Buscar

Questões de patologia para estudar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questões de patologia para estudar
1- A morte celular é um processo benéfico ou maléfico. Marque a alternativa que explicite os dois termos:
R: Provoca tumefação de organelas e destruição de código genético defeituoso
2- Hiperplasia em Patologia é considerada:
R: Aumento no número de células de determinado tecido
3- Necrose celular é uma lesão irreversível que possui uma classificação derivada de sua aparência morfofisiológica. Marque a alternativa que apresenta as duas ideias em concordância.
R: Necrose fibrinóide: deposição de imunocomplexos em vasos, característica de doenças autoimunes
4- A apoptose é uma ação ativa e controlada da célula. Nela, os processos mais comuns de apoptose são:
R: Via mitocondrial e via receptor de morte
5- Hemossiderose, atrofia marrom e antracose se referem:
R: Acúmulos de substâncias no meio intracelular, muitas vezes patológicos
6- A degeneração glicogênica é uma alteração celular regressiva que se caracteriza pelo acúmulo de _________________ dentro da célula
R: Carboidratos
7- As lesões celulares são consideradas em dois grupos: lesões letais e não-letais. As lesões não-letais são aquelas relacionadas com a recuperação do estado de normalidade após finalizada a agressão; a letalidade ou não está frequentemente associadas à
R: Qualidade, à intensidade e à duração da agressão, bem como ao estado funcional ou tipo de célula afetada.
8- A morte celular em tecidos normais, como uma forma de regulação da população celular que é intrínseca à célula e não depende de alterações do seu meio. Esta autodestruição ativa de células ou, de grupos de células é uma forma de morte denominada de:
R: Apoptose
9- Distúrbio circulatório caracterizado pela ativação excessiva dos processos hemostáticos, pode levar à isquemia e necrose.
R: Trombose
10- Processo que mantém o sangue fluido e livre de coágulos chama-se:
R: Hemostasia
11- O HPV é um vírus que possui tropismo pelas células epiteliais. Ao alcançar o núcleo destas células, o HPV inibe o mecanismo de apoptose. Deste modo, a célula torna-se imortalizada e pode se multiplicar indeterminadas vezes. Na pele ocorre formação de verrugas e nos órgãos genitais formam-se os condilomas. Qual tipo de alteração celular o HPV causa à estas células epiteliais?
R: HIPERPLASIA
12- Paulo, 25 anos, chegou à emergência de um hospital com dor epigástrica em cólica que passou a ser contínua e localizada em fossa ilíaca direita (FID), na parte inferior direita do abdômen, vômitos, anorexia e febre, com 24h de evolução. O paciente relatou que a dor iniciou em torno do umbigo, acompanhada de náuseas e vômitos. Exame físico: normocorado e hidratado, Temperatura axilar=38oC; abdômen difusamente doloroso à palpação. Exames complementares: - Exame de sangue: Avaliação Leucocitária: Leucócitos: 14.000 /mm³. Neutrófilos: 8.400 /mm³ OBS: valores anormais indicando leucocitose e neutrofilia - Ultrassonografia Abdominal Total: revelou apêndice cecal de diâmetro aumentado, contendo fecalito (fezes endurecidas) no interior do órgão. - Diagnóstico: apendicite aguda O apêndice é um pequeno órgão na junção entre os intestinos delgado e grosso, mais especificamente na primeira porção do intestino grosso (ceco). Apresenta um canal em seu interior que se comunica com o ceco, onde existem fezes semilíquidas. 
De acordo com o caso clínico, são feitas as seguintes afirmações:
 I A etiologia da apendicite, nesse caso, é a presença de fecalito no interior do apêndice.
 II A presença de leucocitose e neutrofilia indicam um processo inflamatório agudo e infeccioso.
 III. Os neutrófilos são importantes fagócitos que foram atraídos para o foco da inflamação/infecção através de um processo denominado quimiotaxia. 
