Buscar

CASO CONCRETO 9 PRATICA TRAB

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DA 90ª VARA DO TRABALHO DE CAMPINAS
 Autos nº 1598-73.2013.5.15.0090 
REFRIGERAÇÃO NACIONAL, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ, com endereço na rua..., número..., cidade..., estado...., CEP ..., vem com o devido respeito e acatamento perante Vossa Excelência, por seu procurador signatário, procuração em anexo, com escritório profissional estabelecido à Rua ..., nº..., cidade ..., estado ..., CEP: ..., onde recebe notificações e intimações, com fundamento no artigo 847 da CLT e artigo 300, CPC, oferecer
CONTESTAÇÃO
aos termos da Reclamatória Trabalhista movida por SÉRGIO FERES, já qualificado nos autos, pelos fatos e fundamentos a seguir. 
PREJUDICIAL: PRESCRIÇÃO QUINQUENAL
 	O Reclamante ajuizou a demanda no dia 12/04/2013. Assim, estão prescritos os pedidos anteriores a cinco anos do ajuizamento da ação, nos termos do artigo 7º, XXIX da CF e súmula 308, I do TST. Requer sejam extintos com resolução do mérito, nos termos do artigo 269, IV do CPC os pedidos anteriores a 12/04/2008. MÉRITO DO CONTRATO DE TRABALHO O Reclamante foi admitido no dia 20 de março de 2007 e dispensado sem justa causa no dia 15 de maio de 2012. Exercia a função de ... e seu salário era de R$ ...
DO DANO MORAL – REVISTAS NÚCLEO PREPARATÓRIO PARA EXAME DE ORDEM
 Não procede o pedido do autor porque a revista em bolsa não é considerada íntima, mas pessoal, estando ausentes os requisitos dos arts. 186 e 927 do CCB ou art. 5°, X da CF/88, uma vez que não há contato físico nem exposição visual de parte do corpo, além de ter sido realizada em lugar e forma adequados.
 Logo, não houve excesso no poder diretivo/fiscalizatório, pois a revista observou a ponderação de interesses. Apesar de ser indevido o pleito do Reclamante, por cautela, argumenta-se que o valor postulado é exagerado, pois não considera a capacidade econômica da Reclamada (empresa de pequeno porte), devendo ser reduzido para atender aos princípios da razoabilidade e proporcionalidade. Requer a improcedência do pedido.
DO ASSÉDIO MORAL – ADVERTÊNCIA
Não procede o pedido do autor porque a mera advertência na presença de colegas não enseja ofensa à honra do autor, por não constituir situação vexatória, estando dentro dos limites do poder de direção do empregador, conforme art. 2º, CLT.
 A desavença esporádica não pode ser considerada assédio moral, estando ausentes os requisitos dos artigos 186 e 927 do CCB, bem como o requisito de reiteração de atos, posto que a conduta descrita na peça vestibular foi única.
 Apesar de ser indevido o pleito do Reclamante, por cautela, argumenta-se que o valor postulado é exagerado, pois não considera a capacidade econômica da Reclamada (empresa de pequeno porte), devendo ser reduzido para atender aos princípios da razoabilidade e proporcionalidade. Requer a improcedência do pedido.
DO TURNO ININTERRUPTO
 	Não procede o pedido de pagamento de horas extraordinárias porque o art. 7º, XIV da CF prevê que a jornada de turno ininterrupto é 6 horas diárias e 36 semanais, mas permite negociação coletiva. 
A súmula 423 do TST afirma NÚCLEO PREPARATÓRIO PARA EXAME DE ORDEM 5 que mediante regular negociação coletiva, os empregados submetidos a turnos ininterruptos de revezamento não tem direito ao pagamento da 7ª e 8ª horas como extras. Requer a improcedência do pedido e reflexos.
ABONO PECUNIÁRIO
Não procede o pedido do autor porque o reclamante confirmou ter 6 faltas injustificadas no período aquisitivo 2009/2010. Portanto, nos termos do art. 130, II, CLT, teria direito a 24 dias de férias. Ainda, o artigo 143, caput, CLT, permite converter apenas 1/3 do período das férias em abono pecuniário. 
Logo, poderiam ser convertidos, no máximo, 8 dias em pecúnia. Requer a improcedência do pedido. 13º SALÁRIO O Reclamante não faz jus aos juros e correção monetária que requer, tendo em vista que o adiantamento da 1ª parcela é pago quando das férias sempre que o empregado o requerer no mês de janeiro do correspondente ano, conforme art. 2º §2º da Lei 4.749/65 e art. 4º do Decreto 57.155/65. O requerimento foi realizado apenas no mês de março, não respeitando, portanto, o prazo legal. Requer a improcedência do pedido. 
DO TICKET REFEIÇÃO E VALE TRANSPORTE
 Não procede o pedido do autor porque em caso de auxílio-doença previdenciário, o empregado é considerado em licença não remunerada, durante o prazo desse benefício, tendo em vista o disposto art. 476, CLT.
 Isto significa que o contrato de trabalho está suspenso, ou seja, o empregado não faz jus aos benefícios que se relacionam com a prestação dos serviços, a exemplo do ticket refeição e vale transporte. Corroboram a exposição os artigos 59, 60 e 63 da Lei 8.213/91. Requer a improcedência do pedido.
NÚCLEO PREPARATÓRIO PARA EXAME DE ORDEM 6 DA DATA DO PAGAMENTO
 	Não procede o pedido do autor porque a mudança da data de pagamento, dentro do limite de tolerância legal, é alteração possível, não sendo considerada ilegal e, portanto, não viola o art. 468 da CLT. 
O limite legal estabelecido pelo art. 459, § 1° da CLT é até o quinto dia útil do mê s subsequente ao vencido, prazo este que foi atendido pela Reclamada. No mesmo sentido, dispõe a OJ 159, SDI-1 do TST. Requer a improcedência do pedido.
COMPENSAÇÃO E ABATIMENTOS
Nos termos do artigo 767, CLT e das súmulas 18 e 48, TST, requer a compensação dos valores pagos ao autor. Nos termos do artigo 884 do CC, requer seja determinado o abatimento de todos os valores pagos ao autor. 
JUROS E CORREÇÃO MONETÁRIA
 	Requer seja determinada a correção monetária pelo índice do mês subsequente ao vencido, conforme súmula 381 do TST. Ainda, requer sejam deferidos juros de mora a partir do ajuizamento da ação, conforme artigo 883 da CLT.
DESCONTOS FISCAIS E PREVIDENCIÁRIOS
 	Requer sejam determinadas as retenções fiscais e previdenciárias, de acordo com a súmula 368, TST. Ainda, cada parte deve arcar com sua cota, conforme OJ 363 da SDI 1 do TST.
REQUERIMENTOS FINAIS
Assim sendo, requer acolhimento da prejudicial de prescrição qüinqüenal, e, no mérito, requer seja julgada totalmente improcedente a presente demanda. NÚCLEO PREPARATÓRIO PARA EXAME DE ORDEM 7 Requer a produção de todos os meios de prova em direito admitidos, tais como depoimento pessoal do reclamante, oitiva de testemunhas, juntada de documentos e perícia. 
Nestes termos,
Pede deferimento.
Local e data.
ADVOGADO OAB/número ...

Outros materiais