Buscar

Agronegócios sociologia

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Agronegócios
Até metade do século XX o setor agropecuário era diferente do atual:
Os proprietários rurais plantavam, criavam animais de produção, desenvolviam instrumentos de uso cotidiano, preparavam ferramentas, insumos e seus próprios alimentos. Tudo o que precisavam desenvolvia na própria propriedade rural.
Agricultura nessa época envolvia todo o setor produtivo e grande número de pessoas viviam no campo.
Com a tecnologia e modernização os centros urbanos se tornam mais atrativos.
A agricultura passa para outra fase e a especialização busca uma economia que visa redução nos outros custos de produção e vantagens competitivas para os produtores rurais.
A agricultura “dentro da porteira” refere-se ao plantio, colheita, produção de animais agregando valores no pós-porteira.
Agronegócio trata-se da agricultura e dos negócios que são envolvidos desde antes da porteira até o após porteira. 
O termo agronegócio (agribusiness) surgiu em 1957 na universidade de Harvard a partir do estudo realizado pelos professores John Davis e Ray Goldberg – baseado na matriz: insumo-produto.
Agronegócio é a soma total das operações de produção e distribuição e suprimentos agrícolas, das operações de produção nas unidades agrícolas, do armazenamento, processamento e distribuição dos produtos agrícolas e itens produzidos a partir deles
Na raiz do agronegócio moderno está o consumidor exigente e bem informado.
Hoje uma notícia de doença como vaca louca influencia a opinião publica e provoca grandes prejuízos financeiros aos produtores e ao país, como no caso da Inglaterra
No Brasil temos a febre aftosa levando o Brasil a grandes perdas comerciais
A informação passa a ter um papel importante no processo da globalização e no meio rural.
A agricultura de precisão envolve a utilização de sistema de informações por satélites e computadores(uso do GPS e a internet)
O aumento da competitividade, a mudança do papel do produtor, do agrônomo para gestor de informações. Sendo assim a cadeia agroalimentar está subordinada a informação.
O canal de televisão Cana do Boi, utilizando a comunicação e a informação viabiliza a pecuária no Brasil de forma moderna e competitiva de acordo com as exigências do mercado globalizado.
Estigma da agricultura como setor atrasado na sociedade se deve: 
- A uma cultura urbana sectária e estereotipada é dominante.
-O comportamento saudosista de agricultores que mantém o ranço da oligarquia rural.
Comunicar-se no mercado rural é comunicar com a diversidade. Existe uma dicotomia entre o tradicional e o novo meio rural.
No tradicional os pecuarista comercializavam em forma de leilões tradicional com o contado do produto e criador.
O novo meio rural como Canal do Boi mostra novas possibilidades.
O sistema agropecuária tem passado por várias fases e hoje enfrenta competitividade imposta pelo mercado globalizado que impõem o uso da informação e tecnologia para empreitar desafios
O Canal do Boi é um canal de televendas que utiliza de técnicas mercadologias de venda direta apoiado nas possibilidades que os meios tecnológicos atuais proporcionam a este comércio eletrônico. 
A empresa Canal do Boi destaca-se pela criatividade, visão empresarial e capacidade de oferecer uma nova forma de comercializar gado.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais