (160275)
9 - O Planejamento Estratégico é de grande utilidade para definição dos rumos de uma organização. Assinale a alternativa que apresenta uma característica do Planejamento Estratégico:
  Pontos da Questão: 0,5 
		Refere-se a cada tarefa ou atividade em particular executada pelo nível operacional 
		É de amplo alcance. Envolve e abrange toda a organização como um sistema único e aberto
		É elaborado em cada departamento no nível intermediário da organização
		O nível gerencial da empresa deve elaborar seu planejamento estratégico
		
Questão: AV220103GST02510117 (160246)
10 - O processo de Planejamento das empresas é feito em 3 níveis. Em um deles, é realizado o Planejamento Tático. Denomina-se Planejamento Tático, aquele:
  Pontos da Questão: 0,5 
		Que representa a ligação da organização com o ambiente externo. 
		Projetado para atingir a visão da organização.
		Cujo prazo não precisa ser estabelecido por estar tacitamente implícito.
		Elaborado em cada área do nível intermediário.
Av1/Introdu��o � Administra��o - (23) - AV1 - 2012.2.docx
				
				Avaliação On-Line
		Avaliação:
		AV1.2012.2EAD-INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO-GST0580
		Disciplina:
		GST0580 - INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO
		Tipo de Avaliação:
		AV1
		Aluno:
		
		Nota da Prova:
		3.5
		Nota do Trabalho:     
		Nota da Participação:      0,5
		Total: 
		4
		Prova On-Line
		
Questão: 1 (160237) 
A globalização tem imposto mudanças em diversos aspectos do mundo dos negócios. Várias são as técnicas utilizadas pelas organizações para enfrentar esse novo cenário, tais como o downsizing, delegação e equipes interfuncionais. Contudo, a utilização dessas técnicas deve vir acompanhada de um enfoque gerencial denominado empowerment, que significa o fortalecimento do poder decisório dos indivíduos de uma empresa, tendo como condição inerente e necessária à sua utilização:
  Pontos da Questão: 1
		 A competência decisória dos gestores.
		 A intolerância a erros de decisão.
		 A flexibilização da missão da empresa.
		 A circulação restrita das informações gerenciais.
		
Questão: 2 (176511) 
O processo de planejamento faz com que os administradores se afastem da rotina operacional e se concentrem no futuro da organização. Quais são as vantagens e benefícios do planejamento?
I - Amplia a visão de mercado, representa garantia de resultados e minimiza esforços; 
II - Maximiza a eficiência e atua como fonte de motivação e comprometimento; 
III - Proporciona senso de direção, focaliza esforços e fornece consistência entre decisões e resultados esperados; 
IV - Potencializa o autoconhecimento organizacional, reduz o impacto do ambiente e define parâmetros de controle.
Assinale a alternativa correta:  Pontos da Questão: 1
		 II, III e IV 
		 I, III e IV 
		 I, II e IV
		 II e IV
		
Questão: 3 (160247) 
 Para a elaboração do Planejamento é necessária a definição da missão empresarial. O conceito de missão pode ser entendido como:
  Pontos da Questão: 0,5
		 O que os empregados têm que fazer no dia-a-dia.
		 Algo que pode ter ou não nas organizações.
O que a empresa quer ser em um determinado período de tempo.
		 A razão pela qual uma empresa foi constituída.
		
Questão: 4 (176487) 
O desenho organizacional constitui uma das prioridades da administração e serve como estrutura básica, como um conjunto de mecanismos de operação, decisão e coordenação. Sua elaboração é influenciada por:  Pontos da Questão: 0,5
		 Tamanho da empresa e seus objetivos. 
		 Modelo do lay-out da área de vendas.
		 Tipo do produto que é oferecido ao mercado.
		 Maneira como o consumidor final percebe o produto.
		
