Buscar

Prova + Gabarito Genetica Básica - Prof Heriberto

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UFRRJ. IB. DEPTO GENÉTICA
ALUNO : 								MATR.:
1. Na espécie humana, o caráter olhos azuis depende de um gene recessivo em relação ao seu alelo para olhos castanhos. Um homem de olhos castanhos casa-se com uma mulher de olhos azuis. Caso ele seja heterozigoto, qual seria a probabilidade de terem nascido 5 crianças, sendo 3 de olhos azuis e 2 de olhos castanhos?
Resposta:
A=castanho
a=azuis
 Homem Aa x Mulher aa
(A + a)5 = ...............10 A2a3 = 10 (1/2)2 . (1/2)3
2. Uma fêmea afetada por uma característica recessiva foi cruzada com um macho normal para esta característica. Desse cruzamento nasceu um macho normal. O gene responsável por esta característica pode estar no cromossoma X? Justifique sua resposta. Sua resposta só será válida uma vez justificada de forma correta.
Resposta: Se a característica recessiva (a) ligada ao sexo: fêmea Xa Xa x macho XAY
Todo filhO do casal receberia o Y do pai e o Xa da mãe e portanto seria afetado. Logo o gene NÃO poderia ser ligado ao sexo e sim autossômico: fêmea aa x macho A- aqui tanto os filhos quanto as filhas poderiam receber o A do pai e seriam normais.
3. Considerando-se que uma célula somática de suínos tem 38 cromossomas, qual a probabilidade de um macho desta espécie produzir um gameta contendo todos os cromosomas de mesma origem, paterna ou materna?
Resposta:
A chance de produzir um gameta contendo todos os cromossomas de origem paterna é (1/2)19 e a chance de produzir um gameta contendo todos os cromossomas de origem materna é também (1/2)19 logo a chance de produzir um gameta contendo todos os comossomas de origem paterna ou materna é a soma das duas chances ou 2. (1/2)19
4. Em certa espécie vegetal, o caráter flores vermelhas é determinado por um gene dominante sobre seu alelo que determina flores brancas. Uma planta de flores vermelhas foi cruzada com outra de fenótipo ignorado. Deste cruzamento foram obtidos 118 descendentes de flores vermelhas e 94 de flores brancas. Com base na aplicação do teste do qui-quadrado, caracterizar o mecanismo genético em jogo.
Resposta:
V= vermelha > v= branca
Planta vermelha V- x planta ?
Descendência 118 vermelhas V- e 94 brancas vv. Se na descendência há plantas de flores brancas então a planta cruzada de flores vermelhas tem o alelo v. Então podemos testar duas hipóteses 3/4:1/4 e 1/2:1/2.
Testando a segunda hipótese verificamos que é NÃO SIGNIFICATIVA, portanto a segunda hipótese é aceita indicando que a palnta vermelha é heterozigota e a planta de fenótipo ignorado é branca vv.
5. Em certa espécie de aves, verificou-se que sempre que se cruza animal de plumagem esverdeada com outro de plumagem avermelhada ocorre segregação na descendência na proporção de 50% esverdeada: 50% avermelhada. Sabendo-se que o controle do caráter cor da plumagem é feito por um par de genes e que o gene que determina a plumagem esverdeada é dominante sobre seu alelo para plumagem avermelhada, explique os resultados acima e identifique o cruzamento realizado para determinar o alelo dominante desse par.
Resposta:
Se sempre que cruzamos animal de plumagem esverdeada com outra de plumagem avermelhada há segregação de 50% para cada fenótipo então o cruzamento é de um heterozigoto com um homozigoto recessivo. Se o alelo que determina plumagem esverdeada (E) é dominante e o que determina plumagem avermelhada (e) recessivo, então o cruzamento foi: Ee x ee; como sempre há segregação no cruzamento indicado, é porque não ocorrem animais homozigotos de plumagem esverdeada (EE) porque morrem antes do nascimento (letal homozigoto). O cruzamento realizado para determinar o alelo dominante é o cruzamento entre dois indivíduos de mesmo fenótipo com produção de descendentes de dois fenótipos diferentes, logo o cruzamento entre dois animais de genótipo Ee produzindo 2/3 de plumagem esverdeada (Ee) e 1/3 de plumagem avermelhada (ee).
6. Em uma determinada espécie vegetal foram realizados os seguintes cruzamentos com relação ao caráter cor do fruto: plantas homozigotas de frutos vermelhos x plantas homozigotas de frutos brancos, obtendo-se uma F1 constituída de 78 plantas de frutos vermelhos e uma F2 constituída de 58 plantas de frutos amarelos, 179 plantas de frutos vermelhos e 83 plantas de frutos brancos. Foi testada estatisticamente e rejeitada a hipótese 1:2:1. Com base nessas informações pergunta-se: Qual o mecanismo genético que controla tal caráter? Justifique sua resposta com legendas e cruzamentos.
Resposta: Poderíamos pensar que o caráter é controlado por um par de genes, nesse caso seriam possíveis quatro ações gênicas distintas. A primeira dominância completa, que descartaríamos pois há três classes fenotípicas na F2. A segunda, ausência de dominância, mas nesse caso como cruzamos dois indivíduos com fenótipos distintos na geração paterna e um deles surgiu na geração F1 (frutos vermelhos) então descartamos tanto a ação de ausência de dominância como as demais, dominância parcial e sobredominância. Pois o problema diz que foi testada uma hipótese e rejeitada com um par de genes controlando o caráter. Só nos resta testarmos uma hipótese com dois pares de genes independentes com interação gênica entre eles.
Hipótese: O gene V determina vermelho e o recessivo amarelo no primeiro par. No segundo o gene S funciona como suplementar produzindo um dos pigmentos (vermelho ou amarelo) e o alelo recessivo s não atua como suplementar ficando o fruto branco (agindo como se fosse inibidor recessivo).
Assim, quem for:
V- S- terá fenótipo vermelho,
Vv S- terá fenótipo amarelo,
-- ss terá fenótipo branco
Como na F2 há 179 + 58 coloridos = 237 para 83 brancos, aproximadamente 3/4 (S-):1/4 (ss) isso a segregação do segundo par. E entre os coloridos há 179 vermelhos para 58 amarelos , aproximadamente 
3/4 (V-) : 1/4 (vv).
Então podemos pensar que a geração parental deve ser: VVSS (vermelhos) x vvss (brancos)
A geração F1: VvSs (vermelhos) e a geração F2: 
1VVSS; 2VVSs; 2VvSS; 4VvSs (9/16 vermelhos)
1vvSS; 2vvSs (3/16 amarelos)
1VVss; 2Vvss; 1vvss (4/16 brancos)
Que testada estatisticamente produz um qui-quadrado de 0,185 Não significativo a 5% de probabilidade. Portanto a hipótese é aceita.
 
