Buscar

Informaçoes IEP Dia Mundial da agua

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Universidade Federal Rural de Pernambuco
Departamento de Pesca e Aqüicultura
Disciplina: Introdução à Engenharia de Pesca
Profa. Maria do Carmo F. Soares
Informações: Dia mundial da água
O Dia Mundial da Água foi criado pela Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas através da resolução A/RES/47/193 de 22 de Fevereiro de 1993, declarando todo o dia 22 de Março de cada ano, como sendo, o Dia Mundial das Águas (DMA), para ser observado a partir de 1993, de acordo com as recomendações da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento contidas no capítulo 18 (Recursos hídricos) da Agenda 21.
Nesse período vários Estados foram convidados, como fosse mais apropriado no contexto nacional, a realizar no Dia, atividades concretas que promovam a conscientização pública através de publicações e difusão de documentários e a organização de conferências, mesas redondas, seminários e exposições relacionadas à conservação e desenvolvimento dos recursos hídricos e/ou a implementação das recomendações proposta pela Agenda 21.
A cada ano, uma agência diferente das Nações Unidas produz um kit para imprensa sobre o DMA que é distribuído nas redes de agências contatadas. Este kit tem como objetivos, além de focar a atenção nas necessidades, entre outras, de:
Tocar assuntos relacionados a problemas de abastecimento de água potável; 
Aumentar a consciência pública sobre a importância de conservação, preservação e proteção da água, fontes e suprimentos de água potável; 
Aumentar a consciência dos governos, de agências internacionais, organizações não-governamentais e setor privado; 
Participação e cooperação na organização nas celebrações do DMA. 
A seguir, são apresentados os temas dos DMA, desde a instituição dessa data: 
���
O ano de 2013 foi proclamado pela ONU como o Ano Internacional da Cooperação da Água. Comemorações do Dia Mundial da Água, 22 de março terá lugar em todo o mundo sobre o tema da cooperação da água.
2013: Cooperação da água
2012: Água e Segurança Alimentar 
2011: Água para as cidades: respondendo ao desafio urbano 
2010: Água limpa para um Mundo Saudável 
2009: Água e saúde 
2008: Saneamento 
2007: Lidando com a escassez de água 
2006: Água e cultura 
2005: Água para a vida 
2004: Água e desastres 
2003: Água para o futuro 
2002: Água para o desenvolvimento 
2001: Água e saúde 
2000: Água para o século XXI 
1999: Todos vivem rio abaixo 
1998: Água subterrânea: o recurso invisível 
1997: Águas do Mundo: há suficiente? 
1996: Água para cidades sedentas 
1995: Mulheres e Água 
1994: Cuidar de nossos recursos hídricos é função de cada um. 
A partir de 2001, ficou restrito a cada país a adoção da Agenda 21
Dia Nacional da Água
No Brasil, a adesão partiu do Congresso Nacional. A Lei nº 10.670, de 14 de maio de 2003, instituiu o Dia Nacional da Água, que também passou a ser comemorado no dia 22 de março de cada ano, simultaneamente à data mundial.
O Presidente brasileiro assinou em 2005, decreto que cria a Década Brasileira da Água. O decreto tem como objetivo promover e intensificar a formulação e implantação de políticas, programas e projetos relativos ao gerenciamento e uso sustentável da água.
O Brasil tem muitos recursos hídricos, detém 77% do manancial de água doce da América do Sul e 11,6% da reserva do Mundo. Esses números mostram que o Brasil é um país privilegiado no que diz respeito à quantidade de água, porém sua distribuição não é uniforme em todo o território nacional, pois 70% desse total estão localizadas na Região Amazônica.
O decreto segue também decisão das Nações Unidas que instituiram, o DECÊNIO INTERNACIONAL DA ÁGUA (2005-2015), com o objetivo de aprofundar as questões sobre o tema e promover a execução de programas e de projetos que asseguram a participação da mulher nos aspectos de desenvolvimento relacionados à água.
Com a iniciativa a ONU pretende ainda fomentar a cooperação multilateral para que sejam alcançados os objetivos da Agenda 21 e da Declaração do Milênio, que incluem garantia de água para mais de um bilhão de pessoas que sofrem com a escassez.
Águas Transfronteiriças
Mais de 80 cursos d’água cortam o Brasil e se estendem por territórios estrangeiros. São os chamados “rios transfronteiriços”, que representam grandes desafios de gestão para os países banhados por suas águas.
Declaração Universal dos Direitos da Água
Art. 1º – A água faz parte do patrimônio do planeta.Cada continente, cada povo, cada nação, cada região, cada cidade, cada cidadão é plenamente responsável aos olhos de todos.
Art. 2º – A água é a seiva do nosso planeta. Ela é a condição essencial de vida de todo ser vegetal, animal ou humano. Sem ela não poderíamos conceber como são a atmosfera, o clima, a vegetação, a cultura ou a agricultura. O direito à água é um dos direitos fundamentais do ser humano: o direito à vida, tal qual é estipulado do Art. 3 º da Declaração dos Direitos do Homem.
