Buscar

APRENDIZAGEM SOCIAL (ALBERT BANDURA) (OBSERVAÇÃO E IMITAÇÃO) RESUMO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

APRENDIZAGEM SOCIAL (ALBERT BANDURA) (OBSERVAÇÃO E IMITAÇÃO) 
Processo de aprendizagem em que os individuos fazem através da observação de comportamentos sociais, os quais são mentalmente imitados e posteriomente expressos, salientendo que sem a imitação nada seria aprendido. A aprendizagem social traduz-se na capacidade de reproduzir um comportamento observado direta ou indiretamente. Em situações sociais, aprendemos especialmente através da imitação, observação e reprodução do comportamento dos outros, ou seja, grande parte das nossas aprendizagens efetuam-se através da observação dos modelos sociais existentes e com os quais contatamos. 
A aprendizagem social tambem pode ser considerada um processo fundamental da socialização, entendendo-se por qualquer modificação dos conhecimentos ou dos comportamentos como resultado da interação com os seres que constituem o meio social. 
Esta teoria fundamenta-se em vários mecanismos, tais como: no condicionamento clássico e operante (formas de aprendizagem); na imitação e modelagem; na curiosidade e competência; na memorização e inteligencia; e nas aspirações e expectações. 
Em conclusão, na teoria da aprendizagem social, a aprendizagem por observação não é automática (não basta a simples exposição a um modelo é preciso ativar um conjunto de processos) e a observação do comportamento dos outros permite formar uma imagem cognitiva de modo a agirmos e, posteriormente, servindo como guia para as nossas ações. 
Neste paradigma, considera-se que a nossa aprendizagem seria muito mais demorada e deficiente se dependesse exclusivamente dos resultados do nosso comportamento. Como valor adaptativo da aprendixagem social descatca-se a economia de tempo, que poderiam ser desperdiçados se o individuo tivesse que aprender sobre a sobrevivencia por ensino e errro.

Outros materiais