Buscar

Doenças Infecciosas Clostridioses (Tétano)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Doenças Infecciosas – Tétano
Tétano é uma doença de origem bacteriana, mais especificamente, uma clostridiose.
As clostridioses (botulismo, carbúnculo sintomático, etc) apresentam características em comum.
Particularidades das Clostridioses
Toda clostridiose é causada por bactérias do gênero Clostridium
Bacilos, esporulados, ciliados, gram +, anaeróbios, bacilo esporulado tem formato de palito de fósforo ou “claviforme”.
Exame Baciloscópico: Um dos exames é o inprint em lâmina com coloração de lâmina e observa-se para encontrar bacilos esporulados em formato de bacilo de fósforo que, juntamente com a sintomatologia do animal, é possível fechar-se o diagnóstico.
Toda clostridiose é tida como uma doença telúrica – O agente está presente no solo. Esse agente chega ao solo através das fezes dos animais. Essas bactérias são oportunistas do trato digestório dos animais. Clostridium tetanium – principal forma de contaminação do solo é através de fezes de equídeos. Clostridium botulinium – fezes de ruminantes.
Baixa morbidade (que beira a 0) e alta letalidade. É uma doença que um animal não transmite diretamente para o outro. Para o animal adoecer, deve-se apresentar uma ferida e esta ser exposta à contaminação.
São doenças infecciosas, mas não são contagiosas. 
Baixa prevalência.
Prognóstico ruim porque essa doença está relacionada com síntese e liberação de toxinas muito potente, como neurotoxinas.
Doenças toxêmicas – Mais importante a presença e ação das toxinas do que do próprio agente.
No tétano o animal vai a óbito inconsciente devido ao comprometimento do SNC, sendo que em casos de botulismo o animal vai a óbito consciente pois a toxina botulínica se dissemina através do sangue e não por via nervosa como a tetânica, e no cérebro há a barreira hematoencefálica que “barra” a entrada da toxina. 
Precisa de uma condição pré disponente. No caso do tétano, essa condição é a porta de entrada que entra em contato com o agente que chegou no solo através das fezes dos animais. No cavalo, as duas feridas mais comum que pré dispõem ao tétano é durante o ferrageamento (quando pinça a sola do casco com o cravo) e a outra é castração (sem anestesia, antibióticos, anti-inflamatórios, soro anti tetânico, etc). No potro, uma das principais portas de entrada é o umbigo mal curado. 
Fatores de Agravamento da Sintomatologia do Tétano
Tamanho da ferida, carga bacteriana, grau de anaerobiose, virulência da cepa bacteriana, imunidade do indivíduo.
Primeiro sinal clínico – Andar enrijecido. Quadro de paralisia rígida. Paralisia espástica. O animal começa a mancar, claudicar, “durinho”. Claudicação espástica. 
Afeta neurônios glicinérgicos, que ficam impossibilitados de liberar glicina e desenvolve-se daí então o quadro de paralisia espástica. 
Ser humano morrendo com tétano: Enrijecido, virado para trás e com sorriso na face (“sorriso sardônico”). 
A grande maioria das doenças que causa paralisia é paralisia flácida, poucas cursam com paralisia rígida. Dentre as que causam paralisia rígida, tétano é a principal. Doenças metabólicas como hipocalcemia também cursam com paralisia rígida, não são tão comuns. A primeira suspeita em quadros de paralisia rígida deve ser o tétano. Sinal clínico + animal que passou por procedimento cirúrgico ou ferida recentemente – praticamente fecha-se diagnóstico de tétano. 
Protocolo Vacinal - Equino
 Vacinação antitetânica – 3 meses (1ª dose)+ 4 meses (2ª dose) + reforço anual.
Éguas matrizes: Vacinar no período pré parto para que a imunidade passiva seja passada ao potro.
 
Desenvolvimento do Tátano
Precisa de porta de entrada: Ferida profunda. Em anaerobiose, o agente que entrou em condição de esporo, vai germinar. Ocorre então produção de toxina chamada tetanolisina que tem como função aumentar a área de necrose tecidual, aumentando a ferida. Tecido necrosado é pobre em oxigênio, então a ação dessa toxina á aumentar a anaerobiose, criando condição para que a segunda toxina seja produzida. A segunda toxina, num local de maior anaerobiose é então produzida, a tetanopasmina. Essa toxina é uma neurotoxina potente que é carreada através de terminações nervosas. A barreira hematoencefálica não tem ação sobre ela. Vai chegar, no final da patogênese, ao encéfalo, comprometendo medula espinhal e encéfalo. Essa toxina atua diretamente nos neurônios glicinérgicos (ou interinibitórios ou células de Renschow), impedindo a síntese de glicina. O músculo então não descontrai, desenvolvendo a paralisia espástica. 
Quando usar o Soro ou a Vacina antitetânica? 
Vacina – Quando pensa-se em imunização ativa, ou seja, quando o organismo vai produzir anticorpos. É usada um período sabendo-se que a imunidade será instaurada tempos depois.
Soro – Oferece os anticorpos “prontos” para o animal. Usada em situações em que “não dá tempo” do organismo desenvolver anticorpos contra aquele antígeno. Exemplo: castrar um cavalo que não é vacinado amanhã - deve-se usar soro.
Sinais Clínicos
Claudicação, andar rígido. O cavalo estica o pescoço, dilata a nariza, prolapso de terceira pálpebra, orelha em pé, olhos arregalados, problema de coordenação motora faz com que aumenta a área de apoio, causa levantada “em bandeira”. Fala-se que o cavalo “assumiu postura de cavalo de pau”.
O quadro clínico inicia com claudicação rígida.
Tratamento
1º Tentar neutralizar ação da toxina – Soro Antitetânico (o soro é produzido para combater a 2º toxina, não o agente).
Neutralizar o agente bacteriano – Buscar onde está a ferida, fazer o debridamento e limpeza e uso de antibioticoteparia.
Deve-se colocar o cavalo numa baia escura, quieta, sem barulho, com cama fofa, pois o animal fica muito sensível a esses estímulos e pode ter até convulsão. 
Existem alguns medicamentos no mercado que promovem relaxamento da musculatura enrijecida como acepromazina e xilazina. 
Alimentação parenteral com soro glicosado, vitaminas do complexo B, hepatoprotetores, cálcio junto ao soro, reidratação do animal – O animal perde controle de mastigação e deglutição.

Outros materiais