Buscar

Avaliando aprendizado de farmacologia

Prévia do material em texto

SDE0092_EX_A1_201308233231
	   » de 50 min.
		
	 
	Lupa
	 
	Aluno: WANESSA LUIZA DA SILVA
	Matrícula: 201308233231
	Disciplina: SDE0092 - FARMACOLOGIA 
	Período Acad.: 2016.1 (G) / EX
	
Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha (3).
Após a finalização do exercício, você terá acesso ao gabarito. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	
		1.
		Com referência às vias de administração de fármacos são dadas as afirmativas: I. A via de administração intravenosa é capaz de desencadear efeitos rápidos, sendo particularmente útil em situações de emergência. Deve-se, porém, ter cuidado quanto ao veículo dos medicamentos administrados e, também, ao maior risco de ocorrência de efeitos colaterais. II) A administração de fármacos por via oral é bastante segura e econômica. Além disso, devido às características do epitélio do trato gastrointestinal (área de capacidade absortiva), não há variações importantes quanto ao percentual de absorção em função da natureza do medicamento. III) A via intramuscular é útil para a administração de volumes moderados de fármacos que contenham veículos que impeçam o uso de outras vias (soluções oleosas). Apesar de ser destituída de riscos de dor ou de lesões localizadas, a absorção do fármaco por essa via é relativamente lenta. IV) A administração subcutânea de fármacos permite uma absorção lenta e sustentada dos mesmos, principalmente quando são utilizadas formas farmacêuticas de liberação prolongada. V. A absorção de medicamentos tópicos aplicados na pele é geralmente muito rápida devido às características da epiderme, não sendo a ação dos mesmos afetada pelas propriedades da molécula administrada. Estão corretas:
		
	
	
	
	 
	I e III
	
	 
	I e IV
	
	
	II e V
	
	
	III e V
	
	
	II e IV
	
	
	
		2.
		Para que um fármaco seja absorvido a partir do seu local de administração ele deve atravessar barreiras representadas pelos tecidos. Um dos métodos consiste em que o fármaco sendo lipossolúvel atraveesse livremente as membranas pelo processo denominado de:
		
	
	
	
	
	fagocitose
	
	
	difusão através de canais ou facilitada
	
	 
	difusão direta ou simples
	
	
	pinocitose
	
	 
	através de transporte ativo
	
	
	
		3.
		Os metabólitos ativos podem ser tóxicos, como por exemplo, os originados do Paracetamol. Ao sofrer metabolismo hepático, este fármaco produz metabólitos tóxicos, que podem causar distúrbios ao organismo. Dentre as alternativas abaixo, assinale a ÚNICA verdadeira quanto aos metabólitos tóxicos.
		
	
	
	
	 
	Os metabólitos tóxicos elevam significativamente a pressão arterial.
	
	
	Os metabólitos tóxicos podem causar dores agudas no estômago.
	
	
	Os metabólitos tóxicos podem causar úlceras estomacais.
	
	 
	Os metabólitos tóxicos podem causar necrose hepática e renal.
	
	
	Os metabólitos tóxicos podem causar diabetes.
	
	
	
		4.
		A perda da eficácia de fármacos antimicrobianos e antitumorais é comumente referida comoresistência a um fármaco. Este fenômeno pode ser originado por diferentes mecanismos, tais como: aumento da degradação metabólica do fármaco, ___________, alteração nos receptores, _____________, extrusão ativa de fármacos das células e _____________. Assinale a alternativa com as respostas que preenchem corretamente as lacunas.
		
	
	
	
	
	Antagonismo químico, depleção de mediadores, eficácia reversa.
	
	 
	Depleção de mediadores, eficácia reversa, perda de receptores.
	
	
	Adaptação fisiológica, antagonismo não-competitivo, eficácia reversa.
	
	 
	Perda de receptores, depleção de mediadores, adaptação fisiológica.
	
	
	Perda de receptores, adaptação fisiológica, antagonismo químico.
	 Gabarito Comentado
	
	
		5.
		Alguns fármacos são lipossolúveis, o que os inviabiliza de serem eliminados através da urina. Todavia, existe um processo que é responsável por alterar a molécula destes fármacos a fim de propiciar a sua eliminação através da urina. Assinale a alternativa que apresenta o nome do referido processo.
		
	
	
	
	 
	Biodisponibilidade.
	
	 
	Biotransformação.
	
	
	Transcitose.
	
	
	Distribuição.
	
	
	Absorção.
	 Gabarito Comentado
	
	
		6.
		Um fármaco foi administrado por via oral e sofrerá então metabolismo de primeira passagem. Contudo, uma fração intacta dessa dose irá alcançar a corrente sanguínea sistêmica. Essa sentença se refere ao termo:
		
	
	
	
	
	Heterogeneidade
	
	
	Bioequivalência.
	
	 
	Depuração.
	
	
	Biotransformação
	
	 
	Biodisponibilidade.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes