Buscar

Sistema Circulatório

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

SISTEMA CIRCULATÓRIO
* Envolve o sangue, coração e vasos sanguíneos
* Permite a distribuição de nutrientes, oxigênio, hormônios, etc.
* Diástole: movimento do coração onde há o relaxamento – entrada de sangue; Sístole: movimento onde há a contração – saída de sangue.
→ PEIXES: 
(estruturas envolvidas: brânquias, tecidos e coração bicavitário – átrio e ventrículo).
Partindo dos tecidos, o sangue que passou por eles está agora rico em gás carbônico – CO2 que foi produto das respirações celulares que ocorreram nos mesmos (sangue venoso). Esse mesmo sangue segue para o coração, entrando por uma das cavidades, o Átrio, enquanto ele está no movimento de diástole, permitindo a entrada do sangue. Quando o átrio entra em sístole, ele “joga” o sangue para o Ventrículo (por sua vez em diástole) e quando o mesmo também entra em sístole, bombeia o sangue para fora. Do coração, o sangue (ainda venoso – não ocorreu trocas gasosas) segue para as Brânquias, onde vai ocorrer as trocas gasosas (Hematose), eliminando o CO2 da corrente sanguínea e absorvendo O2 (sangue arterial). Das brânquias o sangue arterial segue novamente para os tecidos, onde o oxigênio irá para as suas células e o gás carbônico dos tecidos volta para o sangue, e aí todo o processo se repete.
CIRCULAÇÃO:
* Fechada: o sangue só circula dentro de vasos sanguíneos
* Simples: em um ciclo completo o sangue só passa uma vez no coração
* Venosa: só passa sangue venoso no coração
→ ANFÍBIOS:
(estruturas: pulmões, tecidos, pele e coração tricavitário – átrios direito e esquerdo e ventrículo)
Partindo dos tecidos, o sangue que passou por eles está agora rico em gás carbônico – CO2 que foi produto das respirações celulares que ocorreram nos mesmos (sangue venoso). Esse mesmo sangue segue para o coração, entrando por uma das cavidades, o Átrio Direito, enquanto ele está no movimento de diástole, permitindo a entrada do sangue. Quando o átrio direito entra em sístole, ele “joga” o sangue para o Ventrículo (por sua vez em diástole) e quando o mesmo também entra em sístole, bombeia o sangue para fora. Do coração, o sangue (ainda venoso – não ocorreu trocas gasosas) segue para os Pulmões, onde vai ocorrer a Hematose, transformando o sangue em arterial rico em O2. Dos pulmões, o sangue arterial segue novamente para o coração, entrando pelo Átrio Esquerdo (em diástole); ao entrar em sístole, joga o sangue novamente para o ventrículo (que estará em diástole). Nesse momento, pelo coração dos anfíbios não ser dividido, o sangue arterial se mistura com o sangue venoso que entrou pelo átrio direito, e quando esse sangue sai em direção aos tecidos, não está totalmente livre de CO2. Como compensação, no caminho para os tecidos, parte do sangue arterial passa próximo à pele, permitindo que ocorra uma troca de gases através dela, diminuindo assim a concentração do gás carbônico no sangue que vai seguir para os tecidos. 
CIRCULAÇÃO:
* Fechada: o sangue só circula dentro de vasos sanguíneos
* Dupla: em um ciclo completo o sangue passa duas vezes no coração
* Incompleta: há mistura de sangue arterial com venoso no coração
→ RÉPTEIS NÃO-CROCODILIANOS
(estruturas: pulmões, tecidos e coração tricavitário parcialmente dividido – átrios direito e esquerdo)
