Buscar

Modelo relatório aula prática

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS
ESCOLA DE CIÊNCIAS AMBIENTAIS
CURSO DE BACHARELADO EM QUÍMICA AMBIENTAL
FÍSICO-QUÍMICA I
Prof. Ana Amélia Fagundes
Estudo dos Gases 
Lei de Henry
Lei de Graham
 
Roger Cardoso
 				 	 		
Pelotas, 2006
 
Sumário
31.	Introdução	�
52.	Desenvolvimento	�
52.1 Material e métodos	�
62.2 Resultados	�
73.	Conclusão	�
84.	Referências bibliográficas	�
�
�
Introdução
O presente relatório refere-se ao estudo dos gases, com enfoque na Lei de Henry e Graham. 
Willian Henry nasceu na Inglaterra em 1775, faleceu aos 61 anos deixando seu nome “gravado” na história da física- química. A lei de Henry é normalmente obedecida apenas em concentrações baixas de soluto. Soluções que estão suficientemente diluídas para que o soluto obedeça à lei de Henry são chamadas de soluções diluídas ideais, ou seja, a pressão de um soluto volátil é proporcional a sua fração molar na solução. (ATKINS, 2003). 
Segundo Castellan (1996), Henry demonstra em sua lei que a solubilidade de um constituinte volátil é proporcional a pressão deste constituinte na fase gasosa, é usada para relacionar os dados de solubilidade dos gases nos líquidos. Se o solvente e os gases não reagem quimicamente, a solubilidade dos gases nos líquidos é extremamente pequena que as condições de soluções diluídas encontram-se satisfeitas.
A segunda lei estudada na aula prática foi a de Thomas Graham, nascido na Escócia no ano de 1805. Constatou em seus estudos, que a velocidade de difusão (passagem dos gases através de um pequeno orifício), está relacionada com a temperatura e a massa molar do gás, isto é, quanto maior a temperatura maior a velocidade de difusão (ATKINS, 2003).
A relação da velocidade de difusão e sua massa molar foi explicada na lei de Graham: “Nas mesmas condições de temperatura e pressão, as velocidades de difusão das substâncias gasosas são inversamente proporcionais as raízes quadradas das suas massas molares (ou densidade)” (ROSSETI, 2006).
Dentre alguns trabalhos de Graham podemos citar (UFSC, 2002):
 • Absorção de gases pelo carvão;
 • Colóides e emulsão;
 • A aurora boreal;
 • A adulteração do café. 
A aula prática foi realizada no dia vinte e três de agosto de 2006 no laboratório 201c na Universidade Católica de Pelotas. Teve como objetivo comprovar a lei de Henry, testando a solubilidade de solutos gasosos em diferentes pressões, e a lei de Graham que foi utilizada para determinar a densidade do ácido clorídrico (HCl) medindo a velocidade de difusão, tempo e distância percorrida. 
	
	
�
Desenvolvimento
 2.1 Material e métodos
• Refrigerante incolor
• HCl
• Seringa
• NH4OH
• Tubo de vidro
• Pinças metálicas
• Cronômetro
• Algodão
• Régua
Procedimento 1- Dissolução gasosa (Lei de Henry)
Foi colocado 2 mL de refrigerante incolor na seringa, o ar foi retirado e fechou-se a saída de ar da mesma. Após, diminuiu-se a pressão interna da seringa e a seguir aumentou-se a pressão para observar a solubilidade.
Procedimento 2- Difusão gasosa (Lei de Graham).
Foi umedecido dois pedaços de algodões com NH4OH e HCl concentrados, com o auxílio de pinças metálicas, colocou-se simultaneamente nos dois extremos do tubo de vidro. Foi cronometrado o tempo de difusão até a formação do anel branco de cloreto de amônio. 
 
�
2.2 Resultados
A tabela I apresenta as variações do volume do gás referente ao acréscimo de temperatura.
.
Tabela I - Procedimento para determinar a densidade do HCl concentrado
	Gases
	Tempo de difusão
(s)
	Distância percorrida 
(cm)
	Velocidade de difusão
(cm/s)
	Densidade
g/cm3
	NH3
HCl
	83
83
	19
10,9
	0,23
0,13
	0,5971
1,87
Os valores na tabela I nos indicam que o HCl por ser mais denso, apresenta uma velocidade de difusão inferior a da amônia, por conseqüência percorre uma menor distância.
No procedimento 1 não foi observado o gás dissolvido no refrigerante, pois ainda havia bolhas de gás. Ao diminuir a pressão as bolhas de gás aumentaram, demonstrando uma diminuição da solubilidade do gás. Se colocássemos a seringa em um banho quente aumentaria a solubilidade do gás causado pelo aumento da temperatura. Estes procedimentos comprovam a lei de Henry.
No procedimento 2 verificou-se que a amônia percorre o tubo com maior velocidade porque é menos densa que o ácido. Através da equação matemática formulada por Graham, onde: d2 = M2 que demonstra uma proporcionalidade 
 d1 M1 entre densidade e massa molar. 
�
Conclusão
O objetivo proposto foi alcançado, as duas leis foram comprovadas nos experimentos com êxito. Ao aumentar a pressão na seringa, a solubilidade do gás foi reduzida pela compressão exercida sobre o gás pelo êmbolo. Na segunda experiência o gás com menor massa molar se propagou com maior velocidade, como é descrito no enunciado da lei.
�
Referências bibliográficas
ATKINS, P. Físico-química fundamentos. 3ed. Rio de Janeiro: LTC, 2003.
CASTELLAN, G. Fundamentos de físico-química. 8 ed. Rio de Janeiro: LTC, 1996.
 UFSC- Departamento de Química. Thomas Graham. 2002. Disponível em: <http://www.qmc.ufsc.br/qmcweb/artigos/historia/graham/historia_graham.html> Acesso em: 27 ago. 2006.
ROSSETI. Dicionário quimicamente falando. Disponível em:
<http://www.rossetti.eti.br/dicuser/detalhe.asp?vini=12&vfim=12&vcodigo=351> Acesso em: 27 ago. 2006.
�PAGE �
�PAGE �6�

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes