Buscar

Modelo de ficha de leitura

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

“Citações”
[Comentários]
Práticas de leitura em sala de aula*
Leitura estudo de texto A 
 2 
GERALDI, J. W. Prática da leitura na escola. In: ______ (Org). O texto na sala de aula. 3. ed. São Paulo: Ática, 2001. p. 88-103.
 
A leitura é um processo de interlocução em que leitor e autor são mediados pelo texto. O autor, entretanto, ao produzir o seu texto, mesmo levando em conta as significações e os seus interlocutores, não domina sozinho o processo de leitura destes. Cada interlocutor, por sua vez, na busca significações, reconstrói o texto atribuindo-lhe, como leitor e agente de seu processo, a sua significação. Ante o texto, o leitor proficiente pode assumir as seguintes posturas: ler para buscar informações; ler para estudar o texto; ler como pretexto para outras atividades e ler como fruição. Definido o para que ler, há duas formas para orientar a leitura para a busca de informações: com roteiro previamente elaborado ou sem roteiro e em dois níveis de profundidade: na superfície do texto ou em nível mais profundo. A leitura, privilegiando a interlocução do leitor/ texto/autor, pode contemplar vários objetos de estudo: a estrutura de argumentação, a coerência e a coesão, dentre outros. Como pretexto, o texto pode ser lido para a promoção de outras atividades: produção de novo texto, dramatização, introdução de novo tema, entre outras. E, finalmente, ler por prazer implica um trabalho educativo sob três princípios: cada leitor deve traçar o seu caminho de leitura; a escola criar o circuito do livro entre os alunos de modo que escolham o que ler ou leiam por indicação de colegas, por curiosidade, pela capa, pelo título, principalmente porque, outro princípio, não há leitura qualitativa no leitor de um só livro. É preciso, pois, que a escola promova a leitura como interlocução com seus leitores.
“[...] a leitura é um processo de interlocução entre leitor/autor mediado pelo texto.” p. 91
[Texto didático classifica tipos de leitura]
(Texto correspondente ao resumo)
*Fichamento realizado por (nome do aluno) como atividade de avaliação da disciplina de Produção Textual Acadêmica I, ministrada pelo(a) professor(a) (nome do professor), no Curso de Letras-Português da Universidade Federal de Santa Catarina, em abril de 2009.
Ver ficha 5
Biblioteca Universitária da UFSC (local onde está a obra ou acervo a que pertence.)

Outros materiais