Questão: 5 (160197) 
As organizações trabalham com três níveis diferentes de poder e decisão.  Estes três níveis são chamados de:
  Pontos da Questão: 0,5
		 Institucional, Intermediário e Chão de Fábrica
		 Estratégico, Tático e Chão de Fábrica
		 Estratégico, Tático e Operacional
		 Cúpula, Operacional e Técnico
		
Questão: 6 (160253) 
 Como Diretor de Recursos Humanos, Victor Hugo Soares está participando da elaboração do Planejamento Estratégico de sua empresa.  Há algumas decisões a serem tomadas em relação ao quadro de pessoal. Neste processo de decisão, Pedro escolherá uma alternativa satisfatória, porque:
  Pontos da Questão: 1
		 Em geral as empresas trabalham com prazos muito curtos, devido às constantes mudanças no ambiente externo, não sendo necessário que o decisor  escolha a alternativa ótima.
		 Em geral os planejamentos são mudados com tanta freqüência que os gestores acham desnecessário procurar as alternativas ótimas, contentando-se com as alternativas satisfatórias.
		 Em geral os gestores trabalham debaixo de forte pressão e, para ganhar tempo, abandonam as alternativas ótimas, já que as alternativas satisfatórias são suficientes.
		 Em geral o tomador de decisões não procura as alternativas ótimas, ficando com as alternativas satisfatórias, já que as alternativas ótimas exigem tempo e recursos que nem sempre estão disponíveis.
		
Questão: 7 (176381) 
Geruza é graduada em Administração e iniciou sua carreira profissional na empresa Soares Marinho. A jovem administradora está ciente que para alcançar o sucesso pretendido em sua carreira profissional deve possuir algumas habilidades específicas. Considerando que Geruza está iniciando sua carreira como supervisora na Soares Marinho, que tipo de habilidade ele necessitará em maior proporção?  Pontos da Questão: 1
		 Técnica 
		 Administrativa  
		 Humana
		 Conceitual
		
Questão: 8 (160259) 
A função administrativa que se relaciona diretamente com a maneira pela qual os objetivos devem ser alcançados por meio de atividades das pessoas que compõe a organização é a:  Pontos da Questão: 1
		 Controle
		 Organização
		 Direção 
		 Planejamento 
		
Questão: 9 (160282) 
“A revolução tecnológica, o processo de globalização, os novos métodos de conhecimento, os novos meios de comunicação e seus sistemas de informações [...] são alguns dos fatores que contribuem para o aquecimento de mercado e no acirramento das concorrências mercadológicas”. (YAMAGUTI, 2006, p.294) 
Relacionando-se tal afirmativa ao conceito de Planejamento Estratégico , pode-se dizer que estas abordagens utilizadas pelo autor referem-se ao (a): 
  Pontos da Questão: 1
		 Análise da Empresa
		 Ambiente Interno
		 Ambiente de Tarefa 
		  Análise Ambiental 
		
Questão: 10 (160272) 
O Balanced Scorecard (BSC) é um importante instrumento que auxilia na definição do planejamento estratégico, e organiza-se em torno de quatro perspectivas. Assinale qual alternativa apresenta estas perspectivas:
  Pontos da Questão: 0,5
		 Pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças.
		 Financeiro, cliente, dos processos internos e do aprendizado e crescimento.
		 Pontos fortes, clientes, fornecedores, financeiro.
		 Novos entrantes, compradores, fornecedores e produtos substitutos.
		
		Server IP : 192.168.10.139      Client IP: 201.79.122.3      Tempo de execução da página : 1,203
Parte inferior do formulário
Av1/Introdu��o � Administra��o - (3) - AV1 - 2011.4.docx
		Avaliação On-Line 
		Avaliação:
		AV1-2011.4S-INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO-GST0580 
		Disciplina:
		GST0580 - INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO 
		Tipo de Avaliação:
		AV1 
		Aluno:
		
		Nota da Prova: 
		6
		Nota do Trabalho: 
		Nota da Participação: 2 
		Total: 
		8
		Prova On-Line 
		
Questão: AV120113EADGST0580014 (176500)
1 - Os objetivos apresentam-se de forma hierárquica, de acordo com o nível organizacional. No topo da hierarquia de objetivos estão a missão e a visão. A missão representa a razão de ser da organização, sua identidade, e é uma declaração escrita que descreve o propósito, os valores, os princípios e as linhas orientadoras da organização. Para ser eficaz a missão deve declarar: 
I - O escopo de negócios da organização e o seu papel na sociedade; 
II - As competências centrais da organização e os seus princípios e valores centrais; 
III - O mercado-alvo e as necessidades básicas a serem atendidas; 
IV - Os objetivos de lucros da organização, bem como a estratégia para alcançá-los. 
Assinale a alternativa correta: Pontos da Questão: 1 
		I, II e III 
		II e IV 
		I, II e IV 
		I e IV 
		
