Buscar

Apol 2 Estado e Politica Social

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Disciplina(s):
Estado e Politica Social
Economia Politica Aplicada
	
	
	
	
	
	
Questão 1/5
A operacionalização das políticas públicas, per se, envolve determinadas demandas que podem ser complexas, em especial às afetas ao conjunto do Estado e da sociedade civil. Neste sentido, um exemplo clássico de execução de políticas públicas diz respeito ao orçamento participativo, instrumento por meio do qual a própria população pode opinar e participar na construção e definição de prioridades. Desta feita, é correto afirmar que:
	
	A
	Não há que se falar em relação de força e de poder quando há participação da população no orçamento público; pois estes inexistem devido à participação popular.
	
	B
	No orçamento participativo, o que se busca é meramente a aprovação do orçamento apresentado pelo poder público, sem participação da população interessada.
	
	C
	A sociedade civil, em sua participação no planejamento orçamentário, é desestimulada a acompanhar a execução do orçamento público e mesmo a propor alterações quando o planejamento orçamentário está sendo executado.
	
	D
	A importância do controle e monitoramento das atividades afetas às políticas públicas diz respeito aos mecanismos de participação da sociedade na avaliação das ações do poder público.
Você acertou!
Como apresentado na rota de aprendizagem, as políticas públicas apresentam suma relevância no contexto social. Ela é composta por vários elementos que a caracterizam e, o controle e monitoramento destas atividades e programas, por meio de mecanismos de participação da sociedade, constitui um dos elementos relevantes da política pública.
Questão 2/5
Um dos grandes pensadores da Economia Política é Adam Smith. Segundo ele, o mercado:
	
	A
	O mercado é seu próprio guardião; ou seja, ele mesmo cuidará dos limites e ações da liberdade econômica.
Você acertou!
De acordo com a rota de aprendizagem, o mercado se autorregula, é seu próprio guardião. A mão invisível diz respeito a esta própria autoregulação do mercado.
	
	B
	Não haverá reação quando algum produtor ou comerciante não seguir o destino da livre concorrência.
	
	C
	A mãe invisível, para Adam Smith, diz respeito à intervenção estatal na economia.
	
	D
	A ruína econômica não guarda relação com as ações do mercado ou com as normas estabelecidas pela chamada livre concorrência.
Questão 3/5
Ao falar em política e em sua conceituação, podemos pensar em algo complexo, que depreende inúmeras relações, interlocuções e atividades. Desta feita, é possível apreender que:
A política social é formada por atividades formais e informais, embora prescindam de relações de poder para sua existência.
Para Aristóteles, a política é necessária para a coexistência dos homens na sociedade.
Está correto o que se afirma em:
	
	A
	Todas as alternativas.
	
	B
	Apenas a alternativa I.
	
	C
	Apenas a alternativa I e II.
	
	D
	Apenas a alternativa II.
Você acertou!
A primeira alternativa está incorreta pois não há que se falar em inexistência de relações de poder quando o assunto é política. As relações de poder constituem elementos característicos do processo de construção de política. A segunda questão está correta, conforme conteúdo disponibilizado na rota de aprendizagem.
Questão 4/5
A concepção de política pública advém da língua inglesa para posteriormente, ser apropriada pela língua latina. Neste ínterim, as dimensões possuem abordagens diferenciadas. São elas:
	
	A
	A dimensão institucional, chamada politics, caracteriza a ordem administrativa e judiciária da política pública.
	
	B
	A dimensão, processual, ou politics, define o processo político harmônico, definindo princípios e decisões.
	
	C
	A dimensão operacional, bem relacionada à área do Serviço Social, diz respeito à operacionalização propriamente dita da política; acontecendo por ações técnicas.
Você acertou!
Conforme conteúdo estudado, a dimensão operacional diz respeito à operacionalização de políticas, a efetivação de programas sociais neste sentido. O Serviço Social que, por muitas vezes, trabalha na área de execução de políticas, está bem atrelada a esta situação e realidade.
	
	D
	Políticas públicas determinadas, com processos políticos conflituosos, possuem também a dimensão institucional, qual seja, a policy.
Questão 5/5
Sobre o Liberalismo assinale a alternativa correta:
	
	A
	O Liberalismo advém das teorias que pregam o fim dos reinos, com o objetivo de redução do lucro para a classe burguesa.
	
	B
	O Liberalismo não possui relação com o pensamento e ideologia burgueses.
	
	C
	Com relação ao sistema de produção capitalista, tem como sua base teórica o Liberalismo Econômico.
Você acertou!
Conforme conteúdo trabalhado na rota de aprendizagem, o sistema de produção capitalista possui como sua base o liberalismo econômico; tendo em vista que a liberdade como estímulo para o lucro desvela a intenção do sistema capitalista.
	
	D
	A burguesia defendia o liberalismo, tendo em vista a limitação de lucros, pois o sentimento marcante nesta época era o da solidariedade.

Outros materiais