Art. 3º – Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados. Assim sendo, a água deve ser manipulada com racionalidade, precaução e parcimônia.
Art. 4º – O equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos. Estes devem permanecer intactos e funcionando normalmente para garantir a continuidade da vida sobre a Terra. Este equilíbrio depende, em particular, da preservação dos mares e oceanos, por onde os ciclos começam.
Art. 5º – A água não é somente uma herança dos nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores. Sua proteção constitui uma necessidade vital, assim como uma obrigação moral do homem para com as gerações presentes e futuras.
Art. 6º – A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo.
Art. 7º – A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada. De maneira geral, sua utilização deve ser feita com consciência e discernimento para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou de deterioração da qualidade das reservas atualmente disponíveis.
Art. 8º – A utilização da água implica no respeito à lei. Sua proteção constitui uma obrigação jurídica para todo homem ou grupo social que a utiliza. Esta questão não deve ser ignorada nem pelo homem nem pelo Estado.
Art. 9º – A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social.
Art. 10º – O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.
ANA- Agência Nacional das ÁGUAS
A Agência Nacional de Águas (ANA) é uma autarquia federal, vinculada ao Ministério do Meio Ambiente, e responsável pela implementação da gestão dos recursos hídricos brasileiros.
Foi criada pela lei 9.984/2000 e regulamentada pelo decreto nº 3.692/2000. Já a lei das águas (lei nº 9.433/97) instituiu a Política Nacional de Recursos Hídricos e criou o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (SINGREH).
Tem como missão regular o uso das águas dos rios e lagos de domínio da União e implementar o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos, garantindo o seu uso sustentável, evitando a poluição e o desperdício, e assegurando água de boa qualidade e em quantidade suficiente para a atual e as futuras gerações.
A agência é uma autarquia sob regime especial, com autonomia administrativa e financeira, vinculada ao Ministério do Meio Ambiente, conduzida por uma diretoria colegiada.
Em 2011, a ANA lançou o ATLAS BRASIL
Coordenado pela Agência Nacional de Águas (ANA) com a participação de instituições federais e entidades dos 27 estados brasileiros e do Distrito Federal, o Atlas consolida um amplo trabalho de diagnóstico e planejamento nas áreas de recursos hídricose saneamento no Brasil, com foco na garantia da oferta de água para o abastecimento das sedes urbanas em todo o País.
O Atlas Brasil, que foi lançado no dia 22 de março de 2011. É fruto de uma seqüência de estudos que vêm sendo desenvolvidos desde o ano de 2005, e que se iniciaram pela Região Nordeste, tiveram continuidade com a Região Sul e as Regiões Metropolitanas de todo o País e agora incluem a totalidade do território nacional, ampliando e aprimorando a primeira experiência bem sucedida com o Atlas Nordeste para todos os 5.565 municípios brasileiros.
APAC – Agência Pernambucana de Águas e Climas
A Lei nº 14.028, de 26 de março de 2010, determinou a criação da Agência Pernambucana de Águas e Clima. A Lei foi publicada no Diário Oficial de Pernambuco, em 27.03.2010. 
A Apac tem como finalidade executar a Política Estadual de Recursos Hídricos e regular o uso da água, no âmbito dos recursos hídricos estaduais e dos federais nos termos em que lhe forem delegados, bem como realizar monitoramento hidrometeorológico e previsões de tempo e clima no Estado. 
A criação da APAC como órgão executor da Política Estadual de Recursos Hídricos complementa a estrutura do Sistema Integrado de Gerenciamento dos Recursos Hídricos do Estado de Pernambuco-SIGRH/PE, consolidando um modelo de gestão constituído por:
1.Organismos colegiados que abrigam a participação da sociedade em diferentes instâncias (Conselho Estadual de Recursos Hídricos, Comitês de Bacia Hidrográfica e Conselhos Gestores de Reservatórios);
2.Um organismo formulador de Políticas (Secretaria de Recursos Hídricos e Energéticos -SRHE); 
3.Um organismo executor da Política (Agência Pernambucana de Água e Clima - APAC), estruturado para implementar e operacionalizar com eficiência os instrumentos da Política Estadual de Recursos Hídricos nos termos da Lei 12.984/2005.
A consolidação deste modelo propiciará as condições necessárias para o planejamento de longo prazo e regulação do uso da água no estado, garantindo a proteção e conservação dos recursos hídricos. 
A estrutura proposta assemelha-se ao modelo de gestão instituído no Brasil em âmbito Federal, no qual as diretrizes da política são definidas e orientadas pelo Ministério do Meio Ambiente e os programas e ações executados pela Agência Nacional de Água - ANA
 Referências:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_Mundial_da_Agua
http://www2.ana.gov.br/Paginas/default.aspx
http://aguasdemarco.ana.gov.br/2011/
http://www.sirh.srh.pe.gov.br/portal/noticia_completa.php?id=130

Outros materiais