Buscar

Questionario traumato

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Exercício de Revisão
Cite as seguintes funções dos ligamentos do joelho: LCA, LCP, LCM e LCL.
Ligamento Colateral Medial (LCM) – Impede o movimento de afastamento dos côndilos mediais do fêmur e tíbia (bocejo medial).
Ligamento Colateral Lateral (LCL) - Impede o movimento de afastamento dos côndilos laterais do fêmur e tíbia (bocejo lateral).
Ligamento Cruzado Anterior (LCA) - Impede o movimento de deslizamento anterior da tíbia ou deslizamento posterior do fêmur (Movimento de gaveta anterior), além da hipertensão do joelho.
Ligamento Cruzado Posterior (LCP) - Impede o movimento de deslizamento posterior da tíbia ou o deslocamento anterior do fêmur (Movimento de gaveta posterior).
Explique por que após a retirada dos meniscos o paciente tem uma maior probabilidade de desenvolver artrite.
	Os meniscos apresentam uma função importante na transmissão de cargas no joelho e estão intimamente ligadas as suas formas e composições. As formas dos meniscos, por exemplo, permitem que eles se adaptem as superfícies do fêmur e da tíbia em todos os ângulos de flexão do joelho.
A remoção do menisco diminui a área de contato entre o fêmur e a tíbia de 33% a 50%, resultando em 200% a 300% de aumento das cargas de contato, o que de certo promove um maior desgaste da cartilagem articular. A retirada dos meniscos irá favorecer o aparecimento da osteoartrite que é um desgaste da cartilagem que expõe o osso. A dor ao movimentar o joelho é causada principalmente pelo atrito no osso exposto (sem cobertura de cartilagem).
Porque os exercícios de cadeia fechada (Agachamento) deve ser evitado entre 90° e 60 °, em paciente após lesão de LCA.
A lesão do LCA resulta em uma instabilidade articular. Pois sua função é estabilizar o joelho, para alguns movimentos, como: translação anterior e posterior, e rotação interna e externa da articulação. O LCA restringe o deslocamento tibial anterior. Exercícios de CCF, entre 90° e 60° após lesão deve ser evitados para que não haja lesões de outros ligamentos do joelho ( colaterais, LCP), levando assim para uma luxação.
Cite os achados radiológicos encontrados em um paciente com gonartrose e explique-os.
Diminuição do espaço articular - A obesidade é um dos fatores que pode levar á artrose, dado que um peso excessivo sobre algumas articulações, é muito prejudicial, pois o excesso de peso pode levar que a artrose se converta num problema crônico.
Esclerose subcondral - Aumento da massa da densidade óssea de uma camada fina de osso abaixo da cartilagem da articulação.
Osteófitos - A articulação do joelho é submetida a uma grande pressão todo o tempo. Isto resulta em fricção excessiva dos ossos do joelho uns contra os outros e alongamento da articulação. Quando se continua durante um longo período de tempo, a cartilagem ali presente se desgasta. Nesta condição, o corpo faz uma tentativa de proteger a articulação do joelho de mais danos e tenta reparar os danos existentes, formando esporões ósseos.
Deformidades do contorno ósseo – Vindo de uma degeneração da cartilagem formando uma acomodação óssea.
 