Questão: AV220103GST02510111 (160252)
2 - Letícia Diniz, como Gerente de Marketing, vai desenvolver, junto com sua equipe, o Planejamento Tático a fim de realizar as ações referentes à área de marketing, para alcance dos objetivos estabelecidos no Planejamento Estratégico. Deste Planejamento Tático de Marketing resultará:
Pontos da Questão: 1 
		Um Orçamento de Marketing detalhando as necessidades financeiras da área para execução das atividades ligadas ao planejamento estratégico da empresa.
		Um Plano de Marketing detalhando os requisitos de venda e distribuição dos bens e serviços no mercado bem como o atendimento ao cliente.
		Uma Planilha de Marketing detalhando as promoções a serem desenvolvidas para crescimento do volume de vendas dos produtos.
		Um Relatório de Marketing detalhando as ações realizadas pela área no exercício anterior, para subsidiar as decisões a serem tomadas pela Direção para o próximo exercício. 
		
Questão: AV220103GST02510116 (160248)
3 - As empresas que adotam um modelo responsável de gestão estabelecem para os seus públicos os seus valores. A identificação dos valores organizacionais se dá através de:
Pontos da Questão: 0,5 
		Resultados financeiros obtidos com o alto volume de vendas.
		Comunicados internos emitidos pela área de Recursos Humanos.
		Ações e exemplos que a organização demonstra aos seus públicos interno e externo.
		Por determinação da alta administração por meio de anúncios na mídia. 
		
Questão: AV220103GST02510122 (160241)
4 - Sabemos que a velocidade e a intensidade da mudança tem sido uma realidade no ambiente de negócios em que operam as empresas. Diante da instabilidade gerada pelo ambiente, que posição deve adotar uma organização?
Pontos da Questão: 1 
		Aceitar os mecanismos criados para assegurar a auto-preservação das ilhas de eficiência.
		Aceitar a inevitabilidade da necessidade de constante mudança e de adaptação aos novos cenários.
		Manter as zonas de conforto imanentes e inerentes de acordo com os propósitos da cultura organizacional.
		Aceitar o determinismo ambiental como inevitável e se curvar às suas conseqüências.
		
Questão: AV220103GST02510090 (160193)
5 - Cabe ao nível institucional da organização:
Pontos da Questão: 0,5 
		Verificar e analisar as alternativas de implantação do planejamento estratégico da
organização, analisar os resultados da produção, decidindo no nível departamental alternativas para alcançar os melhores resultados.
		Estabelecer objetivos empresariais, verificar e analisar alternativas estratégicas, tomar decisões globais, elaborar o planejamento estratégico e políticas, bem como avaliar resultados globais.
		Estabelecer objetivos operacionais, tomar decisões departamentais, elaborar e implementar o planejamento tático, verificar e analisar os resultados da produção do produto.
		Observar os índices de produtividade, adequando a operação da mão-de-obra aos conceitos de eficácia e eficiência para uma efetividade desejada. 
		
Questão: AV220103GST02510104 (160272)
6 - O Balanced Scorecard (BSC) é um importante instrumento que auxilia na definição do planejamento estratégico, e organiza-se em torno de quatro perspectivas. Assinale qual alternativa apresenta estas perspectivas:
Pontos da Questão: 0,5 
		Financeiro, cliente, dos processos internos e do aprendizado e crescimento.
		Novos entrantes, compradores, fornecedores e produtos substitutos.
		Pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças.
		Pontos fortes, clientes, fornecedores, financeiro. 
		
Questão: AV120111EADGST02511032 (160210)
7 - As principais características do Desenho Organizacional são: Diferenciação, Formalização, Centralização e Integração. Diferenciação é entendida como: Pontos da Questão: 0,5 
		pode ser por meio de hierarquia administrativa, autoridade formal, objetivos e planos, departamentalização etc. 
		pode ser por meio do cargo, do fluxo de trabalho ou de regras 
		pode ser horizontal, vertical ou por meio de tarefas especializadas 
		pode ser pela distribuição do poder formal, do poder de tomar decisões ou pela distribuição física 
		
Questão: AV120111EADGST02511025 (160233)
8 - As razões que levam as empresas a proceder à departamentalização das atividades e funções é: 
I – volume de trabalho. 
II – agrupamento de funções dispares. 
III – separação de funções para evitar conflitos de interesse. 
Em relação a essas afirmativas, é CORRETO afirmar que: 
Pontos da Questão: 1 
		estão corretas somente as afirmativas I e III. 
		nenhuma afirmativa está correta. 
		estão corretas somente as afirmativas II e III. 
		estão corretas somente as afirmativas I e II. 
		
