Buscar

Terapia Racional Emotiva comportamental

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

TERAPIA RACIONAL EMOTIVA COMPORTAMENTAL
ALBERT ELLIS
Os melhores anos da sua vida são aqueles que você decide que seus problemas são seus. Você não culpa a sua mãe, a ecologia ou o presidente. Você percebe que você controla o seu próprio destino.
Os melhores anos da sua vida são aqueles que você decide que seus problemas são seus. Você não culpa a sua mãe, a ecologia ou o presidente. Você percebe que você controla o seu próprio destino.
2
Terapia Racional-Emotiva Comportamental
Albert Ellis doutorou-se em psicologia clinica em Nova York em 1947, e o seu treinamento foi baseado na teoria de Karen Horney.
Albert Ellis situou a sua teoria em pressupostos epistemológicos comparativos com a chamada revolução cognitiva da década de 60, ao utilizar conceitos da emergente Psicologia cognitiva, como avaliação e crença.
A terapia concebida por Eliss e chamada de Terapia Racional-Emotiva Comportamental. (TREC) foi inicialmente publicada em 1958 e sendo ampliada para um modelo mais preciso em 1984 e faz parte das terapias cognitivas comportamentais
3
Terapia Racional-Emotiva Comportamental
O eixo central da terapia de Albert Ellis é obter mudança nos padrões de pensamento do sujeito, na forma de interpretação de seus acontecimento de vida e nas crença sobre si mesmo, sobre os outros e sobre o mundo.
4
Terapia Racional-Emotiva Comportamental
Albert Ellis baseou o seu modelo em Epíteto filosóficos estoicos no século I d.c. e enunciou a premissa " a perturbação emocional não é causada pela situação mas pela interpretação desta situação.
 
5
O modelo ABC de Albert Ellis pode ser descrito da seguinte forma:
 Modelo ABC 
6
 O modelo ABC
Segundo o modelo ABC, os acontecimentos ativadores (A) passam pelo sistema de crenças (B) do sujeito antes de despertarem as consequências ( C )emocionais ou de condutas.
Não reagimos simplesmente aos estímulos, antes de reagirmos avaliamos o significado que este estimulo imprime em nossa mente, em função da nossa Historia passada e das circunstancias atuais.
Se a interpretação é a chave para o desencadeamento das reações, então mudando a interpretação mudamos as reações.
7
 Modelo ABC
Se os problemas emocionais e comportamental são originados por crenças irracionais, a TREC poderia substitui-las por crenças racionais através do método de refutação ou debate.
8
 O Modelo ABC
A refutação das crenças errôneas envolvem três etapas:
Primeiro o terapeuta estimula o paciente a descobrir as crenças irracionais que norteiam as suas emoções e comportamento
Segundo ele debate com o paciente sobre a validade das suas hipótese e crenças dogmáticas ensinado a reconhecer as irracionalidades o objetivo é atacar os "devo" dogmáticos que subjazem as inferências irracionais.
Terceiro ele deve desenvolver um dialogo socrático onde questiona o paciente com pergunta engenhosa, o objetivo é levar o paciente a ver suas crenças irracionais e leva-lo a crenças saudável ou racional
9
 Crenças e Comportamento
Para Albert Ellis os transtornos psicológicos são produtos da avaliação pouco funcionais das situações da vida e estas avaliações são distorcidas essencialmente pelas exigências absolutistas e deveres irracionais.
10
 Crenças e Comportamento
As Exigências desembocam em " tenho que" obter determinada reação da parte das outras pessoas, ou certo tratamento especial da vida, como comodidade ou consideração. Quanto a si mesmo, o sujeito exige o cumprimento do " devo" absolutista e dogmático.
 
11
 Crenças e Comportamento
Segundo Albert Ellis, as exigência absolutistas com seus "tenho que" e os deveres irracionais com seus " devo" constituem crenças básicas que ocasionam uma serie de suposição ilógica, ou distorções cognitivas. Albert Ellis e Dryden (1987) enumeraram algumas das distorções cognitivas mais frequentes. 
12
Principais Distorções segundo TREC
13

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais