Buscar

6 Gabarito Lítio

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Gabarito Lítio: 
1-
 
2- 
Utilizado na mania
 Prevenção de episódios recorrentes no transtorno bipolar
3- O lítio diminui a produção 3c,5c monofosfato cíclico de adenosina (AMPc) e inibe a reciclagem do fosfato de fosfatidil inositol para inositol, resultando na diminuição no trifosfato de inositol (IP3). O lítio também afeta a permeabilidade das membranas ao sódio e ao potássio.
4- O lítio diminui a liberação de serotonina e norepinefrina. Em adição, ele facilita a receptação desses neurotransmissores em terminações neuronais.
5- O lítio causa um deslocamento na distribuição de potássio, de intracelular para extracelular.
6- O lítio entra facilmente nas células excitáveis pelos canais de sódio. Não é, contudo, bem removido pelo mecanismo de troca ATPase de sódio e pelo potássio. Dessa forma, acumula-se dentro da célula e, assim, a concentração intracelular de potássio diminui porque o influxo de potássio reduz, tanto pela inibição do transporte ativo (pela ATPase Na+/K+) como pela diminuição do gradiente elétrico para o potássio. O potássio extracelular, por conseguinte, aumenta. A inversão nos níveis de potássio resulta em uma diminuição na excitabilidade neuronal, produzindo um efeito terapêutico calmante.
7- O lítio causa distúrbios na condução elétrica (p. ex., achatamento da onda T). O desvio na distribuição do potássio causada pelo lítio também causa supersensibilidade ao potássio, e pode levar à parada cardíaca.
8- A RESPOSTA CORRETA É A. Os sais de lítio, como carbonato de lítio e citrato dc lírio, auxiliam na prevenção da condição maníaca e no controle das alterações de humor nos distúrbios maníaco-depressivos. Diferentemente dos derivados da fenotiazina, o lítio não c um sedativo; o tremor c um dos efeitos adversos mais frequentes do tratamento com lítio. A nefrotoxicidade inclui diabetes insupidus nefrogênica lúpus-induzida e nefrite intersticial crónica durante a terapia dc longo termo. O lítio também reduz a função da tiróide e produz edema. Todavia, o uso de diuréticos no tratamen¬ to do edema lítio-induzido reduz as concentrações de Na+ no organismo, o que pro¬ move a retenção do lítio, aumentando assim o potencial dc toxicidade da droga. Uma vez que as concentrações plasmáticas seguras e eficazes situam-se entre 0,75 e 1,25 meq/l, e concentrações acima de 2 mcq/l estão associadas com toxicidade mais grave, as concentrações plasmáticas de lítio devem ser monitoradas regularmente.
9 –Índice terapêutico estreito
• Tremor
• Diminuição da função da tireóide - bócio da
tireóide
• Efeitos adversos cardíacos
• Gestação: D
• Evidência positiva de risco para o feto. Em algumas
circunstâncias o benefício do uso pode justificar o
risco.

Outros materiais