Buscar

PROVA ONLINE 4 TERMO

Prévia do material em texto

Avaliação: GST0134_AV2_201202250165 » GESTÃO DA QUALIDADE
	Tipo de Avaliação: AV2
	Aluno: 
	Professor:
	FERNANDO KOKI YASSUHIRA
	Turma: 9029/AC
	Nota da Prova: 6,0 de 8,0         Nota do Trab.: 0        Nota de Partic.: 0        Data: 15/06/2015 10:19:55
	
	 1a Questão (Ref.: 201202484558)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	A evolução da qualidade passou por diversas estapas como: inspeção, processos, pessoas, sistemas e gestão. No que consiste a etapa de inspeção?
		
	
Resposta: A inspeção é critica do ponto de vista de que é o primeiro passo para se encontrar uma não conformidade, seja um processo automatizado ou não ela determina se um produto ruim sairá da fabrica, muitas empresas tem varias etapas de inspeção ao longo do processo, para evitar que alguma NC passe para outro estagio ou mesmo ao cliente final. Exemplo: Cervejaria, há inspeção dos insumos ao chegarem na fabrica, de toda MP utilizada no processo, após cada etapa, brassagem, fermentação, incubação, filtragem, envase e embalagem, em cada uma delas existem tecnicos que inspecionam desvios comuns as suas etapas e assim garantem que a cerveja saia com qualidade.
	
Gabarito: Monitoramento feito nas ações de forma isolada
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201202466539)
	Pontos: 1,0  / 1,5
	O Balanced Scorecard Trabalha com quatro perspectivas diferentes. Cite essas quatro perspectivas e seus objetivos:
		
	
Resposta: Cliente; visa o monitoramento e a excelencia da qualidade dos produtos, para maior satisfação do cliente. Processo; visa melhoria e adequação dos processos internos, visando evitar retrabalho e focado nos parametros. Mudança; mudanças necessarias no processo, manual ou equipamentos para otimizar a produção. Crescimento; com as medidas certas executadas, visa aprimoramento para melhoria continua da qualidade e dos processos para o futuro.
	
Gabarito: Financeiro - Aumentar investimento interno Clientes - Quantidade de produtos Processos Internos - Aumentar a produtividades Crescimento e Aprendizado - Diminuir a rotatividade
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201202938026)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Carlos e João são estagiários do Departamento de Qualidade de uma empresa de Consultoria de Certificação (ISO). Todos os dias após seu horário de almoço - procuram conversar a respeito de algum conceito de qualidade . Eles sabem como são importantes o estudo dos conceitos da qualidade para o seu desenvolvimento profissional.Na última semana, João - digitou cinco conceitos a respeito da ORGANIZAÇÃO - para serem discutidos por Carlos. A ideia é que após a discussão entre eles - seja eleito um único conceito de ORGANIZAÇÃO. Qual o conceito será escolhido ?
		
	 
	conjunto de pessoas interagindo sequencialmente, distribuindo as ações de forma lógica e também cronológica para obtenção de um objetivo.
	
	investir em cargos estratégicos da empresa - restringindo o acesso dos funcionários na integração com os objetivos organizacional e seus resultados.
	
	dimensão do trabalho somente com o foco na individualidade com forma de gerar produtividade e resultados tangíveis para a empresa na expansão mercadológica de seus produtos.
	
	foco nas questões de produção enfatizando os aspectos da inovação tecnológica sem especificação na qualificação profissional dos quadros funcionais.
	
	ausência na definição dos níveis hierárquicos da empresa - gerando duplicidade de retrabalho entre as áreas produtivas.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201202507421)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Quando falamos de Gestão da Qualidade, estamos focando que há uma necessidade imediata de realizar ações de forma que elas venham a obter o desempenho esperado.
Nesse contexto podemos afirmar que:
I. O desempenho é para satisfazer as necessidades e expectativas dos clientes, acionistas, fornecedores e órgãos regulamentadores.
II. Cada cliente é diferente um do outro e com isso, as necessidades e expectativas acompanham a individualidade dos mesmos. 
III. A qualidade pode ser vista sob diversos aspectos. O que é qualidade para mim, pode não ser qualidade para o outro.
Está(ão) CORRETO(S):
		