Partindo dos tecidos, o sangue que passou por eles está agora rico em gás carbônico – CO2 que foi produto das respirações celulares que ocorreram nos mesmos (sangue venoso). Esse mesmo sangue segue para o coração, entrando por uma das cavidades, o Átrio Direito, enquanto ele está no movimento de diástole, permitindo a entrada do sangue. Quando o átrio direito entra em sístole, ele “joga” o sangue para o Ventrículo (por sua vez em diástole) e quando o mesmo também entra em sístole, bombeia o sangue para fora. Do coração, o sangue (ainda venoso – não ocorreu trocas gasosas) segue para os Pulmões, onde vai ocorrer a Hematose, transformando o sangue em arterial rico em O2. Dos pulmões, o sangue arterial segue novamente para o coração, entrando pelo Átrio Esquerdo (em diástole); ao entrar em sístole, joga o sangue novamente para o ventrículo (que estará em diástole). Nesse momento, pelo coração dos répteis NÃO-crocodilianos ser parcialmente dividido, o sangue arterial se mistura parcialmente com o sangue venoso que entrou pelo átrio direito, e quando esse sangue sai em direção aos tecidos, não está totalmente livre de CO2. 
CIRCULAÇÃO:
* Fechada: o sangue só circula dentro de vasos sanguíneos
* Dupla: em um ciclo completo o sangue passa duas vezes no coração
* Incompleta: há mistura de sangue arterial com venoso no coração
→ RÉPTEIS CROCODILIANOS
(estruturas: pulmões, tecidos e coração tetracavitário completamente dividido – ventrículos esquerdo e direito; átrios esquerdo e direito)
Partindo dos tecidos, o sangue que passou por eles está agora rico em gás carbônico – CO2 que foi produto das respirações celulares que ocorreram nos mesmos (sangue venoso). Esse mesmo sangue segue para o coração, entrando por uma das cavidades, o Átrio Direito, enquanto ele está no movimento de diástole, permitindo a entrada do sangue. Quando o átrio direito entra em sístole, ele “joga” o sangue para o Ventrículo Direito (por sua vez em diástole) e quando o mesmo também entra em sístole, bombeia o sangue para fora. Do coração, o sangue (ainda venoso – não ocorreu trocas gasosas) segue para os Pulmões, onde vai ocorrer a Hematose, transformando o sangue em arterial rico em O2. Dos pulmões, o sangue arterial segue novamente para o coração, entrando pelo Átrio Esquerdo (em diástole); ao entrar em sístole, joga o sangue para o Ventrículo Esquerdo (que estará em diástole). Nesse momento, pelo coração dos répteis-crocodilianos ser completamente dividido, o sangue arterial NÃO se mistura com o sangue venoso que entrou pelo átrio direito, e quando esse sangue sai em direção aos tecidos, está totalmente livre de CO2, carregando apenas O2 para os tecidos. 
CIRCULAÇÃO: 
* Fechada: o sangue só circula dentro de vasos sanguíneos
* Dupla: em um ciclo completo o sangue passa duas vezes no coração
* Completa: não há mistura de sangue no coração
→ MAMÍFEROS E AVES
(estruturas: pulmões, tecidos, e coração tetracavitário completamente dividido – átrios esquerdo e direito; ventrículos esquerdo e direito)
Partindo dos tecidos, o sangue que passou por eles está agora rico em gás carbônico – CO2 que foi produto das respirações celulares que ocorreram nos mesmos (sangue venoso). Esse mesmo sangue segue para o coração, entrando por uma das cavidades, o Átrio Direito, enquanto ele está no movimento de diástole, permitindo a entrada do sangue. Quando o átrio direito entra em sístole, ele “joga” o sangue para o Ventrículo Direito (por sua vez em diástole) e quando o mesmo também entra em sístole, bombeia o sangue para fora. Do coração, o sangue (ainda venoso – não ocorreu trocas gasosas) segue para os Pulmões, onde vai ocorrer a Hematose, transformando o sangue em arterial rico em O2. Dos pulmões, o sangue arterial segue novamente para o coração, entrando pelo Átrio Esquerdo (em diástole); ao entrar em sístole, joga o sangue para o Ventrículo Esquerdo (que estará em diástole). Nesse momento, pelo coração dos mamíferos e aves ser completamente dividido, o sangue arterial NÃO se mistura com o sangue venoso que entrou pelo átrio direito, e quando esse sangue sai em direção aos tecidos, está totalmente livre de CO2, carregando apenas O2 para os tecidos. 
CIRCULAÇÃO: 
* Fechada: o sangue só circula dentro de vasos sanguíneos
* Dupla: em um ciclo completo o sangue passa duas vezes no coração
* Completa: não há mistura de sangue no coração

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais