Buscar

Lista 6

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Lista 6 - Física I – Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia
Prof. Marcos Kan Moori – UERGS – Bento Gonçalves – 2013/2
1) Um bloco de 20kg é largado a uma altura de 10m sobre uma rampa inclinada de 60º. Dado c = 0,2, determine:a) O trabalho realizado por cada força que age no bloco até o mesmo atingir a base da rampa (h = 0)? b) A Energia Mecânica do bloco. c) Sua Energia Cinética a 5m de altura. d) Sua velocidade a 5m de altura. e) A potência instantânea associada à Força Peso nesta altura. f) O trabalho da força resultante na descida. g) A potência média associada à força resultante. h) O impulso recebido pelo bloco durante a descida.
2) Um objeto, preso a uma mola (k = 2100N/m), está apoiado sobre uma superfície horizontal sem atrito. Uma pessoa puxa o objeto, com uma força horizontal de 400N, fazendo com que o mesmo vá da posição de equilíbrio até x = 14cm, quando o objeto é solto. a) Qual o trabalho efetuado pela mola enquanto o objeto está sendo puxado? b) E o trabalho efetuado pela pessoa? c) Qual foi, então, o impulso recebido pelo objeto? d) A Energia Mecânica do objeto é conservada nesse caminho? e) Descreva o movimento do bloco após ser largado. f) Qual o trabalho efetuado pela mola até que o objeto retorne à posição de equilíbrio? g) Neste trajeto, qual a Potência média desenvolvida pela mola? 
3) Um pêndulo constituído por uma esfera de 200g pendurada em um fio com 2m de comprimento é largado do repouso com o fio formando um ângulo de 30º com a vertical. Durante a descida até a posição de equilíbrio: a) Qual o trabalho realizado pela Tração? b) E pelo Peso? c) Qual a Potência Instantânea da esfera no ponto mais baixo? d) Qual o impulso recebido pela mesma na descida?
4) Considere a Terra e a Lua esferas homogêneas e os seguintes dados: RT=6370km, RL=1740km, MT=6.1021Ton, ML=7,4.1019Ton, d (centro a centro) = 382000km. A que distância do centro da Terra fica o centro de massa do sistema Terra-Lua?( Considere as massas sitas nos C.M.)
5) Onde fica o C.M. de uma molécula de água?		 O
A distância OH é de 0,097nm.			 H		H
MO = 16MH							105º
6) Um homem de 85kg está na popa de uma chata de 200kg, com 12kg, que pode mover-se livremente na água. O homem caminha até a proa em 15s. a) Qual o deslocamento do homem em relação à costa nos 15s? b) E o da chata? 
7) Uma bola de 100g incide numa superfície plana com uma velocidade de 22m/s num ângulo de 45° com a normal à superfície. Ela interage com a superfície durante 30ms sendo refletida pela superfície (no mesmo ângulo, pro outro lado da normal) a) Qual o impulso recebido pela bola na colisão? b) Qual a força média atuando sobre a bola durante a colisão?
8) Uma moça correndo à velocidade de 2,5m/s salta sobre um trenó de 34kg em repouso sobre a superfície congelada de um lago. Se o trenó, com a moça parada em cima, começa a deslizar com uma velocidade de 1,5m/s: a) qual é a massa da moça? b) qual o impulso recebido pelo trenó? c) qual o impulso que a moça recebeu? d) Se a moça levou 0,5s para parar sobre o trenó, qual a força média atuando sobre ela na sua chegada ao trenó?
9) Um objeto A de 3,2kg, com velocidade de 15m/s, tem uma colisão elástica frontal com um objeto B de 4,8kg até então em repouso. a) Qual a velocidade de cada um logo após a colisão? b) Qual o impulso que cada um recebeu na colisão? 
10) Um carro de uma tonelada, indo para o Leste a 30km/h em uma rua, colide com um caminhão de 8 toneladas que atravessava uma rua transversal indo para o Sul a 20km/h. Se a colisão é perfeitamente inelástica, qual a velocidade do conjunto logo após a colisão?
11) Um disco com uma velocidade de 10m/s colide elasticamente com dois discos idênticos, inicialmente parados, cujos centros estão alinhados em uma direção perpendicular à direção de incidência. A direção da trajetoria do primeiro disco passa pelo ponto de contato dos outros dois. Os três discos estão sobre uma superfície horizontal sem atrito. Determine a velocidade de cada disco após a colisão.
				10m/s

Outros materiais