Diferencie a escoliose estrutural da funcional, destacado o prognostico.
Escoliose funcional: a coluna é estruturalmente normal, mas parece curvada por causa de outra disfunção, como diferença no comprimento das pernas, ou espasmos musculares nos músculos das costas. A curva é geralmente leve e muda ou desaparece quando a pessoa se inclina para os lados ou para a frente.
Escoliose estrutural: Nestes casos, a curvatura é fixa e não desaparece quando a pessoa muda de posição. Existem diferentes tipos:
Idiopática. Isto significa que a causa não é conhecida. Mais de 8 em cada 10 casos de escoliose são idiopáticos.
Neuromusculares. Isto significa que a curvatura é causada por uma condição que afeta os músculos e nervos das costas. Por exemplo, pode ocorrer em alguns casos de distrofia muscular, poliomielite, paralisia cerebral, ou neurofibromatose. Cada uma dessas condições tem outros sintomas e problemas, para além da escoliose.
Lombar degenerativa. Resultado da degeneração assimétrica da coluna vertebral.
Congénita. Isto significa que a coluna não formou corretamente durante o desenvolvimento do bebé no útero.
Prognostico:
Escoliose Leve Curvatura de menos de 20º- Curvaturas de menos de 10º são consideradas por muitos autores como dentro da normalidade na população geral e não requerem tratamento.
Curvatura Moderada Curvatura de 20 a 40º- Está associada com alterações estruturais leves das vértebras e costelas.
Escoliose Grave 40º ou mais- Deformidade rotacional significante de vértebras e costelas, em adultos associa-se a dor e doença degenerativa articular da coluna.
Curvaturas de 60 a 70º ou mais estão associadas com alterações cardiopulmonares importantes e diminuem a expectativa de vida.
Explique por que o paciente com retificação lombar possui maior probabilidade de desenvolver hérnia de disco.
As curvaturas fisiológicas (cifose e lordose) da coluna vertebral servem como amortecedores, minimizando a pressão nos discos intervertebrais, quando se tem uma retificação lombar, esses discos intervertebrais passam a receber uma carga maior, devido a atuação da gravidade, o que poderia aumentar o risco de hérnia de disco.
Em que se baseiam os exercícios terapêuticos para correção da hipercifose, cite alguns exemplos.
	Esses exercícios se baseiam em técnicas que promovem a correção da coluna, ajudam a fortalecer os músculos, ensinam o paciente a respirar corretamente e a se posicionar de forma correta, para corrigir a cifose e evitar suas consequências.
Ex: Reeducação Postural Global, exercícios de flexão e extensão da coluna e tronco, estabilização do tronco, exercícios de alongamento, exercícios respiratórios, exercícios de fortalecimento muscular, mobilização das articulações.
Em que se baseia o tratamento (exercícios) de Klapp?
Consiste em alongamento e fortalecimento da musculatura do tronco por meio de posições de gatos e joelhos semelhantes aos quadrúpedes. Esse método foi criado por Rudolph Klapp em 1940. Ele estudou e observou que os quadrúpedes não apresentavam escoliose, enquanto os humanos, pela ação da gravidade na posição bípede, desenvolviam essa patologia. O principio desse método é dispor a coluna vertebral em paralelo ao solo para efetivar a distribuição da ação gravitacional; A mobilidade lateral da coluna vertebral é facilitada a posição quadrupede; Utilizando joelheiras e almofadas para as mãos. Klapp desenvolveu a posição de gato para tratar os desvios laterais da coluna, baseia-se nos seguintes princípios: mobilização, alongamento, fortalecimento e correção; sendo sua posição inicial: apoio sobre mãos e joelhos, braços estendidos, dedos das mãos para frente, mãos apoiadas em distância biacromial, cabeça em extensão axial, ângulo reto entre coxa e perna e por fim, ponta dos pés em contato com o solo. 
Cite as principais alterações biomecânicas de um pé diabético tipo cavo, e como essas alterações influenciam no aparecimento das úlceras.
	A alteração biomecânica compreende qualquer limitação dos movimentos e das articulações dos pés e tornozelos, podendo gerar uma marcha disfuncional. Quando a associação da neuropatia e deformidades ósseas verifica-se uma alteração da marcha. Devido à perda da sensibilidade protetora, o trauma constante proveniente das caminhadas sucessivas poderá não ser percebido, ocorrendo formação de calos e aumento do risco de lesão do pé. Após um trauma pode ocorrer uma úlcera dolorosa isquêmica ou neuro isquêmica podendo ser, por vezes, indolor quando associada à diminuição da sensibilidade.
Uma das principais alterações encontradas no paciente diabético é neuropatia periférica. Explique como a lesão do nervo tibial anterior influencia nos achados clínicos (Sinais e sintomas) do pé diabético.
A lesão do tibial pode destruir a bainha de mielina que protege e isola o nervo, ou a parte da célula nervosa (o axônio). Este dano reduz ou impede a circulação de impulsos através do nervo. Alterando assim, a sensibilidadena parte inferior do pé e dedos do pé, incluindo sensação de queimação, dormência, formigamento, ou outra sensação anormal ou dor, fraqueza dos músculos do pé e fraqueza dos dedos do pé ou tornozelo.
O que é a tríade de virchow?
Redução do fluxo de sangue no vaso → o equilíbrio entre fatores que favorecem a coagulação e fatores que impedem a coagulação desaparece quando o fluxo de sangue torna-se mais lento. A estase sanguínea é uma situação que estimula a ação dos fatores de coagulação, aumentando o risco do surgimento de um trombo.
Lesão da parede do vaso sanguíneo → toda vez que a parede de um vaso sanguíneo sofre uma lesão, o sistema de coagulação é ativado para a formação de um coágulo tampão, de forma a impedir perdas sanguíneas para fora do vaso. Dependo do grau e da localização do trauma, a formação de um grande trombo pode ocorrer.
Alterações dos componentes do sangue → se o paciente tiver alguma doença que altere de forma relevante os componentes do sangue, principalmente os fatores que favorecem ou impedem a coagulação, o equilíbrio necessário do sistema de coagulação desaparece, aumentando o risco do surgimento de trombos dentro dos vasos.
Explique como é realizado o exame clinico para detecção da trombose venosa profunda.
	A maioria das tromboses venosas na sua fase inicial não apresentam sintomas (são assintomáticas), muitas vezes o primeiro sinal de que a pessoa está com trombose venosa é a embolia pulmonar (em alguns casos o trombo inteiro ou um fragmento dele se desprende e “viaja” na circulação venosa até atingir o pulmão, provocando falta de ar e até a morte). Como o local mais frequente das tromboses venosas são as pernas o paciente pode apresentar: inchaço, dor no músculo, musculatura endurecida, diferença de volume de uma perna em relação à outra, pé um pouco arroxeado e, às vezes, perna mais quente. O diagnóstico clínico é extremamente difícil, quando há suspeita desta doença há a necessidade da realização de exames complementares.
	Para a confirmação, o ultrassom vascular é o exame de escolha. É um exame que não precisa de jejum ou de injeção e está disponível em muitos hospitais e clínicas. Além deste exame também pode ser realizado o diagnóstico através da tomografia computadorizada e ressonância nuclear magnética. Além desses exames, pode ser realizada a dosagem do Dímero D (produto de degradação da fibrina, formação do trombo) que fica elevado na fase aguda da trombose, mas este exame é mais adequado para afastar (quando está normal) do que para fazer o diagnóstico, já que outras condições podem elevar os níveis desse marcador como cirurgia recente, gravidez, estados infecciosos, idade avançada, câncer, etc. A flebografia hoje é utilizada mais quando se pretende realizar o tratamento endovascular de tromboses ou lesões que estreitam a veia (estenose).

Outros materiais