7. Foram realizados em camundongos os seguintes cruzamentos, cujas descendências foram: a) amarelo x amarelo = 2/3 amarelo:1/3 preto; b) amarelo x aguti = 1/2 amarelo : 1/2 aguti; c) amarelo x preto = 1/2 amrelo : 1/2 aguti; d) preto x preto = 100% preto; e) aguti x aguti = 100% aguti. Que possíveis mecanismos genéticos podem estar envolvidos no problema, considerando-se que estes mecanismos explicam todos os resultados? Justifique realizando os cruzamentos.
Resposta:
a)Amarelo x amarelo = 2/3 amarelo : 1/3 preto; aqui há indícios de que há um letal recessivo o alelo A1(amarelo), ficando assim A1A3 x A1A3 = A1A1 (letal), 2/3 A1A3 (amarelo) : 1/3 A3A3 (preto);
b) Amarelo x aguti = 1/2 amarelo; 1/2 aguti, sabendo que o amarelo não pode ser homozigoto então temos
A1A2 (amarelo) x A2A2 (aguti) = 1/2 A1A2 (amarelo) : 1/2 A2A2 (aguti);
c) amarelo x preto = 1/2 amarelo:1/2 aguti, sendo A1A2 x A3A3 = 1/2 A1A3 (amarelo) : 1/2 A2A3 (aguti)
d) preto x preto = 100% preto será A3A3 x A3A3 = 100% A3A3 (preto);
3) aguti x aguti = 100% aguti será A2A2 x A2A2 ou A2A3 = 100% aguti A2A2 ou A2A2 (1/2) : A2A3 (1/2)
Temos então uma série de três alelos (alelismo múltiplo) com a seguinte relação de dominância: 
A1(amarelo) > A2(aguti) >A3(preto) sendo o alelo A1 letal recessivo (A1A1 morre).
Qui-quadrado: 1GL = 3,84; 2GL= 5,99; 3GL = 7,82
Escolha seis questões.

Outros materiais