IV. Nesse processo inflamatório/infeccioso, ocorreram alterações no centro hipotalâmico termorregulador que foi estimulado pelos mediadores químicos para aumentar a produção de leucócitos. Assinale a opção correta:
R: As afirmações I, II e III estão corretas
13- Uma das características marcantes do processo inflamatório baseia-se em:
R: Presença de edema no local da inflamação
14- O aumento do esforço expiratório associado às crises de asma está diretamente relacionado com:
R: Obstrução das vias aéreas por exsudato.
15- Sobre processos carcinogênicos, avalie as assertivas a seguir: 
I) Espermatozóides, óvulos e células sanguíneas são mais suscetíveis à oncogênese por radiação do que os neurônios.
 II) Em pacientes soropositivos, existe um alto índice de sarcomas de Kaposi porque o HIV destrói as células responsáveis pela vigilância imunológica. 
III) Se o gene que induz à apoptose é inativado, o organismo é mais suscetível ao processo neoplásico.
 IV) Para que ocorra uma neoplasia, é necessário que os proto-oncogenes sejam ativados e/ou os genes supressores de tumores e os que induzem à apoptose sejam inibidos. 
V) Após a iniciação da oncogênese, com certeza se desenvolverá uma neoplasia. Assinale a alternativa que apresenta a (s) afirmativa (s) incorreta (s):
R: Somente a alternativa V.
16 - Durante uma consulta ginecológica, Ângela, 34 anos, descobriu que apresentava uma lesão nodular móvel na mama esquerda. Lesões nodulares nas mamas, podem ser diagnosticadas com boa precisão através da punção aspirativa por agulha fina (PAAF). Dessa forma, a aspiração do conteúdo de massas palpáveis associada à palpação é crucial para a definição do diagnóstico. Após a aspiração, deve-se preparar o esfregaço colocando uma gota do material aspirado em uma lâmina e fixando-o imediatamente, ainda úmido, em álcool etílico a 95%. À microscopia pretende-se observar, nas lâminas coradas, o conteúdo aspirado de um nódulo mamário pela técnica PAAF. É importante destacar que nessa técnica, o conteúdo aspirado consiste em células do tecido mamário. Foi observado um aumento no número de células sem a presença de alterações, ou seja, houve um aumento da proliferação das células, mas com diferenciação normal. Como é chamada essa alteração celular?
R: Hiperplasia.
17- Neoplasia é:
R: Um crescimento excessivo e sem controle de células anormais.
18- Um paciente de 51 anos, sex masculino, tabagista há mais de 10 anos apresentou um broncoscopia alteração celular reversível na qual as células adultas do epitélio traqueal ciliado foram substituídos por células escamosas estratificadas não – ciliadas. Este processo refere se: 
R: Metaplasia
19- Nos pacientes com hipertensão, a resistência permanente do fluxo sanguíneo contra as paredes cardíacas, faz o que o miocárdio fique mais espesso. Este processo é chamado de:
R: Hipertrofia
20- Qual é o conceito de Metaplasia?
R: Mudança de um tipo de célula adulta e madura para outro tipo também de célula madura e adulta.
21- Paciente do sexo masculino, de 54 anos, deu entrada na emergência do hospital com queixa de fortes dores no peito. Durante a anamnese o paciente relatou sedentarismo, tabagismo, hipercolesterolemia e hipertensão arterial sistêmica. Mediante a realização de exames foram detectados níveis sérios elevados de creatinoquinase (CK), troponina C e obstrução parcial de uma artéria coronária por presença de placa de ateroma. De acordo com os exames e com a sintomatologia o paciente sofreu um infarto agudo no miocárdio. De acordo com o caso clínico, por que os níveis séricos dessas enzimas estavam aumentados? 
R: Devido ao extravasamento celular dessas enzimas decorrente da morte células miocárdicas. 
22- Sandra, 32 anos, foi submetida a uma cirurgia para a retirada da massa nodular do fígado. Na peça, o patologista observou proliferação excessiva de hepatócitos sem alteração citológicas e o tecido em torno não exibia modificações estruturais. Qual é o provável diagnostico?
R: Hiperplasia hepática

Outros materiais