Buscar

Giardíase: Infecção Intestinal por Protozoário

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

GIARDÍASE
Infecção intestinal causada por um protozoário (ser unicelular) flagelado limitada ao intestino delgado e ao trato biliar. As denominações Giardia lambia, Giardia doudenalis e Giardia intestinalis têm sido empregadas com sinonímia particurlarmente para isolados de origem humana.Este parasita apresenta-se sob as formas de trofozoítos que são as formas ativas vivendo e se reproduzindo no hospedeiro e as formas de cistos que são as formas infectantes e de resistência do parasita. Os cistos ingeridos, em sua passagem pelo meio ácido do estômago, são ativados e se tranformam em trofozoítos.
O nível socioeconômico parece não interferir muito na prevalência da G. lamblia, protozoário flagelado. É um parasito cosmopolita que atinge ambos os sexos, sendo mais comum em grupos etários inferiores a 10 anos, sendo uma das causas mais comuns de diarreia nessa faixa etária, que muitas vezes causa problemas de má nutição e retardo no desenvolvimento. Nos países desenvolvidos, é o parasito intestinal mais comumente encontrado no homem.
MORFOLOGIA: A Giardia lamblia apresenta duas formas: 1° Trofozoíto e 2° Cisto. 
TROFOZOÍTO: Corpo em forma de pera; arredondado anteriormente, delgado posteriormente, com simetria bilateral. mede 10 a 20 micra de comprimento por 5 a 15 micra de largura. A superfície dorsal flexível podde ser levantada para cima na direção á superfície convexa. Na superfície ventral encontra-se, de cada lado, um disco suctorial em forma de ventosa, quase circular, salvo o chanfrado posterior. É por meio dele que o flagelado se fixa á superfíciie das células epitélias. Os quatro pares de flagelos que se acham dispostos simetricamente, originam-se em uma série de blefaroplastos. Os núcleos são ovais, tendo um grande cariossoma central, que pode apresentar-se como massa de grânulos ou como uma massa sólida oval. Há dois axonemas que estão em contato com oito blefaroblastos, emergindo um filamento de cada, nas seguinte disposição: par anterior, par mediano , e par caudal.
CISTO: Oval ou elipsoide, medindo cerca de 12 micra de comprimento por 8 de largura. Possui membrana fina resistente (contendo quitina em sua composição), destacada do citoplasma. No interior encontram-se 2 a 4 núcleos, 4 faixas longitudinais (axonemas) e os corpos parabasais.
CICLO BIOLÓGICO: Os cistos são as formas infectantes. A transmissão se dá pela ingestão de água ou alimentos contaminados, contado direto pessoa a pessoa (principalmente em creches, asilos, orfanatos e clínicas psiquiátricas); artrópodes (pois os cistos podem permanecer vivos durante 24 horas no intestino de moscas e sete dias na barata)sendo os artrópodes capazes de disseminar o parasito através de seus dejetos ou regurgitamento; sexo anal-oral; riachos e reservatórios contaminados. Os cistos são muitos resistentes, permanencendo viáveis durante dois meses no meio exterior. A cloração da água bem como o seu aquecimento até 60°C, não eé suficiente para sua destruição. A água fervida por cinco minutos é efetiva na inativação dos cistos, porém o congelamento não os destrói. O parasito pode ser encontrado em todo o intestino delgado e excepcionalmente no intestino grosso. Localiza-se com frequência nas porcões mais altas do intestino, sendo o duodeno o seu habitat preferencial.
PATOGENIA E SINTOMATOLOGIA: Geralmente a sintomatologia ocorre em crianças e raramene em adultos, provavelmente porque o parasito estimula certo grau de resistência. Multiplicando- se intensamente, é capaz de em cerca de 30 dias. Após essa multiplicação intensa, o parasito coloniza (como um tapete) a mucosa duodenal e jejunal (presos á mesma com auxílio de sua ventosa). Desta forma irá provocar irritação da mucosa, levando em consequência a enterite. Devido a esta ação mecânica e irritativa, as gorduras, as vitaminas lipossolúveis (A, D, E,K) e o ácido fólico, não são bem absorvidos. A presença destes nutrientes em grande quantidade na luz intestinal, juntamente com a enterite, provoca o aumento do peristaltismo e diarreia gordurosa. Em consequência, o paciente entra em emagrecimento e avitaminose. Ao determinar a duodenite, caracteriza-se a sintomatologia pelo aparecimento de fenômenos dolorosos e epigástricos, simultaneamente á pertubações do tipo dispéptico. Os pacientes queixam-se de azia, náuseas e digestão difícil. As fezes diarreicas apresentam-se líquidas ou então moles, com consistência de mingau, muito fétidas, ás vezes de coloração esverdeada. Outros fatores da giardíase, entre eles, o processo inflamatório e as mudanças na arquitetura da mucosa.

Outros materiais