Questão: AV1 20111EADGST02511005 (160295)
9 - 
“.... acredita que todas as organizações independentemente do tamanho, ramo de negócio, características ou propósitos necessitam de administração para chegar a níveis de excelência naquilo que pretendem fazer. E o papel do Administrador requer uma perfeita adequação a todos esses aspectos. Por isso, saber compatibilizar com equilíbrio todos esses aspectos com sua conduta pessoal e profissional é o mais importante desafio do Administrador moderno.” Esta afirmação refere-se a que autor renomado: Pontos da Questão: 1 
		Ford 
		Taylor 
		Chiavenato 
		Fayol 
		
Questão: AV1200111EADGST02511014 (160284)
10 - 
De Peter Drucker , considerado o “ Pai da Administração Contemporânea”: “A inovação pode mudar quase que de dia para a noite a ordem estabelecida , tornar obsoleto o que ontem parecia invencível e tornar importante o que ontem parecia sem valor “. Para enfrentar tal cenário inevitável, vencer em sua trajetória, minimizando riscos e incertezas, potencializando recursos, a empresa utiliza: 
Pontos da Questão: 1 
		Análise do Ambiente Interno 
		Planejamento Estratégico 
		Análise Ambiental 
		Estratégias Operacionais 
Av1/Introdu��o � Administra��o - (30) - AV1 - 2012.3.docx
		
		
		
Parte superior do formulário
				
				Avaliação On-Line
		Avaliação:
		AV1.2012.3EAD-INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO-GST0580
		Disciplina:
		GST0580 - INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO
		Tipo de Avaliação:
		AV1
		Aluno:
		
		Nota da Prova:
		5.5
		Nota do Trabalho:     
		Nota da Participação:      2
		Total: 
		7,5
		Prova On-Line
		
Questão: 1 (160211) 
As empresas exibem sua organização formal para que fique bem clara a forma como foi estruturada. A representação gráfica que apresenta a organização formal é chamada:
  Pontos da Questão: 0,5
		 Funcionograma.
		 Organograma.
		 Processograma.
		 Fluxograma.
		
Questão: 2 (160256) 
 Como Diretora de Recursos Humanos, Letícia Diniz está participando da elaboração do Planejamento Estratégico de sua empresa.  Há algumas decisões a serem tomadas em relação ao quadro de pessoal. Neste processo de decisão, Letícia deverá:
  Pontos da Questão: 1
		 Determinar que a área de RH realize uma pesquisa interna de clima organizacional, a fim de que cada funcionário expresse qual a melhor solução para o problema que envolve as pessoas no Planejamento Estratégico.
		 Contratar uma Consultoria especializada para entrevistar os funcionários e fazer o levantamento das necessidades salariais da força de trabalho.
		 Diagnosticar cada problema, procurar soluções e alternativas para estes problemas, analisar e comparar essas alternativas para então selecionar e escolher a melhor delas. 
		 Convocar uma reunião com todos os supervisores para que cada um aponte os problemas de seus funcionários a fim de que Letícia posteriormente os analise e decida sobre a melhor ação a ser tomada.
		
Questão: 3 (160254) 
 Clara Diniz, como Gerente de Recursos Humanos, vai desenvolver o Planejamento Tático a fim de realizar as ações referentes ao pessoal, para alcance dos objetivos estabelecidos no Planejamento Estratégico.  Deste Planejamento Tático de RH resultará:
  Pontos da Questão: 1
		 Um Relatório de Atividades Desenvolvidas, que vai expor à Direção as ações que vêm sendo executadas pelo Departamento de Recursos Humanos.
		 Um Plano de Recursos Humanos que diz respeito a recrutamento, seleção e treinamento de pessoas para as várias atividades da organização.
		 Uma Pesquisa de Necessidade de Treinamento, que mostrará quem precisa ser treinado em quê, quando e onde, para tomada de decisões quanto ao desenvolvimento do pessoal.
		 Um Orçamento de Pessoal, que mostrará a necessidade financeira do Departamento de Recursos Humanos para execução das atividades programadas.
		
