Buscar

princípio da adaptação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

O que seriam os principios da adaptação ? 
As planilhas de treinamentos são muito comuns e bastante eficientes para ajudar um atleta a atingir seu objetivo – seja ele qual for. Porém, qual é o critério que os treinadores seguem para preparar aquela rotina de exercícios? Os princípios de treinamento são a resposta. Eles funcionam como pilares fundamentais para se planejar corretamente um programa de treinamento, para que o treino seja elaborado de uma forma que reflita as necessidades do indivíduo e que evite ao máximo os efeitos indesejáveis como lesões musculares, overtraining, entre outros.
 Para Manoel Tubino os cinco princípios do Treinamento Esportivo são: O Princípio da Individualidade Biológica, O Princípio da Adaptação, O Princípio da Sobrecarga, O Princípio da Continuidade, O Princípio da Interdependência Volume-Intensidade (TUBINO, 1984). Segundo Tubino: “Antes de passar ao estudo de cada princípio, é importante enfatizar que os 5 princípios se interrelacionam em todas as suas aplicações.” (ibidem, 1984, p. 99).
Qual o conceito do principio da adaptação ? 
 Pode- se dizer que a adaptação é um dos princípios da natureza. Se não fosse a capacidade de adaptação, que se mostra de diferentes modos e intensidades, várias espécies de vida não teriam sobrevivido ou conseguido sobreviver por longos tempos e em diferentes ambientes. O próprio homem conseguiu prevalecer no planeta, como espécie, devido à sua capacidade de adaptação.
 De acordo com Weineck, a adaptação é a lei mais universal e importante da vida. Adaptações biológicas apresentam-se como mudanças funcionais e estruturais em quase todos os sistemas. Sob “adaptações biológicas no esporte”, entendem-se as alterações dos órgãos e sistemas funcionais, que aparecem em decorrência das atividades psicofísicas e esportivas (WEINECK, 1991):
 “Na biologia, compreende-se “adaptação” fundamentalmente como uma reorganização orgânica e funcional do organismo, frente a exigências internas e externas; adaptação é a reflexão orgânica, adoção interna de exigências. Ela ocorre regularmente e está dirigida à melhor realização das sobrecargas que induz. Ela representa a condição interna de uma capacidade melhorada de funcionamento e é existente em todos os níveis hierárquicos do corpo. Adaptação e capacidade de adaptação pertencem à evolução e são uma característica importante da vida. Adaptações são reversíveis e precisam constantemente ser revalidadas (Israel 1983, 141).” (ibidem, 1991, p. 22).
 Para Tubino, este princípio do Treinamento Esportivo está intimamente ligado ao fenômeno do stress. As investigações sobre o stress tiveram início em 1920 com Cânon e Hussay, tendo uma grande ênfase no período entre 1950 e 1970, onde praticamente surgiu uma literatura científica básica sobre este fenômeno (TUBINO, 1984). Segundo Tubino:
 “Definindo-se Homeostase, de acordo com CANNON, como o equilíbrio estável do organismo humano em relação ao meio ambiente, e sabendo-se que esta estabilidade modifica-se por qualquer alteração ambiental, isto é, para cada estímulo há uma resposta, e, ainda, entendendo-se por estímulos o calor, os exercícios físicos, as emoções, as infecções, etc., conclui-se, com base num grande número de experiências e observações de diversos autores, que em relação ao organismo humano:
I.	estímulos débeis => não acarretam conseqüências;
II.	estímulos médios => apenas excitam;
III.	estímulos médios para fortes => provocam adaptações;
IV.	estímulos muito fortes => causam danos.” (ibidem, 1984, p. 101).
Segundo Dantas, o conceito de Homeostase, que é necessário para compreender este princípio, é: “Homeostase é o estado de equilíbrio instável mantido entre os sistemas constitutivos do organismo vivo, e o existente entre este e o meio ambiente.” (DANTAS, 1995, p. 40).
Tubino pensa que, quando o organismo é estimulado, imediatamente aparecem mecanismos de compensação para responder a um aumento de necessidades fisiológicas. Assim, constata-se que existe uma relação entre a adaptação de estímulos de treinamento e o fenômeno de stress, o que é explicado pelo princípio científico da adaptação. A definição dada ao stress por Tubino é a seguinte:
 “Stress ou Síndrome de Adaptação Geral (SAG), segundo SELYE (1956) é a reação do organismo aos estímulos que provocam adaptações ou danos ao mesmo, sendo que esses estímulos são denominados agentes stressores ou stressantes.” (TUBINO, 1984, p. 102).
 Tubino ainda menciona que, “EÜLER observou 3 tipos de stress, de acordo com a origem dos estímulos stressantes” (ibidem, 1984, p. 103), são eles: o stress físico, o stress bioquímico e, o stress mental. De acordo com Tubino, é importante a utilização correta do princípio de adaptação, onde se deve haver cuidado na aplicação das cargas de treinamento.
Qual a importância do principio da adaptação no processo de planejamento, prescrição e avaliação de um programa de treinamento realizado por um profissional de Educação Fisica ? 
 A prática de atividades físicas vem crescendo a cada dia e tornando-se parte do cotidiano de muitas pessoas. Além de melhorar o condicionamento físico e proporcionar uma boa estética para o corpo, também faz com que a taxa de riscos de algumas doenças como depressão, diabetes e colesterol diminuam. Porém para se atingir os objetivos almejados é importante seguir os Princípios do Treinamento Desportivo (PTD), que devem ser utilizados tanto nos praticantes corriqueiros de atividades físicas quanto nos atletas de alto rendimento, para que o treino seja elaborado de uma forma que reflita as necessidades do indivíduo e que evite ao máximo os efeitos indesejáveis como lesões musculares, overtraining, entre outros.
A avaliação física é um importante processo na prescrição de exercícios físicos e deve ser feita antes, durante e após o treinamento. A avaliação física tem a função diagnóstica da condição física, durante o treinamento tem a função formativa, ou seja, acompanhamento do treinamento a médio e longo prazo e, após o treinamento tem a função de verificar se os objetivos previstos foram alcançados.
O principio de adaptação é uma quebra da Homeostase, que é o nome dado ao estado de equilibrio de um individuo, sempre que se realiza uma atividade fisica,ou acontece um estresse fisiológico e psicológico ao organismo o proprio organisdmo se adapta ao estimulo que está sendo recebido. Esse estresse é necessário para a quebra da homeostase a fim de gerar uma otimizada no condicionamento físico. Dependendo da intensidade do estresse aplicado, a resposta do organismo pode variar entre a manutenção do estado de homeostase (quando o exercício é de baixa intensidade) e a ocorrência de lesões (quando a intensidade é acima do limite).
Portanto quando vamos montar um planejamento, fazer uma prescrição de um programa de treinamento julga se necessario a utililização dos principios de treinamento, sendo feito sempre antes a avaliação fisica de cada individuo para saber as necessidades fisiologicas e fisicas. O principio de adaptação é muito importante para o profissional de Educação Fisica, porque a partir do seu conceito a montagem desse programa de treinamento vai ser individualizada de acordo com a capacidade de adaptação de cada individuo, como ele irá responder a estimulos ou estresses leves ou pesados por exemplo, dentro de um programa de treinamento para força, saber como o individuo irá suportar e responder ao seu RM Máximo, ou mesmo ao aparelhos e o ambiente no qual está sendo feito o trabalho. Para que um programa de exercício físico seja bem elaborado é fundamental que o Professor de Educação Física tenha o conhecimento dos Principios de Treinamento, para que o treino seja previamente estabelecidos e individualizados de acordo com a necessidade e capacidade de cada indivíduo, com o objetivo de atingir o máximo desempenho em exercício e proteção do organismo contra excessos prejudiciais, como as lesões.
Referências bibliográficas
·	TUBINO, Manoel José Gomes. Metodologia científica do treinamento desportivo.3ª edição. São Paulo: Ibrasa, 1984.
·	WEINECK, Jürgen. Manual de Treinamento Esportivo. 2ª edição. São Paulo: Editora Manole, 1989.
·	DANTAS, E. H. M. A prática da preparação física. 5. ed. Rio de Janeiro: Shape, 2003.
http://www.suacorrida.com.br/treino-finisher/os-7-principios-de-treinamento/"http://www.suacorrida.com.br/treino-finisher/os-7-principios-de-treinamento/
http://efartigos.atspace.org/fitness/artigo26.html"http://efartigos.atspace.org/fitness/artigo26.html

Outros materiais