Buscar

Aula 1 INTRODUÇÃO Á FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
INTRODUÇÃO Á FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO
Profa. Dayana P. P. Siqueira
FACTHUS
*
CINESIOLOGIA
Estudo do movimento
Área do saber que agrega os conhecimentos da anatomia, biomecânica e fisiologia do exercício
*
FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO
É o estudo da função do corpo humano durante a fase aguda e crônica do exercício.
Fase aguda: durante o exercício e logo após o exercício
Fase crônica: efeito provocado pelo exercício realizado cronicamente.
*
*
Atividade física vs exercício físico
Atividade física é qualquer movimento corporal, produzido pela musculatura esquelética, que resulta em gasto energético.
Exercício físico é uma atividade repetitiva, planejada e estruturada, que tem como objetivo a manutenção e melhoria de um ou mais componentes da aptidão física. 
*
HOMEOSTASIA
Homeostase (ou Homeostasia) é a propriedade de um sistema aberto, seres vivos especialmente, de regular o seu ambiente interno de modo a manter uma condição estável, mediante múltiplos ajustes de equilíbrio dinâmico controlados por mecanismos de regulação interrelacionados. 
*
HOMEOSTASIA
Sistemas complexos, como por exemplo o corpo humano, precisam de homeostase para manter a estabilidade e sobreviver. Mais do que apenas sobreviver, estes sistemas devem ter a capacidade de se adaptar ao seu ambiente externo. 
*
HOMEOSTASIA
A regulação da quantidade de água e minerais no corpo, conhecida como osmorregulação. Tem lugar principalmente nos rins. 
A remoção de resíduos metabólicos, conhecida como excreção. Tem lugar em órgãos excretórios como os rins e os pulmões. 
A regulação da temperatura corporal, realizada principalmente pela pele e pela circulação sanguínea. 
A regulação dos níveis de glicose no sangue, realizada principalmente pelo fígado e pela insulina segregada pelo pâncreas. 
*
EXERCÍCIO FÍSICO
Exercício físico é qualquer atividade física que mantém ou aumenta a aptidão física em geral e tem o objetivo de alcançar a saúde e também a recreação. 
A razão da prática de exercícios inclui: o reforço da musculatura e do sistema cardiovascular; o aperfeiçoamento das habilidades atléticas; a perda de peso e/ou a manutenção de alguma parte do corpo.
 exercícios físicos realizados de forma regular ou frequente estimulam o sistema imunológico, ajudam a prevenir doenças (como doenças cardiovasculares, diabetes tipo , etc.) moderam o colesterol, ajudam a prevenir a obesidade, etc. 
*
Efeitos agudos do exercício físico
Exercício físico: situação que retira o organismo de sua homeostase.
Aumento instantâneo da demanda energética da musculatura exercitada e do organismo como um todo.
Adaptações fisiológicas são necessárias
*
 O tipo e a magnitude da resposta cardiovascular dependem das características do exercício realizado
 Ou seja:
 O tipo de exercício (dinâmicos/estáticos ou isométricos)
 A intensidade
 A duração
 A massa muscular envolvida
*
EXERCÍCIOS ESTÁTICOS
 Aumento da FC, com manutenção ou até redução do volume sistólico e pequeno acréscimo do débito cardíaco.
 Aumento da RVP que resulta na elevação exacerbada da pressão arterial
 Os metabólitos produzidos durante a contração muscular se acumulam ativando quimiorreceptores musculares que promovem aumento expressivo da resposta simpática (aumento da FC)
 A magnitude da resposta cardiovascular é dependente da intensidade e duração do exercício e da massa muscular exercitada sendo maior quanto maior forem estes fatores.
*
EXERCÍCIOS DINÂMICOS
 Não existe obstrução mecânica ao fluxo sangüíneo
 Também existe aumento da atividade nervosa simpática desencadeada pela ativação do comando central, mecanorreceptores musculares e dependendo da intensidade do exercício metaborreceptores musculares.
 aumento da FC, do VS e do DC
 Metabólitos musculares promovem vasodilatação na musculatura ativa gerando diminuição da RVP.
 Quanto maior a massa muscular exercitada, maior é o aumento da FC, mas menor é o aumento da PA.
*
 Não podemos nos esquecer que os exercícios executados na prática diária apresentam componentes dinâmicos e estáticos de modo que a resposta cardiovascular a esses exercícios depende da contribuição de cada um desses componentes.
*
EXERCÍCIOS RESISTIDOS OU DE MUSCULAÇÃO
 Apesar de serem realizados de forma dinâmica, apresentam componente isométrico bastante elevado, fazendo com que a resposta cardiovascular durante a sua execução seja semelhante àquela observada com exercícios estáticos, ou seja, aumento da FC e principalmente aumento da PA a medida em que o exercício vai se repetindo.
*
Principais respostas cardiovasculares ao exercício físico agudo
*
 Além das alterações cardiovasculares observadas durante a execução do exercício físico, algumas modificações ocorrem após a finalização do exercício: HIPOTENSÃO PÓS-EXERCÍCIO
Redução da pressão arterial durante o período de recuperação a níveis inferiores àqueles medidos antes do exercício.
 Para que a hipotensão tenha importância clínica é necessário que ela tenha magnitude importante e perdure na maior parte das 24 h subseqüentes à finalização do exercício
*
 As características do exercício (tipo, intensidade e duração) podem promover maior queda pressórica após sua execução.
 Em relação ao tipo, a hipotensão pós exercício está bastante demonstrada em resposta aos exercícios aeróbios (dinâmicos, cíclicos, com intensidade leve a moderada e longa duração).
 Um outro aspecto importante é que além do exercício, outras condutas comumente utilizadas em sessões de condicionamento físico, como o relaxamento, também possuem efeito hipotensor após sua realização
 Quando o relaxamento é associado ao exercício aeróbio, a queda pressórica obtida é ainda maior e mais duradoura, sugerindo que a prática conjunta dessas intervenções deva ser aplicada.
*
Efeito crônico do exercício físico aeróbio sobre a pressão arterial
 O mecanismo hemodinâmico envolvido na atenuação da hipertensão é a redução do débito cardíaco associada a bradicardia de repouso e redução do tônus simpático cardíaco.
 O treinamento físico restaura a sensibilidade do reflexo pressorreceptor, além de aumentar a atividade aferente pressorreceptora a variação na pressão arterial.
*
Efeito crônico do exercício físico sobre a freqüência cardíaca
 O treinamento físico aeróbio de baixa intensidade resulta em bradicardia de repouso pós treinamento físico associado ao aumento ao tônus vagal cardíaco e diminuição do tônus simpático cardíaco.
 Menor resposta taquicárdica durante a execução de exercícios físicos também está relacionado ao treinamento físico.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais