Buscar

ego e seus mecanismo de defesa

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Estudos psicanalise
O ego e seu mecanismo de defesa
O mecanismo de defesa ocorre devido a defesa do ego, que para se proteger e preservar sua integridade, utiliza de alguns recursos, que é absolutamente natural. Porem, usado em excesso pode ser indicio de uma patologia. Individuo saudável faz o uso de vários mecanismo de defesa. É uma forma de o ego não se desestruturar. Sua maior intenção é reduzir as angustias. Vale ressaltar que a defesa ocorre de modo inconsciente. 
Pode-se dizer que a válvula de escape do ego é as defesas. O mecanismo de defesa expressa algo que o ego não consegue lidar.
Repressão (recalcamento): Bloquear de sua consciência sentimentos desagradáveis, pulsionando para o inconsciente. Por exemplo cena primaria, um acidente.
Analogia: um barril vazio permanecer embaixo da agua, precisará de muito esforço para não voltar a superfície. 
 
Formação reativa: é um mecanismo de defesa que leva o sujeito a agir de maneira contraria. Inconscientemente.
Exemplo: Ana descobre que seu namorado lhe traiu, expressa a seguinte fala: ‘’tudo bem, não tenho ciúmes, que mal há nisso?”. Sendo que quando chegou em casa chorou devido o ocorrido. Contudo, a formação reativa é o impulso, mas é importante salientar que no momento que isso ocorre realmente a pessoa sente indiferença, para depois sentir outros sentimentos.
 São pulsões reprimidas no inconsciente. Usa esse mecanismo para ficar bem.
 Projeção: é um mecanismo mais primitivos que usamos, é algo nosso que colocamos em outrem, o indivíduo desconhece tais características. Atribuir sentimentos ou impulsos inaceitáveis para si mesmo a outra pessoa Por exemplo, em um relacionamento o esposa alega que sua mulher está traindo sendo que quem deseja, sente atração pela as outras pessoas é ele. Outro exemplo é quando o idividuo acorda tarde mas o culpado é o despertador.
Regressão: voltar em alguma fase e resolver conflitos pendentes. Exemplo, carlos de dois anos é internado no hospital e volta a mamar na mamadeira, sendo que ele já tomava leite a seis meses no copo. 
Regressão é caracterizada a volta de alguma fase marcante.
Racionalização/intelectualização: justificar cada comportamento com explicações logicas e cientificas a todo momento. Exemplo, o José; eu já sei disso, já li tudo sobre isso.
Negação: recusar-se a admitir a existência de determinado fato, recusa consciente para fatos perturbadores, retira do individuo a percepção do mundo externo. Exemplo, traição do namorado (Joice). Comportamento de crianças de mentir para não ir de castigo (Vitor)
 Deslocamento: redirecionamento de um impulso para outro ‘’alvo’’. Por exemplo, briga com o chefe e chega em casa e chuta o cachorro, porque de discutisse com o chefe seria demetido. Desloca um problema para outro. Válvula de escape. 
 Anulação: através de uma ação busca o cancelamento de um fato. Por exemplo, aecio grita com sua esposa e ao voltar para a casa compra um chocolate para a esposa e um sapato para ele. É importante que fique claro que, em mecanismo de defesa anulação, além de o aecio comprar algo para a esposa, sempre comprara algo para ele tambem. A própria pessoa tiver algum ganho com isso.
Introjeção: regras, valores sociais transmitida por seus pais. Por exemplo, uma criança diz a um amigo que não trapaceie, pois seu pai sempre diz que é errado.
Sublimação: quando uma
Processo primário: caracteriza o inconsciente, ou seja, é atemporal, princípio do prazer, representação coisa (energia livre, deslocavel e condensada), arcaico. É através do processo primário que o sonho aparece. É uma energia que se desloca sem barreira, impulsionando a libido. O processo primário esta presente na condensação, que ocorre no sonho, é quando o indivíduo tem um desejo inconsciente e através do sonho aparece de uma forma condensada. Exemplo; a garota sonha que seu professor corre atrás dela para fazer sexo anal, após isso a interpretação é que ela está presa na fase anal. 
 Processo primário > inconsciente 
Inconsciente: é um lugar onde se encontra todas os desejos, afetos, situações reprimidas. Proibidos de chegar ao inconsciente.
O inconsciente se apresente através de ato falho, chisti, sintomas e sonhos.

Outros materiais