Questão: 4 (160277) 
A Empresa KS , que atua no ramo de fabricação de sapatos, através dos relatórios emitidos pelo Departamento de Vendas , e com apoio dos balancetes dos últimos seis meses , constatou que uma forte tendência vem ocorrendo entre os seus clientes: uma predominância de sapatos masculinos . 
Esta parcela de clientes apresenta duas características significativas: corresponde a mais de 65% do faturamento e aproximadamente 72% desses clientes tem se revelado fidelizados à empresa. 
Diante deste cenário, o Conselho Diretor decidiu executar uma Planejamento Estratégico, que possa indicar a necessidade ou não de mudança na linha de produção da empresa. 
Para que esta ação alcance o sucesso desejado deverá envolver em sua execução: 
  Pontos da Questão: 1
		 Os Departamentos de Marketing e de Vendas
		 Todos os departamentos da empresa 
		 Os recursos disponíveis
		 Apenas o Departamento Comercial
		
Questão: 5 (160296) 
Em relação à Administração para os tempos atuais, podemos afirmar que:
  Pontos da Questão: 1
		 O administrador é uma peça fundamental para qualquer tipo de organização. Em cada um dos níveis organizacionais, seu papel é o mesmo, por lidar com decisões semelhantes.
		 Convivemos hoje com situações que exigem cada vez mais o trabalho individual e isolado para o alcance dos objetivos comuns das organizações e de seus colaboradores.
		 Entender o que é administrar em condições de incerteza,
instabilidade e imprevisibilidade é uma questão crucial para quaisquer gestores que queiram sobreviver e se manterem no mercado cada vez mais competitivo.
		 Administrar significa dar ordens às pessoas para que estas possam gerir os recursos tecnológicos, econômicos, financeiros e humanos, entre outros nas organizações.
		
Questão: 6 (160271) 
 O planejamento não se restringe ao nível estratégico da organização, mas se desdobra por toda empresa passando pelo nível tático e chegando até o nível operacional. 
I -Planejamento estratégico ou institucional - É o planejamento mais amplo. Envolve e abrange toda a organização como um sistema único e aberto. 
II-Planejamento tático - É o planejamento elaborado em cada departamento no nível intermediário da organização. Cada unidade da empresa deve elaborar seu planejamento tático subordinado ao planejamento estratégico 
III-Planejamento operacional- É o planejamento que se refere a cada tarefa ou atividade em particular 
Estão corretas as seguintes afirmativas:
  Pontos da Questão: 0,5
		 II e III
		 I, IIe III 
		 I e III
		 I e II
		
Questão: 7 (160245) 
 O planejamento aciona em seus participantes o processo decisório.  Este processo decisório envolve, entre outros:
  Pontos da Questão: 0,5
		 As conseqüências de cada curso de ação disponível.
		 Informações isoladas extraídas em reuniões com os gerentes.
		 As informações de conhecimento exclusivo dos gestores.
		 Informações que estão na cabeça do executante da ação.
		
Questão: 8 (176511) 
O processo de planejamento faz com que os administradores se afastem da rotina operacional e se concentrem no futuro da organização. Quais são as vantagens e benefícios do planejamento?
I - Amplia a visão de mercado, representa garantia de resultados e minimiza esforços; 
II - Maximiza a eficiência e atua como fonte de motivação e comprometimento; 
III - Proporciona senso de direção, focaliza esforços e fornece consistência entre decisões e resultados esperados; 
IV - Potencializa o autoconhecimento organizacional, reduz o impacto do ambiente e define parâmetros de controle.
Assinale a alternativa correta:  Pontos da Questão: 1
		 I, III e IV
		 II, III e IV 
		 II e IV 
		 I, II e IV
		
Questão: 9 (160240) 
O fluxo direcional das mensagens e informações dentro de uma estrutura organizacional pode ser classificado em comunicações descendentes (aquelas que fluem de cima para baixo), ascendentes (aquelas que fluem de baixo para cima), e laterais (as que fluem no sentido horizontal). Qual dos exemplos listados abaixo corresponde a uma comunicação ascendente?
  Pontos da Questão: 1
		 Regulamentos e manuais.
		 Políticas e procedimentos.
		 Relatórios de trabalho.
		 Reclamações e sugestões.
		
