Buscar

Doenças Infecciosas Clostridioses Carbúnculo Sintomático

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Doenças Infecciosas – Clostridioses: Carbúnculo Sintomático
Paulo Henrique da Silva Barbosa
Medicina Veterinária – UFRRJ
Conhecida como “manqueira”. Doença de alta letalidade de importância para bovinos que afeta, principalmente, animais jovens de 1 – 2 anos.
Também conhecida como “Mau de ano”. 
Causada por bactéria Clostridium chauwei. É uma doença telúrica, onde o agente infeccioso está presente no solo. Esse agente está presente no TGI e bovinos e as fezes contaminam o solo com o clostridium. A porta de entrada é oral. O bezerro ingere a pastagem contaminada com fezes. Ingestão de água ou pastagem contaminada.
A principal medida de prevenção é vacinação, principalmente em áreas endêmicas. Muitas propriedades se consideram em áreas não endêmicas e não vacinam os animais, o que é um problema. 
A condição predisponente é um trauma (pancada). Existem regiões do corpo do animal mais comum em desenvolver o quadro como a grande musculatura dos membros posteriores. Qualquer musculatura onde aconteça o trauma pode-se ter o quadro inicial da doença sendo instalado.
TESTE: PATOGÊNESE DA DOENÇA (10 a 15 linhas).
Entra pela boca, vai para as vilosidades intestinais onde tem aerobiose – forma germinativa. Vai para a corrente sanguínea e vai para os hepatócitos – forma latente.
Quando o animal leva uma pancada, cria-se um local de hipóxia tecidual que é um gatilho para o agente sair do capilar hepático via hemato linfática e chega à musculatura onde ocorreu a pancada. O agente chega até a musculatura que teve hipóxia e começa a produzir enzimas proteolíticas que digerem proteína e produzem gás que fica entre a pele e a musculatura. Edema enorme e crepitante à palpação devido à grande presença de gás são lesões muito observáveis.
Carbúnculo sintomático causa morte súbita em bovinos. Esse animal pode manifestar um quadro clínico e no outro dia estar morto. Chega-se nesse animal, no exame clínico detecta-se edemaciação crepitante à palpação. Ao fazer incisão nesse edema, observa-se que o tecido cutâneo tá desprendido da musculatura. Entre o tecido cutâneo e musculatura tem um líquido cerosanguinolento e borbulha gasosa. Pode-se talvez se confundir com gangrena gasosa mas gangrena gasosa normalmente tem sinais de mordedura/arranhadura. O agente não entra pela via oral como no carbúnculo sintomático.
Facilitam diagnóstico: Animal jovem, não vacinado e que sofreu trauma. Transporte em caminhão boiadeiro, animais dentro de brete para vacinação sendo tocados de forma inadequada são exemplos comuns de situações que causam traumas que pré dispõem à doença.
Se manifesta em casos individuais ou em surtos? Se manifesta em surtos porque geralmente os animais do rebanho não são vacinados e estão submetidos ao mesmo manejo de transporte ou vacinação, etc, manejo traumático em geral. 
Animais com menos de três meses são raramente afetados por apresentarem imunidade passiva da mãe.
Sinonímia: Black Leg Disease
Ocorre a digestão da musculatura que altera a coloração e a consistência da musculatura. A musculatura fica com parte normal e parte enegrecida e mole.
Diagnóstico: Clínica, achados de necropsia e aspectos epidemiológicos. 
Diagnóstico diferencial - Doenças que cursam com morte súbita:
Carbúnculo Hemático, Gangrena Gasosa, Botulismo.
Pode-se fazer exame baciloscópico através da coleta do material de líquido cero sanguinolento para fazer lâmina e procurar o agente. 
O que leva o animal ao óbito não é a presença da bactéria e sim a síntese e ação de toxinas. Promove uma neurotoxina potente que causa paralisia do diafragma e o animal morre de paralisia cardio respiratória. 
Profilaxia
Vacinação;
Manejo correto – sem traumas, respeitoso, animais bem alimentados;

Outros materiais