Buscar

questões discursivas Inovação Tecnológica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

(Adaptado de: prof.Luiz Fernando Barbieri e prof. Ricardo Thielmann) Uma reunião de trabalho com a realização de um workshop, teve como participantes toda a equipe de materiais, incluindo a sua gerência, um consultor e o tutor de um dos membros da equipe. Como produto deste workshop foi gerado um padrão interno para efetivação das compras de material da área. Ao término, o gerente se reuniu com a equipe para dar o feedback, orientando a nas questões em que ele percebeu a necessidade de melhorias. O padrão foi disponibilizado na intranet da empresa, e logo na primeira semana na rede a área de engenharia fez uso do padrão para comprar algumas peças para a oficina, tendo observado algumas melhorias, que foram notificadas ao departamento responsável pelo padrão. Tendo em vista este cenário, responda: Em que momento houve a transferência do conhecimento tácito para a equipe?
No momento em que o gerente deu o feedback para a equipe.
A inovação geralmente acontece nas empresas e centros de pesquisa e desenvolvimento. Através da inovação produtos e processo podem sofrer modificações, de acordo com novos comportamentos, tendências ou necessidades do cliente ou consumidor. Podemos classificar duas formas de inovação. Cite e explique as duas formas, além de fornecer exemplos para ambas.
Incremental: Quando se incorpora alguma característica nova. Exemplo: Celulares sempre com novas funções e design moderno, evolução da capacidade de memória do pen drive. Radical: Quando se muda drasticamente o produto/serviço, provocando sua substituição. Exemplo: DVD em substituição ao vídeo cassete, evolução do
mainframe para o computador pessoal.
A empresa COPY passou por problemas críticos em seu negócio. Devido a velocidade nas inovações tecnológicas e a falta de visão do proprietário, não foi capaz de acompanhar e, acabou por ficar atrás de seus concorrentes e consequentemente perdendo seus clientes e seu faturamento. No entanto, com a chegada de seu primogênito, mudou drasticamente a estratégia da empresa colocando-a no topo da pirâmide. Podemos afirmar que seu primogênito é um intraempreendedor. Quais são as características de um empreendedor corporativo?
Capacidade de explorar novas oportunidades;
Capacidade de se relacionar com outras pessoas;
Possibilidade de trabalhar uma ideia própria ou criar
a partir da ideia de outra pessoa.
A palavra inovar, do latim, significa tornar novo, renovar, enquanto inovação traduzse
pelo ato de inovar. Então, podemos definir 'Inovação', em seu sentido mais amplo, como a busca e descoberta, experimentação, desenvolvimento e adoção de novos produtos, novos processos de produção e novas formas organizacionais. Isto é, o termo inovação se refere ao 'processo' através do qual uma nova ideia, um objeto ou uma prática são criados, desenvolvidos ou reinventados. Quais as classificações para a inovação: Quanto ao objeto da inovação e Quanto ao impacto no mercado?
1. Quanto ao objeto da inovação Inovação de produtos ou serviços, Inovação de Processos e Inovação de modelos de negócios; 2. Quanto ao impacto no mercado Inovação Incremental e Inovação Radical.
Considere a seguinte afirmativa: Para ser um empreendedor não é necessário criar uma empresa e se tornar um milionário famoso. Esta afirmativa é falsa ou verdadeira? Justifique sua resposta.
A afirmativa é verdadeira porque podemos agir de forma empreendedora em nosso dia a dia, em várias dimensões: social, afetiva e profissional. Ex. intraempreendedor, empreendedor social, etc.
Cite quatro características de comportamento empreendedor
autoconfiança, liderança, criatividade , conhecimento e encaram as dificuldades como desafio , curiosidade e estabelecimento de metas.
Como se faz para incentivar a inovação em uma organização?
Tendo pensamento crítico quanto ao processo de inovação.
Como distinguir se uma inovação é uma Inovação de Produto ou de Processo?
Se a inovação envolve características novas ou substancialmente melhoradas do serviço oferecido aos consumidores, é uma inovação de produto. 
Se a inovação envolve métodos, equipamentos e/ou habilidades para o desempenho do serviço novos ou substancialmente melhorados, então é uma inovação de processo. 
Se a inovação envolve melhorias substanciais nas características do serviço oferecido e nos métodos, equipamentos e/ou habilidades usados para seu desempenho, ela é uma inovação tanto de produto como de processo
Com relação aos conceitos sobre Atitudes Criativas, explique a capacidade de assumir riscos.
Assumir risco seria ter iniciativa,autoconfiança e estabelecer uma meta .
Defina Conhecimento Tácito
Esta presente no cérebro humano, não diversificável, sendo formal e sistemático.
Diferencie inovação incremental da inovação radical e cite 1 exemplo cotidiano de cada uma.
Incremental: Quando se incorpora alguma característica nova. Exemplo: Celulares sempre com novas funções e design moderno Radical: Quando se muda drasticamente o produto/serviço, provocando sua substituição. Exemplo: DVD em substituição ao vídeo cassete
O que é o Empreendedorismo por oportunidade?
É quando o empreendedor descobre ou cria uma nova oportunidade atendendo a necessidade de mercado, que contrasta com o empreendedor por necessidade que sem opção precisa empreender.
O que é a Inovação de processo?
Trata de mudanças no processo de produção do produto ou serviço. Não gera, necessariamente, impacto no produto final, mas produz benefícios no processo de produção, geralmente com aumentos de produtividade e redução de custos. Torna mais eficientes ou eficazes os processos de produtos e serviços estabelecidos em mercados estabelecidos.
Observe o texto abaixo:
Para desenvolver as capacidades tecnológicas materiais e imateriais, a organização necessita definir estratégias tecnológicas apropriadas. Apresente duas estratégias tecnológicas mais conhecidas.
Ofensiva;Defensiva;Imitadora;Dependente;Tradicional;Oportunista.
O processo de inovação é fundamental para a sobrevivência das organizações sendo responsável pela geração de novos bens, produtos, processos e até novas empresas. Então, a partir deste processo, quando se dá a inovação tecnológica?
Quando o resultado gerado pelo processo de inovação constitui-se numa tecnologia que atende às necessidades dos seres humanos temos, então, a inovação tecnológica.
Para que uma inovação aconteça é preciso que existam pessoas que façam com que ela aconteça. Estas pessoas, consideradas inovadoras, destacam-se por serem criativas e cheias de energia, prontas para criar, experimentar, inspirar e construir a partir de novas ideias. Quando agrupamos pessoas inovadoras de acordo com suas características específicas podemos utilizar o termo 'personas', que representa certos personagens que devem fazer parte da estrutura de cada um dos inovadores. Quais são as 3 classes apresentadas por Tom Kelley em seu livro 10 Personas importantes no processo de inovação tecnológica?
Personas que aprendem; 2. Personas que organizam; 3. Personas de construção.
Por que utilizamos uma espiral como metáfora para a conversão do conhecimento?
Porque ao observarmos uma espiral vemos que esta cresce contínua e evolutivamente. Assim também acontece com o conhecimento, que vai se desenvolvendo em espiral quando se acrescenta mais um passo a cada ciclo.
Por que precisamos gerenciar o Conhecimento ?
Para evitar erros, para poder transformar ideias em ação, para auxiliar a transformação de conhecimento tácito em explícito.
Qual o valor do capital intelectual para as empresas?
O capital intelectual para as empresas tem um valor imensurável, pois é imprescindível para que a empresa se mantenha competitiva no mercado e atenda às necessidades dos clientes.
Qual a diferença entre o Conhecimento Tácito e o Conhecimento Explícito ?
O Conhecimento Tácito consiste em hábitos e práticas pessoais, individuais, que dificilmente podem ser externalizados ou codificados, sendo repassados usualmente viaeducação/treinamento ou experiência pessoal. Já o Conhecimento Explícito é um conhecimento articulado, codificado e armazenado, por exemplo, na forma de manuais, documentos e procedimentos registrados. Pode ser facilmente organizado, armazenado e repassado.
Quais as principais características do empreendedor corporativo?
Capacidade de explorar novas oportunidades, a partir de conceitos e idéias, que se traduzem em produtos ou serviços tangíveis, resultando em conquista, lucro e participação de mercado. Capacidade de se relacionar com outras pessoas. Possibilidade de trabalhar com uma idéia própria ou criar a partir da idéia de outra pessoa.
Saber observar é uma característica importante para um profissional que tenha um perfil inovador, pois, é capaz de encontrar um padrão de comportamento e, a partir dele, encontrar uma solução adequada. Dois tipos de problemas podem ser detectados por esta observação.Quais são estes tipos de problemas e como se caracterizam?
Anomalias: São pequenos problemas que passam despercebidos e são identificados como falhas. Normalmente, é relatado por quem esta envolvido na tarefa.
Crônicos: Não são vistos como problema, pois, já fazem parte do cotidiano da empresa e percebidos como acontecimentos normais, mas que podem trazer sérios danos aos processos, produtos ou serviços.
Se a criatividade é uma capacidade inerente a todo ser humano, o que diferencia os chamados criativos dos demais?
A criatividade é inerante a indivíduos próativos , que aceitam desafios, que aceitam riscos e são capazes de produzir idéias e pô-las em prática , trazendo benefícios concretos ao ambiente.
Uma das 10 características que a Empretec lista como necessária ao comportamento empreendedor é a "Aceitação de riscos".
Cite 3 ações que o empreendedor deve ter no que se refere a capacidade de avaliar riscos.
aceitar os riscos do negocio que pretende criar saber lidar com os riscos nao ter medo de em lidar com os ricos calcular bem os riscos

Outros materiais