Buscar

Função do Pedagogo e Gestão Democrática na Escola

Prévia do material em texto

ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO
1 -O pedagogo hoje contribui bastante na organização do espaço escolar. Ele é um educador, com intenção política, e deve fazer do espaço escolar um espaço de conquistas, de construções coletivas.”
Disponível em: http://www.ifutura.net/pedagogia/o-papel-do-pedagogo.html. Acesso em 30/11/2015 ás 15:30hs
Na realidade educacional de hoje, o pedagogo tem presença e atuação mais séria e comprometida. Descreva a função desse profissional atualmente.
Nota: 33.3
Ao longo da história, a função do pedagogo foi fundamentalmente marcada pelo controle, mas hoje o pedagogo é quem organiza todo o trabalho pedagógico desenvolvido na escola (considerando os contextos social, político e econômico) (p. 19).
Resposta:
O pedagogo trabalha de maneira intensificada e determinada para identificar e solucionar de maneira positiva de cada problema, assim resultando e auxiliando de maneira eficiente o corpo docente. O pedagogo ainda desenvolve projetos, implementa, planeja e acompanha o desenvolvimento de cada um. 
Questão 2/3
Leia o texto a seguir:
“O conselho escolar é um espaço aberto, mas não é uma área destinada à exposição unilateral de pontos de vista, trata-se de um espaço no qual nós construímos alguma coisa em comum e não, simplesmente, uma situação em que eu torno públicas as minhas posições, as minhas convicções, os meus interesses e as minhas ideias.”
 
WERLE, F. O. Conselhos escolares: implicações na gestão da escola básica. Rio de Janeiro: DP&A, 2003 (p. 58)
O conselho escolar é um mecanismo de gestão democrática, um órgão colegiado composto de forma paritária por todos os segmentos dos trabalhadores da escola, pais e alunos. Considerando essa complexidade, discorra sobre a função do conselho escolar.
Nota: 33.3
O conselho escolar discute, delibera, normatiza, aconselha e fiscaliza as ações da escola, sempre tendo como horizonte os seguintes documentos: o PPP e o regime interno da escola. Para tanto, cabe aos conselheiros conhecerem muito bem tais documentos, pois eles são os balizadores das reflexões realizadas nesse mecanismo de gestão democrática (p. 116).
Resposta:
O conselho escolar discute, delibera, normatiza, aconselha e fiscaliza as ações da escola sempre tendo como horizonte o Projeto Politico Pedagógico e o regimento interno da escola.
Questão 3/3
Leia o texto a seguir:
“Toda vez que se propõe uma gestão democrática da escola com a efetiva participação de pais, educadores, alunos e funcionários, no que se refere à escola pública, isso acaba sendo considerado algo utópico. Ao mesmo tempo, abordamos a perspectiva da gestão democrática como necessária e desejável.”
 
BARTNIK, H. L. de S. Gestão Educacional. Curitiba: Ibpex, 2011 (p. 122)
Com base no texto apresentado acima, nos conteúdos abordados nas teleaulas e no livro da disciplina, explique o que é a gestão democrática.
Nota: 26.7
A gestão democrática é a forma escolhida pela legislação educacional para organização dos sistemas de ensino. É fundamental para as relações humanas e deve ser pautada pela transparência na divulgação das informações. Deve garantir que as decisões sejam tomadas coletivamente e que haja diálogo franco, aberto e responsável de todos os envolvidos (p. 59-60)
Resposta:
E trabalhar de forma coletiva, procurando democratizar as decisões e decentralizar as responsabilidade. Vincular a gestão aqueles que ela representa: pais professores, pedagogo, servidores e alunos. Garantindo direito ao debate como elemento fundamental da qualidade de ensino, e assim como de construção e avanço das questões essenciais da escola.

Outros materiais