Buscar

16.03.15 Sanidade Avícola Bronquite Infecciosa

Prévia do material em texto

Sanidade Avícola
Bronquite Infecciosa das Galinhas
Paulo Henrique da Silva Barbosa
Medicina Veterinária – UFRRJ
[PEGAR COM CAROL, NÃO CPIEI O INÍCIO]
Período de incubação muito curto, de 18 a 36 horas, dependendo da dose e da via de inoculação.
Patotipo: Classe a que pertence uma amostra do VBIG em relação à sua capacidade em causar lesão em certo tipo de célula ou tecido.
Há amostras capazes de causar lesões em vários órgãos. 
[PEGAR COM CAROL, NÃO CPIEI O INÍCIO]
Classificação das Cepas
Recombinação Genética entre duas partículas virais antigeneticamente diferentes, que ocorre em coronavírus.
Pressão de Seleção imposta pelo uso de vacinas vivas do VBIG por muitas décadas.
Sinais Clínicos
Em aves jovens é um quadro respiratório. Pescoço esticado. O sítio da replicação é na traquéia e normalmente tem deposição de muco no lúmen da traquéia, prejudicando a passagem de ar, então a galinha abre o bico e estica o pescoço para facilitar a passagem de ar. Pode-se observar espirros, secreções. 
A característica clínica da doença respiratória é em aves jovens. Em frangos de corte observa-se a característica respiratória e renal. Pode-se observar edema, exsudato catarral ou mucoso na traqueia e brônquios, congestão pulmonar, inflamação catarral ou fibrinosa nos sacos aéreos, pericardite e pleurite. 
Síndrome da cabeça inchada: Sinusite. Tem edema peri orbital e submandibular. Pode ou não estar associada com infecções secundárias por bactérias.
Efeitos no Trato Renal – Sempre terá infecção primária do sistema respiratório, um tempo depois tem dano renal. As aves começam a beber mais água, fezes mais aquosas e começa a ter maior mortalidade. Frango de corte tem sintoma respiratório e renal. O rim fica pálido e aumentado de tamanho, túbulos e ureteres distendidos por depósito de urato.
Em aves de postura – Pode-se ter problemas respiratórios, urinários e reprodutivos. Nas aves jovens, de 2 a 4 semanas, tem-se principalmente sintomas respiratórios e urinários, depois da maturidade sexual tem-se problemas reprodutivos. Queda severa na produção, queda da qualidade do ovo com deterioração da casca e qualidade interna. A produção pode começar a aumentar após 2 a 3 semanas, mas alcança apenas níveis sub-ótimos.
Ovos de casca rugosa, formato anormal são bastante característicos da Bronquite Infecciosa.
Quando vírus infecta aves jovens de menos de 2 semanas e apresentam sintomas respiratórios, existe a possibilidade que quando adultas não ponham ovos, resultando em falsas poedeiras. O terço médio do oviduto é mais severamente afetada, exatamente a porção do magma.
Menos frequentemente, pode-se observar efeitos no trato intestinal como diarreia severa e proventriculite, o que pode levar a confundir com outras doenças como New Castle, por exemplo, e miopatia peitoral.
Lesões Microscópicas
No trato respiratório – Diminuição dos cílios, presença de muco, células inflamatórias.
No trato reprodutivo – redução localizada ou generalizada dos cílios, fibroplasia e edema e presença de focos de infiltrado...
No trato urinário – Lesão básica ...
Diagnóstico
Sintomatologia clínica ajuda mas o diangóstico final somente com identificação do vírus. 
Fatores que influenciam o sucesso da detecção de VBIG:
Amostragem, nível de imunidade da ave no momento da infecção, número de aves amostradas, escolha dos órgãos (amostras), qualidade das amostras, genética da ave, isolamento do vírus (multiplicação e detecção de IBV infeccioso).
Diagnóstico Indireto
Elisa, soroneutralização, imunodifusão em gel de ágar, teste de inibição da hemaglutinação.
Diagnóstico Direto
Isolamento em ovos embrionados, cultivo em anéia de traquéia.
Diagnóstico Diferencial de outras doenças que causam problemas respiratório e reprodutivos
- Pneumovirose
Coriza Infecciosa
Doença de Newcastle
...
...
Prevenção e Controle
Medicas de biosseguridade e manejo adequado
Vacinação – vacinas vivas atenuadas e inativadas
Frangos de corte: vacina viva (1º dia)
Reprodutoras: vírus vivo/vírus morto – Antes do período sexual vacina-se com vírus vivo. 4 semanas antes de começar a fazer postura, vacina-se com vírus morto. Por que? Nesse caso, quando vacina com vírus vivo, ele penetra na célula e vai criar um tipo de resposta imunológica diferenciada para criar uma resposta de memória. 4 semanas antes, vacina-se com vírus morto para proteger o pintinho nos primeiros dias de vida que é o período de maior suscetibilidade. 
Poedeira comercial: vírus vivo/vírus morto. Deve-se fazer monitoramento sorológico de algumas aves para saber se o tipo de anticorpo está caindo e, se estiver caindo, deve-se vacinar novamente.

Outros materiais