Buscar

gabarito da prova de comportamento organizacional 2016

Prévia do material em texto

Prova: 1711340 - TEC. GEST. REC. HUMAN. - [DP] - COMPORTAMENTO, CLIMA E CULTURA ORGANIZACIONAL - 1CHAM - 02/06/2016 19:50 Período de disponibilização: 16/06/2016 à 30/06/2016 Gabarito da prova
Questão	Resposta
1	D
2	C
3	B
4	D
5	C
6	C
7	C
8	B
9	D
10	C
11 Enunciado - Os homens são seres sociais, portanto, necessitam viver em grupo. Apesar de passar despercebidos para si mesmos que já estão inseridos nesse contexto social. O primeiro grupo a que pertencemos é a família, e aos poucos vamos estendendo a participação no ambiente em que vivemos, como a escola, grupos religiosos e na vida adulta a admissão ao grupo organizacional. Ao pertencermos a determinados grupos, adquirimos atitudes e comportamentos parecidos que nos molda de uma forma que levam as pessoas a perceber que somos participantes de certo seguimentos, que muitas vezes chamamos de estereótipo. Quando isso acontece, estamos nos referindo aos comportamentos próprio do grupo a que um sujeito é integrante, em que os participantes apresentam comportamentos parecidos ou semelhantes. Alguns grupos parecem tão homogêneos (com exceção das diferenças individuais) que as pessoas falam, gesticulam e riem da mesma forma, por exemplo.
Fonte:https://psicologado.com/atuacao/psicologia-organizacional/grupos-e-equipes-de-trabalho-nas-organizacoes acesso em 01/07/2015.
O texto acima retrata o homem como ser social e a importância da sua convivência em grupo. Nas empresas encontramos os grupos e as equipes. Nesse sentido, o que diferencia um grupo de uma equipe? Resposta Esperada - Todas as equipes são grupos, mas nem todo grupo é uma equipe. Grupos como um conjunto de pessoas que partilham dos mesmos interesses, objetivos ou comportamento. As pessoas sentem-se motivadas a participar de um grupo quando as atividades desse grupo têm algum significado para ela. Grupos são pessoas que se juntam, com objetivos definidos (ou não), defendendo suas causas, criando projetos, desenvolvendo ações sociais comunitárias, cumprindo ordens, "jogando conversa fora". Enfim, buscando ou desenvolvendo os mais variados objetivos.
Equipe é um grupo em que as pessoas, além de terem uma meta comum, atuam de forma a colocar os objetivos do grupo acima dos interesses que elas próprias têm dentro dele." Uma das diferenças básicas entre grupo e equipe e´ que o grupo e´ caracterizado pela responsabilidade individual, ja´ na equipe a responsabilidade individual e´ mútua e os resultados são fruto do trabalho em conjunto. Desse modo, pode-se afirmar que equipe e´ a associação de pessoas que partilham objetivos e estão engajadas para atingi-los, estando unidas entre si, desabrochando o sentimento de "fazer parte". A comunicação e´ intensa e transparente, existindo confiança entre seus membros, estimulando as opiniões divergentes e assumindo riscos. As diferentes habilidades de seus integrantes possibilitam alcançar os resultados e objetivos partilhados, motivando sua existência e direção a seguir, elevando o respeito, a cumplicidade e a cooperação, investindo constantemente no próprio crescimento.
12 Enunciado - A TAM fará redução de até 10% de operações no mercado doméstico Empresa não deixará de operar em nenhum dos destinos onde atua. A companhia aérea TAM vai reduzir suas operações domésticas em até 10%, e poderá cortar até 2% de seu quadro de funcionários. O anúncio foi feito pela empresa nesta segunda-feira (20), justificando que a medida está sendo tomada "diante de um cenário econômico desafiador no país". O corte nas operações será gradual, de acordo com a empresa. Com isso, a oferta da TAM no mercado doméstico deve cair entre 2% e 4%. De acordo com nota enviada à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), no entanto, a TAM não deixará de operar em nenhum dos destinos atuais.
Fonte: http://g1.globo.com/economia/negocios/noticia/2015/07/tam-fara-reducao-de-ate-10-de-operacoes-no-mercado-domestico.html acesso em 20.07.2015.
A reportagem acima, traz um exemplo real das mudanças que acometem as organizações. Nesse sentido, explique a influência da mudança no ambiente organizacional.
Resposta Esperada - Mudança, é a passagem de uma situação para outra diferente, que implica novos caminhos, novas situações, novas soluções e novos valores. Mudança não é um assunto atual; desde o início da história da humanidade o mundo é permeado de transformações na sua estrutura. A mudança hoje tende a ser considerada uma das principais prerrogativas das empresas. Dentro da realidade das empresas a mudança é uma constante: mudanças na estrutura, na inclusão de novas máquinas e tecnologias etc. levam o colaborador a formar uma nova visão e ter um novo comportamento perante o sistema produtivo. De acordo com Chiavenato (1996), as empresas estão expostas a fatores internos e externos que invariavelmente sofrem mudanças. Os fatores externos influenciam as organizações nas suas formas de atuação com o mercado. Já os fatores internos influenciam as empresas por meio de estabelecimento de novos objetivos organizacionais.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes