Buscar

AED FISICA Biografia de Joule

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Departamento de Engenharia Civil
Goiânia, 13 de Junho de 2013
Aluno: Ueber da Cunha Silva
Turma: B01
Física Geral e Experimental II
AED N2
Biografia de Joule
O físico inglês James Joule (1818-1889) era filho de um rico fabricante de cerveja que incentivou os estudos científicos do filho e montou em casa um laboratórios para ele. Exceto por alguns conhecimentos de ciências transmitidos pelo químico John Dalton, da Universidade de Manchester, Joule aprendeu praticamente tudo sozinho. Em 1833, com a aposentadoria do pai por motivos de saúde, Joule assumiu a cervejaria aos 15 anos de idade. Contando com uma renda pessoal, continuou seus estudos científicos.
Joule passou uma década medindo cuidadosamente o calor, com o objetivo de descobrir o relacionamento entre esse e o movimento mecânico. Embora os cientistas concordassem que o movimento mecânico podia ser transformado em calor, eles não conheciam o fator de conversão. Em uma experiência, Joule mediu a energia mecânica usada para virar uma manivela presa a pás que agitavam a água. Quando um peso caía por um certa distância, fazia virar a roda de pás, agitando a água. Ele relacionou o aumento da temperatura da água com a distância que o peso caía, para calcular o equivalente mecânico do calor: jogar um peso de 100 libras (45,36 quilos) por 7,78 pés (2,371 metros) fazia subir a temperatura de uma libra (453,6 gramas) de água em 1º Fahrenheit (0,5556ºC). Joule projetou termômetros capazes de ler centésimos de Fahrenheit e baseou suas descobertas em mudanças mínimas de temperatura. Sua experiência levou à primeira determinação do equivalente mecânico do calor – chamado de equivalente de Joule.
Ele também conduziu pesquisas e experiências sobre a relação entre o calor e a eletricidade. Em seu ensaio On the Production of Heat by Voltaic Electricity (Sobre a produção de Calor por Eletricidade Voltaica, de 1840), chegou à fórmula conhecida como lei de Joule: o calor produzido é diretamente proporcional à resistência do condutor multiplicada pelo quadrado da corrente.
Como Joule era dono de cervejaria, autodidata e fraco em matemática, as sociedades científicas rejeitaram seus trabalhos. Para atrair atenção para suas idéias, ele deu uma palestra pública e convenceu um jornal de Manchester a publicar o texto de apresentação. Isso gerou tanto interesse que o físico escocês William Thomson foi assistir a sua palestra seguinte. Embora tivesse apenas 23 anos de idade, Thomson era muito respeitado, e com seu apoio, a competência de Joule foi reconhecida. A Sociedade Real o convidou a fazer palestras e, em 1850 o elegeu membro.
Joule e Thomson trabalharam juntos e mostraram que quando um gás se expande livremente, sua temperatura cai. O efeito Joule-Thomson é a lei fundamental em que se baseiam a refrigeração e o condicionamento de ar. O trabalho de Joule estabeleceu a primeira lei da termodinâmica, comumente chamada de lei da conservação da energia: a energia não pode ser criada ou destruída; pode apenas ser transferida ou transformada de um objeto para outro.
Ele continuou sendo cientista amador por toda a vida. A unidade métrica para trabalho e energia recebeu o nome de joule em sua homenagem.
Bibliografia
www.historia.com.br/James_Joule

Outros materiais