	
	apenas os itens I e II
	
	apenas os itens II e III
	 
	apenas o item I
	 
	os itens I, II e III
	
	apenas os itens I e III
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201202841655)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Em Londres existe um restaurante muito peculiar chamado Just Around the Corner. Ele possui uma instalação confortável, o dono é um sujeito simpático e conversa com seus clientes, a comida é boa e também possui bons vinhos. Nada muito diferente, até agora, de outros estabelecimentos. Contudo, o cardápio mostra todos os pratos e bebidas, mas não tem o preço dos itens; da mesma forma, quando o cliente pede a conta, ela apresenta tudo que foi consumido, mas não tem um valor a ser pago. Quando o cliente pergunta sobre o valor a ser pago, a resposta é que o cliente deve pagar o que achar justo pelo serviço. O dono do estabelecimento diz que, de vez em quando, aparece um cliente que tira vantagem dessa estratégia, mas que, no cômputo geral, seu faturamento é 20 % superior do que seria se tivesse um preço estabelecido. Com base nas dimensões da qualidade estudada, com qual delas podemos associar a estratégia desse estabelecimento?
		
	
	Estética
	
	Capacidade de assistência técnica
	
	Confiabilidade
	
	Desempenho
	 
	Qualidade percebida
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201202845540)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	NÃO SE REFERE a um dos passos fundamentais à implementação de uma gestão por processos:
		
	
	Mapeamento detalhado dos processos.
	 
	Continuidade do modelo de gestão da empresa.
	
	Definição de indicadores.
	
	Geração de oportunidade de melhoria.
	
	Tradução do negócio em processos.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201202320703)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A ISO 9000 representa um conjunto de normas técnicas que definem um modelo de gestão da qualidade para organizações em geral, qualquer que seja o seu tipo ou dimensão. A família de normas ISO 9000 estabelece requisitos que:
		
	
	Auxiliam os processos externos; A maior capacitação da hierarquia; O monitoramento das técnicas operacionais desenvolvidas pelos operários.
	
	Auxiliam os processos internos; A qualificação profissional dos profissionais técnicos; O monitoramento do mercado.
	 
	Auxiliam os processos internos; A maior capacitação dos colaboradores; O monitoramento do ambiente de trabalho.
	
	Auxiliam os processos externos; A maior capacitação dos gerentes; O monitoramento da infraestrutura tecnológica.
	
	Auxiliam os processos externos; A qualificação técnica dos gerentes; O monitoramento dos operários para o controle da produção.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201202937608)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O Gerente de Qualidade de uma indústria, percebendo o aumento da incidência de peças rejeitadas por apresentar defeito, resolveu utilizar uma das Ferramentas da Qualidade que é a correta para essa situação, procurando encontrar o que está motivando esse problema e tratar da sua eliminação. Assinale nas opções a Ferramenta que ele utilizou.
		
	
	Matriz GUT
	
	Benchmarking
	
	Gráfico de Pareto
	 
	Diagrama de Ishikawa
	
	Ciclo do PDCA
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201202845811)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Segundo os idealizadores do Balanced Scorecard - BSC, Norton e Kaplan, as empresas têm utilizado essa metodologia para "alinhar os objetivos individuais e da unidade com a estratégia adotada pela empresa; vincular os objetivos estratégicos com as metas de longo prazo e com os orçamentos anuais; e revisar periodicamente a estratégia, focando o aprendizado e a melhoria desta". O BSC prioriza o equilíbrio organizacional a partir de quatro perspectivas, entre as quais NÃO se insere a perspectiva
		
	 
	Da mudança:corresponde ao mapa estratégico do BSC, decorrente do feedback institucional recebido
	 
	Financeira: as medidas financeiras demonstram as consequências econômicas das ações consumadas.
	
	Dos processos internos: refere-se aos processos de negócios em que a organização precisa ter excelência.
	
	Dos clientes: analisa como a organização é vista pelo cliente e como ela pode atendê-lo da melhor maneira possível.
	
	Do aprendizado e crescimento: analisa a capacidade da organização para melhorar continuamente e se preparar para obter sucesso no futuro.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201202447318)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Os critérios de Excelência da FPNQ (Fundação para o Prêmio Nacional da Qualidade), atualmente adotados por várias organizações brasileiras de classe mundial, constituem:
		
	
	O Manual de Excelência em Administração (MEA).
	 
	O Modelo de Excelência em Qualidade (MEQ)
	
	O Modelo de Excelência em Administração(MEA)
	
	A Norma de Excelência em Administração (NEA).
	
	A Norma de Excelência em Gestão (NEG).

Outros materiais

Perguntas Recentes