Buscar

Funções e Desenvolvimento da Placenta

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
PLACENTA
Profa. Fátima Euzébio Vera Lucia Vianna e Sonia Oliveira
*
PLACENTA
Funções:
 Proteção
 Nutrição
 Respiração
 Excreção
 Produção de hormônios - Progesterona
	É o local básico das trocas de nutrientes e gases entre a mãe e o feto. É um órgão fetomaterno constituído por dois componentes:
 Decídua basal – porção materna
 Córion viloso (frondoso) – porção fetal
*
 Decídua: é a camada funcional do endométrio de uma mulher grávida. Dividida em três regiões:
Decídua basal – é a parte da decídua mais distante do concepto, que forma o componente materno da placenta;
Decídua capsular – é a parte superficial da decídua que cobre o concepto;
Decídua parietal – são todas as partes restantes da decídua.
PLACENTA
*
 Desenvolvimento da placenta
*
	As vilosidades coriônicas cobrem todo o saco coriônico até o início da 8a semana. Com o crescimento deste saco, as vilosidades associadas a decídua capsular, degeneram levando à formação de uma área nua, relativamente avascular, o córion liso. Com esta degeneração, as vilosidades associadas a decídua basal aumentam rapidamente de número e tamanho, constituindo uma estrutura arbórea denominada de córion viloso ou frondoso. Com a associação da decídua basal com o córion viloso forma-se a placenta.
	Com o crescimento do concepto, a decídua capsular acaba por entrar em contato e se funde com a decídua parietal, acabando por obliterar a cavidade uterina e formando a membrana amniocoriônica que ser rompe na hora do parto. 
 Desenvolvimento da placenta
*
 Circulação placentária
Vilosidade coriônica
*
 Circulação placentária
	Circulação feto-materna – o sangue pouco oxigenado e rico em excretas, deixa o feto pelas 2 artérias umbilicais chegando a placenta. No local onde o cordão se une à placenta, estas artérias se dividem e se ramificam amplamente na placa coriônica. Da placa coriônica partem ramificações menores que chegam às vilosidades coriônicas levando este sangue bem próximo ao organismo materno. Das vilosidades, este sangue passa para o espaço interviloso de onde será captado pelas veias endometriais da mãe, que se abrem diretamente na capa citotrofoblástica, levando este sangue então para o organismo materno. 
	Circulação materno-fetal – o sangue materno, rico em nutrientes e oxigênio, chega até a placenta através de artérias endometriais que se abrem diretamente na capa citotrofoblástica, jorrando este sangue sob pressão nos espaços intervilosos. Este sangue então é captado pelas vilosidades coriônicas, sendo transportado até a placa coriônica e saindo da placenta através da veia umbilical até o feto. 
*
 Circulação placentária

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais