Buscar

APOL METOLOGIA CIENTIFICA E SISTEMA DA EDUCAÇÃO NOTA 100

Prévia do material em texto

De acordo com o conteúdo das aulas e o livro-base Sistemas de ensino e políticas educacionais no Brasil, qual o documento, formulado e aprovado pelo Conselho Nacional de Educação, define os conteúdos mínimos, orientando a produção dos currículos escolares?
Assinale a alternativa correta:
Parâmetros Curriculares Nacionais.
De acordo com o livro-base Sistemas de ensino e políticas educacionais no Brasil, diz respeito às escolas particulares de educação básica, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas:
	D
	F – V – V.
A respeito da pesquisa embasada na metodologia de “estudo de caso”, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas:
I – ( ) No estudo de caso o pesquisador propõe, ao término da pesquisa, uma ação diante da realidade encontrada e dados analisados.
II – ( ) O estudo de caso caracteriza-se como uma pesquisa teórica, que se utiliza de documentos oficiais e não oficias como embasamento.
III – ( ) a compreensão de um fenômeno é o que caracteriza um estudo de caso, a partir do qual se pretende levantar algumas hipóteses.
Assinale a sequência correta:
	
	A
	F – F – V
Existem três tipos de fichamento: bibliográfico, de resumo e de citações. Pensando nessas categorias relacione corretamente os tipos de fichamento às suas características:
1 – Fichamento bibliográfico
2 – Fichamento de resumo
3 – Fichamento de citações
( ) Contempla recortes do texto lido, ou seja, o aluno reproduz fielmente as ideias do autor do texto.
( ) Contempla a descrição das ideias, comentadas pelo aluno de um ou mais capítulos do texto.
( ) Contempla as principais ideias contidas num texto, nas palavras e interpretação do aluno.
	E
	1 – 3 – 2
Tomando como ponto de partida que todas as referências precisam seguir as normas da ABNT, responda: Qual, entre as alternativas a seguir, refere-se a uma referência de “capítulo de livro”?
Assinale a alternativa correta:
	
	A
	SILVA, D. B. Eco-turismo. In: McKERCHER, B. Turismo de natureza: planejamento e sustentabilidade. São Paulo: Contexto, 2002.
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Sistemas de ensino e políticas educacionais no Brasil, o Conselho Nacional de Educação é composto por representantes nomeados ...
	
	A
	pelo presidente da república.
As notas de rodapé são elementos de apoio ao texto acadêmico sobre o assunto, analise as afirmativas a seguir:
I – As notas de rodapé caracterizam-se como indicações ou aditamentos, inseridos pelo próprio autor na elaboração do trabalho acadêmico.
II – O texto da nota de rodapé deve sempre terminar na mesma página em que foi iniciada, se sempre colocada na mesma página que foi indicada.
III – As notas de referências, além de breves, são caracterizadas como informações complementares, que não podem constar no texto.
IV – As notas explicativas são aquelas nas quais se inserem maiores informações a respeito das obras e autores consultados e citados.
Estão corretas as afirmativas:
A respeito das técnicas de coleta de dados conhecidas como questionário e entrevistas, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas. 
I – ( ) As questões formuladas para o questionário são do tipo fechadas ou duplas, apenas, enquanto as questões das entrevistas são caracterizadas como abertas.
II – ( ) Na elaboração de um questionário é importante que o pesquisador tenha em mente que todas as perguntas devem relacionar-se com os objetivos da pesquisa.
III – ( ) A entrevista estruturada deve ser pensada com antecedência pelo pesquisador, já não estruturada permite ao entrevistado maior liberdade de expressão.
	D
	F – V – V
As políticas monetaristas neoliberais passaram a ser implantadas a partir do ano de 1988.  Sobre tal fato, é correto afirmar que:
	D
	Na América Latina, a mais marcante estratégia política monetarista neoliberal data do ano de 1989, e ficou conhecida como Consenso de Washington.
Com base nos conteúdos e livro-base Sistemas de ensino e políticas educacionais no Brasil, que diz respeito aos níveis e modalidades de ensino previstos na LDB, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas:
I – (  ) A educação do campo, segundo a LDB, não se classifica como modalidade de educação.
II – (  ) A educação do campo, nos preceitos da LBD, possuem forma específica de funcionamento.
III – (  ) A educação do campo é uma modalidade distinta, conforme a LDB, de oferta escolar urbana.
	B
	V – V – F

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes