Buscar

1 MATERIAL 1 (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
CURSO DE DIREITO
DISCIPLINA: DIREITO CIVIL II
PROFESSOR: MARCIO COSSICH
DIREITO DAS OBRIGAÇÕES
 �
Histórico: O primeiro resquício de direito obrigacional, surgiu após a época de 326 a. C., pois até então, o devedor respondia de forma pessoal (fisicamente), e não com seus bens. Com o passar dos tempos, com a evolução da sociedade, o devedor deixou de responder com a sua integridade física no tocante as suas obrigações contraídas e passou a responder com seus bens materiais.
Conceito preliminar: A obrigação pode ser tradicionalmente conceituada como a relação jurídica especial em virtude da qual uma pessoa fica obrigada a satisfazer uma prestação em proveito de outra. Entretanto, evidencia-se que nos tempos atuais a obrigação é complexa, envolvendo outros deveres comuns às partes, relacionados à boa-fé objetiva.
O objeto de qualquer relação obrigacional é a prestação, consistente na coisa a ser entregue (obrigação de dar) ou no fato a ser prestado (obrigação de fazer ou não fazer), importando em uma ação ou omissão do chamado devedor. Ao analisarmos uma obrigação, encontramos dois elementos essenciais: o débito e a responsabilidade.
Débito: define-se como sendo a prestação a ser espontaneamente cumprida pelo devedor em decorrência da relação de direito material, produzida em decorrência de um negócio jurídico. Seria o bem da vida originariamente pedido pelo credor, consistente em um dar, fazer ou não fazer.
Responsabilidade: é a indisposição patrimonial que recai sobre o patrimônio do devedor como garantia do direito do credor, derivada do inadimplemento do débito originário. Por intermédio dos bens do devedor será concretizada a pretensão do credor, quando houver lesão a seu direito material. Evidencia-se que alguns bens são exceções, tais como àqueles atingidos pela impenhorabilidade e inalienabilidade, além de outras hipóteses legais, como o chamado bem de família.
Diferença entre o direito real e o direito obrigacional: A diferença básica existente é a de que quando a obrigação contraída for de um agente diretamente com outra pessoa, estamos diante de uma relação de direito obrigacional; já quando a relação se der em face de uma coisa, estamos diante de uma relação de direito real. O direito real é aquele que atribui a uma pessoa prerrogativas sobre o bem, como por exemplo o direito de propriedade; já o direito obrigacional, é aquele que atribui a alguém a faculdade de exigir de outrem determinada prestação de cunho econômico.
1ª
CONTRATOS = VÍNCULO JURÍDICO
Cumprimento de um dever jurídico
Aplicação de uma sanção pelo não cumprimento de um dever jurídico
OBRIGAÇÃO =/= ESTADO DE SUJEIÇÃO
Há uma subordinação devido à condição de submissão de uma das partes.
DEVER JURÍDICO
Comportamento da sociedade
* moral
* ética
* bons costumes
FONTES: lei; contrato; atos ilícitos; declarações unilaterais; abuso de direito; e responsabilidade civil
ESTRUTURA: débito e responsabilidade
* débito (existência de uma dívida e o dever de pagá-la) = Direito Privado
* responsabilidade (estado de sujeição do devedor) = Direito Privado e Direito Público
CARACTERÍSTICAS: 
* pessoal = natureza pessoal (credor – sujeito ativo e devedor – sujeito passivo)
* direito de crédito = direitos pessoais ou obrigacionais
1ª
RELAÇÕES SOCIAIS =/= RELAÇÕES JURÍDICAS
�PAGE �
�PAGE �1�

Outros materiais