Buscar

ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/3
Leia o texto a seguir:
“A gestão compartilhada envolve as comunidades no planejamento, na gestão e na execução dos projetos, articula-se ao conceito de gestão democrático-participativa.”
BARTNIK, Helena Leomir de Souza. Gestão Educacional. Curitiba: Intersaberes, 2012 (p. 112)
Com base nos conteúdos abordados nas teleaulas no livro da disciplina, cite  e descreva dois princípios da gestão compartilhada.
Nota: 26.7
	Os princípios da gestão compartilhada vão em contraposição à construção de uma gestão substancialmente democrática da escola (p. 60)
Resposta:Tendo Ela deve ser feita por meio da pseudodemocracia, pois assim o diretor assume pra si mesmo todas as responsabilidades de decisões onde a comunidade escolar é apenas consultada. Ela deve ser pautada pela transparências com divulgação ampla de todas as informações necessárias para o debate do assunto da pauta, significa também repartir participar tomar parte das decisões escolares, mas não se afirma que que os envolvidos na escola como pais, professores, alunos, pedagogos e funcionários exercem de fato o seu direito de serem representados e ou de serem representados.
Questão 2/3
Leia o texto a seguir:
“Toda vez que se propõe uma gestão democrática da escola com a efetiva participação de pais, educadores, alunos e funcionários, no que se refere à escola pública, isso acaba sendo considerado algo utópico. Ao mesmo tempo, abordamos a perspectiva da gestão democrática como necessária e desejável.”
 
BARTNIK, H. L. de S. Gestão Educacional. Curitiba: Ibpex, 2011 (p. 122)
Com base no texto apresentado acima, nos conteúdos abordados nas teleaulas e no livro da disciplina, explique o que é a gestão democrática.
Nota: 33.3
	A gestão democrática é a forma escolhida pela legislação educacional para organização dos sistemas de ensino. É fundamental para as relações humanas e deve ser pautada pela transparência na divulgação das informações. Deve garantir que as decisões sejam tomadas coletivamente e que haja diálogo franco, aberto e responsável de todos os envolvidos (p. 59-60)
Resposta:Gestão democrática é a necessidade do envolvimento de todos os segmentos da escola na na construção do PPP, nela é ressignificada e passa a ser compreendida como uma gestão compartilhada, ela deve ser pautada pela transparência com divulgação ampla de todas as informações necessárias para o debate do assunto da pauta. Onde a escola toma as decisões para o bom funcionamento escolar de maneira correta e não deixa nada por debaixo dos panos pois as mesmas não foram tomadas somente pelo diretor. Um exemplo para se explicar a gestão democrática é a eleição do diretor escolar. A gestão democrática ela vai alem da simples participação. As reuniões devem ter um dialogo franco e aberto onde prevaleça a responsabilidades de todos os envolvidos.
Questão 3/3
Leia o texto a seguir:
“O pedagogo hoje contribui bastante na organização do espaço escolar. Ele é um educador, com intenção política, e deve fazer do espaço escolar um espaço de conquistas, de construções coletivas.”
Disponível em: http://www.ifutura.net/pedagogia/o-papel-do-pedagogo.html. Acesso em 30/11/2015 ás 15:30hs
Na realidade educacional de hoje, o pedagogo tem presença e atuação mais séria e comprometida. Descreva a função desse profissional atualmente.
Nota: 33.3
	Ao longo da história, a função do pedagogo foi fundamentalmente marcada pelo controle, mas hoje o pedagogo é quem organiza todo o trabalho pedagógico desenvolvido na escola (considerando os contextos social, político e econômico) (p. 19).
Resposta:O pedagogo escolar tem uma função muito importante para o desenvolvimento escolar onde ele é o organizador de todo o trabalho pedagogo desenvolvido pela escola.Onde o trabalho pedagógico pelo meio do trabalho instaura-se a partir do momento em que seu agente antecipa mentalmente a finalidade da ação. O pedagogo ajuda e auxilia os professores em seu planejamento. Sem ele a escola não desenvolveria o seu papel de educar. O pedagogo é a chave para a porta dos saberes, o mesmo deve ser claro e objetivo trabalhando de forma correta onde passam pelas mãos dele o sucesso escolar.

Outros materiais