Questão: 10 (176364) 
Vivemos em um mundo de organizações. Tudo o que a sociedade requer e de que necessita é inventado, criado, desenvolvido, produzido e comercializado por organizações.
Dentre as afirmativas propostas, relacionadas ao conceito de organização e empresa, assinale aquela que se acha INCORRETA:  Pontos da Questão: 0,5
		 As empresas públicas, repartições públicas, clubes esportivos, associações filantrópicas e organizações não governamentais são exemplos de organizações sem fins lucrativos.  
		 Toda organização caracteriza-se pelo caráter empreendedor no atendimento a uma necessidade gerada pela sociedade. Por esta característica empreendedora pode-se afirmar que independentemente de haver um objetivo lucrativo, toda organização é uma empresa. 
		 Empresa é todo empreendimento humano que procura reunir e integrar recursos e competências para alcançar objetivos de auto-sustentação e lucratividade através da produção e da comercialização de bens ou serviços
		 Dá-se o nome de organização formal à organização caracterizada por regras e regulamentos formalizados por escrito e por estrutura de posições e hierarquia que ordenam as relações entre os indivíduos ou órgãos componentes.
   
		
		Server IP : 192.168.10.137      Client IP: 189.106.83.32      Tempo de execução da página : 0,922
Parte inferior do formulário
Av1/Introdu��o � Administra��o - (4) - AV1 - 2012.3.docx
		
		
		
Parte superior do formulário
				
				Avaliação On-Line
		Avaliação:
		AV1.2012.3EAD-INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO-GST0580
		Disciplina:
		GST0580 - INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO
		Tipo de Avaliação:
		AV1
		Aluno:
		
		Nota da Prova:
		5.5
		Nota do Trabalho:     
		Nota da Participação:      2
		Total: 
		7,5
		Prova On-Line
		
Questão: 1 (160211) 
As empresas exibem sua organização formal para que fique bem clara a forma como foi estruturada. A representação gráfica que apresenta a organização formal é chamada:
  Pontos da Questão: 0,5
		 Funcionograma.
		 Organograma.
		 Processograma.
		 Fluxograma.
		
Questão: 2 (160256) 
 Como Diretora de Recursos Humanos, Letícia Diniz está participando da elaboração do Planejamento Estratégico de sua empresa.  Há algumas decisões a serem tomadas em relação ao quadro de pessoal. Neste processo de decisão, Letícia deverá:
  Pontos da Questão: 1
		 Determinar que a área de RH realize uma pesquisa interna de clima organizacional, a fim de que cada funcionário expresse qual a melhor solução para o problema que envolve as pessoas no Planejamento Estratégico.
		 Contratar uma Consultoria especializada para entrevistar os funcionários e fazer o levantamento das necessidades salariais da força de trabalho.
		 Diagnosticar cada problema, procurar soluções e alternativas para estes problemas, analisar e comparar essas alternativas para então selecionar e escolher a melhor delas. 
		 Convocar uma reunião com todos os supervisores para que cada um aponte os problemas de seus funcionários a fim de que Letícia posteriormente os analise e decida sobre a melhor ação a ser tomada.
		
Questão: 3 (160254) 
 Clara Diniz, como Gerente de Recursos Humanos, vai desenvolver o Planejamento Tático a fim de realizar as ações referentes ao pessoal, para alcance dos objetivos estabelecidos no Planejamento Estratégico.  Deste Planejamento Tático de RH resultará:
  Pontos da Questão: 1
		 Um Relatório de Atividades Desenvolvidas, que vai expor à Direção as ações que vêm sendo executadas pelo Departamento de Recursos Humanos.
		 Um Plano de Recursos Humanos que diz respeito a recrutamento, seleção e treinamento de pessoas para as várias atividades da organização.
		 Uma Pesquisa de Necessidade de Treinamento, que mostrará quem precisa ser treinado em quê, quando e onde, para tomada de decisões quanto ao desenvolvimento do pessoal.
		 Um Orçamento de Pessoal, que mostrará a necessidade financeira do Departamento de Recursos Humanos para execução das atividades programadas.
		
Questão: 4 (160277) 
A Empresa KS , que atua no ramo de fabricação de sapatos, através dos relatórios emitidos pelo Departamento de Vendas , e com apoio dos balancetes dos últimos seis meses , constatou que uma forte tendência vem ocorrendo entre os seus clientes: uma predominância de sapatos masculinos . 
Esta parcela de clientes apresenta duas características significativas: corresponde a mais de 65% do faturamento e aproximadamente 72% desses clientes tem se revelado fidelizados à empresa. 
Diante deste cenário, o Conselho Diretor decidiu executar uma Planejamento Estratégico, que possa indicar a necessidade ou não de mudança na linha de produção da empresa. 
Para que esta ação alcance o sucesso desejado deverá envolver em sua execução: 
  Pontos da Questão: 1
		 Os Departamentos de Marketing e de Vendas
		 Todos os

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Outros materiais